TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
XSARA 2.0
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Nov 29, 2009 11:31 pm
Nome: SOUZA JOSE

#1

Mensagem por XSARA 2.0 » Seg Nov 30, 2009 10:44 am

BOM DIA!

A TODOS

SOU NOVO NO CLUBE, E ESTA SEMANA FIZ A TROCA DE OLEO, DO MEU XSARA 2.0 AUT. AI PEDI PARA A PESSOA VERIFICAR O OLEO DO CAMBIO, E ELE SOLICITOU QUE EU LIGASE O CARRO E COLOCASSE O CAMBIO NA POSSIÇÃO (D) AI VERIFICARAM E ME FALARAM QUE O OLEO ESTAVA BAIXO, A MINHA DUVIDA E A SEGUINTE, QUAL A FORMA CORRETA DE VERIFICAR O OLEO DO CAMBIO COM O MOTOR LIGADO E O CAMBIO ENGATADO, OU COM O MOTOR DESLIGADO, SE FAÇO A MEDIÇÃO COM O MOTOR PARADO O NIVEL ESTA OK. POR FAVOR ME AJUDEN AFIM DE RESOLVER ESTE MISTERIO. :D


Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#2

Mensagem por Cirdan » Qua Jan 13, 2010 12:45 pm

O correto é com o motor ligado e com o cambio em D mesmo amigo.

Verificar quando ele está alimentando o sistema, tem oleo...

Pq parado, o oleo volta todo para o reservatorio e fica errado mesmo.
É q nem o LHM do Xantia... vc verifica com ele alto e ligado.

Abraços a todos.
atk1963
Sem Habilitação
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Jun 30, 2009 1:51 pm
Nome: Albert
Localização: São Paulo, SP

#3

Mensagem por atk1963 » Ter Ago 03, 2010 11:39 pm

Peço desculpas se estou equivocado mas verificar o nível de lubrificante da transmissão automática de um veículo em funcionamento e engatado não faz com que o óleo fique em partes da transmissão, "espirre" e tenhamos uma medição incorreta?
Digo isso porque no caso de verificar o nível de óleo do motor, o mesmo tem que estar desligado há pelo menos meia hora para que todo o líquido lubrificante se deposite no cárter e assim a medição seja efetuada com melhor precisão.
Afinal de contas lubrificante em excesso ou em escassez SEMPRE traz algum preuízo.
Abraço,
Albert
São Paulo
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#4

Mensagem por Cirdan » Sex Ago 06, 2010 10:02 am

Então amigo, mas o oleo do motor vc verifica pelo carter. O oleo de cambio não tem carter. Vc precisa saber se ele está fazendo tudo o q tem q fazer.

Esse cambio vc mede com ele ligando, em D e com o cambio a 60ºC.

Ai vc vai ver se não falta oleo. Se vazar, é pq tem oleo demais amigo.
Pra trocar o oleo desse cambio, vc tem q colocar uma maquina q vai retrolavar e ainda limpar o cambio. É tipo trocar gás de ar condicionado.

Abraços
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#5

Mensagem por Malonne » Qui Dez 29, 2011 10:02 am

Senhores,

Sou novo no fórum, porém tenho uma certa "experiência" com algumas partes de veículos. Tenho o manual do câmbio do meu Xantia e do mesmo modo que sempre soube que se fazia a verificação nos câmbios automáticos o procedimento é o seguinte:

VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DE ÓLEO
Verificar o nível de óleo a cada 60.000 km.
Condições prévias:
• Motor (temperatura de transmissão: aproximadamente 80 ° C) quente,
• pé no freio, a mudança através de todas as engrenagens,
• veículo numa superfície horizontal,
• seletor de alavanca na posição P / N,
• motor em marcha lenta, verifique o nível do óleo.

Estou adquirindo alguns materiais técnicos. Caso possa ajudar em mais alguma coisa é só avisar.
Xantia Exclusive V6 3.0i
amalucado
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 10, 2012 3:47 pm
Nome: amalucado
Localização: São Martinho do Porto - Portugal

#6

Mensagem por amalucado » Ter Mar 05, 2013 6:27 pm

[quote name='Malonne' date='Dec 29 2011, 12:02 PM' post='16002']
Senhores,

Sou novo no fórum, porém tenho uma certa "experiência" com algumas partes de veículos. Tenho o manual do câmbio do meu Xantia e do mesmo modo que sempre soube que se fazia a verificação nos câmbios automáticos o procedimento é o seguinte:

VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DE ÓLEO
Verificar o nível de óleo a cada 60.000 km.
Condições prévias:
• Motor (temperatura de transmissão: aproximadamente 80 ° C) quente,
• pé no freio, a mudança através de todas as engrenagens,
• veículo numa superfície horizontal,
• seletor de alavanca na posição P / N,
• motor em marcha lenta, verifique o nível do óleo.

Estou adquirindo alguns materiais técnicos. Caso possa ajudar em mais alguma coisa é só avisar.
[/quote]


Uma dúvida :

Não existe um bujão de nível no corpo da caixa ???

Costuma haver 1 bujão para drenar ( esvaziar ) 1 para encher e 1 para verificar o nível a frio .

Se ao desenroscar o bujão de nível ... não sair óleo , está abaixo de nível e têm de se atestar mais óleo.


Espero ter ajudado a fazer luz... :P :P
Imagem <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Citroen C3 1.4 HDI 16v SX-Pack<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->

O meu projecto <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?showtopic=3874" target="_blank">O meu frigorifico. Branco , faz frio e acende a luz ,quando abro a porta . </a> Imagem
ainsf
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Out 11, 2013 3:25 pm
Nome: ainsf

#7

Mensagem por ainsf » Ter Mai 13, 2014 3:20 pm

Ola pessoal sou novo no clube e tambem novo motorista de uma xsara break automatica 1.8 8v ano 99
preciso de ajuda O OLHO DA CAIXA FOI PARAR NO RADIADOR COMO EU NAO SEI, PRECISO SABER SE A CAIXA AUTOMATICA TRABALHA COM AGUA? SE ALGUEM PODER ME AJUDAR AGRADECO
Avatar do usuário
Slagtrooper
Sem Habilitação
Mensagens: 41
Registrado em: Qua Dez 18, 2013 10:46 am
Nome: Consolino
Localização: Praia Grande
Modelos Citroën: Citroen BX GTi 1993

#8

Mensagem por Slagtrooper » Qui Mai 15, 2014 10:36 am

[quote name='ainsf' date='May 13 2014, 03:20 PM' post='24570']
Ola pessoal sou novo no clube e tambem novo motorista de uma xsara break automatica 1.8 8v ano 99
preciso de ajuda O OLHO DA CAIXA FOI PARAR NO RADIADOR COMO EU NAO SEI, PRECISO SABER SE A CAIXA AUTOMATICA TRABALHA COM AGUA? SE ALGUEM PODER ME AJUDAR AGRADECO
[/quote]

Se for o câmbio ZF 4HP 14 ele tem um radiador de óleo onde passa a água do arrefecimento. No mínimo sinal de vazamento, troca, pois ele pode vazar água no óleo do câmbio e aí é problema pesado para responder. Se é outro câmbio, não terei certeza em dizer.
Responder