Barulhinho de manha...Eh normal?
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 9
- Registrado em: Seg Jul 27, 2009 5:17 pm
- Nome: Romulo
Olá rapaziada do CCDOB.
Coprei um Xsara 1.6 GLX 2002 há três meses.
Adoro o carro, o design, conforto, desempenho, etc...
Porém tem uma coisa que anda me grilando. Toda vez quando ligo o carro pela manhã,
ele faz um barulhinho alí embaixo do capô...Tipo um "tic tic"
Esse tic tic continua por alguns minutos e depois desaparace.
Já conversei com alguns amigos e alguns me disseram que isso é normal devido ao fato de
o carro ser 16 válvulas.
Mas mesmo assim decidi perguntar á vocês que manjam de Citroen.
Tem alguma coisa errada com esse famigerado barulhinho???
E aproveitando o encejo, gostaria também de perguntar qual o tipo de óleo adequado para
este carro, alguma marca que seja realmente boa.
Abraço!
Coprei um Xsara 1.6 GLX 2002 há três meses.
Adoro o carro, o design, conforto, desempenho, etc...
Porém tem uma coisa que anda me grilando. Toda vez quando ligo o carro pela manhã,
ele faz um barulhinho alí embaixo do capô...Tipo um "tic tic"
Esse tic tic continua por alguns minutos e depois desaparace.
Já conversei com alguns amigos e alguns me disseram que isso é normal devido ao fato de
o carro ser 16 válvulas.
Mas mesmo assim decidi perguntar á vocês que manjam de Citroen.
Tem alguma coisa errada com esse famigerado barulhinho???
E aproveitando o encejo, gostaria também de perguntar qual o tipo de óleo adequado para
este carro, alguma marca que seja realmente boa.
Abraço!
por duas vezes o meu fez um barulho desse tipo, depois que o oleo lubrifica as partes alta do motor o barulho some, nao sei se este é o seu barulho, e tambem nao sei se é normal o que aconteceu com o meu, de qualquer forma, o barulho do meu nao apareceu mais, Quanto ao oleo, tambem gostaria de saber qual o mais indicado, uso o 15 - 40 semisintetico. Boa sorte, o carro é realmente muito bom, tenho o meu a 2 anos ate agora so alegria.
-
- Habilitado
- Mensagens: 64
- Registrado em: Ter Mar 24, 2009 3:52 pm
- Nome: Careca RJ
Amigão BLZ??
O meu tb faz esse barulhinho e já nem esquento mais a cabeça, é normal. Qto ao óleo 15W 40 ou 15W 50 sempre... tanto faz se for para 10.000 Km ou 5.000 Km , o importante é nunca usar 20W 40 ou 20W 50, eles aliados a com,bustível ruim é formação de borra na certa.
abraço
O meu tb faz esse barulhinho e já nem esquento mais a cabeça, é normal. Qto ao óleo 15W 40 ou 15W 50 sempre... tanto faz se for para 10.000 Km ou 5.000 Km , o importante é nunca usar 20W 40 ou 20W 50, eles aliados a com,bustível ruim é formação de borra na certa.
abraço
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 9
- Registrado em: Seg Jul 27, 2009 5:17 pm
- Nome: Romulo
[quote name='EdilsonPlatz' post='6858' date='Aug 6 2009, 09:09 AM']
Amigos quais desses oleos é mais grosso ou mais fino.... etc?? O que o 15w40 ou 15w50?
Me parece que o 15w40 é mais barato que o 15w50.
Obrigado
[/quote]
Amigão:
5W 40 ou 50 finíssimo
15W 40 ou 50 mais fino
20W 40 ou 50 mais grosso
ambos são finos (15W), o "40" ou "50" é a nomenclatura indicada para a temperatura do lugar ( mais frios ou mais quentes)
em países mais gelados o oléo pode congelar, por este motivo esta diferenciação. No Brasil não se aplica, pode ser usado qualquer um.
ambos são o mesmo preço, talvez vc tenha visto um pra 5000 km e outro pra 10.000 km.
Meu xsara tá com 110.000 km e eu uso 15W 40 - 5000 KM
Amigos quais desses oleos é mais grosso ou mais fino.... etc?? O que o 15w40 ou 15w50?
Me parece que o 15w40 é mais barato que o 15w50.
Obrigado
[/quote]
Amigão:
5W 40 ou 50 finíssimo
15W 40 ou 50 mais fino
20W 40 ou 50 mais grosso
ambos são finos (15W), o "40" ou "50" é a nomenclatura indicada para a temperatura do lugar ( mais frios ou mais quentes)
em países mais gelados o oléo pode congelar, por este motivo esta diferenciação. No Brasil não se aplica, pode ser usado qualquer um.
ambos são o mesmo preço, talvez vc tenha visto um pra 5000 km e outro pra 10.000 km.
Meu xsara tá com 110.000 km e eu uso 15W 40 - 5000 KM
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Quanto menor o primeiro numero, melhor o carro vai ser lubrificado na parte fria, q é onde vcs percebem o som chato.
Experimenta usar 5W40 Sintetico de qualidade (o da BR custa 30 reais) nele pra vc ver como para.
Simples, facil. Agora se vc compra oleo por preço... ai é outra coisa.
E qualquer um sabe, q usar o carro na cidade, a troca tem q ser no maximo a cada 5 mil km. Isso pq é condição severa... principalmente em veiculos 16V.
Abraços a todos.
Experimenta usar 5W40 Sintetico de qualidade (o da BR custa 30 reais) nele pra vc ver como para.
Simples, facil. Agora se vc compra oleo por preço... ai é outra coisa.
E qualquer um sabe, q usar o carro na cidade, a troca tem q ser no maximo a cada 5 mil km. Isso pq é condição severa... principalmente em veiculos 16V.
Abraços a todos.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 9
- Registrado em: Qui Ago 27, 2009 5:09 pm
- Nome: ZIG MASTER
O correto em carros de kilometragem mais elevada, notadamente aqueles que são comprados usados e naturalmente não sabemos o tipo de manutenção a que foram submetidos, é limpar a peneira do carter (tirando a borra), para que o óleo atinja mais facilmente a parte superior do motor, provocando uma lubrificação ,mais rápida e por via de consequência, evitando o desgaste.
-
- Habilitado
- Mensagens: 146
- Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
- Nome: capiau2009
É sempre muito bom ser ponderado quanto se trata de um assunto tão polêmico: lubrificantes.
Para isto uma pequena historinha: muitas vezes um ou outro carro/motos são eleitos em uma disputa como o "melhor" em função de pequenas diferenças que na prática são totalmente inúteis; exemplos: que diferença faz para nós que não somos pilotos profissionais se determinado carro atinge a velocidade máxima de 254 km/h e o outro 251km/h ou que diferença faz se um carro vai de 0 a 100km/h em 4,6s e o outro leva 4,9s ou usar um pneu com classificação Z(altas velocidades) e de pouca durabilidade se o seu carro não ultrapassa a velocidade real de 180 km/h perfeitamente compatível com um pneu classificação H e com boa durabilidade/conforto/custo e assim são vários dados que para a vida cotidiana não tem qualquer efeito.
No caso dos óleos também se aplicam estas regras, pois muitos usam óleos minerais e estão plenamente satisfeitos e não tem problemas com seus carros; outros usam semi-sintéticos e também estão satisfeitos e sem problemas e outros usam sintéticos e idem. Não podemos esquecer que quando os lubrificantes são de marcas reconhecidas e consagradas no mercado há vários anos, seus produtos são elaborados com qualidade para atender as necessidades de uso do motor.
Vale lembrar que o fenômeno "borra" tornou-se um problema de grandes proporções depois que alguns fabricantes passaram a recomendar em seus manuais o uso de sintéticos e semi com a troca de óleo a cada 20.000km ou 15.000Km ou 10.000km e também não podemos nos esquecer que estamos em um país tropical e se por um lado o óleo mais fino chega rapidamente as partes de atrito, também é verdade que em altas temperaturas ele se torna tão fino que escorre rapidamente para o cárter do motor, deixando as áreas de atrito desprotegidas.
Portanto o mais importante não é o tipo de óleo e sim a periocidade de sua troca juntamente com os filtros, embora esquecido os filtros de ar/combustível é tão importante quanto o óleo para o motor, no entanto muitos colocam óleos sintéticos e simplesmente trocam estes filtros a cada 20.000 ou 25.000km ou até mais, quando tem o hábito de passar ar comprimido para limpar o filtro de ar(medida incorreta que estouram os poros), quando o correto para o bom funcionamento do motor seria a cada 10.000KM(produtos de baixo custo).
E lembrem-se um carro para funcionar bem e ter grande durabilidade não depende de apenas uma ação, mas sim de um conjunto delas.
Para isto uma pequena historinha: muitas vezes um ou outro carro/motos são eleitos em uma disputa como o "melhor" em função de pequenas diferenças que na prática são totalmente inúteis; exemplos: que diferença faz para nós que não somos pilotos profissionais se determinado carro atinge a velocidade máxima de 254 km/h e o outro 251km/h ou que diferença faz se um carro vai de 0 a 100km/h em 4,6s e o outro leva 4,9s ou usar um pneu com classificação Z(altas velocidades) e de pouca durabilidade se o seu carro não ultrapassa a velocidade real de 180 km/h perfeitamente compatível com um pneu classificação H e com boa durabilidade/conforto/custo e assim são vários dados que para a vida cotidiana não tem qualquer efeito.
No caso dos óleos também se aplicam estas regras, pois muitos usam óleos minerais e estão plenamente satisfeitos e não tem problemas com seus carros; outros usam semi-sintéticos e também estão satisfeitos e sem problemas e outros usam sintéticos e idem. Não podemos esquecer que quando os lubrificantes são de marcas reconhecidas e consagradas no mercado há vários anos, seus produtos são elaborados com qualidade para atender as necessidades de uso do motor.
Vale lembrar que o fenômeno "borra" tornou-se um problema de grandes proporções depois que alguns fabricantes passaram a recomendar em seus manuais o uso de sintéticos e semi com a troca de óleo a cada 20.000km ou 15.000Km ou 10.000km e também não podemos nos esquecer que estamos em um país tropical e se por um lado o óleo mais fino chega rapidamente as partes de atrito, também é verdade que em altas temperaturas ele se torna tão fino que escorre rapidamente para o cárter do motor, deixando as áreas de atrito desprotegidas.
Portanto o mais importante não é o tipo de óleo e sim a periocidade de sua troca juntamente com os filtros, embora esquecido os filtros de ar/combustível é tão importante quanto o óleo para o motor, no entanto muitos colocam óleos sintéticos e simplesmente trocam estes filtros a cada 20.000 ou 25.000km ou até mais, quando tem o hábito de passar ar comprimido para limpar o filtro de ar(medida incorreta que estouram os poros), quando o correto para o bom funcionamento do motor seria a cada 10.000KM(produtos de baixo custo).
E lembrem-se um carro para funcionar bem e ter grande durabilidade não depende de apenas uma ação, mas sim de um conjunto delas.
Minha recomendação a todos vcs q tem motores de maxima qualidade e tecnologia: 5W40 Sintetico com troca a cada 5 mil km.
Oleo otimo para a fase fria e fase quente e q vai ajudar a manter o motor redondo. Sem tucho batendo. E o melhor, troca a cada 5 mil km para não criar acumulo de sujeira.
Ah, sempre troque o filtro de oleo, ar e combustivel... 100 reais bem investido.
Por falta disso q carro com 100 mil km no Brasil é considerado Bomba.
Abraços a todos.
Oleo otimo para a fase fria e fase quente e q vai ajudar a manter o motor redondo. Sem tucho batendo. E o melhor, troca a cada 5 mil km para não criar acumulo de sujeira.
Ah, sempre troque o filtro de oleo, ar e combustivel... 100 reais bem investido.
Por falta disso q carro com 100 mil km no Brasil é considerado Bomba.
Abraços a todos.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 24
- Registrado em: Ter Jun 16, 2009 9:11 pm
- Nome: FCH
Pessoal. Lendo esse tópico não pude evitar de contar um caso que aconteceu comigo.
Tenho Xsara GLX 1.6 16V 2001. Está com 107 mil redondinho, super novo. Fui trocar o óleo, rapaz abriu a tampa levantou o carro, quando desrosqueou o parafuso para soltar o óleo, sai o parafuso com toda rosca grudada nele. O cara disse que isso normalmente acontecia com carros com motor de alumínui eu digo que isso é uma falta de sorte minha... :huh: . Vocês já viram isso?
No final ele usou um macho fez a rosca e colocou outro parafuso. Agora só vou trocar na sucção, nem pensar em tirar aquele parafuso de novo..rs
abraço. Fabio
Tenho Xsara GLX 1.6 16V 2001. Está com 107 mil redondinho, super novo. Fui trocar o óleo, rapaz abriu a tampa levantou o carro, quando desrosqueou o parafuso para soltar o óleo, sai o parafuso com toda rosca grudada nele. O cara disse que isso normalmente acontecia com carros com motor de alumínui eu digo que isso é uma falta de sorte minha... :huh: . Vocês já viram isso?
No final ele usou um macho fez a rosca e colocou outro parafuso. Agora só vou trocar na sucção, nem pensar em tirar aquele parafuso de novo..rs
abraço. Fabio
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 24
- Registrado em: Ter Jun 16, 2009 9:11 pm
- Nome: FCH
[quote name='Cirdan' post='7153' date='Sep 3 2009, 10:00 AM']
Minha recomendação a todos vcs q tem motores de maxima qualidade e tecnologia: 5W40 Sintetico com troca a cada 5 mil km.
Oleo otimo para a fase fria e fase quente e q vai ajudar a manter o motor redondo. Sem tucho batendo. E o melhor, troca a cada 5 mil km para não criar acumulo de sujeira.
Ah, sempre troque o filtro de oleo, ar e combustivel... 100 reais bem investido.
Por falta disso q carro com 100 mil km no Brasil é considerado Bomba.
Abraços a todos.
[/quote]
Cirdan. Pode me dizer onde fez sua última revisão? Eu gastei R$ 200 na minha (3 L óleo total quartz 15W40 7000 + filtros óleo, ar, ar condicionado, gasolina e palheta traseira) isso no Rei do Óleo que tem preço justo.
Quem sabe você conhece outro lugar aqui em sampa.
abraço, Fabio
Minha recomendação a todos vcs q tem motores de maxima qualidade e tecnologia: 5W40 Sintetico com troca a cada 5 mil km.
Oleo otimo para a fase fria e fase quente e q vai ajudar a manter o motor redondo. Sem tucho batendo. E o melhor, troca a cada 5 mil km para não criar acumulo de sujeira.
Ah, sempre troque o filtro de oleo, ar e combustivel... 100 reais bem investido.
Por falta disso q carro com 100 mil km no Brasil é considerado Bomba.
Abraços a todos.
[/quote]
Cirdan. Pode me dizer onde fez sua última revisão? Eu gastei R$ 200 na minha (3 L óleo total quartz 15W40 7000 + filtros óleo, ar, ar condicionado, gasolina e palheta traseira) isso no Rei do Óleo que tem preço justo.
Quem sabe você conhece outro lugar aqui em sampa.
abraço, Fabio
Eu faço num posto amigo...
Ta barato o quanto vc gastou... 200 reais com tudo.
Eu gasto uns 200 de oleo e mais 100 reais com os filtros...
Bloco de Aluminio estar com problema na rosca? Ai amigo... tu foi sacaneado e ta achando graça hein.
Na boa... o bloco de aluminio é muito mais resistente q o de ferro, tanto q todos os motores em desenvolvimento estão usando essa liga.
Outra coisa... o q deve ter acontecido, é um encaixe errado por parte do antigo dono (quando trocou o oleo) e causou isso.
Abraços a todos.
Ta barato o quanto vc gastou... 200 reais com tudo.
Eu gasto uns 200 de oleo e mais 100 reais com os filtros...
Bloco de Aluminio estar com problema na rosca? Ai amigo... tu foi sacaneado e ta achando graça hein.
Na boa... o bloco de aluminio é muito mais resistente q o de ferro, tanto q todos os motores em desenvolvimento estão usando essa liga.
Outra coisa... o q deve ter acontecido, é um encaixe errado por parte do antigo dono (quando trocou o oleo) e causou isso.
Abraços a todos.