Ligar ventoinha direto no 2º Estágio, é possível?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
ALESMARINHO
Sem Habilitação
Mensagens: 30
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:23 pm
Nome: ALESMARINHO

#1

Mensagem por ALESMARINHO » Seg Fev 08, 2010 10:08 am

Olá Pessoal,

Quando a ventoinha do meu carro é acionada percebo que praticamente não adianta nada, a temperatura continua subindo e rapidamente, só começando a ter efeito quando acionado o 2º estágio.

Existe alguma maneira para fazer com que a ventoinha quando acionada ligue direto no 2º estágio e desligando quando a temperatura baixar novamente?

Aguardo a ajuda de todos.

Abraço


reitoso
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 9:59 pm
Nome: reitoso

#2

Mensagem por reitoso » Seg Fev 08, 2010 1:22 pm

Saudações, eu tenhgo um GLX 1998 com ar condicionado e tem duas ventoinhas e é a mesma coisa. Estes carros trabalham com 90oC-95oC, acima da maioria dos carros.

Sobe rapidinho e fica nos 90oC, observe que vai a 92-95oC e desce para 90oC o tempo todo, se manter assim está tudo certo.

Se ligar no 2o estágio direto vai consumir mais energia e vai encurtar a vida d a bateria, do motor elétrico, do alternador, etc.

Veja se tem aditivo suficiente no radiador, eu deixo com 50% (metade água e metade monoetilenoglicol). Pode ser caro, mas vai evitar problemas.

O monoetilenoglicol "verde" é o sintético dura uns 20-30 mil e o monoetilenoglicol "vermelho" é orgânico e dura 40-50 mil, mas só vale a pena por o orgânico se limpar o radiador junto com o motor.
Se você fizer isso e sempre completar com aditivo a 50% o nível do radiador não terá problemas.
Dá uma olhada também na tampa do radiador e no respiro, não é para ficar pingando ou vazando nada de lá. Nos bocais das mangueiras não pode haver crostas - crostas avermelhadas é sistema sem aditivo e vazando, crostas brancas o sitema tem aditivo, mas está vazando.

Outra coisa é o óleo do motor, sintético ou semi-sintético sempre.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#3

Mensagem por Cirdan » Ter Fev 09, 2010 12:27 pm

Amigo... da uma limpada no radiador e coloca aditivo junto.

Ah, aditivo sempre tem q ter água junto.

Abraços a todos
Paradoxglx
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Set 13, 2009 8:19 pm
Nome: GUILHERMEGLX

#4

Mensagem por Paradoxglx » Sex Abr 02, 2010 9:40 pm

Olá meu amigo, este carro realmente trabalha com temperatura mais elevada mesmo, mas o meu estava com o mesmo problema até parar de vez as duas ventoinhas. Começou demorando a armar o segundo estágio e conseqüentemente elevando a temperatura além do normal até parar de vez. Quando vc tiver problemas de superaquecimento na rua, na hora do sufoco solte o conector marrom do sensor termistor PTC na válvula termostática, o mesmo fará a ventoinha entrar em modo de emergência após +/- 5 segundos, já irá quebrar seu
galho.
Chegando num lugar com recursos verifique os fusíveis GMV1 e GMV2 (compartimento do motor/ver manual do proprietário) eles aquecem muito podendo carbonizar os contatos criando uma certa resistência elétrica.
No meu caso eu fiz isto, limpei os contatos, troquei os fusíveis e as escovas das ventoinhas já que uma estava parada e a outra com resistência baixa e aproveitei limpei o sistema de arrefecimento colocando aditivos.
Ficou redondo, tente isto para ver. Espero ter ajudado e boa sorte.............................
Responder