Xsara VTS 167 CV

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

Xsara VTS 167 CV

#1

Mensagem por RAFAEL » Qua Ago 30, 2006 7:10 pm

Esta mensagem foi postada originalmente pelo colega XsaraVTS.

Pelo conteúdo especifico sobre a mecânica do Xsara VTS, achamos interessante publica-la novamente.

Olá a todos,

Primeiramente queira parabenizar os organizadores deste forum e do futuro site. Estavamos precisando e muito. No início do ano, quando adquiri meu carro(Xsara VTS 2.0) mandei alguns e-mails a Citroen do Brasil para buscar algumas informações sobre o modelo que possuo, como quantos Xsara deste modelo foram trazidos oficialmente para o Brasil etc...mas nenhuma resposta. Mandei então um e-mail para a Citroen da França, que passou a bola para a Citroen do Brasil... Talvez com a criação deste clube tenhamos mais força junto a Citroen.

Procurei por maiores explicações sobre o motor modelo XU10J4RS, mas não encontrei muita coisa. Minha dúvida era:Como a Citroen conseguiu tirar 167Cv de um motor 2.0 aspirado, e sem comando variável lá pelos anos de 1996?

Achei esta resposta, procede? Alguém possui algum diagrama esplicando melhor o processo? Como é feita a compressão nesta antecamara? Encontrei o seguinte:

Esta força é obtida através de uma idéia engenhosa ­ uma antecâmara para cada cilindro, localizada no cabeçote de alumínio. Ela funciona como um falso cilindro que permite ao motor uma dupla admissão. Enquanto a primeira mistura ar/combustível é admitida no cilindro, a segunda é comprimida na antecâmara durante os outros três dos quatro tempos do motor: compressão, explosão e escape. Quando chega à câmara de combustão, a mistura está sob uma pressão maior que a proporcionada por turbocompressores em automóveis de série.

Tenho algum material sobre este modelo, mas não é muita coisa, se alguém quiser é só falar. Gostaria também de receber algum material. Estive a procura de algum manual tipo Haynes, mas verifiquei que não englobava o modelo VTS. alguém sabe de mais algum? Nesta procura acabei encontrando um da Haynes para o Xantia de 1993 a 1998( Service and Repair Manual), pena que é muito grande (165MB).


O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
wrc41
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Out 21, 2011 5:10 pm
Nome: wrc41

#2

Mensagem por wrc41 » Sex Out 21, 2011 5:40 pm

Olá amigo, sou novo no forum, e estou com um Xsara VTS 98 2.0 16v aki na oficina para ser preparado, e gostaria, que se você tivesse algum material ai pra me fornecer, seria de grande ajuda, pois estou com o veiculo aki todo desmontado, para fazer desde o zero.
Já trabalhei na citroen, mas eles nao fornecem muita coisa para nos ajudar.
mauromkt
Sem Habilitação
Mensagens: 48
Registrado em: Qui Fev 24, 2011 2:27 pm
Nome: mauromkt

#3

Mensagem por mauromkt » Sáb Out 29, 2011 1:55 pm

ola amigo voce poderia me mandar o link de download do haynes do xantia obrigado...
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

XSARA VTS 167 CV

#4

Mensagem por Munhoz » Qua Fev 15, 2017 4:09 pm

Fala galera gostaria da ajuda dos veteranos em VTS.

Tive um 1998 e conhecia bem o carro. Vendi pro meu primo que está no clube agora e comprei um 2000.
Tirando as diferenças estéticas, entrei no service pra ver as diferenças mecânicas e notei o seguinte:

1- O 2000 tem BSI;
2- Tem distribuição eletrônica de frenagem EBD;
3- Air bag lateral
4- Suspensão ajustável

Essa da suspensão ajustável é a minha dúvida, alguém já viu? onde vive? o que come? :check:
O fato é que se eu jogar o chassi do 98 não mostra suspensão ajustável e com o chassi do 2000 sim.
Pelo que percebi é na dianteira pois se eu deixar sem chassi, escolhendo apenas o carro, ele mostra diferentes bandejas e uma delas é para suspensão ajustável.
Os códigos das bandejas do 1998 e o 2000 são diferentes também.
Responder