Duvida, Futuro dono de um Xsara 2002

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
sbfilho
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Mar 12, 2010 5:51 pm
Nome: sbfilho

#1

Mensagem por sbfilho » Sáb Mar 13, 2010 8:12 pm

Saudacoes amigos,


Me chamo Sergio e moro em Sao PAulo Capital. Hoje tenho um Astra que pretendo trocar por um Xsara !

Tive uma indicacao de um amigo e comecei a ler sobre o carro, na internet e preicipalmente nesse forum. Fiquei super empolgado e hoje fui ver um pra comprar em uma agencia. Xsara 2002 glx 1.6 16v

O carro por fora e por dentro esta muito bonito praticamente novo tem 50 mil km. O Vendedor me disse que o carro era consignado e ficou a duvida qdo perguntei se o carro tinha freio ABS. Como nao entendo muito bem fiquei na duvida tambem, notei que o carro tem freio a disco nas 4 rodas, alguem poderia me ajudar a como descobrir isso??

Segundo o vendedor o carro estava parado a um bom tempo. E quando o ligamos a correia estava fazendo barulho, segundo ele a correia ressecou e precisava ser tencionada. Ele jogou agua na correia e o barulho parou. Tambem fiquei sem saber o porque disso e mais uma vez gostaria de saber se existe alguma causa para isso.

Por ultimo fui dar uma volta com o carro, suspensao otima, passei por uma rua de paralelepipedos e o carro estava otimo. Qto ao motor trabalhou bem, mesmo com o ar condicionado ligado. Desevolveu bem, se bem que estou acostumado com o meu astra 2.0 e achei que era preciso mta rotacao pro motor deslanchar.

A ultima coisa que notei foi um barulho de lata batendo em baixo do carro na parte da frente, a principio o vendedor me disse que era um parafuso que solta por ser apertado sem porca, e ele me disse que era normal nos Xsaras e ele mesmo teve o mesmo problema na Break dele.

Enfim fiquei mto empolgado com o carro, mas ainda nao fechei negocio. Gostaria de uma orientacao de alguem do forum, pois ainda sou mto leigo no carro e nao queria entrar num problema pois ja me falaram que a manutencao desse carro eh cara!

Agradeço qualquer ajuda que possa ter! E parabens pelo espaço! Aprendi mto nesses ultimos dias

PS: Se houver algum mecanico especializado que possa visitar a agencia comigo para fazer a averiguacao do carro entre em cotato! Acertamos um preço! a agencia fica na Zona Sul.


SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#2

Mensagem por SAWAMU » Seg Mar 15, 2010 11:32 pm

[quote name='sbfilho' post='8827' date='Mar 13 2010, 07:12 PM']
Saudacoes amigos,
Me chamo Sergio e moro em Sao PAulo Capital. Hoje tenho um Astra que pretendo trocar por um Xsara !

Tive uma indicacao de um amigo e comecei a ler sobre o carro, na internet e preicipalmente nesse forum. Fiquei super empolgado e hoje fui ver um pra comprar em uma agencia. Xsara 2002 glx 1.6 16v

O carro por fora e por dentro esta muito bonito praticamente novo tem 50 mil km. O Vendedor me disse que o carro era consignado e ficou a duvida qdo perguntei se o carro tinha freio ABS. Como nao entendo muito bem fiquei na duvida tambem, notei que o carro tem freio a disco nas 4 rodas, alguem poderia me ajudar a como descobrir isso??

Segundo o vendedor o carro estava parado a um bom tempo. E quando o ligamos a correia estava fazendo barulho, segundo ele a correia ressecou e precisava ser tencionada. Ele jogou agua na correia e o barulho parou. Tambem fiquei sem saber o porque disso e mais uma vez gostaria de saber se existe alguma causa para isso.

Por ultimo fui dar uma volta com o carro, suspensao otima, passei por uma rua de paralelepipedos e o carro estava otimo. Qto ao motor trabalhou bem, mesmo com o ar condicionado ligado. Desevolveu bem, se bem que estou acostumado com o meu astra 2.0 e achei que era preciso mta rotacao pro motor deslanchar.

A ultima coisa que notei foi um barulho de lata batendo em baixo do carro na parte da frente, a principio o vendedor me disse que era um parafuso que solta por ser apertado sem porca, e ele me disse que era normal nos Xsaras e ele mesmo teve o mesmo problema na Break dele.

Enfim fiquei mto empolgado com o carro, mas ainda nao fechei negocio. Gostaria de uma orientacao de alguem do forum, pois ainda sou mto leigo no carro e nao queria entrar num problema pois ja me falaram que a manutencao desse carro eh cara!

Agradeço qualquer ajuda que possa ter! E parabens pelo espaço! Aprendi mto nesses ultimos dias

PS: Se houver algum mecanico especializado que possa visitar a agencia comigo para fazer a averiguacao do carro entre em cotato! Acertamos um preço! a agencia fica na Zona Sul.
[/quote]


.Opa Sergio

parabens pela aquisição, bem vindo!!

Um xsara 2002 com 50 mil km é mosca branco do olho azul, se esta km for original vc terá motor pra muito tempo.

A correia que vc falou e que o cara jogou agua é a correia poly V, que comanda o ar condicionado, alternador, bomba d'agua, se ela arrebentar tudo isso para de funcionar, se ela esta cantando pode estar gasta ou frouxa, mas coloca uma nova que custa 30,00.

O glx tem disco nas quatro, abs e computer de bordo e as vezes ate teto, so nos modelos EXCLUSIVE ou VTS.

O barulho de lata pode ser na saida do escape do motor, principalmente na curvatura perto do catalizador.

Manutenção cara??? não, é mais barata que o astra, só que tem que pesquisar senão vai pagar caro sim, peças?? Na ricardo jafett e no mercado livre tem aos montes com preço bom.

comparado ao astra acredto que o astra acelere mais rapido por ser 2.0 e 8V e que o xsara tenha mais final, principalmente no consumo vc vai sentir uma grande diferença, pois este motor é bem economico e é o mesmo que equipa os C3, renaut e peugeot 1.6 16v, (motores PSA) com cabeçote em aluminio.

Qualquer duvida estamos ai!!
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#3

Mensagem por Carlos Godoy » Seg Mar 15, 2010 11:39 pm

[quote name='sbfilho' post='8827' date='Mar 13 2010, 07:12 PM']
Saudacoes amigos,
Me chamo Sergio e moro em Sao PAulo Capital. Hoje tenho um Astra que pretendo trocar por um Xsara !

Tive uma indicacao de um amigo e comecei a ler sobre o carro, na internet e preicipalmente nesse forum. Fiquei super empolgado e hoje fui ver um pra comprar em uma agencia. Xsara 2002 glx 1.6 16v

O carro por fora e por dentro esta muito bonito praticamente novo tem 50 mil km. O Vendedor me disse que o carro era consignado e ficou a duvida qdo perguntei se o carro tinha freio ABS. Como nao entendo muito bem fiquei na duvida tambem, notei que o carro tem freio a disco nas 4 rodas, alguem poderia me ajudar a como descobrir isso??

Segundo o vendedor o carro estava parado a um bom tempo. E quando o ligamos a correia estava fazendo barulho, segundo ele a correia ressecou e precisava ser tencionada. Ele jogou agua na correia e o barulho parou. Tambem fiquei sem saber o porque disso e mais uma vez gostaria de saber se existe alguma causa para isso.

Por ultimo fui dar uma volta com o carro, suspensao otima, passei por uma rua de paralelepipedos e o carro estava otimo. Qto ao motor trabalhou bem, mesmo com o ar condicionado ligado. Desevolveu bem, se bem que estou acostumado com o meu astra 2.0 e achei que era preciso mta rotacao pro motor deslanchar.

A ultima coisa que notei foi um barulho de lata batendo em baixo do carro na parte da frente, a principio o vendedor me disse que era um parafuso que solta por ser apertado sem porca, e ele me disse que era normal nos Xsaras e ele mesmo teve o mesmo problema na Break dele.

Enfim fiquei mto empolgado com o carro, mas ainda nao fechei negocio. Gostaria de uma orientacao de alguem do forum, pois ainda sou mto leigo no carro e nao queria entrar num problema pois ja me falaram que a manutencao desse carro eh cara!

Agradeço qualquer ajuda que possa ter! E parabens pelo espaço! Aprendi mto nesses ultimos dias

PS: Se houver algum mecanico especializado que possa visitar a agencia comigo para fazer a averiguacao do carro entre em cotato! Acertamos um preço! a agencia fica na Zona Sul.
[/quote]

Espero poder esclarecer algumas de suas dúvidas:
Primeiramente é preciso acabar com este mito de manutenção cara, tirando o uno e gol, a manutenção de qualquer carro médio(astra, golf, stilo, 307, megane, focus, etc) é equivalente ao Xsara e cabe ainda lembrar que na parte de motorização o Xsara 1.6(apelido N7) é igual ao peugeot 206 1.6 e o C3 1.6 além de várias outras peças compartilhadas.
Segundo, se realmente a quilometragem deste carro for original(50.000KM) voce deve se preparar para alguns gastos adicionais, pois alguns componentes já estão chegando na hora de ser substituídos, como a correia de comando(que voce diz estar chiando), os tensores da correia, correia poli V, pastilhas e disco de freio, troca dos fluidos de freio, direção e câmbio, amortecedores e outras peças da suspensão e também é bom dar uma olhada nos filtros de ar, combustível e do ar condicionado já que o filtro de óleo deve estar sendo trocado a cada troca de óleo, mas não se assuste, são coisas que voce deve ir providenciando conforme suas condições de forma preventiva. Acho muito difícil um carro deste ano estar com esta quilometragem, portanto procure checar estas informações, em uma concessionária Citroen voce passa um scanner e eles informam a KM correta.
Quanto a sua dúvida sobre a existência do ABS, existe duas formas de voce verificar, uma é olhar no compartimento do motor se voce encontra uma peça +- no tamanho de 15 X15 cm da marca bosch de onde partem 4 tubos de metal fino e outra é acelerar e frear forte, se as rodas não travarem e voce sentir o pedal de freios trepidando enquanto voce freia, certamente tem ABS e está funcionando.
Não sei quais são suas condições financeiras e o valor que voce está pagando neste carro, mas vale a pena, se voce não for usar o carro como ferramenta de trabalho, dar uma olhada no citroen C5 2.0 16V câmbio automático sequencial e com suspensão ativa, um carrão que hoje voce encontra na faixa de R$25.000,00.

Boa sorte!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#4

Mensagem por Cirdan » Qui Mar 18, 2010 12:19 pm

É o motor com melhor r/l q existe no mercado... é 0,23

É o motor usado até hj no 207, 307, C3, Xsara Picasso e C4.

Se tiver bom, manda bala amigo.

Abraços a todos.
Responder