Barulhinho de manha...Eh normal?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
romuloinfo
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Jul 27, 2009 5:17 pm
Nome: Romulo

#1

Mensagem por romuloinfo » Qui Jul 30, 2009 2:17 pm

Olá rapaziada do CCDOB.

Coprei um Xsara 1.6 GLX 2002 há três meses.
Adoro o carro, o design, conforto, desempenho, etc...

Porém tem uma coisa que anda me grilando. Toda vez quando ligo o carro pela manhã,
ele faz um barulhinho alí embaixo do capô...Tipo um "tic tic"

Esse tic tic continua por alguns minutos e depois desaparace.
Já conversei com alguns amigos e alguns me disseram que isso é normal devido ao fato de
o carro ser 16 válvulas.
Mas mesmo assim decidi perguntar á vocês que manjam de Citroen.

Tem alguma coisa errada com esse famigerado barulhinho???

E aproveitando o encejo, gostaria também de perguntar qual o tipo de óleo adequado para
este carro, alguma marca que seja realmente boa.


Abraço!


bobmar
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 12:12 pm
Nome: bobmar

#2

Mensagem por bobmar » Qui Jul 30, 2009 3:50 pm

por duas vezes o meu fez um barulho desse tipo, depois que o oleo lubrifica as partes alta do motor o barulho some, nao sei se este é o seu barulho, e tambem nao sei se é normal o que aconteceu com o meu, de qualquer forma, o barulho do meu nao apareceu mais, Quanto ao oleo, tambem gostaria de saber qual o mais indicado, uso o 15 - 40 semisintetico. Boa sorte, o carro é realmente muito bom, tenho o meu a 2 anos ate agora so alegria.
Rodrigo Fernandes
Habilitado
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Mar 24, 2009 3:52 pm
Nome: Careca RJ

#3

Mensagem por Rodrigo Fernandes » Qui Jul 30, 2009 6:49 pm

Esse barulinho q vcs estão dizendo pode ser um tucho vazio, depois de um tempinho enche o "copinho" e pára. Se for isso não é nada demais.
Quanto ao óleo, meu mecênico recomenda o uso de um mineral mesmo, pois vc troca em menos tempo e o óleo está sempre novo.

Abraços
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#4

Mensagem por SAWAMU » Sex Jul 31, 2009 10:37 am

Amigão BLZ??

O meu tb faz esse barulhinho e já nem esquento mais a cabeça, é normal. Qto ao óleo 15W 40 ou 15W 50 sempre... tanto faz se for para 10.000 Km ou 5.000 Km , o importante é nunca usar 20W 40 ou 20W 50, eles aliados a com,bustível ruim é formação de borra na certa.

abraço
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
romuloinfo
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Jul 27, 2009 5:17 pm
Nome: Romulo

#5

Mensagem por romuloinfo » Seg Ago 03, 2009 7:42 pm

Valew rapaziada!

Confesso que estou mais tranquilo.

Abraço!
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Qua Ago 05, 2009 2:50 pm

Usa 10W40 ou 5W40 q nunca mais vc vai ter esse problema amigo.

Abraços a todos.
sohnplatz
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 8:14 am
Nome: EdilsonPlatz

#7

Mensagem por sohnplatz » Qui Ago 06, 2009 11:09 am

Amigos quais desses oleos é mais grosso ou mais fino.... etc?? O que o 15w40 ou 15w50?
Me parece que o 15w40 é mais barato que o 15w50.

Obrigado
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#8

Mensagem por SAWAMU » Sex Ago 07, 2009 10:33 am

[quote name='EdilsonPlatz' post='6858' date='Aug 6 2009, 09:09 AM']
Amigos quais desses oleos é mais grosso ou mais fino.... etc?? O que o 15w40 ou 15w50?
Me parece que o 15w40 é mais barato que o 15w50.

Obrigado
[/quote]

Amigão:

5W 40 ou 50 finíssimo

15W 40 ou 50 mais fino

20W 40 ou 50 mais grosso

ambos são finos (15W), o "40" ou "50" é a nomenclatura indicada para a temperatura do lugar ( mais frios ou mais quentes)
em países mais gelados o oléo pode congelar, por este motivo esta diferenciação. No Brasil não se aplica, pode ser usado qualquer um.

ambos são o mesmo preço, talvez vc tenha visto um pra 5000 km e outro pra 10.000 km.

Meu xsara tá com 110.000 km e eu uso 15W 40 - 5000 KM
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#9

Mensagem por Cirdan » Sex Ago 07, 2009 5:00 pm

Quanto menor o primeiro numero, melhor o carro vai ser lubrificado na parte fria, q é onde vcs percebem o som chato.

Experimenta usar 5W40 Sintetico de qualidade (o da BR custa 30 reais) nele pra vc ver como para.

Simples, facil. Agora se vc compra oleo por preço... ai é outra coisa.
E qualquer um sabe, q usar o carro na cidade, a troca tem q ser no maximo a cada 5 mil km. Isso pq é condição severa... principalmente em veiculos 16V.

Abraços a todos.
ZIG MASTER
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 5:09 pm
Nome: ZIG MASTER

#10

Mensagem por ZIG MASTER » Seg Ago 31, 2009 6:05 pm

O correto em carros de kilometragem mais elevada, notadamente aqueles que são comprados usados e naturalmente não sabemos o tipo de manutenção a que foram submetidos, é limpar a peneira do carter (tirando a borra), para que o óleo atinja mais facilmente a parte superior do motor, provocando uma lubrificação ,mais rápida e por via de consequência, evitando o desgaste.
Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#11

Mensagem por Carlos Godoy » Seg Ago 31, 2009 11:11 pm

É sempre muito bom ser ponderado quanto se trata de um assunto tão polêmico: lubrificantes.
Para isto uma pequena historinha: muitas vezes um ou outro carro/motos são eleitos em uma disputa como o "melhor" em função de pequenas diferenças que na prática são totalmente inúteis; exemplos: que diferença faz para nós que não somos pilotos profissionais se determinado carro atinge a velocidade máxima de 254 km/h e o outro 251km/h ou que diferença faz se um carro vai de 0 a 100km/h em 4,6s e o outro leva 4,9s ou usar um pneu com classificação Z(altas velocidades) e de pouca durabilidade se o seu carro não ultrapassa a velocidade real de 180 km/h perfeitamente compatível com um pneu classificação H e com boa durabilidade/conforto/custo e assim são vários dados que para a vida cotidiana não tem qualquer efeito.
No caso dos óleos também se aplicam estas regras, pois muitos usam óleos minerais e estão plenamente satisfeitos e não tem problemas com seus carros; outros usam semi-sintéticos e também estão satisfeitos e sem problemas e outros usam sintéticos e idem. Não podemos esquecer que quando os lubrificantes são de marcas reconhecidas e consagradas no mercado há vários anos, seus produtos são elaborados com qualidade para atender as necessidades de uso do motor.
Vale lembrar que o fenômeno "borra" tornou-se um problema de grandes proporções depois que alguns fabricantes passaram a recomendar em seus manuais o uso de sintéticos e semi com a troca de óleo a cada 20.000km ou 15.000Km ou 10.000km e também não podemos nos esquecer que estamos em um país tropical e se por um lado o óleo mais fino chega rapidamente as partes de atrito, também é verdade que em altas temperaturas ele se torna tão fino que escorre rapidamente para o cárter do motor, deixando as áreas de atrito desprotegidas.
Portanto o mais importante não é o tipo de óleo e sim a periocidade de sua troca juntamente com os filtros, embora esquecido os filtros de ar/combustível é tão importante quanto o óleo para o motor, no entanto muitos colocam óleos sintéticos e simplesmente trocam estes filtros a cada 20.000 ou 25.000km ou até mais, quando tem o hábito de passar ar comprimido para limpar o filtro de ar(medida incorreta que estouram os poros), quando o correto para o bom funcionamento do motor seria a cada 10.000KM(produtos de baixo custo).
E lembrem-se um carro para funcionar bem e ter grande durabilidade não depende de apenas uma ação, mas sim de um conjunto delas.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#12

Mensagem por Cirdan » Qui Set 03, 2009 11:00 am

Minha recomendação a todos vcs q tem motores de maxima qualidade e tecnologia: 5W40 Sintetico com troca a cada 5 mil km.

Oleo otimo para a fase fria e fase quente e q vai ajudar a manter o motor redondo. Sem tucho batendo. E o melhor, troca a cada 5 mil km para não criar acumulo de sujeira.

Ah, sempre troque o filtro de oleo, ar e combustivel... 100 reais bem investido.

Por falta disso q carro com 100 mil km no Brasil é considerado Bomba.

Abraços a todos.
Chichitosti
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Jun 16, 2009 9:11 pm
Nome: FCH

#13

Mensagem por Chichitosti » Sáb Dez 19, 2009 2:01 am

Pessoal. Lendo esse tópico não pude evitar de contar um caso que aconteceu comigo.

Tenho Xsara GLX 1.6 16V 2001. Está com 107 mil redondinho, super novo. Fui trocar o óleo, rapaz abriu a tampa levantou o carro, quando desrosqueou o parafuso para soltar o óleo, sai o parafuso com toda rosca grudada nele. O cara disse que isso normalmente acontecia com carros com motor de alumínui eu digo que isso é uma falta de sorte minha... :huh: . Vocês já viram isso?

No final ele usou um macho fez a rosca e colocou outro parafuso. Agora só vou trocar na sucção, nem pensar em tirar aquele parafuso de novo..rs

abraço. Fabio
Chichitosti
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Jun 16, 2009 9:11 pm
Nome: FCH

#14

Mensagem por Chichitosti » Qua Dez 23, 2009 5:31 am

[quote name='Cirdan' post='7153' date='Sep 3 2009, 10:00 AM']
Minha recomendação a todos vcs q tem motores de maxima qualidade e tecnologia: 5W40 Sintetico com troca a cada 5 mil km.

Oleo otimo para a fase fria e fase quente e q vai ajudar a manter o motor redondo. Sem tucho batendo. E o melhor, troca a cada 5 mil km para não criar acumulo de sujeira.

Ah, sempre troque o filtro de oleo, ar e combustivel... 100 reais bem investido.

Por falta disso q carro com 100 mil km no Brasil é considerado Bomba.

Abraços a todos.
[/quote]

Cirdan. Pode me dizer onde fez sua última revisão? Eu gastei R$ 200 na minha (3 L óleo total quartz 15W40 7000 + filtros óleo, ar, ar condicionado, gasolina e palheta traseira) isso no Rei do Óleo que tem preço justo.

Quem sabe você conhece outro lugar aqui em sampa.

abraço, Fabio
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#15

Mensagem por Cirdan » Ter Jan 05, 2010 10:05 am

Eu faço num posto amigo...

Ta barato o quanto vc gastou... 200 reais com tudo.
Eu gasto uns 200 de oleo e mais 100 reais com os filtros...

Bloco de Aluminio estar com problema na rosca? Ai amigo... tu foi sacaneado e ta achando graça hein.

Na boa... o bloco de aluminio é muito mais resistente q o de ferro, tanto q todos os motores em desenvolvimento estão usando essa liga.

Outra coisa... o q deve ter acontecido, é um encaixe errado por parte do antigo dono (quando trocou o oleo) e causou isso.

Abraços a todos.
Responder