Tabela FIPE desvalorização misteriosa

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#1

Mensagem por SAWAMU » Sáb Jan 02, 2010 8:04 pm

Galera,

É tudo muito estranho!

Estava eu pensando em trocar de carro, nada contra o xsara, mas precisaria de um carro maior, com gnv, etc.

Quando comprei meu N7 2001 a tabela era de R$ 17000,00 (1,5 ano atrás), quando comecei a pesquisar os preços de outro veículos em meados de novembro e dezembro 2009, percebi que:
tabela fipe novembro
Xsara glx manual 4p: R$ 16200,00

tabela fipe dezembro (última consulta em 29/12/09:
xsara glx manual 4P: R$ 15780,00


e agora em 02 de janeiro de 2010:
R$ 14744,00 !!!!

Pensei, "virou o ano e os carro desvalorizaram", aí observei outros carros que tinha em visto e os preços destes estavam mantidos. "ah, mas xsara desvaloriza..." pera ai, em 2 meses cair R$ 2000,00??!

outra, carros como omega, taurus, marea (considerados bombas) mantiveram seus preços.

Como é feito o estudo da tabela FIPE? segundo eles épela oferta no mercado, aí vc tem um monte de gente desesperada pra vender carro e este desespero é refletido no mercado, mas porque isso não aconteceu cm os outros carros? tem um monte de marea que de tabela é R$ 17000,00 e o pessoal pede R$ 12000,00.

realmente não consegui entender, acho que o pessoal da FIPE foi meio negligente em publicar este valor ao xsara, não devem visitar as feiras.


EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
shindy
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Seg Jul 13, 2009 7:17 pm
Nome: Sidney Miura

#2

Mensagem por shindy » Sex Fev 05, 2010 7:29 am

[quote name='SAWAMU' post='8228' date='Jan 2 2010, 06:04 PM']
Galera,

É tudo muito estranho!

Estava eu pensando em trocar de carro, nada contra o xsara, mas precisaria de um carro maior, com gnv, etc.

Quando comprei meu N7 2001 a tabela era de R$ 17000,00 (1,5 ano atrás), quando comecei a pesquisar os preços de outro veículos em meados de novembro e dezembro 2009, percebi que:
tabela fipe novembro
Xsara glx manual 4p: R$ 16200,00

tabela fipe dezembro (última consulta em 29/12/09:
xsara glx manual 4P: R$ 15780,00
e agora em 02 de janeiro de 2010:
R$ 14744,00 !!!!

Pensei, "virou o ano e os carro desvalorizaram", aí observei outros carros que tinha em visto e os preços destes estavam mantidos. "ah, mas xsara desvaloriza..." pera ai, em 2 meses cair R$ 2000,00??!

outra, carros como omega, taurus, marea (considerados bombas) mantiveram seus preços.

Como é feito o estudo da tabela FIPE? segundo eles épela oferta no mercado, aí vc tem um monte de gente desesperada pra vender carro e este desespero é refletido no mercado, mas porque isso não aconteceu cm os outros carros? tem um monte de marea que de tabela é R$ 17000,00 e o pessoal pede R$ 12000,00.

realmente não consegui entender, acho que o pessoal da FIPE foi meio negligente em publicar este valor ao xsara, não devem visitar as feiras.
[/quote]

Infelismente não foi só com o xsara que aconteceu isso, no ano passado meu Xantia 99/2000 estava R$18.100 fui ver esses dias e caiu para R$15.000...
borges_762000
Habilitado
Mensagens: 56
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 10:08 am
Nome: JBorges

#3

Mensagem por borges_762000 » Ter Fev 09, 2010 11:08 am

[quote name='Sidney Miura' post='8479' date='Feb 5 2010, 04:29 AM']
Infelismente não foi só com o xsara que aconteceu isso, no ano passado meu Xantia 99/2000 estava R$18.100 fui ver esses dias e caiu para R$15.000...
[/quote]


Tenho uma resposta para o mercado e para a FIPE: Vão à merda. O carro é meu, custou o meu suor e não o entrego de graça!!
Penso em comprar um outro carro, sim. Mas entre ficar com meu xsara vts e entregá-lo a preço de banana, eu fico com ele.
Portanto, galera, sejam mais firmes nas negociações. A não ser que muito necessite. Dê valor no que tem. O meu é 2000/2001. A FIPE diz que vale uns 14 mil, mas não entrego por menos de 22. Pronto.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#4

Mensagem por Cirdan » Ter Fev 09, 2010 12:20 pm

Amigo, esse é o tipico carro mico de mercado.

A 1 ano atras um Marea 2.4 2001 custava 20 mil reais. Hj vc acha até por 13 mil.

São modelos q o mercado taxa como Mico, como problematicos.

Abraços a todos.
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#5

Mensagem por SAWAMU » Ter Fev 09, 2010 10:41 pm

A discussão tá boa...rsrsrs

essa questão de mico é relativa, acho que não existe carro ruim, existe dono relaxado.
o Marea é um exemplo de um carro injustiçado(e eu não gosto de FIAT),pq é um bom carro.

acontece que o manual dos motores italianos (fiat, alfa,etc) indicava a troca do oleo a cada 20.000km.
SÓ QUE ISTO PARA O PAIS DELES, COM A QUALIDADE DA GASOLINA DELES.
Aí simplesmente traduziram o manual para o portugues e pronto, um monte de marea com o motor fundido nas oficinas por causa da borra que travou a bomba de oleo,em virtude da péssima qualidade dos nossos combustiveis e os longos intervalos de trocas (20.000km!!!).

Sem contar que muita gente colocava qualquer óleo 20/50 ou 20/40 em motores 16v ou 20V, tudo por falta de conhecimento e informação.

Aé ontem ninguem gostava de carro 16V, hoje nas ruas tá cheio. Até ontem o motor do xsara nao prestava pq o cabeçote era de aluminio, nao dava retifica, etc.
HOJE até o honda city tem cabeçote de aluminio...

Entao eu sei a tecnologia que esta embarcada no meu carro e que o cara que sempre teve carro popular, não vai valorizar, pq está acostumado com pouco.

ele olha meu carro completo com couro e olha o UNO com travas, ele vai de UNO, fazer o que??

ah, não é só os opcionais (alguns que sequer BMW ou audi tem) que fazem do xsara um grande carro, ele é confiável, tanto quanto um gol (palavra de quem teve GTS 88 / 1.6 MI 99 / 1.6 CHT 92)

Enfim a fama de mico é espalha por apreciadores de fusca.
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Qua Fev 10, 2010 11:45 am

O problema é exatamente isso amigo.

O Pallas, Linea, 307 Sedan, Sentra e Jetta são infinitamente superiores ao Vectra, mas não consegue passa-lo em vendas.

O Astra é igual desde 1998 e até hj é o mais vendido da categoria. Sabe pq? Pq Brasileiro compra carro pensando em vender e em manutenção. Não aproveita.

Vectra Elite tem 4 air bag e Abs. Pallas Exclusive tem 6 air bag, ESP e Xenon direcional. Ai vc pergunta e o cara fala q prefere o Vectra pq "qualquer um mexe" e anda com oleo de 15 reais o litro.

Por isso nossos modelos viram mico. Pq precisam ser cuidados. Citroen não troca correia dentada marcando ponto com Giz amigo.
Citroen usa freio a disco nas 4 rodas, discos ventilados. Pastilhas grandes, custam mais e dão mais trabalho para trocar.

Trocar amortecedor de um Citroen é mais trabalhoso, pq ele é fixado com mais parafusos, suas peças são melhores encaixadas e isso encarece a manutenção.

Leva um C5 2.0 e um Vectra Elegance numa oficina. O cara nem abre o capo do C5.

Por isso desvaloriza, pq é o tipico carro q vc ensina o mecanico.

Eu tive um Xantia e cansei de ir em oficina e pagar somente para usar o elevador ou mesmo as ferramentas.
Quando troquei as pastilhas de freio em uma viagem (gasta q nem um louco, a cada 25 mil km por causa da força q ele coloca nos discos) eu ajudei o cara a trocar e ainda fiz a sangria do sistema completo.

Ele ficou aprendendo... só cobrou a peça. Ele falou q o aprendizado valeu como pagamento.

Quando ele dava problema, eu arrumava junto com meu mecanico. Hj ele é especialista no carro e arruma varios.

Citroen é assim...
Citei o Marea, mas tem um monte de veiculos.

O Marea mesmo, ninguem sabe mexer. Manda um mecanico ou até mesmo um Centro automotivo trocar a correia dentada, o cara tira o bloco pra fora e desmonta o cabeçote inteiro. Oficina especializada faz em 30 min e não tira uma peça do motor... só desmonta as partes da correia.

Quer ver outro modelo q vai ser mico daqui a alguns anos: Nissan Sentra.

O povo já não gosta da simples manutenção do cambio automatico convencional, quanto mais do CVT.

Sabe qual manutenção da um cambio automatico? Trocar o oleo a cada 40 mil km no minimo. Isso custa 100 reais.

Vai trocar uma embreagem pra vc ver... sai por mais de 1 mil reais.

A lenda no Brasil é real amigo... aqui Saci-Perere existe e isso só prejudica nós q somos amantes de carro.

Abraços a todos.
apvalentim
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Out 09, 2008 1:34 am
Nome: apvalentim
Localização: Guaçuí - ES

#7

Mensagem por apvalentim » Seg Mar 01, 2010 4:49 pm

Eu tenho um xsara break exclusive 1.6 16v 2001.... o preço caiu para 16.100,00 e o glx tava 16.400,00
e tenho um audi a3 automatico 2003 o preço dele ano passado era 32.000,00 e o manual 30.000,00 esse ano o preço tava automatico 28.200,00 e o manual 28.100,00....

entrei no site da fipe fui em contato e to rasgando o talo com o pessoal falando do citroen glx é mais caro que o exclusive sendo q tem mais 2 airbag sensor farol, chuva, ré e o preço era 19.900,00 ano passado
e do audi tambem so o 2003 q a diferença do manual para o automatico é de 100,00 sendo que o 2004, 2005, 2006 o automatico é 2 mil de diferença


o valor do xsara foi para 17.000,00 mas to querendo que sobe mais e do audi foi para 29.000,00

mas nao pode falar muito manso com eles nao,
eles estao dando uma resposta nada a ver
tipo eu falei como um carro glx tem muito menos opcionais ser mais caro que exclusive voces estao errado
resposta deles: é diacordo com indice .... que é de 2% nanana nanana nanana

já to falando assim quem ta respondendo ai e um filhote de burro ou anta

c o ano passado o meu carro era 19.900,00 e o glx era 17.800,00 com que o exclusive ta 100,00 mais barato que o glx. a taxa é so para o mais luxo o outro nao tem taxa. voces tem que reconhecer que ta errado nao tem como glx ser mais caro. pelo que eu to vendo o burro que trabalha ai nao entende de carro
tem como me da uma resposta da minha pergunta

vamos todo mundo reclamar na fipe
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#8

Mensagem por Cirdan » Ter Mar 02, 2010 7:03 pm

A tabela Fipe é uma pesquisa q é feita no mercado amigo.

Na Webmotors tem um Xsara Exclusive 02/03 rarissimo. Um 2.0 Automatico top... ta a 1 ano e meio lá tentando vender.

Ta bom q o cara ta pedindo alto: 25 mil. Mas é muito mais carro q Astra, Golf e Brava (modelos do mesmo ano).

Nenhum deles tem metade dos equipamentos q o Xsara tem. O mais importante pra mim é os de segurança: ABS + EDB + 4 air bag + barras de proteção lateral + carroceria com deformação programavel + suspensão independente nas 4 rodas com sistema CATT.

Nenhum hatch hj tem isso... nenhum.

Abraços a todos.
Responder