Água não circula no arrefecimento

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
ALESMARINHO
Sem Habilitação
Mensagens: 30
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:23 pm
Nome: ALESMARINHO

#1

Mensagem por ALESMARINHO » Qui Set 23, 2010 1:04 am

Caros Amigo,

Estou c/ um problema q está tirando o meu sono. O que está acontecendo é q está entrando ar no sistema de arrefecimento. Vou contar exatamente o q acontece: ao andar com o carro a temperatura se mantem normal sempre perto dos 90º, mas se eu parar e desligar o carro por pouco tempo, como para abastecer por exemplo, qd eu ligo o carro a temperatura sobe rapidamente e chega quase na marca vermelha. Então desligo o carro, e vejo q a ventoinha está ligada no 2º estágio e qd coloco a mão no radiador, o mesmo está frio como se a água não estivesse circulando. Ao desligar o carro e ligar logo em seguida c/ o carro ainda quente, acontece esse problema. Parece q entra ar no sistema de arrefecimento durante essa curta parada. Então é preciso deixar o carro esfriar um pouco, abrir a tampa do radiador e completar c/ água, q quase sempre está cheio, e faço isso tirando a tampa do respiro e deixando o ar sair e completando c/ água.
Alguém saberia me dizer q mistério é esse? Por que isso está acontecendo? Será q a tampa do radiador está ruim?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Abraço


Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#2

Mensagem por Cirdan » Qui Set 23, 2010 10:40 am

A tampa ta vedando direitinho amigo?

Abraços
Enniott
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 4:21 pm
Nome: enniott

#3

Mensagem por Enniott » Sex Set 24, 2010 3:14 pm

[quote name='ALESMARINHO' post='11114' date='Sep 23 2010, 01:04 AM']
Caros Amigo,

Estou c/ um problema q está tirando o meu sono. O que está acontecendo é q está entrando ar no sistema de arrefecimento. Vou contar exatamente o q acontece: ao andar com o carro a temperatura se mantem normal sempre perto dos 90º, mas se eu parar e desligar o carro por pouco tempo, como para abastecer por exemplo, qd eu ligo o carro a temperatura sobe rapidamente e chega quase na marca vermelha. Então desligo o carro, e vejo q a ventoinha está ligada no 2º estágio e qd coloco a mão no radiador, o mesmo está frio como se a água não estivesse circulando. Ao desligar o carro e ligar logo em seguida c/ o carro ainda quente, acontece esse problema. Parece q entra ar no sistema de arrefecimento durante essa curta parada. Então é preciso deixar o carro esfriar um pouco, abrir a tampa do radiador e completar c/ água, q quase sempre está cheio, e faço isso tirando a tampa do respiro e deixando o ar sair e completando c/ água.
Alguém saberia me dizer q mistério é esse? Por que isso está acontecendo? Será q a tampa do radiador está ruim?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Abraço
[/quote]

Amigo, entre o radiador e o motor existe uma valvula que nao deixa o liquido de arrefecimento circular pelo radiador enquanto o motor estiver frio, Valvula termostatica. se a valvula do seu carro nao estiver abrindo a passagem de agua quando o carro estiver quente acontece exatamente como voce falou. a temperatura nao sobe enquanto voce esta andando com o carro, devido ao vento, agora quando voce para ela sobe mesmo, acho que vale a pena pedir para o mecanico retirar a valvula e deixar a agua circular livremente, so pra fazer um teste, se o problema parar entao troque a referida valvula.
Att.
Enniott
Rogerio Sampa
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Qui Jan 14, 2010 12:26 am
Nome: Rogerio Sampa
Localização: São Paulo

#4

Mensagem por Rogerio Sampa » Sex Set 24, 2010 6:50 pm

[quote name='ALESMARINHO' post='11114' date='Sep 23 2010, 01:04 AM']
Caros Amigo,

Estou c/ um problema q está tirando o meu sono. O que está acontecendo é q está entrando ar no sistema de arrefecimento. Vou contar exatamente o q acontece: ao andar com o carro a temperatura se mantem normal sempre perto dos 90º, mas se eu parar e desligar o carro por pouco tempo, como para abastecer por exemplo, qd eu ligo o carro a temperatura sobe rapidamente e chega quase na marca vermelha. Então desligo o carro, e vejo q a ventoinha está ligada no 2º estágio e qd coloco a mão no radiador, o mesmo está frio como se a água não estivesse circulando. Ao desligar o carro e ligar logo em seguida c/ o carro ainda quente, acontece esse problema. Parece q entra ar no sistema de arrefecimento durante essa curta parada. Então é preciso deixar o carro esfriar um pouco, abrir a tampa do radiador e completar c/ água, q quase sempre está cheio, e faço isso tirando a tampa do respiro e deixando o ar sair e completando c/ água.
Alguém saberia me dizer q mistério é esse? Por que isso está acontecendo? Será q a tampa do radiador está ruim?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Abraço
[/quote]

Estou com o Enniott, com certeza será a valvula termostatica travada!!!!...esse motor não pode exceder aos 92o graus !!!!
<!--coloro:#003300--><span style="color:#003300"><!--/coloro-->Xsara Break Exclusive 16v 1.6 - 2001/2001<!--colorc--></span><!--/colorc-->
rodrigold86
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Mar 24, 2009 2:14 pm
Nome: rodrigold

#5

Mensagem por rodrigold86 » Qua Out 06, 2010 11:24 am

Bom dia pessoal,
o meu carro esta com o mesmo problema, porem já levei ontem ao meu mecanico e pedi para ele tirar a valvula termostatica...mas gostaria de saber se tem algum problema em deixar o carro sem a valvula termostatica...quando falei com um conhecido meu q iria tirar a valvula ele concordou e me perguntou o pq eu ainda permanecia com esta maldita valvula no carro...pois ela só serve para dar problema...rsrsrs
alguem sabe se eu tirar a valvula definitivamente isso acarretará maiores problemas???

vlw galera...obrigado a todos!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Qua Out 06, 2010 11:18 pm

Todos os problemas amigo.

Só testa e depois coloca uma nova.
Pq se vc pegar um dia mais frio ou mesmo uma rodovia o carro esfria e o motor trabalha fora do ponto ideal

O desgaste q o motor vai sofrer é absurdo amigo. Vc vai ver o motor sofrer mesmo e em breve vai dar problemas serios.

Hj tem motores com valvulas digitais (motor Ford 1.6). Dependendo da condição e do combustivel ele altera a temperatura do motor para render mais.

Abraços
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#7

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qui Out 07, 2010 5:08 pm

Boa tarde colegas,

Correto Cirdan, carro sem valvula não rola.

Como trabalho de emergência, ela pode ser retirada sem problema, mas tão logo seja possível, coloque uma nova.

O pequeno valor dessa peça não vale o risco de ficar sem motor.

Boa sorte!

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
paulogfr
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Abr 07, 2009 10:52 am
Nome: paulogfr

#8

Mensagem por paulogfr » Qui Out 07, 2010 9:08 pm

a valvula do zx é compatível com outro carro da citroen?
qual o valor?
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#9

Mensagem por Cirdan » Sex Out 08, 2010 9:15 pm

Olha amigo, numa marca onde uma peça muda de ano para ano, não acredito q possa existir um modelo paralelo identico em funcionamento.

É uma peça q interfere muito no funcioamento do carro... melhor comprar a dele mesmo e não pagar para ver.

Abraços
korink
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Dez 22, 2009 4:20 pm
Nome: Alessandro_RJ

#10

Mensagem por korink » Ter Nov 09, 2010 9:19 am

[quote name='ALESMARINHO' post='11114' date='Sep 23 2010, 02:04 AM']
Caros Amigo,

Estou c/ um problema q está tirando o meu sono. O que está acontecendo é q está entrando ar no sistema de arrefecimento. Vou contar exatamente o q acontece: ao andar com o carro a temperatura se mantem normal sempre perto dos 90º, mas se eu parar e desligar o carro por pouco tempo, como para abastecer por exemplo, qd eu ligo o carro a temperatura sobe rapidamente e chega quase na marca vermelha. Então desligo o carro, e vejo q a ventoinha está ligada no 2º estágio e qd coloco a mão no radiador, o mesmo está frio como se a água não estivesse circulando. Ao desligar o carro e ligar logo em seguida c/ o carro ainda quente, acontece esse problema. Parece q entra ar no sistema de arrefecimento durante essa curta parada. Então é preciso deixar o carro esfriar um pouco, abrir a tampa do radiador e completar c/ água, q quase sempre está cheio, e faço isso tirando a tampa do respiro e deixando o ar sair e completando c/ água.
Alguém saberia me dizer q mistério é esse? Por que isso está acontecendo? Será q a tampa do radiador está ruim?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Abraço
[/quote]


Seu problema meu amigo, chama-se válvula termostatica. Ela esta fechada e travada, por isso a água que esta no motor nao circula. Troque a sua valvula e seja feliz!!
Responder