Aceleração no xsara

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
carlosfanara
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 12:14 am
Nome: carlosfanara

#1

Mensagem por carlosfanara » Dom Jun 17, 2007 8:24 pm

Prezados amigos deste fórum,

Gostaria de saber se algum de vocês já tiveram problema semelhante com seus xsaras.
Tenho um xsara break 99/99 1.8 glx e de duas semanas pra cá ele resolveu ter vida própria. Ele esta acelerando sozinho e tem vezes que vai até 4000 giros quando estou parado Um mecânico me falou que poderia ser o motor de passo mas coloquei um de um amigo e nada mudou acredito que a informação que chega nele é que esta errada. Essa informação vem da central? alguém pode me ajudar? abraços


alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#2

Mensagem por alexandre » Ter Jul 03, 2007 11:45 am

Ola Carlos,

Voce trocou o atuador da marcha lenta (motor de passo), apos a troca voce apagou a memoria de avaria da injeção? Sem este procedimento o sistema de injeção entra em um estado chamado Recovery, o que aciona uma rotina na injeção que tenta contornar o atuador, marcando-o como ainda com defeito (mesmo que seja colocado um novo). Veja com algum amigo de oficina que tenha um dispositivo de acesso ao sistema de injeção (vulgo raster) e entre com o pedido de apagar a memoria, ligue e desligue a chave para acionar a injeção algumas vezes e permitir a auto regulagem e de partida no motor. Isto devera resolver o seu problema.
Se não, verifique se não ha alguma entrada de ar pelo coletor ou se o sensor de temperatura (da injeção, não do painel) esta com defeito.

Um abraço... :lol:
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
lpagotto
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Jul 06, 2007 4:11 pm
Nome: lpagotto

#3

Mensagem por lpagotto » Sex Jul 06, 2007 4:14 pm

Estava com o mesmo problema e troquei o sensor da marcha lente, é um dos 3 que ficam atras do filtro de ar.
Na verdade parou de acelerar feito louco, mas a marcha lenta continua irregular, as vezes fica a 1200RPM e o carro morre facilmente quando frio. Alguma dica?

Abração!
carlosfanara
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 12:14 am
Nome: carlosfanara

#4

Mensagem por carlosfanara » Seg Jul 30, 2007 10:14 pm

[quote name='alexandre' post='484' date='Jul 3 2007, 02:45 PM']
Ola Carlos,

Voce trocou o atuador da marcha lenta (motor de passo), apos a troca voce apagou a memoria de avaria da injeção? Sem este procedimento o sistema de injeção entra em um estado chamado Recovery, o que aciona uma rotina na injeção que tenta contornar o atuador, marcando-o como ainda com defeito (mesmo que seja colocado um novo). Veja com algum amigo de oficina que tenha um dispositivo de acesso ao sistema de injeção (vulgo raster) e entre com o pedido de apagar a memoria, ligue e desligue a chave para acionar a injeção algumas vezes e permitir a auto regulagem e de partida no motor. Isto devera resolver o seu problema.
Se não, verifique se não ha alguma entrada de ar pelo coletor ou se o sensor de temperatura (da injeção, não do painel) esta com defeito.

Um abraço... :lol:
[/quote]

Prezado Alexandre,

Valeu pela dica, não sei se meu mecânico fez isso mas desconfio que sim pois ficou em 50 reais o conserto e faz mais de um mês que estou em paz com meu carro valeu.
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#5

Mensagem por rafael_xm » Sex Ago 03, 2007 12:28 pm

Boa tarde Senhores,

O componente TBI (throttle body injection, injeção no corpo do afogador) é alvo de intensos debates em todas as linhas de veículos, nacionais e importados, e mais acentuadamente na linha Citroën, já que as informações disponibilizadas diretamente pela montadora no Brasil, são no mínimo, parcas.

Pergunto: alguém tem informações precisas sobre as possibilidades de recuperação desse componente, e sobre o graú de confiabilidade, se for possível a recuperação, depois desse trabalho.

Esse é um assunto que diz respeito a todos os frequentadores do Fórum, já que o sistema está presente em todos os carros.
Editado pela última vez por rafael_xm em Sex Ago 03, 2007 12:30 pm, em um total de 1 vez.
Ainda por aqui!
Wolverine
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Mar 07, 2008 3:41 pm
Nome: Wolverine

#6

Mensagem por Wolverine » Sex Mar 07, 2008 4:13 pm

Eu li em um forun e não lembro qual agora, mas o procedimento para resolver o problema da aceleração irregular é mais ou menos o seguinte:
Ao ligar o contato do veiculo sem dar partida o motor de passo faz uma movimentação de ir até o fim de curso e voltar. portanto o que deve ser feito após trocar o motor de passo seria ligar o contato, aguardar um instante e desligar, em seguida desligar a bateria do veiculo e deixar bastante tempo desligada, algo em torno de tres horas(confirme o tres horas, pois não lembro o tempo corretamente) e finalmente religue a bateria e funcione o motor. Segundo o tópico lido o funcionamento da marcha lenta volta ao normal após este procedimento.

Abraços
Kbid
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Qua Out 17, 2007 3:21 pm
Nome: Kbid
Localização: São Bernardo do Campo

#7

Mensagem por Kbid » Qua Mar 26, 2008 8:35 am

Realmente é necessário zerar o módelo, para reconhecer o novo hardware, na maioria das vezes...

outro problema, quanto à marcha lenta irregular, vc pode notar olhando o corpo da borboleta. Caso ele tenha resíduos de óleo vindo do blow-by, isso pode desconfigurar a marcha lenta... é necessário limpar esse resto de óleo, e zerar os erros na injeção... mas dependendo da gravidade, nem é necessário...
Responder