Conversão p/ álcool

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
alepg
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Abr 26, 2009 11:55 am
Nome: Alessandro Lopes

#1

Mensagem por alepg » Ter Jun 16, 2009 12:44 pm

algumas semanas depois de pegar meu Xsara me assustei com o consumo dele na gasolina, Fez pouco mais de 5l x km andando na cidade (lembrando q o carro é 2.0 automático). Nem usei mais o carro depois disso, agendei com meu mecânico e mandei fazer a conversão.
Foi feito chip (R$ 500,00), aproveitei e troquei o kit de correias, por sorte, pois a poly-v estava prestes a arrebentar, e tambem troca de óleo, limpeza de tbi, bicos, filtro de ar, etc.

O carro ficou excelente, fez média de 7,7 no álcool!!! porem o carro estava em SP, então rodei um trecho em estrada, mas mesmo assim a média foi ótima.
O chip foi feito com mapeamento q dispensa partida a frio e compensação nos primeiros minutos, até o carro esquentar, mas mesmo assim nos dias frios não pega de primeira, até aí normal, já era esperado. Depois que o carro pega, é só esperar uns 10 segundos e o carro nem parece q está no álcool, não esgasga, não falha, sobe a rampa do estacionamento normalmente.

Fica aí a dica, recomendo o chip, foi feito por um preparador da zona sul, conheço ele há alguns anos, pois ele mexe no meu outro carro. Segundo ele, a central do Xsara é bem interessante, dá p/ fazer umas preparações legais p/ quem tem interesse em aumentar potência, turbinar, etc. Parece q a central é a mesma do VTS.


<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Xsara GLX automático + teto<!--sizec--></span><!--/sizec-->
Marea <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Turbo<!--colorc--></span><!--/colorc--> +350cv
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#2

Mensagem por SAWAMU » Ter Jun 16, 2009 7:36 pm

Porra legal! se não engasga e roda liso tb blz... 5 km/l tb é de ferrar, meu monza 2.0 AUT/ alcool fazia isso.

o meu (1.6 16v) fez 590 Km com um tanque em percurso de estrada e transito pesado,não sei se está na média.
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#3

Mensagem por Cirdan » Qua Jun 17, 2009 3:28 pm

Amigo, começe a se preparar para trocar oleo, e filtros. Sem falar as velas e até mesmo dar uma limpada nos bicos e corpo da borboleta.

Alcool é fogo, e para comer o carro é uma facilidade q só. O motor vai funcionar melhor, mas problemas vão surgir. O primeiro a sofrer é o escapamento... prepare-se, ele vai apodrecer inteiro.

Já tive carro só no Chip, hj os meus carros sofrem uma conversão completa.

O seu é q ano? Eu tive um Xsara Exclusive 2.0 16V 02/03. Preto... chamava ela de Nega.

Abraços a todos.
alepg
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Abr 26, 2009 11:55 am
Nome: Alessandro Lopes

#4

Mensagem por alepg » Qui Jun 18, 2009 9:14 am

[quote name='Cirdan' post='6288' date='Jun 17 2009, 01:28 PM']
Amigo, começe a se preparar para trocar oleo, e filtros. Sem falar as velas e até mesmo dar uma limpada nos bicos e corpo da borboleta.

Alcool é fogo, e para comer o carro é uma facilidade q só. O motor vai funcionar melhor, mas problemas vão surgir. O primeiro a sofrer é o escapamento... prepare-se, ele vai apodrecer inteiro.

Já tive carro só no Chip, hj os meus carros sofrem uma conversão completa.

O seu é q ano? Eu tive um Xsara Exclusive 2.0 16V 02/03. Preto... chamava ela de Nega.

Abraços a todos.
[/quote]

não é bem assim,
tenho um marea convertido da mesma forma há 2,5 anos, nunca tive problema.
É bem possível q o escapamento apodreça, mas isso acontece pq o escape é vagabundo, no marea não deu problema, mas mandei fazer um escape de qualidade.
Óleo sempre troco com 5.000km + filtro, velas e bicos precisam de mais atenção mesmo.
Quanto ao motor, álcool não provoca borra e mantem o motor mais limpo.


Quando vc diz conversão completa, o que mais vc trocou?
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Xsara GLX automático + teto<!--sizec--></span><!--/sizec-->
Marea <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Turbo<!--colorc--></span><!--/colorc--> +350cv
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#5

Mensagem por Cirdan » Qui Jun 18, 2009 10:10 am

Tudo vai de carro para carro. Seu Marea vc ta mantendo corretamente mesmo. Oleo precisa trocar no maximo com 5 mil km com filtro. Sempre colocar o melhor combustivel. Cuidar dos bicos para não sujar e apresentar falhas.

Sobre o problema no escapamento, tudo vai depender da idade do teu carro... se ele tem mais de 5 anos, com certeza vai apodrecer. Mas só colocar um de Inox q fica tudo certo.

Com respeito a borra e fuligem no motor, relaxa q a chance disso acontecer é minima com alcool, mas use combustivel de qualidade mesmo.

Eu mudei muita coisa. O Xsara q eu tinha foi o q eu fiz mais alterações.
Como eu perdi um motor q explodiu na rodovia, eu resolvi criar um.

Comprei o 2.0 16V do 307 de 143cv. Com isso modifiquei tudo para receber algo. Taxei o motor, rebaixei o cabeçote, troquei pistão, valvula, bicos, biela, sensores e principalmente: coletor de admissão
O carro foi preparado para andar exclusivamente no alcool. A injeção foi completamente remapeada e teve um outro acerto. O carro acelerada após a partida e depois de aquecido ficava a menos de 700 giros. A economia era absurda com o carro parado.

Extrai 155cv do motor e mais de 21mkgf de torque. Com isso modifiquei o cambio q recebeu as engrenagens do 307 tb (automatico) e tb mudei freios e suspensão. Freio foi colocado do C4 VTR e a suspensão foi feita por um amigo.

O carro ficou muito no chão. Andava demais... ninguem me seguia na rodovia.

Abraços a todos.
alepg
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Abr 26, 2009 11:55 am
Nome: Alessandro Lopes

#6

Mensagem por alepg » Qui Jun 18, 2009 12:56 pm

[quote name='Cirdan' post='6298' date='Jun 18 2009, 08:10 AM']
Tudo vai de carro para carro. Seu Marea vc ta mantendo corretamente mesmo. Oleo precisa trocar no maximo com 5 mil km com filtro. Sempre colocar o melhor combustivel. Cuidar dos bicos para não sujar e apresentar falhas.

Sobre o problema no escapamento, tudo vai depender da idade do teu carro... se ele tem mais de 5 anos, com certeza vai apodrecer. Mas só colocar um de Inox q fica tudo certo.

Com respeito a borra e fuligem no motor, relaxa q a chance disso acontecer é minima com alcool, mas use combustivel de qualidade mesmo.

Eu mudei muita coisa. O Xsara q eu tinha foi o q eu fiz mais alterações.
Como eu perdi um motor q explodiu na rodovia, eu resolvi criar um.

Comprei o 2.0 16V do 307 de 143cv. Com isso modifiquei tudo para receber algo. Taxei o motor, rebaixei o cabeçote, troquei pistão, valvula, bicos, biela, sensores e principalmente: coletor de admissão
O carro foi preparado para andar exclusivamente no alcool. A injeção foi completamente remapeada e teve um outro acerto. O carro acelerada após a partida e depois de aquecido ficava a menos de 700 giros. A economia era absurda com o carro parado.

Extrai 155cv do motor e mais de 21mkgf de torque. Com isso modifiquei o cambio q recebeu as engrenagens do 307 tb (automatico) e tb mudei freios e suspensão. Freio foi colocado do C4 VTR e a suspensão foi feita por um amigo.

O carro ficou muito no chão. Andava demais... ninguem me seguia na rodovia.

Abraços a todos.
[/quote]

show de bola!
gostei do q vc fez, deve ter ficado muito bom.
esse carro faz muita curva, com motor forte, deve ser o bicho! rsss

O meu chip foi isso q fez tambem, remapeamento.
Para quem quer só fazer uma ecônomia, só o chip já resolve, fica perfeito e não vai danificar o carro, é muito melhor do q esses módulos flex. Se a pessoa quer uma preparação um pouco mais forte ou gosta de acelerar, aí o ideal é trocar as velas tambem, e a bomba p/ não correr o risco de dar falta quando o giro está alto.
O escape q eu fiz não é de inox, é de aço mesmo, só q acho q deve ser mais grosso pq não tem nem sinal de ferrugem, tá durando muito. P/ não ter problema ter q mandar fazer, se comprar nessas lojas da vida por aí, vai comprar vagabundo. Mandar fazer não é nenhum absurdo, gastei R$ 450,00 da turbina até o final, 2 abafadores grandes e + R$ 150,00 do flexivel. No Xsara deve sair mais em conta.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Xsara GLX automático + teto<!--sizec--></span><!--/sizec-->
Marea <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Turbo<!--colorc--></span><!--/colorc--> +350cv
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#7

Mensagem por Cirdan » Qui Jun 18, 2009 1:00 pm

Eu gastei quase 1 mil reais no de Inox.. depois do catalisador...

O Xsara ficou otimo pq faz Chip. O Xantia eu tive q colocar uma injeção show de bola nele. O carro ficou bem melhor.

Mas vou vender na gasolina...

Abraços a todos.
alepg
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Abr 26, 2009 11:55 am
Nome: Alessandro Lopes

#8

Mensagem por alepg » Qui Jun 18, 2009 5:13 pm

[quote name='Cirdan' post='6301' date='Jun 18 2009, 11:00 AM']
Eu gastei quase 1 mil reais no de Inox.. depois do catalisador...

O Xsara ficou otimo pq faz Chip. O Xantia eu tive q colocar uma injeção show de bola nele. O carro ficou bem melhor.

Mas vou vender na gasolina...

Abraços a todos.
[/quote]

ahh!
agora q eu ví q o seu é o Xantia
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Xsara GLX automático + teto<!--sizec--></span><!--/sizec-->
Marea <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Turbo<!--colorc--></span><!--/colorc--> +350cv
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#9

Mensagem por Cirdan » Sex Jun 19, 2009 12:23 pm

Na verdade o q eu mudei tudo era Xsara. Um Exclusive 2.0 16V automatico 02/03. Atualmente eu tenho um Xantia.

Abraços a todos.
rcatani
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Jul 21, 2009 4:14 pm
Nome: XSRicardo

#10

Mensagem por rcatani » Sex Jul 24, 2009 6:00 pm

:blush: Pessoal, boa tarde. Sou novo aqui no clube.
Tenho um Xsara Exclusive 2002 e queria relatar minha (triste) experiencia com o alcool.
E abril, comprei um "kit flex" - paguei R$ 300 instalado com o reservatorio de gasolina.
A primeira coisa que notei é que o carro acendia uma luz no painel e aparecia a inscrição "Anomalia anti-poluição" no computador de bordo, quando o carro parava num semaforo. As vezes o carro morria também quando arrancava. Com o carro em movimento, nem se percebia a mudança de combustível, a não ser pelo consumo que passou de 10km/l para 7 km/l (normal no alcool, que consome em media 30% a mais).
Meu problema foi agora no inverno. Como moro em Campinas (SP) o carro demorava muito pra pegar de manhã e precisa ficar "esquentando" como os velhos motores alcool da década de 80.
Num dia infeliz... antes de dar a partida, pisei fundo no acelerador do carro - ainda desligado (como fazia no velho Gol...) - e dei a partida.
Ouvi uma explosão... ao abrir o motor, demorei identificar o ROMBO feito no coletor de admissão (de plástico).
A peça só é encontrada em desmanche ou autorizada (demora 8 dias pra chegar) e custa R$ 540 !! (+ R$ 70 do mecanico).
Após ler o manual, esse deixa claro que JAMAIS deve se pisar no acelador do carro com o motor desligado.
Fica ai o aprendizado...
Desliguei o kit flex e estou usando gasolina agora no inverno.
Abços !!
alepg
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Abr 26, 2009 11:55 am
Nome: Alessandro Lopes

#11

Mensagem por alepg » Sáb Jul 25, 2009 1:45 pm

[quote name='XSRicardo' post='6716' date='Jul 24 2009, 04:00 PM']
:blush: Pessoal, boa tarde. Sou novo aqui no clube.
Tenho um Xsara Exclusive 2002 e queria relatar minha (triste) experiencia com o alcool.
E abril, comprei um "kit flex" - paguei R$ 300 instalado com o reservatorio de gasolina.
A primeira coisa que notei é que o carro acendia uma luz no painel e aparecia a inscrição "Anomalia anti-poluição" no computador de bordo, quando o carro parava num semaforo. As vezes o carro morria também quando arrancava. Com o carro em movimento, nem se percebia a mudança de combustível, a não ser pelo consumo que passou de 10km/l para 7 km/l (normal no alcool, que consome em media 30% a mais).
Meu problema foi agora no inverno. Como moro em Campinas (SP) o carro demorava muito pra pegar de manhã e precisa ficar "esquentando" como os velhos motores alcool da década de 80.
Num dia infeliz... antes de dar a partida, pisei fundo no acelerador do carro - ainda desligado (como fazia no velho Gol...) - e dei a partida.
Ouvi uma explosão... ao abrir o motor, demorei identificar o ROMBO feito no coletor de admissão (de plástico).
A peça só é encontrada em desmanche ou autorizada (demora 8 dias pra chegar) e custa R$ 540 !! (+ R$ 70 do mecanico).
Após ler o manual, esse deixa claro que JAMAIS deve se pisar no acelador do carro com o motor desligado.
Fica ai o aprendizado...
Desliguei o kit flex e estou usando gasolina agora no inverno.
Abços !!
[/quote]



a sua infeliz experiência não foi com o álcool, foi com esse maldito módulo flex. :(
Se vc tivesse feito a conversão alterando o chip não teria esse problema.
O meu as vezes fica dias parado, não pega de primeira, mas não tenho dificuldades depois de algumas partidas. Não engasga nada, não falha, nunca morreu.
Não tenho partida a frio pq segundo meu preparador correria o risco de ter um back fire e explodir o coletor que é de plástico.
A única coisa q faço é colocar R$ 15,00 de gasolina e completo com álcool, isso faz muita diferença.
Quando vc faz a conversão alterando chip, é feito o re-mapeamento de vários fatores. É feita uma alteração que ao dar a partida a central verifica a temperatura do motor, se tiver frio ele compensa enriquecendo a mistura e aumentando a centelha nas velas (não sei explicar direto), isso evita q o carro falhe ou engasgue e ajuda a dar a partida tambem. Infelizmente não fica 100%, não pega de primeira, força o motor de arranque e todo o motor está com pouca lubrificação, mas não me arrependendo.

Não aconselho a fazer chip com qualquer um, quem mexe nos meus carros é uma pessoa muito experiente, com cursos na europa, etc. O chip é feito no carro, alterando e testando. Conheço muita gente que faz chip com ele há anos e nunca teve problema.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Xsara GLX automático + teto<!--sizec--></span><!--/sizec-->
Marea <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Turbo<!--colorc--></span><!--/colorc--> +350cv
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#12

Mensagem por Munhoz » Seg Jul 27, 2009 11:10 pm

Cirdan, o que você fez na injeção do xantia?

Abs
xantia00
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Set 23, 2009 4:37 pm
Nome: xantia00

#13

Mensagem por xantia00 » Seg Set 28, 2009 10:33 am

Alguém fez o que tem de ser feito e ficou bom? Fez chip, trocou bicos, aumentou a taxa, trocou a bomba, fez partida a frio e etc.. Como ficou o consumo? Qual o resultado em termos de potência e torque?
alepg
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Dom Abr 26, 2009 11:55 am
Nome: Alessandro Lopes

#14

Mensagem por alepg » Ter Set 29, 2009 12:20 am

[quote name='xantia00' post='7395' date='Sep 28 2009, 08:33 AM']
Alguém fez o que tem de ser feito e ficou bom? Fez chip, trocou bicos, aumentou a taxa, trocou a bomba, fez partida a frio e etc.. Como ficou o consumo? Qual o resultado em termos de potência e torque?
[/quote]


eu fiz só o chip, uso o carro todos os dias, o único problema q tenho é p/ dar a partida com o carro frio.
Mas depois q pega já pode sair acelerando tranquilo q nem parece carro a álcool, claro q por precaução eu espero o carro esquentar p/ acelerar forte.
O meu é 2.0 automatico e rodando na cidade com trânsito tô fazendo média de 5km/l, tô muito satisfeito.
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Xsara GLX automático + teto<!--sizec--></span><!--/sizec-->
Marea <!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Turbo<!--colorc--></span><!--/colorc--> +350cv
xantia00
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Set 23, 2009 4:37 pm
Nome: xantia00

#15

Mensagem por xantia00 » Ter Set 29, 2009 1:06 pm

[quote name='Alessandro Lopes' post='7402' date='Sep 28 2009, 10:20 PM']
eu fiz só o chip, uso o carro todos os dias, o único problema q tenho é p/ dar a partida com o carro frio.
Mas depois q pega já pode sair acelerando tranquilo q nem parece carro a álcool, claro q por precaução eu espero o carro esquentar p/ acelerar forte.
O meu é 2.0 automatico e rodando na cidade com trânsito tô fazendo média de 5km/l, tô muito satisfeito.
[/quote]
Pergunto sobre a receita completa pois foi o que eu fiz no meu Vectra 2.2 8v, que é um motor e uma injeção que existem muitos preparadores que trabalham bem. No meu caso deu 11% de potência e 12,5% de torque a mais, avaliados no dinamometro. O Consumo aumentou 25%, e como aqui no sul a diferença é em torno de 35%, deu um bom resultado no gasto, e o carro ficou bem melhor de conduzir, com um gasto de R$ 1.100,00.
Se alguém já fez no Citroen, seria interessante saber dos resultados e da confiabilidade.
Editado pela última vez por xantia00 em Ter Set 29, 2009 1:07 pm, em um total de 1 vez.
Responder