motor + óleo

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DOM VILLA
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#1

Mensagem por DOM VILLA » Dom Jun 06, 2010 7:25 pm

Caríssimos amigos
A alguns tempos atrás estive em duvidas sobre abrir ou não o motor do meu Citro ZX 2.0, continuo repondo óleo, retirei os vazamentos que ele tinha, tirei a mangueira do suspiro, (que por sinal estava muito entupida), não senti muita diferença, alias não sei o fundamento real daquele ar quente, enfim o carro ficou ainda baixando óleo porém diminuiu e muito o gasto porque agora não tem vazamento algum, (POÇANTE).
Mas pessoal, realmente não é por isto que estou relatando todos estes detalhes a vocês, mas sim para perguntar-lhes se tiveram a oportunidade de assistir o Auto Esporte, hoje pela manhã? A reportagem referia-se a um óleo com um componente especial que promete eliminar ou não permitir a FORMAÇÃO DE BORRA, nas paredes, canaletas e proteger assim a parte interna do motor, criando uma película protetora, (um invólucro), sobre estas partículas soltas que aderem-se as paredes.
Caso algum amigo que tenha informação sobre este óleo, faça o grande favor de esclarecer algumas duvidas que tenho:
- Será que elimina as borras já existentes fazendo assim uma limpeza interna no motor? (imaginei que usando por algum tempo este óleo, ele quando trocado, levaria consigo as impurezas e deixaria o motor limpo), seria isso?
- Se o tópico acima estiver certo e usarmos este óleo em um carro velho, motor com consideráveis folgas, (folgas estas preenchidas com a famosa borra), ele vai limpar as canaletas e as folgas também.
E aí pessoal alguém habilita-se?

Se alguém me informar para que serve aquele ar quente do suspiro fico agradecido....
Um grande abraço a todos que gostam de carros kakakkakakakakakakak.

DOM VILLA


Cirdan
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#2

Mensagem por Cirdan » Qua Jun 09, 2010 6:33 pm

Amigo, vc olhou os retentores das valvulas? As vezes ta descendo oleo por ali e queimando um pouco.

Sobre esse oleo, com certeza é algo para ser usado desde 0km.

Em carro usado como o seu e minha Scenic, usar esse oleo só ferra.
Pq? Pq a borra vai se soltar e vai parar na bomba. Ela vai entupir e já era.

E folga não tem oleo q cura... depois q da folga, só com retifica vc arruma.

Abraços a todos.
Carlos Godoy
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#3

Mensagem por Carlos Godoy » Qua Jun 09, 2010 11:46 pm

[quote name='DOM VILLA' post='9677' date='Jun 6 2010, 06:25 PM']
Caríssimos amigos
A alguns tempos atrás estive em duvidas sobre abrir ou não o motor do meu Citro ZX 2.0, continuo repondo óleo, retirei os vazamentos que ele tinha, tirei a mangueira do suspiro, (que por sinal estava muito entupida), não senti muita diferença, alias não sei o fundamento real daquele ar quente, enfim o carro ficou ainda baixando óleo porém diminuiu e muito o gasto porque agora não tem vazamento algum, (POÇANTE).
Mas pessoal, realmente não é por isto que estou relatando todos estes detalhes a vocês, mas sim para perguntar-lhes se tiveram a oportunidade de assistir o Auto Esporte, hoje pela manhã? A reportagem referia-se a um óleo com um componente especial que promete eliminar ou não permitir a FORMAÇÃO DE BORRA, nas paredes, canaletas e proteger assim a parte interna do motor, criando uma película protetora, (um invólucro), sobre estas partículas soltas que aderem-se as paredes.
Caso algum amigo que tenha informação sobre este óleo, faça o grande favor de esclarecer algumas duvidas que tenho:
- Será que elimina as borras já existentes fazendo assim uma limpeza interna no motor? (imaginei que usando por algum tempo este óleo, ele quando trocado, levaria consigo as impurezas e deixaria o motor limpo), seria isso?
- Se o tópico acima estiver certo e usarmos este óleo em um carro velho, motor com consideráveis folgas, (folgas estas preenchidas com a famosa borra), ele vai limpar as canaletas e as folgas também.
E aí pessoal alguém habilita-se?

Se alguém me informar para que serve aquele ar quente do suspiro fico agradecido....
Um grande abraço a todos que gostam de carros kakakkakakakakakakak.

DOM VILLA
[/quote]
Meu caro, em se tratando de carros sempre haverá duas ou mais correntes de especialistas no assunto que tem posições contrarias a um mesmo fato. Por exemplo o caso do Militec-1, um produto que é adiconado ao óleo do motor e que cuja função é criar uma película protetora nos metais evitando assim seu desgaste. Alguns dizem que é besteira, outros dizem que o produto é efeciente e neste caso os defensores alegam que em provas em que os motores são exigidos ao máximo, como na Stock Car, todos fazem uso deste produto. No caso dos flush, que é a chamada limpeza quimica do motor, também a uma corrente que é favorável e outra que acha besteira, já que óleo do motor já possui aditivos e detergentes para realizar esta limpeza. Mas vou relatar a minha experiência com este produto Flush; meu carro está com 164.000KM, comigo deste os 126.000KM, e faço uso deste produto da marca STP(Engine Flush) desde quando comprei o carro, ou seja, não era um motor novo; uma troca sim e outra não, arredondando a cada 10.000km eu coloco este produto de limpeza. Sempre observei pela tampa de óleo que a parte interna do cabeçote está sempre limpa, mas não sabia como estava a parte de baixo. Hoje coloquei o carro na oficina para trocar os rolamentos do semi-eixo traseiro e como é uma operação demorada em que tem que tirar do carro todo o eixo traseiro, aproveitei para abrir o carter e fazer uma limpeza e o resultado é que ele estava limpinho sem qualquer sinal de borra nas partres internas, assim como na peneira do pescador. Diante deste fato constado seja por sorte ou por ação deste procedimento do uso do flush, obviamente não há motivos para interromper o uso do flush.
Outra coisa a se considerar é que se uma empresa como a Castrol, reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos, está adicionando a seu óleo um produto quimico semelhante ao flush, certamente eles não fizeram isto ao acaso, vários testes e pesquisas foram feitas para comprovar a eficiência, antes de lançar no mecado, e em breve outros fabricantes também começaram a ofertar produto semelhante.
deonelixsara
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#4

Mensagem por deonelixsara » Seg Jun 14, 2010 4:37 pm

Eu vi a reportagem e eles falaram que o óleo não limpa o motor ele apenas previne que se forme a borra

Eu vi a reportagem e eles falaram que o óleo não limpa o motor ele apenas previne que se forme a borra
DOM VILLA
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#5

Mensagem por DOM VILLA » Seg Jun 14, 2010 11:03 pm

[quote name='deonelixsara' post='9746' date='Jun 14 2010, 02:37 PM']
Eu vi a reportagem e eles falaram que o óleo não limpa o motor ele apenas previne que se forme a borra

Eu vi a reportagem e eles falaram que o óleo não limpa o motor ele apenas previne que se forme a borra
[/quote]
Boa, eu realmente não tinha certeza pois peguei a reportagem no meio, muito obrigado.
Se for assim dá para colocar em carro usado porque não vai causar problema.
UM ABRAÇO
Dom
deonelixsara
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#6

Mensagem por deonelixsara » Ter Jun 15, 2010 6:05 am

[quote name='DOM VILLA' post='9748' date='Jun 14 2010, 09:03 PM']
Boa, eu realmente não tinha certeza pois peguei a reportagem no meio, muito obrigado.
Se for assim dá para colocar em carro usado porque não vai causar problema.
UM ABRAÇO
Dom
[/quote]
Com certeza pode ser colocado em carro usado mas tu tem que mandar fazer uma limpeza no teu motor antes Pq senão não vai adiantar muito. com o motor limpo ele vai prevenir q apareça a borra eles explicaram que em certos casos quando tem muita borra só desmontando o motor mesmo . Da pra ter uma idéia do estado do motor olhando a tampa do óleo se tiver borra ali aí só desmontando mesmo ! Um abraço!
Cirdan
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#7

Mensagem por Cirdan » Qua Jun 16, 2010 12:45 pm

Amigo... vc coloca esse negocio e troca de oleo em quantos em quantos km? Qual oleo vc usa no seu carro?

Eu tenho uma Scenic 2000 com mais de 200 mil km usando 10W40 sintetico e roda delicioso. Gastei uma grana agora com a revisão para inspeção... foi 5 pila de oficina... mas arrumei tudo.

O motor tava lindo... só precisei trocar algumas correias, oleo, limpar bico (gasolina dos infernos) e catalizador...

O motor em si tava novo. Usar esse negocio pra q? 200 mil km com motor redondo... só no oleo bom a cada 5 mil km amigo.

Abraços a todos.
mrsdepp
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#8

Mensagem por mrsdepp » Sáb Jul 24, 2010 6:11 pm

Gente eu preciso colocar óleo no meu carro, xsara 1.6 automático, e pelas especificações do manual comprei o Shell Helix HX7. É semi-sintético e classificação ACEA A3, 10W-40. Vou trocar também o filtro, mas preciso colocar o óleo urgente. Alguém já usou esse óleo? Presta?
Cirdan
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#9

Mensagem por Cirdan » Dom Jul 25, 2010 9:52 pm

Pode colocar tranquilo amigo... esse dai é bom.

Abraços a todos.
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Munhoz
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#10

Mensagem por Munhoz » Seg Jul 26, 2010 12:09 pm

Estou usando no meu 2l 16v o 10w40 mineral da Vision (Selenia) especificação SM.

Na última troca fiz uma limpeza caseira no motor:

Tirei um pouco do óleo e coloquei um pouco de removedor no motor, deixei ligado por apenas 30 segundos e desliguei, aguardei uns 2 minutos para agir e liguei por mais 30s.

Esgotei TUDO e troquei o filtro. Foram 4 litros e pouco de óleo novo.

Resultado: o óleo desceu muito preto e bem fino...
depois de mais de 200km o óleo ainda está claro, esta sujando mas não está preto como quando faz a troca normal; o motor não bate nem quando dou a partida a frio depois de uma semana com o carro parado.

O que eu temia com esse procedimento:

Além do medo de F.$%¨ o motor, achei que fosse bater ou começar a fumar... Não aconteceu nada disso :icon_smile_big:

Porque fiz isso: Já vi uma peneira com borra, ela é muito fina e se entupir adeus motor... meu motor não tinha borra, foi apenas para "lavar" um motor que tem 112 mil km e garantir o bom fluxo na bomba.

Porque usei removedor: Ouvi dizer que o Flush é muito forte e que deveria ser usado para tirar a borra mesmo, como o removedor é mais fraco do que o querozene que corroe borracha, optei por ele.

Fiz isso no meu carro e por tanto assumindo qualquer risco.
Mas não faria de novo nesse carro, porque agora sei que o motor está limpo e se usar um óleo de boa qualidade que mantem a limpeza e fizer a troca regularmente, o motor vai continuar limpo.

A borra se forma por causa de óleo ruim, mistura de óleo, alta temperatura, falta da troca regular etc... se você não faz nada disso, não tem com o que se preocupar.

Bom é isso

Abraços a todos!
Editado pela última vez por Munhoz em Seg Jul 26, 2010 12:10 pm, em um total de 1 vez.
Cirdan
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#11

Mensagem por Cirdan » Ter Jul 27, 2010 10:41 am

Scenic RXE 2.0 8V com 230 mil e sem borra e nunca abriu o motor. Sabe pq? Oleo Sintetico 10W40 a cada 10 mil km (roda só em rodovia). Gira redondo amigo.

Esse negocio de removedor ou flush, isso é loucura. Não faz isso não. Usa somente oleo de qualidade e pronto.

Uma hora vc vai precisar fazer a retifica, mas se cuidar vai ser só lá para 350 mil km.

Pra vc ter uma ideia, dentro do plano de manutenção da Renault, o 2.0 16V do Megane roda 350km sem manutenção (só no oleo, filtro e troca de correias).

Abraços a todos.
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