Xsara Fervendo...

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edsongon01
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Nome: Edson

#1

Mensagem por edsongon01 » Seg Nov 01, 2010 1:41 pm

o radiador furou o carro ferveu, levei em um especialista em radiador e troquei o radiador por um "zerado", o mecanico falou que a bomba d'agua deveria ter estragado, ja que o carro ta sem valvula termostatica, troquei a bomba (a antiga nao apresentava defeito, mas ja que tinha tirado a correia dentada troquei assim mesmo).

comecei a rodar e o carro ferveu de novo, voltei na oficina e o mecanico falou que deve ter queimado a junta do cabeçote, agora essa semana vou desmontar para levar para retifica...

aí começam minhas dúvidas:

- tem como testar com certeza que a junta queimou sem desmontar?
- alguem sabe dizer qual a sequencia de parafusos na hora do "aperto"?
- qual a medida de força utilizada do torquimetro?

Abs e obrigado


Carlos Godoy
Habilitado
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#2

Mensagem por Carlos Godoy » Qua Nov 03, 2010 2:05 am

[quote name='Edson' post='11510' date='Nov 1 2010, 01:41 PM']
o radiador furou o carro ferveu, levei em um especialista em radiador e troquei o radiador por um "zerado", o mecanico falou que a bomba d'agua deveria ter estragado, ja que o carro ta sem valvula termostatica, troquei a bomba (a antiga nao apresentava defeito, mas ja que tinha tirado a correia dentada troquei assim mesmo).

comecei a rodar e o carro ferveu de novo, voltei na oficina e o mecanico falou que deve ter queimado a junta do cabeçote, agora essa semana vou desmontar para levar para retifica...

aí começam minhas dúvidas:

- tem como testar com certeza que a junta queimou sem desmontar?
- alguem sabe dizer qual a sequencia de parafusos na hora do "aperto"?
- qual a medida de força utilizada do torquimetro?

Abs e obrigado
[/quote]
Para verificar se a junta realmente queimou, não precisa ser especialista porque quando a junta queima ocorre a mistura do óleo do motor com a água do radiador, então verefique através da vareta do nível de óleo se o óleo está com um aspecto leitoso(esbranquiçado) se tiver então a junta queimou. Agora o seu mecanico está invertendo as bolas, trocando a causa pela consequencia, o motor não está esquentando porque a junta queimou, mas sim, a junta queimou porque o motor esquentou acima do normal devido há algum problema no sistema de arrefecimento.
Quanto as outras perguntas voce só vai conseguir se conseguir ter acesso em algum documento técnico da Citroen, já que o manual não possui este tipo de informação, mas não acredito que isto seja relevante para um bom mecanico, porque da promeira vez que fui trocar a correia dentada, também fiquei preocupado em levar um esquema da Good Year para o mecanico, mas ele simplesmente ignorou e trocou a correia de acordo com seus conhecimentos e funcionou 100%.
edsongon01
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#3

Mensagem por edsongon01 » Sex Nov 05, 2010 9:28 am

Agora fiquei "encucado" a junta correta do cabeçote do XSARA 99 não tem as mesmas medidas da junta que está no meu carro, pois o cabeçote tem outras medidas, acho que foi trocado em algum momento antes de mim. como saberei de qual carro é o cabeçote para poder comprar a junta? alguem sabe alguem que faça junta sobre medida?

Abs e obrigado pelas respostas ate agora
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