Primeiros passos

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
ava.rj
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Jan 28, 2010 11:43 am
Nome: Arrastapé

#1

Mensagem por ava.rj » Qui Fev 04, 2010 4:51 pm

:blush:
Ajudem um pobre aprendiz.

Comprei meu primeiro Citroen, um ZX 95 8V 2.0 completo.
Vou levá-lo à oficina sábado (depois de amanhã) para ver óleo, velas, filtros, freios...

Que mais me aconselham? Li sobre "Scaner", isto se aplica ao meu modelo tb? O que isto faz? Devo fazer tb? Ele está com problemas nos marcadores de combustível e pressão do óleo, e a luz do Air bag fica acendendo e apagando o tempo todo.

Sry pela chuva de perguntas, mas prometo que diminuo minhas dúvidas conforme for aprendendo :D

Abs


Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#2

Mensagem por Carlos Godoy » Sex Fev 05, 2010 3:47 pm

[quote name='Arrastapé' post='8472' date='Feb 4 2010, 02:51 PM']
:blush:
Ajudem um pobre aprendiz.

Comprei meu primeiro Citroen, um ZX 95 8V 2.0 completo.
Vou levá-lo à oficina sábado (depois de amanhã) para ver óleo, velas, filtros, freios...

Que mais me aconselham? Li sobre "Scaner", isto se aplica ao meu modelo tb? O que isto faz? Devo fazer tb? Ele está com problemas nos marcadores de combustível e pressão do óleo, e a luz do Air bag fica acendendo e apagando o tempo todo.

Sry pela chuva de perguntas, mas prometo que diminuo minhas dúvidas conforme for aprendendo :D

Abs
[/quote]

- Troque o óleo e os filtros de óleo, ar e combustível e é importante verificar as condições da correia de comando e seus tensore e as velas. Quanto ao scaner não há tanta necessidade de fazer; geralmente as luzes do air bag acendem e apagam em função de mau contato dos conectores, no N6 este fios passam debaixo do banco do carona; problemas nos marcadores de combustível é meio normal no Citroen, que tanto podem ser por mal contato como defeito no marcador(pode ser o original ainda); já quanto a pressão do óleo, pode ser bomba cansada ou suja, tem que abrir o cárter.

Boa sorte.
henriqueaas
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 8:44 pm
Nome: Henrique AAS
Localização: JF/BBc - MG

#3

Mensagem por henriqueaas » Sáb Fev 06, 2010 4:11 pm

Verifique também as condições do CATT (isso tem que ser com mecânico que entenda disso).
<!--fonto:Franklin--><span style="font-family:Franklin"><!--/fonto-->EX - Xsara GLX 1.6 16V 2002<!--fontc--></span><!--/fontc-->;
Atuais Kia Picanto MT 10/11 e Suzuki Grand Vitara 4x4 MT 12/13

Imagem
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#4

Mensagem por Cirdan » Dom Fev 07, 2010 12:56 am

Sobre o CATT, eu recomendo q seja levado na concessionaria para alinhamento.. qualquer milimetro errado e lá se vai os pneus em 5 mil km.

Abraços a todos.
ava.rj
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Jan 28, 2010 11:43 am
Nome: Arrastapé

#5

Mensagem por ava.rj » Dom Fev 07, 2010 1:08 pm

Perdoem minha ignorância... mas o que é CATT ?
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Ter Fev 09, 2010 12:33 pm

É um sistema de buchas na suspensão traseira (sempre independente) que faz com q as rodas traseiras virem num total de 3,5º para cada lado.

Durante a curva, ele entra em ação e da mais estabilidade e evita que o carro saia tanto de frente como de traseira. É um sistema usado no ZX, Xsara, Xantia, 406 e no Laguna GT.

Ele também auxilia na aceleração e frenagem.

Quando vc acelera, as rodas abrem (como se vc fizesse um 5 para uma com os pés), ajudando o carro a ganhar velocidade.
Quando vc freia, elas se fecham, ajudando a reduzir a velocidade.

É um sistema que funciona sozinho, sem sensor, sem eletrica, sem hidraulica... é natural.

O problema é q esse sistema ninguem mexe. Ninguem mesmo. Sò autorizada e daquelas q trabalhavam com os veiculos na epoca de 0km. As formadas atualmente não tem pessoas capacitadas para isso.

Só para vc ter uma ideia, em caso de colisão traseira que causa qualquer problema no eixo, ninguem repara ele, já fala em troca-lo. Pq não vai ficar bom reparando.

Abraços a todos.
ava.rj
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Jan 28, 2010 11:43 am
Nome: Arrastapé

#7

Mensagem por ava.rj » Ter Fev 09, 2010 1:42 pm

Nossa muito bom isso!
Vlw a aula! :D

Alguém tem uma dica de oficina qualificada no Rio?

<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Ps: Ao moderador
Desculpe-me, cliquei em Reportar opr acidente.. <!--colorc--></span><!--/colorc--> :blush:
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#8

Mensagem por Cirdan » Ter Fev 09, 2010 2:40 pm

Amigo, quer uma boa dica: Pesquise com o 0800 da Citroen alguma concessionaria q trabalhe desde a epoca q esse carro era 0km (q tem pelo menos uns 20 anos de mercado).

Achando, vai até lá e pede para falar com o Gerente da Oficina. Solta a real com ele, q vc ta comprando o carro e tal. Ou ele vai te falar q tem tecnico desde essa epoca capacitado para deixar seu carro igual ao C4 0km a venda na loja, ou vai te indicar um Ex-Funcionado que abriu uma oficina especializada.

Abraços a todos.
Responder