Sistema de Arrefecimento

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
edegarpw
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:46 am
Nome: edegarpw

#1

Mensagem por edegarpw » Ter Fev 23, 2010 8:11 am

Bom dia, sou novo por aqui, sou proprietário de uma Xsara Break 1.8 16 v 2000, estou com problema no sistema de arrefecimento, 1º uma das ventuinhas estava queimada o que deve ter gerado os problemas, o conector duplo da entrada de agua que leva ao ar condicionado rompeu e foi izolado, depois ouve vazamentos generalizados, inclusive com rompimento de um selo do motor, do cano melalico que fica acoplado ao motor, nas conecções das mangueiras, nas valvulas de sangramento, e sempre que passa dos 90º a temperatura derrama agua pelo ladrão do depósito de agua, será que é problema de bomba de agua?, alguem pode me ajudar?


reitoso
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 9:59 pm
Nome: reitoso

#2

Mensagem por reitoso » Ter Fev 23, 2010 2:13 pm

Quando acontece tudo isso que vc. falou vai ter que resolver de uma vez:

- Veja a cor do óleo na tampa do cabeçote, se tiver um marrom tipo café queimou a junta do cabeçote. Isso poderá ter ou não outras consequencias além de trocar a junta, só o mecânico vai te dizer. Também aparece umas bolhas de água na vareta do óleo e/ou manchas de óleo na água do radiador.

Paralelo ao caso do cabeçoto é imprescindível:

- Limpar todo o sistema e trocar as mangueiras que estão furadas ou isoladas.
- Aproveitar para examinar a bomba d´água.
- Consertar os eletro-ventiladores - todos
- Testar o radiador - ver se está vazando
- Testar o cebolão - se pifou trocar
- Examinar a válvula termostática - se não estiver boa tem que trocar
- Recolocar 50% água mais 50% mono-etileno-glicol puro
- Trocar a tampa do radiador - depois do que vai gastar até aqui vale a pena.

Você vai ver como vai ficar bom, vale a pena.

[quote name='edegarpw' post='8683' date='Feb 23 2010, 06:11 AM']
Bom dia, sou novo por aqui, sou proprietário de uma Xsara Break 1.8 16 v 2000, estou com problema no sistema de arrefecimento, 1º uma das ventuinhas estava queimada o que deve ter gerado os problemas, o conector duplo da entrada de agua que leva ao ar condicionado rompeu e foi izolado, depois ouve vazamentos generalizados, inclusive com rompimento de um selo do motor, do cano melalico que fica acoplado ao motor, nas conecções das mangueiras, nas valvulas de sangramento, e sempre que passa dos 90º a temperatura derrama agua pelo ladrão do depósito de agua, será que é problema de bomba de agua?, alguem pode me ajudar?
[/quote]
edegarpw
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:46 am
Nome: edegarpw

#3

Mensagem por edegarpw » Ter Fev 23, 2010 5:16 pm

[quote name='reitoso' post='8688' date='Feb 23 2010, 12:13 PM']
Quando acontece tudo isso que vc. falou vai ter que resolver de uma vez:

- Veja a cor do óleo na tampa do cabeçote, se tiver um marrom tipo café queimou a junta do cabeçote. Isso poderá ter ou não outras consequencias além de trocar a junta, só o mecânico vai te dizer. Também aparece umas bolhas de água na vareta do óleo e/ou manchas de óleo na água do radiador.

Paralelo ao caso do cabeçoto é imprescindível:

- Limpar todo o sistema e trocar as mangueiras que estão furadas ou isoladas.
- Aproveitar para examinar a bomba d´água.
- Consertar os eletro-ventiladores - todos
- Testar o radiador - ver se está vazando
- Testar o cebolão - se pifou trocar
- Examinar a válvula termostática - se não estiver boa tem que trocar
- Recolocar 50% água mais 50% mono-etileno-glicol puro
- Trocar a tampa do radiador - depois do que vai gastar até aqui vale a pena.

Você vai ver como vai ficar bom, vale a pena.
[/quote]
- O oleo está normal, menos mal né, o motor do eletro-ventilador, já foi trocado, o conector duplo que leva agua ao sistema de ar condicionado continua isolado, onde fica este cebolão ? e a valvula termostática é aquela peça interna que tem que trocar ?, pretendo trocar a bomba d´agua, o problema que estas peças eu não acho aqui na minha cidade, terei que encomendar por isso precisaria saber o que eu devo comprar?
outra coisa o sistema todo tem aproximadamente 8 litro de agua, é isto? então eu teria que colocar 4 litros de mono etileno glicol puro?
Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#4

Mensagem por Carlos Godoy » Sex Fev 26, 2010 11:33 pm

[quote name='edegarpw' post='8693' date='Feb 23 2010, 04:16 PM']
- O oleo está normal, menos mal né, o motor do eletro-ventilador, já foi trocado, o conector duplo que leva agua ao sistema de ar condicionado continua isolado, onde fica este cebolão ? e a valvula termostática é aquela peça interna que tem que trocar ?, pretendo trocar a bomba d´agua, o problema que estas peças eu não acho aqui na minha cidade, terei que encomendar por isso precisaria saber o que eu devo comprar?
outra coisa o sistema todo tem aproximadamente 8 litro de agua, é isto? então eu teria que colocar 4 litros de mono etileno glicol puro?
[/quote]
A valvula termostática voce compra original na Citroen, que custa em torno de R$80,00, a bomba d'agua voce pode comprar na Toulouse Import da marca VMG(argentina) +- R$110,00 e eles despacham para qualquer lugar ou no site www.mercado livre.com.br +- R$140,00, a mangueira dupla voce também encontra no mercado livre +- R$170,00(paralela); agora se voce resolver não trocar estas mangueiras, verefique se o isolamento foi feito em forma de "U", ou seja, providencie uma conexão metálica em forma de "U" e conecte a ponta de cada mangueira na extremidade da conexão, desde modo a água vai continuar circulando normalmente no sistema, pois algumas pessoas simplesmente isolam as mangueiras tampando isoladamente cada mangueira e desta forma interrompe a circulação adequada. Caso voce opte por este procedimento o sistema automático do ar condicionado, bem como o ar quente perderão sua função.

Boa sorte.
Thunder
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Jul 13, 2009 12:33 pm
Nome: Thunder

#5

Mensagem por Thunder » Dom Mar 21, 2010 11:42 pm

TEM QUE VER ESSE U POIS QDO A MINHA FOI ISOLADA ELE ESTAVA DOBRANDO E O RESULTADO FOI QUEIMAR A JUTA E MEU CARRO ESTAVA ASSIM A BOMBA DAGUA TINHA IDO PRO SACO !!!!!
Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#6

Mensagem por Carlos Godoy » Qua Mar 24, 2010 10:28 pm

[quote name='Thunder' post='8950' date='Mar 21 2010, 10:42 PM']
TEM QUE VER ESSE U POIS QDO A MINHA FOI ISOLADA ELE ESTAVA DOBRANDO E O RESULTADO FOI QUEIMAR A JUTA E MEU CARRO ESTAVA ASSIM A BOMBA DAGUA TINHA IDO PRO SACO !!!!!
[/quote]
Esta conexão em forma de "U" não dobra ela é de metal(feita em uma oficina especializada em sistemas hidraulico) e ela é fixada com braçadeiras exatamente onde está o terminal da entrada para o radiador interno do ar quente, ou seja as mangueiras permanecem alinhadas, agora se fizer qualquer gambiarra, então corre o risco dela dobrar.
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#7

Mensagem por SAWAMU » Qui Mar 25, 2010 10:06 am

Pessoal blz?

Isolar a água do ar quente é bem simples. Compre uma mangueira única que ligue a saida de agua do motor até a entrada, ou seja, sem passar "por dentro do carro", trocando em miúdos, não conectar a mangueira na entrada e saida do ar quente. Ficará uma espécie de " ] " da saida a entrada.

isso vc compra por metro em lojas de mangueiras, desta forma até a refrigeração ficará melhor, pois interrompe o caminho que a agua segue por dentro do carro e pelo radiador do ar quente (aquele pequeno que fica proximo ao "túnel". A agua circulará somente dentro do motor

não percam tempo procurando mangueira com revestimento em metal pois é cara, inútil e difícil de encontrar, afinal quem precisa de ar quente?


abs


[quote name='capiau2009' post='8990' date='Mar 24 2010, 09:28 PM']
Esta conexão em forma de "U" não dobra ela é de metal(feita em uma oficina especializada em sistemas hidraulico) e ela é fixada com braçadeiras exatamente onde está o terminal da entrada para o radiador interno do ar quente, ou seja as mangueiras permanecem alinhadas, agora se fizer qualquer gambiarra, então corre o risco dela dobrar.
[/quote]
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#8

Mensagem por RAFAEL » Qui Nov 29, 2012 9:43 am

Reportado:LEANDROBATTEE

o meu estava com ar no sistema que foi tirado na valvula que tem no lado direito do radiador abri com carro ligado saiu bastante ar e depois começou sair agua fechei completei e ficou bom...
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
Responder