Novo no fórum e com dúvidas sobre o Xsara 1.8 16V 99

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Ignacio
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 3:45 pm
Nome: Ignacio

#1

Mensagem por Ignacio » Qua Ago 26, 2009 1:33 am

Olá salve galera tdo blz? Primeiro post aqui :blush:

Comprei um Xsara 99 1.8 16V 2 portas com 85 mil Km rodados e esta em bom estado geral apenas algumas coisas para fazer na parte elétrica (farol de milha não acende) e um pequeno amassado na lateral direita traseira.
Mas minha dúvida é por conta do motor...
Com esta quilometragem quais são as primeiras precauções a serem tomadas, peças a serem trocadas, filtros, etc.
Ate agora apenas troquei o óleo (HONDA SAE 10W-30 B2618-OLE-011) e o filtro e estou pensando em fazer uma limpeza na injeção eletrônica.
Outra coisa é que ouvi falar que é o mesmo motor do Peugeot 306. Verdade isso?
Bom, é isso espero que alguém me dê algumas dicas pois pretendo ficar com esse carro pelo menos uns 2 anos ou mais... Ah e outra coisa onde posso achar oficinas aqui em SP de preferência na Z. Oeste (Lapa, Perdizes, Vl. Leopoldina)?

Valew e boa semana! :D


Rodrigo Fernandes
Habilitado
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Mar 24, 2009 3:52 pm
Nome: Careca RJ

#2

Mensagem por Rodrigo Fernandes » Qua Ago 26, 2009 10:52 am

Bem vindo ao clube!
è o mesmo motor do 306 sim. Vc pode comprar peças na peugeot sem problema (costuma ser mais barato).
De resto é manutenção normal.
Vc vai se apaixonar!
Ignacio
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 3:45 pm
Nome: Ignacio

#3

Mensagem por Ignacio » Qua Ago 26, 2009 3:29 pm

Na verdade eu nem ia ficar com ele tinha preconceito com carros franceses, achava que tinha mecânica fraca etc., mas como minha mae me vendeu pela metade do preço, foi uma oferta irrecusável e acabei gostando muito da ergonomia, dos equipamentos a bordo, e pelo bom desempenho pra um 1.8 apesar que acho que pode melhorar se eu fizer um diagnóstico na injeção eletrônica.

Se alguêm puder me indicar alguma mecânica aqui em SP ficaria grato. ;)
Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#4

Mensagem por Carlos Godoy » Qui Ago 27, 2009 11:18 pm

Caro Ignacio,

Certamente 90% dos possíveis problemas com o seu carro está resolvido, pois se era de sua mãe ou seja de procedência conhecida fica fácil conhecer o histórico de manutenções realizadas. Com esta KM é fundamental verificar com a mama se ela trocou a correia dentada(comando) juntamente com o tensor e esticador, que normalmente é trocada com 60.000KM(original) ou 40.000KM(paralela).
Aproveite também para trocar preventivamente os filtros de ar, combustível e as velas.
Não sei se antes sua mãe já utilizava esta especificação de óleo que voce colocou 10W30, mas o mais recomendado para esta KM é um oléo 15 ou 20W50 com troca a cada 4.000KM, uma vez que o óleo muito fino em motores cujos componentes já apresentam algumas folgas eles acabam escorrendo rapidamente das áreas de atrito, principalmente em clima quente.
Agora fique tranquilo quanto ao seu receio de mecânica fraca, os motores 1.8 16V(XU7JP4) é um motor robusto, simples e confiável se voce for zeloso, respeitando os limites da troca de óleo/filtros(óleo e ar).
Boa sorte!
Ignacio
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 3:45 pm
Nome: Ignacio

#5

Mensagem por Ignacio » Sex Ago 28, 2009 3:50 am

Com certeza, porém acredito que o último dono não cuidou tão bem quando ela apesar que também não trocou nenhuma dessas peças desde que comprou o carro em 2006, somente a embreagem e o óleo... Mas ela nem andava muito, mas eu já gosto de pisar mais forte e por isso estava preocupado em saber sobre os componentes que precisam ser trocados na altura desses km todos...

- Correia dentada + tensor + esticador;
- Velas;
- Filtros de ar e combustível;

Além do óleo mais grosso (15W50) e a limpeza do filtro do ar condicionado, mas vou deixar pra mais tarde...

Vai me custar uma grana isso :icon_smile_dead:
Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#6

Mensagem por Carlos Godoy » Sáb Ago 29, 2009 1:30 am

[quote name='Ignacio' post='7083' date='Aug 28 2009, 02:50 AM']
Com certeza, porém acredito que o último dono não cuidou tão bem quando ela apesar que também não trocou nenhuma dessas peças desde que comprou o carro em 2006, somente a embreagem e o óleo... Mas ela nem andava muito, mas eu já gosto de pisar mais forte e por isso estava preocupado em saber sobre os componentes que precisam ser trocados na altura desses km todos...

- Correia dentada + tensor + esticador;
- Velas;
- Filtros de ar e combustível;

Além do óleo mais grosso (15W50) e a limpeza do filtro do ar condicionado, mas vou deixar pra mais tarde...

Vai me custar uma grana isso :icon_smile_dead:
[/quote]

Nem tanto, mes passado eu troquei a correia(cód. 0816.98) + tensor(cód.0830.37) + esticador(cód.0829.69 ou 0829.35) todos originais por R$470,00(pode ser parcelado) + R$120,00(mão de obra) e os filtros de combustível e ar deve ficar em torno de R$50,00.
Agora caro mesmo é se quebrar a correia.
Ignacio
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Ago 25, 2009 3:45 pm
Nome: Ignacio

#7

Mensagem por Ignacio » Sáb Ago 29, 2009 2:58 am

[quote name='capiau2009' post='7094' date='Aug 28 2009, 11:30 PM']
Nem tanto, mes passado eu troquei a correia(cód. 0816.98) + tensor(cód.0830.37) + esticador(cód.0829.69 ou 0829.35) todos originais por R$470,00(pode ser parcelado) + R$120,00(mão de obra) e os filtros de combustível e ar deve ficar em torno de R$50,00.
Agora caro mesmo é se quebrar a correia.
[/quote]
Beleza vou aproveitar minhas férias mes que vem e ver se acho uma oficina que entenda de carros da Citroën aqui em SP Z.O. pra fazer isso. Valew e bom fds B)
Editado pela última vez por Ignacio em Sáb Ago 29, 2009 3:00 am, em um total de 1 vez.
Responder