TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA
BOM DIA!
A TODOS
SOU NOVO NO CLUBE, E ESTA SEMANA FIZ A TROCA DE OLEO, DO MEU XSARA 2.0 AUT. AI PEDI PARA A PESSOA VERIFICAR O OLEO DO CAMBIO, E ELE SOLICITOU QUE EU LIGASE O CARRO E COLOCASSE O CAMBIO NA POSSIÇÃO (D) AI VERIFICARAM E ME FALARAM QUE O OLEO ESTAVA BAIXO, A MINHA DUVIDA E A SEGUINTE, QUAL A FORMA CORRETA DE VERIFICAR O OLEO DO CAMBIO COM O MOTOR LIGADO E O CAMBIO ENGATADO, OU COM O MOTOR DESLIGADO, SE FAÇO A MEDIÇÃO COM O MOTOR PARADO O NIVEL ESTA OK. POR FAVOR ME AJUDEN AFIM DE RESOLVER ESTE MISTERIO. :D
A TODOS
SOU NOVO NO CLUBE, E ESTA SEMANA FIZ A TROCA DE OLEO, DO MEU XSARA 2.0 AUT. AI PEDI PARA A PESSOA VERIFICAR O OLEO DO CAMBIO, E ELE SOLICITOU QUE EU LIGASE O CARRO E COLOCASSE O CAMBIO NA POSSIÇÃO (D) AI VERIFICARAM E ME FALARAM QUE O OLEO ESTAVA BAIXO, A MINHA DUVIDA E A SEGUINTE, QUAL A FORMA CORRETA DE VERIFICAR O OLEO DO CAMBIO COM O MOTOR LIGADO E O CAMBIO ENGATADO, OU COM O MOTOR DESLIGADO, SE FAÇO A MEDIÇÃO COM O MOTOR PARADO O NIVEL ESTA OK. POR FAVOR ME AJUDEN AFIM DE RESOLVER ESTE MISTERIO. :D
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- Registrado em: Ter Jun 30, 2009 1:51 pm
- Nome: Albert
- Localização: São Paulo, SP
Peço desculpas se estou equivocado mas verificar o nível de lubrificante da transmissão automática de um veículo em funcionamento e engatado não faz com que o óleo fique em partes da transmissão, "espirre" e tenhamos uma medição incorreta?
Digo isso porque no caso de verificar o nível de óleo do motor, o mesmo tem que estar desligado há pelo menos meia hora para que todo o líquido lubrificante se deposite no cárter e assim a medição seja efetuada com melhor precisão.
Afinal de contas lubrificante em excesso ou em escassez SEMPRE traz algum preuízo.
Abraço,
Albert
São Paulo
Digo isso porque no caso de verificar o nível de óleo do motor, o mesmo tem que estar desligado há pelo menos meia hora para que todo o líquido lubrificante se deposite no cárter e assim a medição seja efetuada com melhor precisão.
Afinal de contas lubrificante em excesso ou em escassez SEMPRE traz algum preuízo.
Abraço,
Albert
São Paulo
Então amigo, mas o oleo do motor vc verifica pelo carter. O oleo de cambio não tem carter. Vc precisa saber se ele está fazendo tudo o q tem q fazer.
Esse cambio vc mede com ele ligando, em D e com o cambio a 60ºC.
Ai vc vai ver se não falta oleo. Se vazar, é pq tem oleo demais amigo.
Pra trocar o oleo desse cambio, vc tem q colocar uma maquina q vai retrolavar e ainda limpar o cambio. É tipo trocar gás de ar condicionado.
Abraços
Esse cambio vc mede com ele ligando, em D e com o cambio a 60ºC.
Ai vc vai ver se não falta oleo. Se vazar, é pq tem oleo demais amigo.
Pra trocar o oleo desse cambio, vc tem q colocar uma maquina q vai retrolavar e ainda limpar o cambio. É tipo trocar gás de ar condicionado.
Abraços
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- Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
- Nome: Malonne
- Localização: Salvador
Senhores,
Sou novo no fórum, porém tenho uma certa "experiência" com algumas partes de veículos. Tenho o manual do câmbio do meu Xantia e do mesmo modo que sempre soube que se fazia a verificação nos câmbios automáticos o procedimento é o seguinte:
VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DE ÓLEO
Verificar o nível de óleo a cada 60.000 km.
Condições prévias:
• Motor (temperatura de transmissão: aproximadamente 80 ° C) quente,
• pé no freio, a mudança através de todas as engrenagens,
• veículo numa superfície horizontal,
• seletor de alavanca na posição P / N,
• motor em marcha lenta, verifique o nível do óleo.
Estou adquirindo alguns materiais técnicos. Caso possa ajudar em mais alguma coisa é só avisar.
Sou novo no fórum, porém tenho uma certa "experiência" com algumas partes de veículos. Tenho o manual do câmbio do meu Xantia e do mesmo modo que sempre soube que se fazia a verificação nos câmbios automáticos o procedimento é o seguinte:
VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DE ÓLEO
Verificar o nível de óleo a cada 60.000 km.
Condições prévias:
• Motor (temperatura de transmissão: aproximadamente 80 ° C) quente,
• pé no freio, a mudança através de todas as engrenagens,
• veículo numa superfície horizontal,
• seletor de alavanca na posição P / N,
• motor em marcha lenta, verifique o nível do óleo.
Estou adquirindo alguns materiais técnicos. Caso possa ajudar em mais alguma coisa é só avisar.
Xantia Exclusive V6 3.0i
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- Habilitado
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- Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
- Nome: amalucado
- Localização: São Martinho do Porto - Portugal
[quote name='Malonne' date='Dec 29 2011, 12:02 PM' post='16002']
Senhores,
Sou novo no fórum, porém tenho uma certa "experiência" com algumas partes de veículos. Tenho o manual do câmbio do meu Xantia e do mesmo modo que sempre soube que se fazia a verificação nos câmbios automáticos o procedimento é o seguinte:
VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DE ÓLEO
Verificar o nível de óleo a cada 60.000 km.
Condições prévias:
• Motor (temperatura de transmissão: aproximadamente 80 ° C) quente,
• pé no freio, a mudança através de todas as engrenagens,
• veículo numa superfície horizontal,
• seletor de alavanca na posição P / N,
• motor em marcha lenta, verifique o nível do óleo.
Estou adquirindo alguns materiais técnicos. Caso possa ajudar em mais alguma coisa é só avisar.
[/quote]
Uma dúvida :
Não existe um bujão de nível no corpo da caixa ???
Costuma haver 1 bujão para drenar ( esvaziar ) 1 para encher e 1 para verificar o nível a frio .
Se ao desenroscar o bujão de nível ... não sair óleo , está abaixo de nível e têm de se atestar mais óleo.
Espero ter ajudado a fazer luz... :P :P
Senhores,
Sou novo no fórum, porém tenho uma certa "experiência" com algumas partes de veículos. Tenho o manual do câmbio do meu Xantia e do mesmo modo que sempre soube que se fazia a verificação nos câmbios automáticos o procedimento é o seguinte:
VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DE ÓLEO
Verificar o nível de óleo a cada 60.000 km.
Condições prévias:
• Motor (temperatura de transmissão: aproximadamente 80 ° C) quente,
• pé no freio, a mudança através de todas as engrenagens,
• veículo numa superfície horizontal,
• seletor de alavanca na posição P / N,
• motor em marcha lenta, verifique o nível do óleo.
Estou adquirindo alguns materiais técnicos. Caso possa ajudar em mais alguma coisa é só avisar.
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Uma dúvida :
Não existe um bujão de nível no corpo da caixa ???
Costuma haver 1 bujão para drenar ( esvaziar ) 1 para encher e 1 para verificar o nível a frio .
Se ao desenroscar o bujão de nível ... não sair óleo , está abaixo de nível e têm de se atestar mais óleo.
Espero ter ajudado a fazer luz... :P :P
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a>
- Slagtrooper
- Sem Habilitação
- Mensagens: 41
- Registrado em: Qua Dez 18, 2013 10:46 am
- Nome: Consolino
- Localização: Praia Grande
- Modelos Citroën: Citroen BX GTi 1993
[quote name='ainsf' date='May 13 2014, 03:20 PM' post='24570']
Ola pessoal sou novo no clube e tambem novo motorista de uma xsara break automatica 1.8 8v ano 99
preciso de ajuda O OLHO DA CAIXA FOI PARAR NO RADIADOR COMO EU NAO SEI, PRECISO SABER SE A CAIXA AUTOMATICA TRABALHA COM AGUA? SE ALGUEM PODER ME AJUDAR AGRADECO
[/quote]
Se for o câmbio ZF 4HP 14 ele tem um radiador de óleo onde passa a água do arrefecimento. No mínimo sinal de vazamento, troca, pois ele pode vazar água no óleo do câmbio e aí é problema pesado para responder. Se é outro câmbio, não terei certeza em dizer.
Ola pessoal sou novo no clube e tambem novo motorista de uma xsara break automatica 1.8 8v ano 99
preciso de ajuda O OLHO DA CAIXA FOI PARAR NO RADIADOR COMO EU NAO SEI, PRECISO SABER SE A CAIXA AUTOMATICA TRABALHA COM AGUA? SE ALGUEM PODER ME AJUDAR AGRADECO
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Se for o câmbio ZF 4HP 14 ele tem um radiador de óleo onde passa a água do arrefecimento. No mínimo sinal de vazamento, troca, pois ele pode vazar água no óleo do câmbio e aí é problema pesado para responder. Se é outro câmbio, não terei certeza em dizer.