motor fumando

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DOM VILLA
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#1

Mensagem por DOM VILLA » Seg Ago 31, 2009 8:54 pm

Meu motor 2.0 8 valv. do zx esquentou muito e queimou a junta. Troquei a junta, recondicionei o radiador coloquei óleo novo(20-50), filtro, velas e cabos novos, agora ele começou a fumar, primeiro pensei que fosse só quando eu vinha em alta e tirava o pé, mas um amigo andou atrás em diversas velocidades e ele fica mandando uma fumacinha constante que só aparece no retrovisor quando se tira o pé do acelarador. Então pensei que pudesse ser as borrachas de válvula, mas já começo a desconfiar que o caso é mais sério, sei que vou ter que abrir prá ver mas antes resolvi procurar com os amigos o que é mais indicado. Tenho aqui um mecânico, que me disse ser possível fazer uma troca de anel + retifica simples das camisas, (porque começou a queimar à pouco), + troca jogo de bronzinas, isto sem retifica nem retirada do bloco. O que vocês acham disto? será que fica bom e poderá durar aí uns dois ou três anos? o cara é bom já fez isto em outros carros. Alguém teve esta experiência?
MUITO OBRIGADO
DOM VILLA - PORTO ALEGRE
Há, em tempo, é normal a ventuinha só ligar a mais de noventa graus? :(


Carlos Godoy
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#2

Mensagem por Carlos Godoy » Seg Ago 31, 2009 11:48 pm

Caro Dom Villa,

Primeiro, a fumaça no escapamento pode ter várias causas e não necessariamente que o motor esteja ruim e para saber se o motor está com boa compressão, faça o seguinte teste: acelere um pouco, em terceira marcha e tire o pé do acelerador e sem pisar no freio verifique se o freio-motor conseguiu provocar uma redução da velocidade, se isto aconteceu é sinal que o motor está com boa comprenssão e portanto em boas condições.
Segundo, quando ao serviço que voce pretende realizar no motor, verifique se o seu mecânico, que está "in loco" é um bom profissional e confiável que seja capaz de realizar o diagnóstico correto e também é aconselhável voce consultar mais um ou mais profissionais para confirmar o que o seu mecânico está propondo realizar(aonde voce mora deve der várias oficinas capacitadas).
Terceiro, voce efetuou serviço no radiador espero que não tem esquecido de também colocar aditivo no radiador(fundamental), já que voce queimou a junta do cabeçote em decorrência de falhas no sistema de arrefecimento. Normalmente muitos carros PSA costumam trabalhar com a temperatura acima dos 90 graus, mas verefique se as ventoinhas estão armando. Não sei no caso do ZX, mas o meu Xsara 1.8 16V tem duas ventoinhas ou seja ela funciona em dois estágios e se o seu também tem as duas, para saber se elas estão funcionando bem, ligue o carro e o ar condicionado, pois ao ligar o ar uma já começa a funcionar imediatamente e então aguarde a temperatura elevar até uns 105 graus para ver se a outra entra em ação.
vitorlouro
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#3

Mensagem por vitorlouro » Ter Set 01, 2009 11:16 pm

Opa,

Apenas ressaltando que cabe acrescentar que você acabou de colocar a junta nova, o carro está se adaptando.

Encha o taque e coloque também aditivo para limpeza e aumento de octanagem, assim terá um bom rendimento e provavelmente a fumaça irá parar.

O meu agora só faz fumaça quando o tanque tá na reserva ou tá com gasolina ruim, como ando no GNV é raro isso acontecer.

[]´s
DOM VILLA
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#4

Mensagem por DOM VILLA » Qua Set 02, 2009 12:09 am

[quote name='Vitor Neves' post='7133' date='Sep 1 2009, 09:16 PM']
Opa,

Apenas ressaltando que cabe acrescentar que você acabou de colocar a junta nova, o carro está se adaptando.

Encha o taque e coloque também aditivo para limpeza e aumento de octanagem, assim terá um bom rendimento e provavelmente a fumaça irá parar.

O meu agora só faz fumaça quando o tanque tá na reserva ou tá com gasolina ruim, como ando no GNV é raro isso acontecer.

[]´s
[/quote]

Caro Vitor, muito obrigado por sua atenção,vou fazer este teste depois lhe reporto resultados, um grande abraço
Dom Villa

[quote name='capiau2009' post='7118' date='Aug 31 2009, 09:48 PM']
Caro Dom Villa,

Primeiro, a fumaça no escapamento pode ter várias causas e não necessariamente que o motor esteja ruim e para saber se o motor está com boa compressão, faça o seguinte teste: acelere um pouco, em terceira marcha e tire o pé do acelerador e sem pisar no freio verifique se o freio-motor conseguiu provocar uma redução da velocidade, se isto aconteceu é sinal que o motor está com boa comprenssão e portanto em boas condições.
Segundo, quando ao serviço que voce pretende realizar no motor, verifique se o seu mecânico, que está "in loco" é um bom profissional e confiável que seja capaz de realizar o diagnóstico correto e também é aconselhável voce consultar mais um ou mais profissionais para confirmar o que o seu mecânico está propondo realizar(aonde voce mora deve der várias oficinas capacitadas).
Terceiro, voce efetuou serviço no radiador espero que não tem esquecido de também colocar aditivo no radiador(fundamental), já que voce queimou a junta do cabeçote em decorrência de falhas no sistema de arrefecimento. Normalmente muitos carros PSA costumam trabalhar com a temperatura acima dos 90 graus, mas verefique se as ventoinhas estão armando. Não sei no caso do ZX, mas o meu Xsara 1.8 16V tem duas ventoinhas ou seja ela funciona em dois estágios e se o seu também tem as duas, para saber se elas estão funcionando bem, ligue o carro e o ar condicionado, pois ao ligar o ar uma já começa a funcionar imediatamente e então aguarde a temperatura elevar até uns 105 graus para ver se a outra entra em ação.
[/quote]

Caro Capiau 2009,
o carro segura bastante no freio-motor, mesmo assim vou procurar um outro profi para outro diagnóstico,quanto ao liquido foi colocado e daqui uns dias vou trocar toda a água e o liquido novamente, conforme orientação do pessoal que recondicionou o radiador velho.
MUITO OBRIGADO POR SUA ATENÇÃO........
Um grande abraço
Dom Villa
Cirdan
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#5

Mensagem por Cirdan » Qui Set 03, 2009 11:06 am

Muitas vezes é somente alguns retentores...

O problema é esse oleo hein amigo... 20W50 é mais grosso q areia.

Abraços a todos.
DOM VILLA
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#6

Mensagem por DOM VILLA » Qui Set 03, 2009 3:07 pm

Amigo,
Por sugestão de outros mecânicos usei este óleo,pois disseram-me que o motor já estava com desgaste e não adiantaria eu colocar um mais viscoso pois ele com o calor ficaria ainda mais fino e blá, blá, blá, agora que entrei no site e leio o que o pessoal tem falado a respeito já estou pensando em usar um outro, a propósito qual o amigo me indicaria,já que tocou no assunto? Fico muito grato por tua atenção.
Amanhã levo o carro no mecânico para tirar uns pequenos vazamento que surgiram e fazer outra avaliação
reporto a todos os resultados.
Um grande abraço à todos
MUITO OBRIGADO
Dom Villa
Cirdan
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#7

Mensagem por Cirdan » Sex Set 04, 2009 10:27 am

Amigo, pra mim Oleo bom tem q ser um q atenda plenamente a fase fria do carro (onde acontece o desgaste) e atenda tb a fase quente (durante uma viagem, vai precisar ser realmente bom).

Primeira coisa, vc precisa saber o q está acontecendo com seu carro. Onde ta o problema da queima do oleo. Se vc ta usando 20W50 e mesmo assim ta queimando, vai precisar de retifica. Pq isso é uma areia amigo.

Eu sempre recomendo 5W40 sintetico (tem um da BR maravilhos q não é caro, por volta de 28 reais).
Porem, se vc colocar esse no seu carro, ele vai queimar inteiro em dois dias, pq é fino.

Descobre o defeito, repare e depois utilize esse oleo.
Vejo um monte de gente aqui falando q usa 15W40 pra cima... gente, no maximo 10W40...

Um amigo tem tem um Tempra a 10 anos (comprou 0km, dos ultimos HLX) e usa 5W30 semi-sintetico e não baixa uma gota. O carro ta 0km.

Carros mais atuais da Citroen (1998 pra cima) tem motor moderno. Bloco e cabeçote de aluminio, 16 valvulas, coletore de plastico, central eletronica complexa... e o povo coloca oleo de motor de Monza.

Ora de acabar com oleo grosso e colocar um de qualidade. Por causa disso q motor com 100 mil km no Brasil é bucha.

Abraços a todos.
Ignacio
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#8

Mensagem por Ignacio » Dom Set 06, 2009 12:54 am

[quote name='Cirdan' post='7169' date='Sep 4 2009, 08:27 AM']
Descobre o defeito, repare e depois utilize esse oleo.
Vejo um monte de gente aqui falando q usa 15W40 pra cima... gente, no maximo 10W40...
[/quote]

Aproveitando o tópico eu disse em outro que coloquei um HONDA SAE 10W-30 B2618-OLE-011
e me disseram que este também não é ideal... Devo trocá-lo novamente ou posso esperar mais 4 mil km? :huh:

O meu é um 99 1.8 16V com uns 92 mil km...
Cirdan
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#9

Mensagem por Cirdan » Seg Set 07, 2009 9:43 pm

10W40 já é um excelente oleo... tem um da Selenia Sintetico q é uma blz.

Pode usar esse, mas eu ainda recomendo 5W40 para um motor tão novo. Se não ta queimando nem baixando, usa o 5W40 amigo.

Abraços a todos.
reitoso
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#10

Mensagem por reitoso » Qua Set 09, 2009 12:50 pm

Site da TEXACO: <a href="http://www.texaco.com.br/produtos_servi ... roen.shtml" target="_blank">http://www.texaco.com.br/produtos_servi ... n.shtml</a>

Consulta feia em 9 de setembro de 2009.

Automóveis e utilitários: Escolha a Marca

Citroën Berlingo Até 2004 Normal: 20.000 Km / 1 ano
- Synthetic Havoline Energy SAE 5W-30
- Energy Havoline Premium Motor Oil SAE 20W-50
- Ultra Havoline Semi-Synthetic Motor Oil SAE 15W-40

C3 Até 2004 Normal: 20.000 Km / 1 ano
- Synthetic Havoline Energy SAE 5W-30
- Energy Havoline Premium Motor Oil SAE 20W-50
- Ultra Havoline Semi-Synthetic Motor Oil SAE 15W-40

Xsara / Xsara Break Até 2004 Normal: 20.000 Km / 1 ano
– Synthetic Havoline Energy SAE 5W-30
- Energy Havoline Premium Motor Oil SAE 20W-50
- Ultra Havoline Semi-Synthetic Motor Oil SAE 15W-40

Minha opinião:
Nunca passaria de 5.000 Km com Energy e não passaria de 10.000 Km com o sintético e o semi-sintético trocaria com 7.500 Km.
Carlos Godoy
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#11

Mensagem por Carlos Godoy » Qua Set 09, 2009 11:03 pm

Caro Cirdan,

Acho que voce devia ser mais moderado neste seu fanatismo por óleo sintético(talvez porque voce comprou um carrinho turbo agora), mas os fatos NÃO estão a seu favor, pois existem excelentes óleos minerias no mercado e que são utilizados pela maioria dos consumidores e nem por isto todos carros apresentam borras, aliás vale lembrar mais uma vez que a borra é decorrente de combustível adulterado juntamente com o uso de óleos sejam minerais, semi sintéticos ou sintéticos usados acima dos períodos de troca recomendado, portanto antes de passar receitas, como se fosse um especialista, atente para que o nosso amigo Reitoso colocou a disposição: a variedade de opções recomendadas pelos fabricantes de veículos, basta olhar nos respectivos manuais, inclusive no meu manual Citroen Xsara está indicado tanto 10W40 ou 15W40 ou 15W50 ou 20W50 ou será que os fabricantes estão errados?
Rodrigo Fernandes
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#12

Mensagem por Rodrigo Fernandes » Qui Set 10, 2009 9:29 am

Concordo com o Capiau.

Mas como não sou especialista no assunto não me metia.
Eu SEMPRE usei óleos minerais recomendado exatamente por profissionais da área e nunca tive problemas de borra. Certa vez, fui fazer um serviço numa oficina e ví uma Scenic q tinha batido motor exatamente por borra de óleo sintético.

O Óleo Sintético tem mais tecnologia embracada, mais novidades, mas em termos de lubrificação o óleo mineral sempre me atendeu.

Vale o debate.
Cirdan
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#13

Mensagem por Cirdan » Qui Set 10, 2009 11:30 pm

Amigo, já tive carro com mais de 150 mil km usando oleo sintetico 5W40 q não baixava uma gota, sabe pq? Pq oleo bom não prejudica o motor.

Vc compra um carro com 100 mil km? Duvido.
As montadoras especificam varios oleos para seus carros. O problema é q os clientes não sabem trocar.

To vendo um monte de gente aqui q usa 20W50 mineral e troca a cada 10 mil km usando Severamente. Isso mata o motor.

T errado. Oleo mineral é otimo, o problema é q tem q ser trocado no maximo a 5 mil km (no maximo). Oleo sintetico (mentira, mas tem gente q diz q dura 10 mil tranquilo), ele dura mais e limpa o motor.

É facil falar mal, agora vamos ver qual motor vai precisar de retifica com 200 mil km.
Qm quiser vem um exemplo é só comprar a 4R. Punto 1.4 usando 15W40 com troca a cada 15 mil km. Deposito de oleo na camara de combustão e nas valvulas. Isso por causa das trocas longas e do oleo errado.

Agora, usa 5W30 naquele Fire e troca a cada 5 mil km. Ia ser q nem o motor do Vectra: Intacto.

Abraços a todos.
SAWAMU
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#14

Mensagem por SAWAMU » Sex Set 11, 2009 7:48 pm

Pessoal,

blz?

Eu acho que não dá pra generalizar uma especificação de óleo como "a correta" pra qualquer carro, cada veículo tem seu motor e suas especificações.

Acho que a questão de usar óleo sintético 5W40 não tem muito a ver que o motor chegasse a 150.000 km, tive um gol que cheguei a 150.000 (unico dono) sempre utilizando óleo mineral 20W40 (5.000km). OBS: o motor nunca foi aberto.

no xsara eu uso mineral 15W40 (5000 km), tá com 118.000 e tb não vaza uma gota.

se eu tivesse um marea usava 5W40 sintético (troca a cada 5.000 km)e tenho certeza que nunca teria problema.

Óleos para 10000, 15000, etc eu não curto...
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Cirdan
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#15

Mensagem por Cirdan » Qui Out 08, 2009 11:50 am

20W50? Isso é areia...

Depois de uma noite fria, o motor sofre para aquecer, demora para lubrificar e causa problemas.

Um amigo meu tem um Santana com 320 mil km... sempre usando 5W40 e nunca teve um problema. Acreditem se quiser, mas não ta baixando nem uma gota...

Agora me fala, qm compra um carro com 320 mil km? Qm? Duvido q alguem aqui compra. Eu mesmo não compro.

Conheço um rapaz q tem um Uno 1.0 (daqueles com motor Fiasa) q ta com 70 mil km. Usa Oleo Mineral 25W60. Chega a dar dó de manhã. Outro dia sai com ele e o carro bate seco quando frio. O oleo para fase fria é tão grosso quanto um oleo fino na fase quente.

Outro dia achei um 0W40. Coisa absurda... o oleo para alto rendimento mesmo.

Abraços a todos.
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