XSARA ESQUENTADO - ME AJUDEM

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
VPIZONE
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Dez 14, 2010 11:06 pm
Nome: VPIZONE

#1

Mensagem por VPIZONE » Ter Mai 03, 2011 8:17 pm

Olá a todos!!! tenho um xsara break, 2.0 16v ano 2000, o problema é que ele começou a esquentar e já fiz de tudo e nada está resolvendo. Quando ligo ele depois de algum tempo a temperatura chega a uns 92 graus, liga a ventoinha e retorna para 90 graus, faz isso por 3 vezes depois esquenta indo para 100 graus e não baixa de jeito nehum, retirando um parafuso junto à vlvula termostatica percebe-se que o motor está seco sem agua nehuma, não esta misturada ao o´leo e não tem vazamento nehum, o que pode ser alguem pode me ajudar?
- Já verifiquei o cabeçote foi plainado e trocado a junta.
- troquei a bomba d"agua tbm
- Troquei a válvula termostática
Não sei mais o que fazer, me ajudem!!!!


korink
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Dez 22, 2009 4:20 pm
Nome: Alessandro_RJ

#2

Mensagem por korink » Ter Mai 03, 2011 9:05 pm

Eu ja tive sérios problemas com meu carro esquentando também, o correto seria você leva-lo a uma oficina que tenha o Proxia ou Lexia (scanner PSA) pode ser os sensores que estão começando a ter problemas, outro fator é você troucou a válvula termostática por uma original?
l.godoy
Habilitado
Mensagens: 74
Registrado em: Qua Fev 10, 2010 12:22 pm
Nome: Linneu
Localização: São Paulo, Capital, Brasil

#3

Mensagem por l.godoy » Qua Mai 04, 2011 5:54 pm

Boas VPIZONE!
Bom, a temperatura NORMAL de funcionamento do motor dos Xsara é entre 92 e 96 graus (o ponteiro fica sempre perto do vermelho né?)
Não esqueça que o Xsara foi projetado para funcionar na Europa que tem temperaturas MUITO mais baixas que as nossas.
Eu tenho por hábito, quando a temperatura do meu fica mais alta, fecho os vidros, ligo o ar condicionado e boas!
Ao ligar o ar condicionado, entra em funcionamento a segunda ventoinha e faz com que a temperatura do motor abaixe.
Você deve sim é verificar se a ventoinha do radiador está ligando quando a temperatura sobe!
No mais!, relaxe e curta essa maravilha da engenharia!
Abraços
<!--fonto:Tahoma--><span style="font-family:Tahoma"><!--/fonto--><!--sizeo:7--><span style="font-size:36pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#3366FF--><span style="color:#3366FF"><!--/coloro--><!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Linneu
Xsara Exclusive 2.000 - 2.0 - 16v<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc--><!--sizec--></span><!--/sizec--><!--fontc--></span><!--/fontc-->
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#4

Mensagem por SAWAMU » Qua Mai 04, 2011 7:50 pm

Amigo,

acho que seu problema é simples, vamos ver...

a ventoinha arma, mas a água some e vc tem certeza de que a água não está misturando no oleo.

Pois bem então tem algum vazamento (óbvio) deixe o carro esquentar e observe se está pingando água (geralmente nas conexões das mangueiras e no radiador)

Sente um cheiro de "cachorro molhado" dentro do carro? A pergunta pode paracer estranha, mas é comum ocorrer a trinca da tubulação plástica do ar quente e vazar a água do radiador dentro do carro pois à frente do cambio no tunel existe um mini radiador do ar quente. Vc pode ver estes tubos de entrada e saida de agua na parede de fogo no cofre do motor.

Como ninguém usa ar quente em nosso país, os proprietarios costumam isolar esta mangueira para que a agua circule apenas no motor e não entre no carro, o ar quente só serve pra dar problema.
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#5

Mensagem por Carlos Godoy » Seg Mai 09, 2011 5:05 pm

[quote name='VPIZONE' post='13176' date='May 3 2011, 08:17 PM']
Olá a todos!!! tenho um xsara break, 2.0 16v ano 2000, o problema é que ele começou a esquentar e já fiz de tudo e nada está resolvendo. Quando ligo ele depois de algum tempo a temperatura chega a uns 92 graus, liga a ventoinha e retorna para 90 graus, faz isso por 3 vezes depois esquenta indo para 100 graus e não baixa de jeito nehum, retirando um parafuso junto à vlvula termostatica percebe-se que o motor está seco sem agua nehuma, não esta misturada ao o´leo e não tem vazamento nehum, o que pode ser alguem pode me ajudar?
- Já verifiquei o cabeçote foi plainado e trocado a junta.
- troquei a bomba d"agua tbm
- Troquei a válvula termostática
Não sei mais o que fazer, me ajudem!!!!
[/quote]

Como voce disse que ao retirar a valvula termo, o motor está sem agua, provavelmente ela está vazando pelo suspiro do radiador quando voce está em movimento, como voce já checou várias peças e não resolveu, verefique as condições da tampa do radiador, que na verdade é uma válvula que quando apresenta defeito, compromete toda a pressão do sistema de arrefecimento.
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#6

Mensagem por rafael_xm_C4 » Seg Mai 09, 2011 6:51 pm

Boa noite pessoal,

Minha sugestão VPIZONE, leve esse carro até uma empresa que trabalha com ar condicionado e pede para eles fazerem um teste de pressão para buscar vazamentos.

Eles irão pressurizar o sistema de arrefecimento do seu caro, adicionando ao liquido, uma tinta que poderá ser identificada no caso de vazamento.

Se houver algum problema com a valcula termostática ou com a bomba d´água, eles também poderão identificar no transcorrer do exame do sistema.

Estamos falando do sistema de irrigação do motor. Se nada for identificado neste exame, vale a dica do colega Alessandro_RJ: passe o scanner para verificar se não há nenhum sensor de temperatura ou pressão falhando.

Boa sorte!

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#7

Mensagem por Cirdan » Qua Mai 11, 2011 10:56 am

Pressurizando o sistema, vai detectar na hora um problema no carro.

Pra mim isso dai é vazamento... e a água ta caindo em algum lugar muito quente e evaporando. O Meu Picasso tava vazando água assim e era a flange da bomba.

A Scenic faz isso, mas como baixa muito pouco (coloco 1 copo de água no maximo a cada dois dias) nem to ligando muito por enquanto.

Abraços
ejanassif
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Jun 11, 2013 5:22 pm
Nome: Elias Nassif

#8

Mensagem por ejanassif » Ter Jun 18, 2013 8:41 pm

Atentar, que em alguns casos, é comum os mecânicos anularem o ar quente. Só que geralmente eles ligam as mangueiras que passam a desviar a água sem que passem no radiador. Isso gera aquecimento anormal, que a caba gerando vazamentos e queima de juntas. Será que não é o caso??

Elias
Mario Marcio Simi
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Out 24, 2012 11:08 am
Nome: Mario Marcio Simi

#9

Mensagem por Mario Marcio Simi » Dom Jul 21, 2013 3:07 pm

Pessoal boa tarde !!! meu xsara break etá esquentando muito tbm , já troquei bomba d'agua , válvula termostática com alojamento , tampa do radiador , os dois sensores , fiz limpeza do radiador , troquei os tres reles , e a ventuinha só liga na fase baixa quando ligo o ar condicionado o ponteiro fica no vermelho direto e as vezes ferve já não sei mais o que fazer .......
Mario Marcio Simi
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Out 24, 2012 11:08 am
Nome: Mario Marcio Simi

#10

Mensagem por Mario Marcio Simi » Ter Jul 23, 2013 12:49 pm

[quote name='Mario Marcio Simi' date='Jul 21 2013, 03:07 PM' post='22094']
Pessoal boa tarde !!! meu xsara break etá esquentando muito tbm , já troquei bomba d'agua , válvula termostática com alojamento , tampa do radiador , os dois sensores , fiz limpeza do radiador , troquei os tres reles , e a ventuinha só liga na fase baixa quando ligo o ar condicionado o ponteiro fica no vermelho direto e as vezes ferve já não sei mais o que fazer .......
[/quote]


Amigos resolvi o problema do meu Xsara ; depois de testar tudo trocar todos os itens citados acima adaptei um tubo que era muito utilizado nos Tempras para a colocação de um "" cebolão "" na mangueira superior do radiador colocando um terminal ao terra e o outro no borne do relê preto , a temperatura fica estável nos 90º e o motor trabalha redondinho . :613179:
Responder