LUZ STOP - PAINEL

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Chichitosti
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Jun 16, 2009 9:11 pm
Nome: FCH

#1

Mensagem por Chichitosti » Sáb Dez 12, 2009 2:09 am

Bom dia. Não encontrei poste sobre o assunto, estou abrindo um para tirar minha dúvida antes de levar no mecânico, afinal, alguns aqui tem mais experiência que certos açougueiros...rs :icon_smile_dead:

Tenho que contar a história, pois talvez seja relevante. A 3 semanas meu Xsara 2001 (1.6 16V) quebrou o suporte de alumínio que segura o alternador, rolamentos e motor do ar condicionado lá onde fica a POLY V. Quebrou exatamente um braço dela que segura um dos rolamentos do conjunto, conclusão: tem que trocar toda peça, comprei a peça na Toulouse e troquei no MK na sto amaro. Para dar a partida sempre giro a chave e aguardo a leitura da injeção e depois dou a partida.
Depois de tirar o carro da oficina, começou o problema: enquanto aguardo a leitura da injeção começou a acender a LUZ STOP piscando e apitando assim que aparece a luz da injeção, percebi que todas as luzes se apagam e fica a da injeção acesa e o stop piscando e apitando depois o apito para e fica apenas a luz piscando.

Quando questionei o mecânico ele disse que a luz stop paralisa o carro se tiver problemas. Ex: estou andando e o carro verve, ascende o stop e desliga a ignição.

Desde quando peguei o carro, em janeiro de 2009, às vezes a injeção ficava oscilando de forma que o carro quase morre, acelera e depois cai a rotação, como se fosse bico entupido, algumas vezes coloco aqueles limpadores de injeção e tranqüilo. E mesmo com esse problema que tive no passado NUNCA ascendeu a LUZ STOP.

O mais estranho é que o carro está uma teta, fazendo inacreditáveis 14km/L, ando mais em estradas, não pego transito. Parou as oscilações da injeção, não engasga, pega de primeira, enfim, não tem nada aparente na injeção. O que pode ser?

O que será que luz quer me dizer?rs

Obrigado de antemão.

Abraço, Fabio


vitorlouro
Habilitado
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 1:08 am
Nome: Vitor Neves
Localização: Rio de Janeiro

#2

Mensagem por vitorlouro » Dom Dez 13, 2009 11:37 pm

A Luz de Stop não faz o carro parar, isso é mentira.

Já tive problema de aquecimento e acendia a luz de Stop mas não parava e nem desligava nada, serve apenas de alerta informando que você (preste atenção), apenas você, deverá parar o carro para solucionar o problema.

Pelo que demostra parece ser sua injeção que está com problemas, coloque gasolina podium da BR e algum aditivo que melhore rendimento, pode ser gasolina batizada.

Se continua, procure uma oficina especializada.

Abração,
[]´s
Xsara Clube RJ
www.xsaraclubr.com.br
Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#3

Mensagem por Carlos Godoy » Seg Dez 14, 2009 1:44 am

Caro FCH,

Nunca passei por este problema, mas ao ler seu relato, vou opinar pela lógica, já que aparentemente fora estes alertas do paínel o carro está funcionando normalmente. Não sei se voce sabe, mas a bateria apenas fornece a energia para a partida, com o motor em funcionamento este papel passa a ser do alternador; como voce disse que o suporte quebrou, logicamente não foi de imediato ele foi cedendo aos poucos e perdendo o seu alinhamento e forçando a correia e este fato pode ter afetado o eixo do alternador e danificado algum componente interno e alterando a carga de corrente e da tensão que pode provocar esta bagunça nas luzes espia. Veja no seu manual qual a tensão correta e faça uma aferição em uma auto elétrica para saber se o alternador está funcionando corretamente.

Boa sorte!
Chichitosti
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Jun 16, 2009 9:11 pm
Nome: FCH

#4

Mensagem por Chichitosti » Qui Dez 17, 2009 4:05 am

[quote name='capiau2009' post='8098' date='Dec 13 2009, 11:44 PM']
Caro FCH,

Nunca passei por este problema, mas ao ler seu relato, vou opinar pela lógica, já que aparentemente fora estes alertas do paínel o carro está funcionando normalmente. Não sei se voce sabe, mas a bateria apenas fornece a energia para a partida, com o motor em funcionamento este papel passa a ser do alternador; como voce disse que o suporte quebrou, logicamente não foi de imediato ele foi cedendo aos poucos e perdendo o seu alinhamento e forçando a correia e este fato pode ter afetado o eixo do alternador e danificado algum componente interno e alterando a carga de corrente e da tensão que pode provocar esta bagunça nas luzes espia. Veja no seu manual qual a tensão correta e faça uma aferição em uma auto elétrica para saber se o alternador está funcionando corretamente.

Boa sorte!
[/quote]

Bom dia.

capiau2009 faz sentido o que você falou, mas em partes, pois o suporte danificou apenas a barra que segura o rolamento do esticador da correia, ou seja quando suporte rompeu não houve pressão no alternador. Agora, tudo começou depois que desmontaram o carro para mexer no alternador, motor do ar condicionado. Vi em outros postes o pessoal falar em problemas na marcha lenta, como disse antes oscilava, pode ser isso? Esse componente da marcha lenta é uma peça?

abraço
Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#5

Mensagem por Carlos Godoy » Qui Dez 17, 2009 2:14 pm

[quote name='FCH' post='8128' date='Dec 17 2009, 02:05 AM']
Bom dia.

capiau2009 faz sentido o que você falou, mas em partes, pois o suporte danificou apenas a barra que segura o rolamento do esticador da correia, ou seja quando suporte rompeu não houve pressão no alternador. Agora, tudo começou depois que desmontaram o carro para mexer no alternador, motor do ar condicionado. Vi em outros postes o pessoal falar em problemas na marcha lenta, como disse antes oscilava, pode ser isso? Esse componente da marcha lenta é uma peça?

abraço
[/quote]
Sim, atuador de marcha lenta é uma peça e que voce encontra facilmente no site www.mercadolivre.com.br e não é cara; agora não é apenas esta peça que altera a marcha lenta, como também bomba de combustível, velas, gasolina adulterada, etc. Como voce disse que mexeram em seu alternador, cheque a carga e a corrente.

Boa sorte.
Chichitosti
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Jun 16, 2009 9:11 pm
Nome: FCH

#6

Mensagem por Chichitosti » Sex Dez 18, 2009 3:59 am

[quote name='capiau2009' post='8131' date='Dec 17 2009, 12:14 PM']
Sim, atuador de marcha lenta é uma peça e que voce encontra facilmente no site www.mercadolivre.com.br e não é cara; agora não é apenas esta peça que altera a marcha lenta, como também bomba de combustível, velas, gasolina adulterada, etc. Como voce disse que mexeram em seu alternador, cheque a carga e a corrente.

Boa sorte.
[/quote]

Então, acho difícil ser combustivel. Além de sempre abastecer em postos de confiança pelo menos 1 vez a cada 2 meses coloco um fluido para limpar a injeção. Acho que é algo eletronico, pois a luz stop ascende antes da partida durante a leitura que o carro faz quando vc gira a chave, sabe?
Chichitosti
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Jun 16, 2009 9:11 pm
Nome: FCH

#7

Mensagem por Chichitosti » Qua Dez 23, 2009 5:34 am

Pessoal. Vou partir para o Atuador da lenta para ver se soluciono. É possível limpar ele ou tem que trocar? Onde ele fica fisicamente no motor? É fácil desmontar?

Obrigado, Fabio
Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#8

Mensagem por Carlos Godoy » Sáb Dez 26, 2009 4:46 pm

[quote name='FCH' post='8162' date='Dec 23 2009, 03:34 AM']
Pessoal. Vou partir para o Atuador da lenta para ver se soluciono. É possível limpar ele ou tem que trocar? Onde ele fica fisicamente no motor? É fácil desmontar?

Obrigado, Fabio
[/quote]
No N6 fica próximo a borboleta/ ao lado da tampa da valvula termostática, voce vai ter que tirar o filtro de ar e é uma peça blindada, portanto tem que trocar, o original é da marca magnetti magnelli e o paralelo DSL; se voce for entendido de mecanica voce consegue trocar, AGORA ATUADOR DE MARCHA LENTA NÃO TEM NADA A VER COM DE STOP ACESA.

Abs.
Chichitosti
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Jun 16, 2009 9:11 pm
Nome: FCH

#9

Mensagem por Chichitosti » Seg Dez 28, 2009 6:39 pm

[quote name='capiau2009' post='8181' date='Dec 26 2009, 02:46 PM']
No N6 fica próximo a borboleta/ ao lado da tampa da valvula termostática, voce vai ter que tirar o filtro de ar e é uma peça blindada, portanto tem que trocar, o original é da marca magnetti magnelli e o paralelo DSL; se voce for entendido de mecanica voce consegue trocar, AGORA ATUADOR DE MARCHA LENTA NÃO TEM NADA A VER COM DE STOP ACESA.

Abs.
[/quote]

Então capiau2009, se não for isso, nem tenho idéia do que pode ser. tem alguma outra peça que pode se desgastar e o sistema avisar? Pois esse aviso é na partida, depois nada acontece o carro funciona normal.

att. Fabio
Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#10

Mensagem por Carlos Godoy » Seg Dez 28, 2009 11:22 pm

[quote name='FCH' post='8162' date='Dec 23 2009, 03:34 AM']
Pessoal. Vou partir para o Atuador da lenta para ver se soluciono. É possível limpar ele ou tem que trocar? Onde ele fica fisicamente no motor? É fácil desmontar?

Obrigado, Fabio
[/quote]
Esta peça é blindada, portanto tem que trocar, a original é magnetti magnelli e a paralela DSL e está localizada próximo do corpo da borboleta, para trocar tem que tirar o suporte do filtro de ar e se voce não entende muito de mecânica, não vai ser fácil trocar. AGORA O ATUADOR DE MARCHA LENTA NÃO TEM NADA A VER COM LUZ ACESA NO PAINEL.

Abs.
Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#11

Mensagem por Carlos Godoy » Seg Dez 28, 2009 11:34 pm

[quote name='FCH' post='8205' date='Dec 28 2009, 04:39 PM']
Então capiau2009, se não for isso, nem tenho idéia do que pode ser. tem alguma outra peça que pode se desgastar e o sistema avisar? Pois esse aviso é na partida, depois nada acontece o carro funciona normal.

att. Fabio
[/quote]
Eu só conheço tres coisas que faz esta luz do stop acender: temperatura elevada(pode ser que os sensores de temperatura não estejam marcando corretamente), falta de lubrificação(bomba de óleo entupida) e quebra da correia de comando, pode ser existe outras razões, agora se estes tres fatores estão normais em seu carro, continuo acreditando que seja algum problema relacionado a mal contatos, seja na fiação ou nos
conectores.
Abs.
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#12

Mensagem por SAWAMU » Sáb Jan 02, 2010 10:36 am

Opa, blz!

Apenas acrescentando as informações do Capiau, além dos ponto que ele mencionou 9temperatura, falta de óleo e correias) o STOP também se manifesta quando há corte ou falta de corrente.

No meu o cabo da bateria estava frouxo ficava dando mal contato e quando dava a partida o stop acendia e apitava. eu desligava e ligava de novo ficava tudo normal.

Como vc mexeu no alternador, é possível que tenham soltado o cabo da bateria e deixado frouxo.
vale a pena conferir.

sds




[quote name='FCH' post='8086' date='Dec 12 2009, 12:09 AM']
Bom dia. Não encontrei poste sobre o assunto, estou abrindo um para tirar minha dúvida antes de levar no mecânico, afinal, alguns aqui tem mais experiência que certos açougueiros...rs :icon_smile_dead:

Tenho que contar a história, pois talvez seja relevante. A 3 semanas meu Xsara 2001 (1.6 16V) quebrou o suporte de alumínio que segura o alternador, rolamentos e motor do ar condicionado lá onde fica a POLY V. Quebrou exatamente um braço dela que segura um dos rolamentos do conjunto, conclusão: tem que trocar toda peça, comprei a peça na Toulouse e troquei no MK na sto amaro. Para dar a partida sempre giro a chave e aguardo a leitura da injeção e depois dou a partida.
Depois de tirar o carro da oficina, começou o problema: enquanto aguardo a leitura da injeção começou a acender a LUZ STOP piscando e apitando assim que aparece a luz da injeção, percebi que todas as luzes se apagam e fica a da injeção acesa e o stop piscando e apitando depois o apito para e fica apenas a luz piscando.

Quando questionei o mecânico ele disse que a luz stop paralisa o carro se tiver problemas. Ex: estou andando e o carro verve, ascende o stop e desliga a ignição.

Desde quando peguei o carro, em janeiro de 2009, às vezes a injeção ficava oscilando de forma que o carro quase morre, acelera e depois cai a rotação, como se fosse bico entupido, algumas vezes coloco aqueles limpadores de injeção e tranqüilo. E mesmo com esse problema que tive no passado NUNCA ascendeu a LUZ STOP.

O mais estranho é que o carro está uma teta, fazendo inacreditáveis 14km/L, ando mais em estradas, não pego transito. Parou as oscilações da injeção, não engasga, pega de primeira, enfim, não tem nada aparente na injeção. O que pode ser?

O que será que luz quer me dizer?rs

Obrigado de antemão.

Abraço, Fabio
[/quote]
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Chichitosti
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Jun 16, 2009 9:11 pm
Nome: FCH

#13

Mensagem por Chichitosti » Dom Jan 10, 2010 8:53 pm

[quote name='capiau2009' post='8209' date='Dec 28 2009, 09:34 PM']
Eu só conheço tres coisas que faz esta luz do stop acender: temperatura elevada(pode ser que os sensores de temperatura não estejam marcando corretamente), falta de lubrificação(bomba de óleo entupida) e quebra da correia de comando, pode ser existe outras razões, agora se estes tres fatores estão normais em seu carro, continuo acreditando que seja algum problema relacionado a mal contatos, seja na fiação ou nos
conectores.
Abs.
[/quote]

Capiau 2009 e Sawamu. Achei, vocês estavam certos, era o conector que fica onde sai o chicote do alternador. Apenas forcei ele e parou...mal contato.

abs,
Fabio
Chichitosti
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Jun 16, 2009 9:11 pm
Nome: FCH

#14

Mensagem por Chichitosti » Ter Fev 09, 2010 8:20 am

Bom dia. Pessoal, como disse foi problema naquele chicote que fica no alternador, vira e mexe ele se solta e da mal contato, analisando melhor percebi que o plug de plastico na base do alternador rachou e quebro. Pergunto: Existe tal peça para comprar no mercado?

abs
Responder