Câmbio Automático Não Muda a Marcha

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
reitoso
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 9:59 pm
Nome: reitoso

#1

Mensagem por reitoso » Sex Fev 05, 2010 7:40 am

Saudações,

Pessoal, o meu Xsara não está mudando de marcha, não sai da 1a. O nível de óleo está OK e faz 15.000 Km que troquei. Já mudei a alavanca do D para D3, D2 e nada. Logo de manhã com tudo frio já acontece e depois que esquenta a marcha muda mas é como se estivesse esticando tudo (forçando muito para trocar).

Vou encostar hoje para o mecânico ver.

Mas o que seria?


Rogerio Sampa
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Qui Jan 14, 2010 12:26 am
Nome: Rogerio Sampa
Localização: São Paulo

#2

Mensagem por Rogerio Sampa » Sex Fev 05, 2010 8:41 pm

[quote name='reitoso' post='8480' date='Feb 5 2010, 05:40 AM']
Saudações,

Pessoal, o meu Xsara não está mudando de marcha, não sai da 1a. O nível de óleo está OK e faz 15.000 Km que troquei. Já mudei a alavanca do D para D3, D2 e nada. Logo de manhã com tudo frio já acontece e depois que esquenta a marcha muda mas é como se estivesse esticando tudo (forçando muito para trocar).

Vou encostar hoje para o mecânico ver.

Mas o que seria?
[/quote]


Olá Reitoso, eu tenho um Xsara break 2001 1.6 16v e apresentou um problema semelhante ao teu, so que foi na estrada a 3o marcha, me disseram que o cambio (AL4) entrou em estado de emergencia, ao desligar e liga-lo novamente tudo voltou ao normal, meu mecanico me disse que poderia ser o seletor de marchas(peça externa) na alavanca do cambio, no teu caso pode tambem ser as eletro-valvulas ou solenoides, teria que passar um escaner no modulo para descobrir, agora rese para que seja problema eletrico fora do cambio, pois um concerto de um cambio como este não sai por menos de 4.000,00. Em algum momento o teu cambio patinou ?
<!--coloro:#003300--><span style="color:#003300"><!--/coloro-->Xsara Break Exclusive 16v 1.6 - 2001/2001<!--colorc--></span><!--/colorc-->
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#3

Mensagem por Cirdan » Dom Fev 07, 2010 12:51 am

Se ele passa no limite de giros é coisa na central... ela ta bloqueando as marchas por algum defeito na mesma.

Isso ou vai ser eletrovalvulas ou vai ser necessario remapear por causa de algum erro.

O problema do modo de segurança é diferente... o cambio da PSA entra em segurança sempre q ele detecta um possivel problemas, as vezes nem existe, mas ele entra... coisa de doido.

Só para vcs terem uma ideia, o q tem de Dono de C4 indo em concessionaria falando q depois de atravessar dois dedos de água o carro travou em terceira não está no gibi.

O cambio leva a serio a palavra segurança: qualquer coisa q ele acha q vai danifica-lo, ele entra nesse modo. Reiniciar é algo simples, o problema é q ninguem merece depois de qualquer coisa mais radical ficar desligando e ligando o carro.

Abraços a todos.
reitoso
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 9:59 pm
Nome: reitoso

#4

Mensagem por reitoso » Seg Fev 08, 2010 12:54 pm

[quote name='Rogerio Sampa' post='8485' date='Feb 5 2010, 06:41 PM']
Olá Reitoso, eu tenho um Xsara break 2001 1.6 16v e apresentou um problema semelhante ao teu, so que foi na estrada a 3o marcha, me disseram que o cambio (AL4) entrou em estado de emergencia, ao desligar e liga-lo novamente tudo voltou ao normal, meu mecanico me disse que poderia ser o seletor de marchas(peça externa) na alavanca do cambio, no teu caso pode tambem ser as eletro-valvulas ou solenoides, teria que passar um escaner no modulo para descobrir, agora rese para que seja problema eletrico fora do cambio, pois um concerto de um cambio como este não sai por menos de 4.000,00. Em algum momento o teu cambio patinou ?
[/quote]


Saudações Rogério, acertou em cheio, ele foi patinar na rua do mecânico, nem subiu a rua, tivemos de fazer outro caminho. Foi a solenóide, R$ 3500,00 :icon_smile_8ball: .
Tem que trocar o Kit, tem peçinha que já fundiu.
Esse carro é câmbio 4 HP 14 da ZF. Fica pronto em 3 dias, vai ficar como novo.

Obrigado,
Regina
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mar 04, 2010 4:27 pm
Nome: Regina

#5

Mensagem por Regina » Qui Mar 04, 2010 9:04 pm

Meu C3 1.6L automatico também está travando a marcha quando esta frio. Toda manhã quando saio, depois de andar uns 06 quarteirões, dá um tranco e trava a marcha. Fica piscando um circulo com 4 ou 5 aros no painel. Tenho que estacionar, desligar e ligar de novo para voltar a andar.

Hoje fiz um teste, liguei o carro e quando saí usei o cambio manual, coloquei em 1a. depois 2a e 3a marcha, logo em seguida ele deu o tranco e pulou para o automático "D" travando a marcha, então tive que estacionar, desligar e ligar novamente para conseguir andar.

Já mandei para a Citroen que não resolveu e disse desconhecer o problema, que nunca ninguem teve esse problema . . . é frustrante, sem contar que voce fica com medo que isso aconteça quando estiver a 120km na estrada.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Sex Mar 05, 2010 4:29 pm

Amigo... isso dai é modo de segurança.

Só quando o carro ta frio? Vc ta usando alcool ou gasolina?
O q vc pode fazer é o seguinte... filma o procedimento ou entra em contato com a Ouvidoria da Citroen e faz a queixa.

Ai vc um dia deixa seu carro no estacionamento da concessionaria e volta quando ele estiver frio... e mostra para o consultor o q acontece.

O Pallas do meu pai entrou duas vezes em modo de segurança depois q ele passou por umas poças...

Abraços a todos.
Responder