Olá Pessoal,
Quando a ventoinha do meu carro é acionada percebo que praticamente não adianta nada, a temperatura continua subindo e rapidamente, só começando a ter efeito quando acionado o 2º estágio.
Existe alguma maneira para fazer com que a ventoinha quando acionada ligue direto no 2º estágio e desligando quando a temperatura baixar novamente?
Aguardo a ajuda de todos.
Abraço
Ligar ventoinha direto no 2º Estágio, é possível?
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- Sem Habilitação
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- Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:23 pm
- Nome: ALESMARINHO
Saudações, eu tenhgo um GLX 1998 com ar condicionado e tem duas ventoinhas e é a mesma coisa. Estes carros trabalham com 90oC-95oC, acima da maioria dos carros.
Sobe rapidinho e fica nos 90oC, observe que vai a 92-95oC e desce para 90oC o tempo todo, se manter assim está tudo certo.
Se ligar no 2o estágio direto vai consumir mais energia e vai encurtar a vida d a bateria, do motor elétrico, do alternador, etc.
Veja se tem aditivo suficiente no radiador, eu deixo com 50% (metade água e metade monoetilenoglicol). Pode ser caro, mas vai evitar problemas.
O monoetilenoglicol "verde" é o sintético dura uns 20-30 mil e o monoetilenoglicol "vermelho" é orgânico e dura 40-50 mil, mas só vale a pena por o orgânico se limpar o radiador junto com o motor.
Se você fizer isso e sempre completar com aditivo a 50% o nível do radiador não terá problemas.
Dá uma olhada também na tampa do radiador e no respiro, não é para ficar pingando ou vazando nada de lá. Nos bocais das mangueiras não pode haver crostas - crostas avermelhadas é sistema sem aditivo e vazando, crostas brancas o sitema tem aditivo, mas está vazando.
Outra coisa é o óleo do motor, sintético ou semi-sintético sempre.
Sobe rapidinho e fica nos 90oC, observe que vai a 92-95oC e desce para 90oC o tempo todo, se manter assim está tudo certo.
Se ligar no 2o estágio direto vai consumir mais energia e vai encurtar a vida d a bateria, do motor elétrico, do alternador, etc.
Veja se tem aditivo suficiente no radiador, eu deixo com 50% (metade água e metade monoetilenoglicol). Pode ser caro, mas vai evitar problemas.
O monoetilenoglicol "verde" é o sintético dura uns 20-30 mil e o monoetilenoglicol "vermelho" é orgânico e dura 40-50 mil, mas só vale a pena por o orgânico se limpar o radiador junto com o motor.
Se você fizer isso e sempre completar com aditivo a 50% o nível do radiador não terá problemas.
Dá uma olhada também na tampa do radiador e no respiro, não é para ficar pingando ou vazando nada de lá. Nos bocais das mangueiras não pode haver crostas - crostas avermelhadas é sistema sem aditivo e vazando, crostas brancas o sitema tem aditivo, mas está vazando.
Outra coisa é o óleo do motor, sintético ou semi-sintético sempre.
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- Sem Habilitação
- Mensagens: 6
- Registrado em: Dom Set 13, 2009 8:19 pm
- Nome: GUILHERMEGLX
Olá meu amigo, este carro realmente trabalha com temperatura mais elevada mesmo, mas o meu estava com o mesmo problema até parar de vez as duas ventoinhas. Começou demorando a armar o segundo estágio e conseqüentemente elevando a temperatura além do normal até parar de vez. Quando vc tiver problemas de superaquecimento na rua, na hora do sufoco solte o conector marrom do sensor termistor PTC na válvula termostática, o mesmo fará a ventoinha entrar em modo de emergência após +/- 5 segundos, já irá quebrar seu
galho.
Chegando num lugar com recursos verifique os fusíveis GMV1 e GMV2 (compartimento do motor/ver manual do proprietário) eles aquecem muito podendo carbonizar os contatos criando uma certa resistência elétrica.
No meu caso eu fiz isto, limpei os contatos, troquei os fusíveis e as escovas das ventoinhas já que uma estava parada e a outra com resistência baixa e aproveitei limpei o sistema de arrefecimento colocando aditivos.
Ficou redondo, tente isto para ver. Espero ter ajudado e boa sorte.............................
galho.
Chegando num lugar com recursos verifique os fusíveis GMV1 e GMV2 (compartimento do motor/ver manual do proprietário) eles aquecem muito podendo carbonizar os contatos criando uma certa resistência elétrica.
No meu caso eu fiz isto, limpei os contatos, troquei os fusíveis e as escovas das ventoinhas já que uma estava parada e a outra com resistência baixa e aproveitei limpei o sistema de arrefecimento colocando aditivos.
Ficou redondo, tente isto para ver. Espero ter ajudado e boa sorte.............................