Freios ABS

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
sm.silva
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 11:17 pm
Nome: Minduim
Localização: Próx ao aeroporto de Congonhas

#1

Mensagem por sm.silva » Sáb Abr 10, 2010 12:36 am

Amigos do CCDOB, tenho a seguinte dúvida (ou problema), meu Xsara tem ABS, e o freio funciona muito bem em condições normais de uso, porém, para efeito de teste, eu em uma rua de pouco movimento e com um bom espaço, acelerei a + - 70 km/h e pisei forte no pedal e pra minha surpresa nos primeiros instantes funcionou bem e depois o pedal ficou duro e as rodas me parecem que travaram. O que fazer?


OBS: Estou com o carro a pouco tempo mas, troquei as 4 pastilhas e o fluido. A luz do ABS acende normalmente ao ligar a chave e se apaga logo depois. :unsure:


Xsara Break 1999 Exclusive + Teto
Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#2

Mensagem por Carlos Godoy » Sáb Abr 10, 2010 11:11 pm

[quote name='Minduim' post='9168' date='Apr 9 2010, 11:36 PM']
Amigos do CCDOB, tenho a seguinte dúvida (ou problema), meu Xsara tem ABS, e o freio funciona muito bem em condições normais de uso, porém, para efeito de teste, eu em uma rua de pouco movimento e com um bom espaço, acelerei a + - 70 km/h e pisei forte no pedal e pra minha surpresa nos primeiros instantes funcionou bem e depois o pedal ficou duro e as rodas me parecem que travaram. O que fazer?
OBS: Estou com o carro a pouco tempo mas, troquei as 4 pastilhas e o fluido. A luz do ABS acende normalmente ao ligar a chave e se apaga logo depois. :unsure:
[/quote]

Com esta informação voce não só podera saber seguramente se o seu carro tem ABS como todas as demais peças e os respectivos códigos do seu carro, para isto acesse:
- www.service.citroen.com - login: AC51813733 - SENHA: psamotor

Como usar: ao entrar no site, no canto superior direito, mude a linguagem para português(Portugual) e clic no campo validar,
- depois insira nos respectivos campos o login e a senha acima e clic em validar e uma nova janela se abrirá,
- no campo superior esquerdo irá aparecer um campo escrito VIN, coloque o número do seu chassi completo e clic ok e depois clic em serviços livres e irá aparecer uma janela com várias partes do carro, tanto do motor, como lataria e todos os outros sistemas e em qualquer parte que voce clicar tudo que aparecer é referente ao seu carro e se em algumas partes que voce clicar e aparecer documento não encontrado é porque seu carro não tem esta peça(ex: se o cambio é mecanico e voce clicar no desenho do cambio automático vai aparecer esta mensagem) e na margem esquerda existe o campo caracteristicas que mostrará todos os equipamentos do seu carro, bem como a marca dos principais sistemas.

Boa sorte.
sm.silva
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 11:17 pm
Nome: Minduim
Localização: Próx ao aeroporto de Congonhas

#3

Mensagem por sm.silva » Dom Abr 11, 2010 1:01 am

[quote name='capiau2009' date='Apr 10 2010, 09:11 PM' post='9177']
Com esta informação voce não só podera saber seguramente se o seu carro tem ABS como todas as demais peças e os respectivos códigos do seu carro, para isto acesse:
- www.service.citroen.com - login: AC51813733 - SENHA: psamotor

Como usar: ao entrar no site, no canto superior direito, mude a linguagem para português(Portugual) e clic no campo validar,
- depois insira nos respectivos campos o login e a senha acima e clic em validar e uma nova janela se abrirá,
- no campo superior esquerdo irá aparecer um campo escrito VIN, coloque o número do seu chassi completo e clic ok e depois clic em serviços livres e irá aparecer uma janela com várias partes do carro, tanto do motor, como lataria e todos os outros sistemas e em qualquer parte que voce clicar tudo que aparecer é referente ao seu carro e se em algumas partes que voce clicar e aparecer documento não encontrado é porque seu carro não tem esta peça(ex: se o cambio é mecanico e voce clicar no desenho do cambio automático vai aparecer esta mensagem) e na margem esquerda existe o campo caracteristicas que mostrará todos os equipamentos do seu carro, bem como a marca dos principais sistemas.

Boa sorte.


Grato pela dica Capiau mas, minha dúvida é em relação ao que pode estar ocorrendo com o ABS e não se ele existe ou não no meu carro. Se puder me ajudar.... :unsure:
Xsara Break 1999 Exclusive + Teto
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#4

Mensagem por Cirdan » Qui Abr 15, 2010 5:34 pm

As vezes nem travou e foi o ABS trabalhando amigo.

Essa rua era de asfalto? Tinha imperfeições na pista?

As vezes é o ABS desatualizado. Os modelos abaixo de 5.1 não tem EDB e ainda não reconhecem o piso... quando ele acha q deve travar, ele trava e pronto. Ou quando ele acha q não deve frear, ele solta e vc fica q nem um louco sem freio.

Conheço um cara q ficou sem freio num Vectra 2000. Tanto q em 2001 a Chevrolet colocou ABS 6.1 no Vectra.

Toda linha Fiat usa o 8.1 pra frente... Linea usa o 8.2.

Abraços a todos.
sm.silva
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 11:17 pm
Nome: Minduim
Localização: Próx ao aeroporto de Congonhas

#5

Mensagem por sm.silva » Qui Abr 15, 2010 11:21 pm

Era rua de asfalto (ruim mas asfalto), como faço pra descobrir a geração do meu ABS? Pq em condições normais de uso no dia a dia não apresenta defeito algum, muito pelo contrario, freia muito bem.
Xsara Break 1999 Exclusive + Teto
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Ter Abr 20, 2010 1:10 pm

O Xsara deve ser 5.0 ou 5.1 amigo.

Pra saber a versão só entrando em contato com a Citroen. Mas da pra tentar ver se ele é bom socando o pé numa rua de paralelepipedo ou no barroo.

Se o carro não frear, é 4. alguma coisa. Se ele demorar muito para parar é 5. alguma coisa.

Se ele frear bem (não vai acontecer, pq foi atualizado depois de 2003) é cima de 7. alguma coisa.

Qm já dirigiu um Marea 2000 com ABS e depois dirigiu um Linea sabe a diferença. O Marea frea cedo, o ABS larga rapido.
O Linea chega até a travar quando ele entende q isso vai ajudar a parar o carro.

Abraços a todos.
sm.silva
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 11:17 pm
Nome: Minduim
Localização: Próx ao aeroporto de Congonhas

#7

Mensagem por sm.silva » Ter Abr 20, 2010 10:07 pm

O meu então é 3 e alguma coisa!!! Estranhei muito o conceito ABS, os outros carros q tive não tinha ABS mas, sei lá, era diferente, eu conseguia "sentir" quando ia travar e usava o máximo do freio sem travar as rodas. Falo isso não apenas por ter trabalhado 10 anos em funilaria e pintura, mas tbm por ser "meio" abusado em velocidade e, consequentemente, saber o limite do carango. :icon_smile_8ball:
Xsara Break 1999 Exclusive + Teto
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#8

Mensagem por Cirdan » Qui Abr 29, 2010 6:12 pm

Abaixo de 4. alguma coisa só modelos muito antigos... Alguns BMW, AUDI... coisa assim.

ZX e Xsara vem tudo na linha dos 5.0.
O problema é q nesses modelos tb falta o EDB.

Isso faz falta...

Pq as vezes o ABS solta o freio por completo. Já o EDB, ele faz com q libere somente a roda q travou... as outras continuam freando.

ABS é muito importante... porem mais importante do q ele é saber usar.
Tem q socar o pé mesmo.

ABS + EDB aliado ao ASR (controle de tração, q não deixa o carro patinar nas arrancadas e corta a tração quando sente q o piso não tem aderencia), e o ESP (frea ou acelera somente um das rodas, buscando o controle do veiculo) evita muito... mais muitos acidentes.

Pra se ter uma ideia... se todos os veiculos no Brasil fossem equipamentos com ABS, EDB, ESP e ASR os acidentes se reduziriam por volta de 50%.

Pro Air Bag a mesma coisa... o indice de morte num acidente cairia absurdamente... pois aliado com o Cinto de Segurança... o passageiro tem o dobro de chance de sobreviver.

Abraços a todos.
Responder