Troca de velas e filtro de gasolina

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
borges_762000
Habilitado
Mensagens: 56
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 10:08 am
Nome: JBorges

#1

Mensagem por borges_762000 » Seg Fev 15, 2010 11:13 am

Galera,

O consumo do meu xsara aumentou muito. Em mais de 50%. Estou chocado. Suspeito das velas e filtro de gasolina, pois faz mais de ano que não os troco.
Vou comprar o jogo de velas com os cabos.
Perguntas:

1) Quais são as melhores marcas?
2) Eu mesmo consigo trocar sem precisar ir ao mecânico?
4) Depois de trocado, há de fazer alguma regulagem?

Abraços a todos e boa curtição no carnaval.


SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#2

Mensagem por SAWAMU » Seg Fev 15, 2010 3:06 pm

[quote name='JBorges' post='8593' date='Feb 15 2010, 09:13 AM']
Galera,

O consumo do meu xsara aumentou muito. Em mais de 50%. Estou chocado. Suspeito das velas e filtro de gasolina, pois faz mais de ano que não os troco.
Vou comprar o jogo de velas com os cabos.
Perguntas:

1) Quais são as melhores marcas?
2) Eu mesmo consigo trocar sem precisar ir ao mecânico?
4) Depois de trocado, há de fazer alguma regulagem?

Abraços a todos e boa curtição no carnaval.
[/quote]


E ai JBorges, blz?

Antes de desconfiar das velas e filtros, tenha certeza de que seu marcador está correto, como vc sabe os xsaras marcam diferente se estacionados em ruas tombadas, as vezes o marcador trava, etc.
Se marcar errado vc não conseguirá calcular a média, a melhor maneira é encher o tanque e ver qto vc vai rodar com 1 tq. Calcular com 1/2 ou 1/4 de tanque sempre dá errado (experiencia propria).
Se seu xsara falha, não desenvolve e está com aquele cheirão de gasolina, talvez o caminho seja esse, velas, filtros, etc.
Agora se o motor estiver funcionado liso, sem engasgues, calma lá, talvez não sejam as velas.

O filtro de combustivel fica ao lado da roda traseira, com um macaco vc troca, cuidado para não romper os dutos de combustivel e colocar o filtro no sentido certo. As velas precisa de uma chave especifica.
O preço do filtro colocado ou não é o mesmo, por isso nao vale a pena vc mesmo instalar, as velas qualquer mecanico coloca pra vc e se cobrar mais que 20,00 chama a polícia rsrsrsrs.
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
borges_762000
Habilitado
Mensagens: 56
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 10:08 am
Nome: JBorges

#3

Mensagem por borges_762000 » Ter Fev 16, 2010 8:31 am

[quote name='SAWAMU' post='8595' date='Feb 15 2010, 12:06 PM']
E ai JBorges, blz?

Antes de desconfiar das velas e filtros, tenha certeza de que seu marcador está correto, como vc sabe os xsaras marcam diferente se estacionados em ruas tombadas, as vezes o marcador trava, etc.
Se marcar errado vc não conseguirá calcular a média, a melhor maneira é encher o tanque e ver qto vc vai rodar com 1 tq. Calcular com 1/2 ou 1/4 de tanque sempre dá errado (experiencia propria).
Se seu xsara falha, não desenvolve e está com aquele cheirão de gasolina, talvez o caminho seja esse, velas, filtros, etc.
Agora se o motor estiver funcionado liso, sem engasgues, calma lá, talvez não sejam as velas.

O filtro de combustivel fica ao lado da roda traseira, com um macaco vc troca, cuidado para não romper os dutos de combustivel e colocar o filtro no sentido certo. As velas precisa de uma chave especifica.
O preço do filtro colocado ou não é o mesmo, por isso nao vale a pena vc mesmo instalar, as velas qualquer mecanico coloca pra vc e se cobrar mais que 20,00 chama a polícia rsrsrsrs.
[/quote]

Valeu, SAWAMU.

Eu suspeitei das velas porque sinto que o carro poderia estar mais forte. Ele não falha, mas parece estar menos potente. Sobre o filtro, o cheiro eventualmente aparece.
Agora, a lembrança disso veio porque faz muito tempo que ambos foram trocados.
Valeu pela dica.
Abração
reitoso
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 9:59 pm
Nome: reitoso

#4

Mensagem por reitoso » Ter Fev 16, 2010 5:06 pm

Saudações.

Marcas com as quais nunca tive problemas: velas Bosch ou NGK, filtros FRAM ou MANN, não precisa ficar inventando com marcas estranhas. Se já rodou 15.000-20.000 Km está na hora mesmo de trocar filtros e velas.
Mas também é a hora de limpar os bicos da injeção e da entrada e fazer a regulagem do motor.
No diagnóstico eletrônico vai acusar também se mais algum item está falhando.
Aproveita para ver o estado dos cabos de vela, duram uns 50.000-60.000 km.
Abraços,
Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#5

Mensagem por Carlos Godoy » Qua Fev 17, 2010 11:12 pm

[quote name='JBorges' post='8593' date='Feb 15 2010, 09:13 AM']
Galera,

O consumo do meu xsara aumentou muito. Em mais de 50%. Estou chocado. Suspeito das velas e filtro de gasolina, pois faz mais de ano que não os troco.
Vou comprar o jogo de velas com os cabos.
Perguntas:

1) Quais são as melhores marcas?
2) Eu mesmo consigo trocar sem precisar ir ao mecânico?
4) Depois de trocado, há de fazer alguma regulagem?

Abraços a todos e boa curtição no carnaval.
[/quote]

Tem certeza que seu carro tem cabo de velas?
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#6

Mensagem por SAWAMU » Dom Fev 21, 2010 6:46 pm

Falando no assunto o meu há 2 dois dias acendeu a luz da injeção e ficou um pouco mais fraco.
No dia seguinte deu canseira pra pegar (sempre pega na primeira), utilizei normalmente, abasteci com aditivada,produtopralimpar a injeção e nada da luz apagar. Tentei zerar o módulo e nada

No outro dia não queria pegar, depois de muita insistencia consegui e deixei no mecanico.

Não dava nem pra fazer a leitura pelo scaner pq o carro não quis mais ligar de jeito nenhum.
Primeira suspeita, sensor de rotação, trocado, o carro pegou,mas logo morreu em seguida.
Pressão da bomba de combustivel : 1,5 Bar (longe do ideal que é 3,0 Bar)
Não teve jeito, troca da bomba, aí aproveitei e troquei velas que estavam ate rachando a ceramica por estar forçando o motor pela baixa pressão da bomba, que inclusive sobrecarregou a bobina.

Bom, gastei uma grana considerável:
180,00 no sensor de rotação(no ml tá 120,00)
240,00 na bomba (original bosh) (150,00 no ml)
100,00 jogo de velas
150,00 MO


Me senti roubado no valor das peças que por si só já pagam a mão de obra, mas pelo menos tenho a garantia de todo o conjunto.

Agora o carro esta outra coisa,acabaram as oscilações da lenta e tá com a maior disposição.

feliz pelo resultado, triste pelo preju kkkkkkkkkkkk
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Responder