Xsara - Turbo x Aspro

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
afsacra
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Jun 20, 2007 1:47 pm
Nome: André

#1

Mensagem por afsacra » Ter Ago 21, 2007 8:01 pm

To aqui de novo com aquela dúvida cruel de todos que têm um xsara que não seja vts pergunta. Qual a solução pra deixar o meu 1.8 glx voando baixo. Em alguns foruns o pessoal indica comprar algumas peças do irmão bombado (VTS) e botar no desnutrido (glx)... rsss, tipo mudar o coletor de plástico que não guenta o tranco, comandos, corpo de borboleta, etc. Agora o turbo todo mundo já conhece, mas eu escuto algumas coisas ruins sobre a dificuldade de colocar um kit turbo de qualidade no carcaça de frango...rss.

Brincadeiras à parte, o que é melhor ??? Gastar meu rico dinheirinho num kit turbo ou colocar as peças do vts nele ?? E se alguém tiver um xsara turbo, dê algumas dicas das peças para comprar sem ter que gastar milhares de reais, e que deixe o carro tinindo tanto na baixa quanto na alta rotação.

Abraço.

André.


Paulo Vecoso
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Dez 20, 2007 9:16 am
Nome: Paulo Vecoso
Localização: São João da Mata

#2

Mensagem por Paulo Vecoso » Qua Jun 25, 2008 3:27 pm

André,
Se você encontrar im kit turbo legal para o Xsara 1.6 16V me conta, quero colocar no meu também!
Abraços
Paulo Veçoso
Imagem
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#3

Mensagem por dbmdaniel » Qua Jun 25, 2008 6:57 pm

peças do vts maioria nao servira no seu...o motor é diferente...caso o seu fosse o 2.0 ai daria.... melhor coisa que vc possa fazer é investir em um kit turbo legalzinho....e investir mais ainda na oficina que vc irá levar.....instale o kit leve a alguma oficina q trabalhe com chip e reprograme-o...ai nao tem zica.

Toma cuidado com esses pedreiros que nao sabe mexer com injeçao que recomenda carburador...rsrsrs...se o mecanico disser que carb anda mais que injeçao ....fuja dele.
Kbid
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Out 17, 2007 3:21 pm
Nome: Kbid
Localização: São Bernardo do Campo

#4

Mensagem por Kbid » Qui Jun 26, 2008 2:05 pm

Pessoal, não tem turbo p/ carro X ou Y... turbo é turbo...

mas coloque um turbo-compressor para ciclo Otto, pq tem cara que coloca turbo de motor diesel, e nem todos servem para o ciclo Otto, pois alguns tem regulagens diferentes, e vc pode ter GRAVES problemas...

Não sei as condições financeiras de vcs, mas se conseguirem importar uma turbina MITSUBISHI, em banco de testes, foi a melhor de todas que eu já vi. Nossos motores só não saem com elas pq são muito caras...

Se precisarem de BONS preparadores, falem comigo que tenho uns amigos que andam bem na arrancada... a minha oficina amiga é mais especializada em carros carburados, mas ai eu indico um de injetados p/ vcs...

só me fala onde moram...

abraço!

PS.: cuidado. começar a brincar com isso, é um caminho sem volta... já comentei isso aqui antes. O bolso precisa tá preparado, pq não é só instalar o turbo e acabou... e ngm cumpre o que fala: "ah, vou andar só com 0,5kg..." pense bem...
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#5

Mensagem por dbmdaniel » Qui Jun 26, 2008 9:55 pm

rsrsrs...isso mesmo...dps que pega gosto pela coisa...ja era..vai querer sempre andar com o pé embaixo....

A Mitsubishi esta fabricando turbina ou a KKK que ainda a fabrica?

QQ dia vou ver se consigo "importar" algum caracol desses do japao..ai o kit eu monto aqui mesmo....

Qual tamanho da turbina seria o mais indicado para o 1.6?
Kbid
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Out 17, 2007 3:21 pm
Nome: Kbid
Localização: São Bernardo do Campo

#6

Mensagem por Kbid » Sex Jun 27, 2008 9:02 am

então Daniel, a Mitsubishi fabrica turbinas mesmo... com o nome de Mitsubishi... nunca fui atrás delas aqui no mercado nacional... o valor unitário delas, que eu me lembro, há uns 3 anos, era 3 ou 4 vezes mais caras que um Garrett ou BorgWorner... por isso fica inviável entrar numa linha de produção um motor com um componente tão caro...

Então, estipular assim de olhômetro é fogo!... eu particularmente não entendo muito os cálculos... o próprio pessoal da garrett quando desenvolve turbina p/ gente atualmente, faz os cálculos através de planilhas hehehehehe... mas creio que uma 0.42 já estaria bom... pq muitas vezes, vc coloca MUITO ar p/ admissão, e obtém um resultado pior, pois vc começa a restringir a própria saída do compressor...

O motor é como o corpo humano... se vc desregula uma coisa, começam a acontecer problemas em série...

O que eu quero testar no meu, é colocar um ventiladorzinho na entrada de ar, e ver se consigo melhor o swirl (turbilhamento de ar)... vou instalar um cooler de computador mesmo... isso pode trazer rendimento, pois vc fazendo o ar entrar no motor já em "fuso", ajuda no rendimento... pois qdo desenvolvemos motores, testamos diversos níveis de swirl, mas no cabeçote... como não tenho como fazer isso no Xsara, vou ver se só o cooler já muda alguma coisa... não quero potência em si, quero melhor aproveitamento da combustão, e em consequência mais economia...

eu viajo né hehehehehe
Kbid
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Out 17, 2007 3:21 pm
Nome: Kbid
Localização: São Bernardo do Campo

#7

Mensagem por Kbid » Sex Jun 27, 2008 11:23 am

ATENÇÃO: verifiquei aqui na fábrica, e realmente as KKK são Mitshubishi... eu não sabia... me perdoem... é que no desenvolvimento vinham sempre com o nome Mitsubishi, e os motores da MWM até o início desse século (heheheh) tinham turbinas KKK, antes de entrar as Garrett
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#8

Mensagem por dbmdaniel » Sex Jun 27, 2008 10:33 pm

rsrs...é que lembro antigamente ...os eclipses vinham com turbina KKK me parece que o Evolution tbm usa kkk ....tipo...uma parceria entre as duas....vou ver com meu irmao se é facil encontrar esses caracois la no japao...quanto eu estava la..tive a oportunidade de pegar uma turbina...porem era mto pequena...de carro 660cc...ai pensei que nao ficaria mto boa..ai nem peguei...levaria tempo e dinheiro....
Paulo Vecoso
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Dez 20, 2007 9:16 am
Nome: Paulo Vecoso
Localização: São João da Mata

#9

Mensagem por Paulo Vecoso » Qui Jul 10, 2008 9:32 am

Kbid, como é essa história de cooler de computador na entrada de ar?
Me dá umas dicas que acho que vou testar no meu também!
Abraços
Paulo Veçoso
Imagem
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#10

Mensagem por dbmdaniel » Qui Jul 10, 2008 10:04 am

isso nao funciona...o maximo que vc vai conseguir é manter a potencia de seu carro...no mais vc ira perder potencia por causa da restriçao de ar que irá criar. pois o fluxo de ar do motor é mto mais alto q o fluxo de um cooler de cpu...

Oque pode dar certo é fazer o efeito que eles chamam de vortex...fazer com que o ar entre em circulo (como o kbid disse) agora como fazer isso sem restringir a passagem de ar....pode conseguir com um filtro conico ja com esse efeito ou entao criar algumas aletass em seu duto de ar...
Kbid
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Out 17, 2007 3:21 pm
Nome: Kbid
Localização: São Bernardo do Campo

#11

Mensagem por Kbid » Qui Jul 10, 2008 10:10 am

então... eu vou testar (aliás, vou tentar adaptar nesse fds) se com a entrada de ar em parafuso (acho que falando assim fica mais fácil de entender né?), eu consigo retirar um melhor rendimento do motor.

Como disse, não quero ganhar potência, só rendimento.

Quando desenvolvemos um motor, estudamos a forma com que o ar entra na câmara de combustão: vazão, fluxo, etc... o ar, ou no caso dos motores ciclo Otto, a mistura, percorre "um circuito" dentro da câmara. Ela não entra apenas... ela entra de forma "redonda", como no comercial da SKOL...

no youtube deve ter algum vídeo que mostre isso...

a mistura entra em círculos... e o swirl é isso... e vc alterando esse swirl, vc pode melhorar seu motor... melhorar fumaça (no nosso caso dos diesel), consumo, etc...

minha meta, no meu carro, é só melhorar o rendimento, ou seja, o consumo.

Vou adaptar o cooler na entrada de ar do motor, e esse cooler será ligado direto na bateria... se eu ver que o resultado é bom, eu passo uma fiação p/ dentro do carro para acionar isso mais facilmente...

dentro em breve tenho outra coisinha p/ colocar no carro hehehehe mas por enquanto é segredo!...

abraço!!!
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#12

Mensagem por dbmdaniel » Qui Jul 10, 2008 5:16 pm

huahuaah nao vai nem da uma prévia??
Kbid
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Out 17, 2007 3:21 pm
Nome: Kbid
Localização: São Bernardo do Campo

#13

Mensagem por Kbid » Sex Jul 11, 2008 10:12 am

que prévia?? não entendi...
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#14

Mensagem por dbmdaniel » Sex Jul 11, 2008 2:38 pm

do que irá colocar no carro
Kbid
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Out 17, 2007 3:21 pm
Nome: Kbid
Localização: São Bernardo do Campo

#15

Mensagem por Kbid » Ter Jul 15, 2008 11:06 am

ah, só o cooler mesmo... mas ainda não tive tempo :(
Responder