XSARA II PERDENDO FREIO

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
JFLima
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Jul 02, 2010 12:40 pm
Nome: JFerreira

#1

Mensagem por JFLima » Dom Abr 17, 2011 1:25 pm

Boa tarde.
Resolvi postar este problema porque ele é muito sério.
A mais ou menos 04 meses eu estava trafegando na Rodovia dos Bandeirantes e derrepente quando pisei no freio para reduzir velocidade senti o pedal afundar até o fim. Imediatamente bombeio o pedal dos freios e o freio retornou, porém conforme fui testando os freios ainda na rodovia percebi que ele estava baixando cada vez mais até que fiquei completamente sem freio. Parei em um posto freando o carro só na reduzida. Removi a roda traseira direita pois observei vazamento de óleo e então percebi que as pastilhas de freio haviam se desprendido do conjunto e cairam fora. Isolei o freio daquela roda voltei para casa e troquei pastilhas e kit trava.
Ontem a noite aconteceu a mesma coisa.
Tem uma trava de ferro com uma cupilha que mantem as pastilhas presas na house de freio e ela simplismente some e as pastilhas se desprendem e caem, ai o pistão avança todo para frente e fica pegando no disco, isso quando óleo não vaza todo e você fica sem freio.
Alguém já teve este problema ou saberia me dizer a causa provável dele?
Obrigado.

Ferreira


rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#2

Mensagem por rafael_xm_C4 » Ter Abr 19, 2011 6:37 pm

Boa noite JFerreira, colegas,

Penso que no seu caso não haja causa provável Ferreira, o problema está definitivamente na cupilha que trava as presilhas sa pastilha no lugar. Se não há vazamento ou qualquer dano na peça que agrega o pistão, e que possam torcionar a cupilha ao ponto dela soltar as presilhas, substitua a presilha por uma nova. Procure uma peça de qualidade colega, para não correr o risco de ficar na rua novamente.

Aproveite que está trabalhando na roda e veja se existe empenamento no disco o use ele está com uma borda muito alta. Se estiver, aproveite para trocar. Em algumas raras vezes se a pastilha nova não for desbastada na área de maior proximidade com a borda, há o risco de travamento e ai sim, a possibilidade de ocorrer o que aconteceu com seu carro.

Esse carro tem um excelente sistema de freios; eu até arriscaria dizer que foi um dos melhores da geração passada da Citroën, mas ele requer cuidados a altura do seu desempenho, o que incluí manutenção periódica normal, e revisão de tempos em tempos por pessoas com conhecimento técnico suficiente.

Melhor gastar um pouco mais e ter milhares de quilometros de tranquilidade, do que gastar menos e ter uma grande dor de cabeça logo depois da esquina.

Abraço e boa sorte!
Editado pela última vez por rafael_xm_C4 em Ter Abr 19, 2011 6:38 pm, em um total de 1 vez.

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
henriqueaas
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 8:44 pm
Nome: Henrique AAS
Localização: JF/BBc - MG

#3

Mensagem por henriqueaas » Qui Abr 21, 2011 9:11 am

Cara, isso já aconteceu comigo umas 4 vezes e envolvendo as duas rodas (não ao mesmo tempo). Em todas as ocasiões, trocadas as peças e, após algum tempo, soltavam novamente... acho que tem a ver com o desgate da pastilha. Sim, com mecânicos conhecedores do assunto, não se encontrando nenhuma modificação estrutural anormal que justifique isso. No Xsara Clube tem uns relatos semelhantes, também ainda sem explicações convincentes...
<!--fonto:Franklin--><span style="font-family:Franklin"><!--/fonto-->EX - Xsara GLX 1.6 16V 2002<!--fontc--></span><!--/fontc-->;
Atuais Kia Picanto MT 10/11 e Suzuki Grand Vitara 4x4 MT 12/13

Imagem
JFLima
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Jul 02, 2010 12:40 pm
Nome: JFerreira

#4

Mensagem por JFLima » Qua Abr 27, 2011 1:43 pm

Boa tarde.
Desculpem a demora na minha resposta mas eu estava viajando a serviço.
Obrigado pelas considerações feitas em relação ao meu relato.
Rafael, não acredito que o problema seja qualidade das peças. Eu só compro peça original para o carro exatamente para não ter surpresas desagradáveis. Conversei com um técnico da Citroen e nem sabe explicar por este problema ocorre.
Depois que as pastilhas cairam da primeira vez troquei todas as peças do freio, pastilhas, kit de trava e disco tudo novo e mesmo assim o problema ocorreu novamente. Só que desta vez eu mesmo vou trocar as peças, estou só aguardando a chegada de pastilhas que acreditem ou não eu não encontrei a pronta entrega na concessionária.
Eu bolei um esquema de amarrar a cupilha no lugar sem nenhum tipo de interferência nas demais partes do freio.
Se funcionar eu falo para vocês depois.
Um abraço.

Ferreira.
Responder