Ventoinha armando com o carro frio - Xsara VTS

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rezendeweb
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Ventoinha armando com o carro frio - Xsara VTS

#1

Mensagem por rezendeweb » Dom Jan 01, 2017 8:27 pm

Boa noite, galera!

Sou o mais novo proprietário do Xsara VTS do nosso admin do forum @Munhoz (Sou primo dele).

Acabamos de fazer o cabeçote do carro e depois de 2 semanas usando o carro está acontecendo o problema de ligar a ventoinha ao virar a chave e em 2 segundos já acionar em modo emergência.

Com isso o ar condicionado não funciona.

Testes executados:

Consegui achar o bitron e estava atrás da caixa de roda dianteira esquerda, dei sorte de olhar embaixo do carro pra ver se achava hehe.

Limpei com limpa contato o bitron
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Fiz alguns testes com os sensores de temperatura veja os teste:

Sensor de temperatura
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Sensor do painel
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E o outro sensor
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Ao ligar o carro sem o bitron as ventoinhas não são ligadas, deixei o carro chegar perto de 90 graus e desliguei e liguei o bitron e o problema volta a acontecer.

Desliguei o pressostato e nada das ventoinhas desligarem.

Testamos os relês da ventoinha e estão OK.

Último teste foi desligar o módulo da injeção, desligar os 2 reles bitrons da caixa de fusível e mesmo assim as ventoinhas são armadas ao virar a chave do carro.

O que devo mais olhar? Tem como testar o bitron para ver se está funcionando corretamente?

Alguém já passou por isso? :think: :think: :think:

Abraços e desculpem o texto gigantesco.


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paulo.silva
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#2

Mensagem por paulo.silva » Seg Jan 02, 2017 2:52 am

bom dia!! no meu c5 esta com este problema, como o ar condicionado nao esta funcionando a ecu manda ligar a ventuinha como modo de emergencia, por enquanto eu botei um cebolao ateh consertar, pode ser o presostato com problemas tem que medir a tensao no presostato, se for o mesmo sistema do c5!!
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#3

Mensagem por renan97ar » Seg Jan 02, 2017 3:09 am

Você chegou a testar no conector dela para ver se chegam os valores do sensor corretamente? Como passou por retífica, não é de se duvidar que tenham causado algum dano ao chicote...

Além disso, talvez sua Bitron esteja ruim. Pela foto parece ter um pouco de zinabre nos conectores dela. Por não ser um investimento alto, talvez compense comprar uma nova: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 06-405-_JM.
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#4

Mensagem por rezendeweb » Seg Jan 02, 2017 10:50 pm

paulo.silva escreveu:bom dia!! no meu c5 esta com este problema, como o ar condicionado nao esta funcionando a ecu manda ligar a ventuinha como modo de emergencia, por enquanto eu botei um cebolao ateh consertar, pode ser o presostato com problemas tem que medir a tensao no presostato, se for o mesmo sistema do c5!!
Sabe como medir o presostato?

Meu primo tem um scanner lexia mas não consegue ler a injeção, alguém tem ideia disso?
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#5

Mensagem por rezendeweb » Seg Jan 02, 2017 10:53 pm

renan97ar escreveu:Você chegou a testar no conector dela para ver se chegam os valores do sensor corretamente? Como passou por retífica, não é de se duvidar que tenham causado algum dano ao chicote...

Além disso, talvez sua Bitron esteja ruim. Pela foto parece ter um pouco de zinabre nos conectores dela. Por não ser um investimento alto, talvez compense comprar uma nova: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 06-405-_JM.
Como testar o conector? você diz no conector da bitron?

Infelizmente após a limpeza não mudou o status do meu carro.

Veja fotos do sensor e do conector:

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Será que alguém saberia o porque o scanner lexia não lê meu carro.
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#6

Mensagem por renan97ar » Ter Jan 03, 2017 10:52 am

Digo testar se o valor encontrado diretamente no sensor bate com o encontrado no conector do chicote, usando um multímetro. As vezes tem algum curto ou fio partido que altera a leitura e faz a bitron entender que o carro está superaquecido. Aqui tem o esquema elétrico: http://www.peugeotlogic.com/workshop/ws ... fanop1.htm.
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#7

Mensagem por rezendeweb » Sáb Jan 07, 2017 9:02 pm

Hoje eu e o Munhoz testamos com uma bitron que estava funcionando e nada da ventoinha parar de funcionar.
Arrumamos o problema do ventilador do carro que tinha parado de funcionar, apenas um mal contato no ventilador.
Suspeitamo que poderia ser o ar condicionado. Alguém sabe se tem como desabilitar o ar condicionado para fazer esse teste?
Abraços.
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#8

Mensagem por paulo.silva » Dom Jan 08, 2017 12:06 am

bom, se for o mesmo presostato do c5 tem tres fios um negativo um 5 volts um de referencia que vai pra central, eu fiz um arranjo pra enganar a central ateh concertar o ar, se der 0 volt no fio de referencia ele manda ligar no maximo a ventuinha , que foi o meu caso, entao eu botei uma resistencia ligda do fio 5 volts para o fio da referencia, dai ficou a baixa velocidae ligada direto, tava meio sem tempo pra regular a voltagem certa, entao tirei o rele da baixa, agora aos 100 graus eele liga a alta, achei melhor pois ando pouco com o carro, eu botei o cebolao como quebra galho mais armava muito frio aos 85 dai dificilmente desligava, deixando assim por enquanto
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#9

Mensagem por rezendeweb » Dom Jan 08, 2017 1:11 pm

renan97ar escreveu:Digo testar se o valor encontrado diretamente no sensor bate com o encontrado no conector do chicote, usando um multímetro. As vezes tem algum curto ou fio partido que altera a leitura e faz a bitron entender que o carro está superaquecido. Aqui tem o esquema elétrico: http://www.peugeotlogic.com/workshop/ws ... fanop1.htm.
Não entendi muito bem o esquema elétrico. Meio complexo de mais para mim hehe.
Testei o primeiro sensor e estava chegando corrente no modulo do carro, o segundo sensor não chegava corrente no módulo do carro, o marrom.
Sabe se esse marrom vai direto pro módulo ou passa por algum outro lugar?
Abraços.
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#10

Mensagem por rezendeweb » Dom Jan 08, 2017 1:12 pm

paulo.silva escreveu:bom, se for o mesmo presostato do c5 tem tres fios um negativo um 5 volts um de referencia que vai pra central, eu fiz um arranjo pra enganar a central ateh concertar o ar, se der 0 volt no fio de referencia ele manda ligar no maximo a ventuinha , que foi o meu caso, entao eu botei uma resistencia ligda do fio 5 volts para o fio da referencia, dai ficou a baixa velocidae ligada direto, tava meio sem tempo pra regular a voltagem certa, entao tirei o rele da baixa, agora aos 100 graus eele liga a alta, achei melhor pois ando pouco com o carro, eu botei o cebolao como quebra galho mais armava muito frio aos 85 dai dificilmente desligava, deixando assim por enquanto
Gambiarra uhiahuai, queria alguma coisa pra ter certeza que é o pressostato, sem colocar cebolão e nada.
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#11

Mensagem por rezendeweb » Dom Jan 08, 2017 10:59 pm

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Para dar uma animada no tópico, hoje aparentemente achamos o problema, o fio que sai do sensor de temperatura só está chegando 1 fio na bitron. O outro não deu contato.

Agora precisamos achar um auto elétrico bom para mexer no possante.

Alguém conhece? Estou em São Paulo Capital.
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#12

Mensagem por gabriel_mupe » Seg Jan 09, 2017 3:22 pm

Boa renato! Que bom que encontraram o problema.
Agora eh so trocar o fio ou achar onde esta rompido e resolver o problema!

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#13

Mensagem por Munhoz » Ter Jan 10, 2017 11:23 am

Atualizando o tópico..
O sensor de temperatura marrom vai para a Bitron e seguindo o Diagrama Elétrico Xsara N6 ele é ligado nos pinos 7 e 14 da Bitron.

No teste de continuidade vimos que um dos fios estava rompido. Ontem o Rezende achou onde e fez um reparo provisório.
Ventoinha armando na temperatura certa e ar condicionado funcionando. Problema resolvido!

Agora vamos trocar os fios e o conector, usar solda e isolante termo retrátil.
Logo mais postamos as fotos..

Obrigado a todos por compartilhar suas experiências.
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#14

Mensagem por Estilo_você » Qui Jan 12, 2017 4:03 pm

amigo onde fica localizado essa peça bitron?
1º carro Ford ka Gl - 1998 1.0 endura E :lol:
2º carro Ford Fiesta Gl - 2001 1.0 Zetec rocam :ok:
3º carro Fiat Palio Celebration - 2008 1.0 Fire :pray:
Atual Chevrolet Onix LT - 1.4 - 2015 :$:
Citroen Xsara GLX 1.8 16V - 1999 :vg:
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#15

Mensagem por Munhoz » Qui Jan 12, 2017 6:00 pm

rezendeweb escreveu: Consegui achar o bitron e estava atrás da caixa de roda dianteira esquerda
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