Ventoinha armando com o carro frio - Xsara VTS
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Ventoinha armando com o carro frio - Xsara VTS
Boa noite, galera!
Sou o mais novo proprietário do Xsara VTS do nosso admin do forum @Munhoz (Sou primo dele).
Acabamos de fazer o cabeçote do carro e depois de 2 semanas usando o carro está acontecendo o problema de ligar a ventoinha ao virar a chave e em 2 segundos já acionar em modo emergência.
Com isso o ar condicionado não funciona.
Testes executados:
Consegui achar o bitron e estava atrás da caixa de roda dianteira esquerda, dei sorte de olhar embaixo do carro pra ver se achava hehe.
Limpei com limpa contato o bitron
Fiz alguns testes com os sensores de temperatura veja os teste:
Sensor de temperatura
Sensor do painel
E o outro sensor
Ao ligar o carro sem o bitron as ventoinhas não são ligadas, deixei o carro chegar perto de 90 graus e desliguei e liguei o bitron e o problema volta a acontecer.
Desliguei o pressostato e nada das ventoinhas desligarem.
Testamos os relês da ventoinha e estão OK.
Último teste foi desligar o módulo da injeção, desligar os 2 reles bitrons da caixa de fusível e mesmo assim as ventoinhas são armadas ao virar a chave do carro.
O que devo mais olhar? Tem como testar o bitron para ver se está funcionando corretamente?
Alguém já passou por isso?
Abraços e desculpem o texto gigantesco.
Sou o mais novo proprietário do Xsara VTS do nosso admin do forum @Munhoz (Sou primo dele).
Acabamos de fazer o cabeçote do carro e depois de 2 semanas usando o carro está acontecendo o problema de ligar a ventoinha ao virar a chave e em 2 segundos já acionar em modo emergência.
Com isso o ar condicionado não funciona.
Testes executados:
Consegui achar o bitron e estava atrás da caixa de roda dianteira esquerda, dei sorte de olhar embaixo do carro pra ver se achava hehe.
Limpei com limpa contato o bitron
Fiz alguns testes com os sensores de temperatura veja os teste:
Sensor de temperatura
Sensor do painel
E o outro sensor
Ao ligar o carro sem o bitron as ventoinhas não são ligadas, deixei o carro chegar perto de 90 graus e desliguei e liguei o bitron e o problema volta a acontecer.
Desliguei o pressostato e nada das ventoinhas desligarem.
Testamos os relês da ventoinha e estão OK.
Último teste foi desligar o módulo da injeção, desligar os 2 reles bitrons da caixa de fusível e mesmo assim as ventoinhas são armadas ao virar a chave do carro.
O que devo mais olhar? Tem como testar o bitron para ver se está funcionando corretamente?
Alguém já passou por isso?
Abraços e desculpem o texto gigantesco.
- paulo.silva
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bom dia!! no meu c5 esta com este problema, como o ar condicionado nao esta funcionando a ecu manda ligar a ventuinha como modo de emergencia, por enquanto eu botei um cebolao ateh consertar, pode ser o presostato com problemas tem que medir a tensao no presostato, se for o mesmo sistema do c5!!
- renan97ar
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Ventoinha armando com o carro frio - Xsara VTS
Você chegou a testar no conector dela para ver se chegam os valores do sensor corretamente? Como passou por retífica, não é de se duvidar que tenham causado algum dano ao chicote...
Além disso, talvez sua Bitron esteja ruim. Pela foto parece ter um pouco de zinabre nos conectores dela. Por não ser um investimento alto, talvez compense comprar uma nova: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 06-405-_JM.
Além disso, talvez sua Bitron esteja ruim. Pela foto parece ter um pouco de zinabre nos conectores dela. Por não ser um investimento alto, talvez compense comprar uma nova: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 06-405-_JM.
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Sabe como medir o presostato?paulo.silva escreveu:bom dia!! no meu c5 esta com este problema, como o ar condicionado nao esta funcionando a ecu manda ligar a ventuinha como modo de emergencia, por enquanto eu botei um cebolao ateh consertar, pode ser o presostato com problemas tem que medir a tensao no presostato, se for o mesmo sistema do c5!!
Meu primo tem um scanner lexia mas não consegue ler a injeção, alguém tem ideia disso?
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Como testar o conector? você diz no conector da bitron?renan97ar escreveu:Você chegou a testar no conector dela para ver se chegam os valores do sensor corretamente? Como passou por retífica, não é de se duvidar que tenham causado algum dano ao chicote...
Além disso, talvez sua Bitron esteja ruim. Pela foto parece ter um pouco de zinabre nos conectores dela. Por não ser um investimento alto, talvez compense comprar uma nova: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 06-405-_JM.
Infelizmente após a limpeza não mudou o status do meu carro.
Veja fotos do sensor e do conector:
Será que alguém saberia o porque o scanner lexia não lê meu carro.
- renan97ar
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Ventoinha armando com o carro frio - Xsara VTS
Digo testar se o valor encontrado diretamente no sensor bate com o encontrado no conector do chicote, usando um multímetro. As vezes tem algum curto ou fio partido que altera a leitura e faz a bitron entender que o carro está superaquecido. Aqui tem o esquema elétrico: http://www.peugeotlogic.com/workshop/ws ... fanop1.htm.
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Hoje eu e o Munhoz testamos com uma bitron que estava funcionando e nada da ventoinha parar de funcionar.
Arrumamos o problema do ventilador do carro que tinha parado de funcionar, apenas um mal contato no ventilador.
Suspeitamo que poderia ser o ar condicionado. Alguém sabe se tem como desabilitar o ar condicionado para fazer esse teste?
Abraços.
Arrumamos o problema do ventilador do carro que tinha parado de funcionar, apenas um mal contato no ventilador.
Suspeitamo que poderia ser o ar condicionado. Alguém sabe se tem como desabilitar o ar condicionado para fazer esse teste?
Abraços.
- paulo.silva
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bom, se for o mesmo presostato do c5 tem tres fios um negativo um 5 volts um de referencia que vai pra central, eu fiz um arranjo pra enganar a central ateh concertar o ar, se der 0 volt no fio de referencia ele manda ligar no maximo a ventuinha , que foi o meu caso, entao eu botei uma resistencia ligda do fio 5 volts para o fio da referencia, dai ficou a baixa velocidae ligada direto, tava meio sem tempo pra regular a voltagem certa, entao tirei o rele da baixa, agora aos 100 graus eele liga a alta, achei melhor pois ando pouco com o carro, eu botei o cebolao como quebra galho mais armava muito frio aos 85 dai dificilmente desligava, deixando assim por enquanto
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Não entendi muito bem o esquema elétrico. Meio complexo de mais para mim hehe.renan97ar escreveu:Digo testar se o valor encontrado diretamente no sensor bate com o encontrado no conector do chicote, usando um multímetro. As vezes tem algum curto ou fio partido que altera a leitura e faz a bitron entender que o carro está superaquecido. Aqui tem o esquema elétrico: http://www.peugeotlogic.com/workshop/ws ... fanop1.htm.
Testei o primeiro sensor e estava chegando corrente no modulo do carro, o segundo sensor não chegava corrente no módulo do carro, o marrom.
Sabe se esse marrom vai direto pro módulo ou passa por algum outro lugar?
Abraços.
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Gambiarra uhiahuai, queria alguma coisa pra ter certeza que é o pressostato, sem colocar cebolão e nada.paulo.silva escreveu:bom, se for o mesmo presostato do c5 tem tres fios um negativo um 5 volts um de referencia que vai pra central, eu fiz um arranjo pra enganar a central ateh concertar o ar, se der 0 volt no fio de referencia ele manda ligar no maximo a ventuinha , que foi o meu caso, entao eu botei uma resistencia ligda do fio 5 volts para o fio da referencia, dai ficou a baixa velocidae ligada direto, tava meio sem tempo pra regular a voltagem certa, entao tirei o rele da baixa, agora aos 100 graus eele liga a alta, achei melhor pois ando pouco com o carro, eu botei o cebolao como quebra galho mais armava muito frio aos 85 dai dificilmente desligava, deixando assim por enquanto
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Para dar uma animada no tópico, hoje aparentemente achamos o problema, o fio que sai do sensor de temperatura só está chegando 1 fio na bitron. O outro não deu contato.
Agora precisamos achar um auto elétrico bom para mexer no possante.
Alguém conhece? Estou em São Paulo Capital.
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Boa renato! Que bom que encontraram o problema.
Agora eh so trocar o fio ou achar onde esta rompido e resolver o problema!
Show de bola
Agora eh so trocar o fio ou achar onde esta rompido e resolver o problema!
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Atualizando o tópico..
O sensor de temperatura marrom vai para a Bitron e seguindo o Diagrama Elétrico Xsara N6 ele é ligado nos pinos 7 e 14 da Bitron.
No teste de continuidade vimos que um dos fios estava rompido. Ontem o Rezende achou onde e fez um reparo provisório.
Ventoinha armando na temperatura certa e ar condicionado funcionando. Problema resolvido!
Agora vamos trocar os fios e o conector, usar solda e isolante termo retrátil.
Logo mais postamos as fotos..
Obrigado a todos por compartilhar suas experiências.
O sensor de temperatura marrom vai para a Bitron e seguindo o Diagrama Elétrico Xsara N6 ele é ligado nos pinos 7 e 14 da Bitron.
No teste de continuidade vimos que um dos fios estava rompido. Ontem o Rezende achou onde e fez um reparo provisório.
Ventoinha armando na temperatura certa e ar condicionado funcionando. Problema resolvido!
Agora vamos trocar os fios e o conector, usar solda e isolante termo retrátil.
Logo mais postamos as fotos..
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amigo onde fica localizado essa peça bitron?
1º carro Ford ka Gl - 1998 1.0 endura E
2º carro Ford Fiesta Gl - 2001 1.0 Zetec rocam
3º carro Fiat Palio Celebration - 2008 1.0 Fire
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