Mistura Rica / Velas Carbonizadas

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leovieira
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#1

Mensagem por leovieira » Ter Mai 19, 2009 5:40 pm

Olá a Todos,

Tenho uma N7 Break 2001 1.6 16v. :icon_smile_kisses:

Hoje deixei o carro com meu mecânico para efetuar a troca da correia dentada e poly-v e tensionadores entre outros pequenos serviços.

Quando ele sacou as velas (que troquei há duas semanas), elas estavam bem carbonizadas. Achei muito estranho, já que tenho usado apenas gasolina premium da Petrobras.

Ele falou que os bicos podem estar sujos. Já ouvi dizer que algum sensor pode estar falhando...

Alguém já passou por isso, ou tem alguma idéia do que pode estar acontecendo ???


Obrigado

Leonardo



Observação a título de informação:
O antigo dono não havia trocado a correia dentada, com quase 98000 Km ainda estava rodando com a original. Decidi comprar uma na Citroen mesmo e não achei tão absurdo o valor R$170,00, bem como o tensionador e guia que comprei na Peugeot por R$317 os dois.


<!--sizeo:4--><span style="font-size:14pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Xsara Break Azul N7 GLX 2001 1.6 16v<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--sizec--></span><!--/sizec--><!--sizec--></span><!--/sizec-->
SAWAMU
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#2

Mensagem por SAWAMU » Qua Mai 20, 2009 9:28 am

[quote name='LeoVieira' post='6031' date='May 19 2009, 03:40 PM']
Olá a Todos,

Tenho uma N7 Break 2001 1.6 16v. :icon_smile_kisses:

Hoje deixei o carro com meu mecânico para efetuar a troca da correia dentada e poly-v e tensionadores entre outros pequenos serviços.

Quando ele sacou as velas (que troquei há duas semanas), elas estavam bem carbonizadas. Achei muito estranho, já que tenho usado apenas gasolina premium da Petrobras.

Ele falou que os bicos podem estar sujos. Já ouvi dizer que algum sensor pode estar falhando...

Alguém já passou por isso, ou tem alguma idéia do que pode estar acontecendo ???
Obrigado

Leonardo
Observação a título de informação:
O antigo dono não havia trocado a correia dentada, com quase 98000 Km ainda estava rodando com a original. Decidi comprar uma na Citroen mesmo e não achei tão absurdo o valor R$170,00, bem como o tensionador e guia que comprei na Peugeot por R$317 os dois.
[/quote]


Primeiramente a vela carbonizar não quer dizer mistura rica.
Se a vela estiver (com o motor quente) escura, significa excesso, se estiver branca significa falta.

A cor ideal é marrom avermelhado (tijolo).

Talvez não foram utilizadas as velas corretas no carro, veja em um site de fabricantes de vela se na tabela as que vc utiliza são as corretas (visite o site da NGK).

São todas as velas que carbonizam? será que este mecânico colocou o motor no ponto certo? o carro falha?
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
leovieira
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#3

Mensagem por leovieira » Qui Mai 21, 2009 12:41 pm

Caro SAWAMU,

Sim,
Todas as velas estão carbonizando. Acredito que não tenha haver com o ponto do carro pq foi antes de trocar a correia.
O carro não falha, porém não pega de primeira logo de manhã. (RARAMENTE A ROTAÇÃO OSCILA QUANDO PARO EM SINAIS, MAS É SÓ)

As velas que estavam no carro eram Bosch (quando comprei-o há dois meses), troquei por Wega (a princípio conferi o modelo e eram as velas indicadas).
O curioso é que tanto as que saíram quanto as que entraram apresentaram esta carbonização (parece carvão mesmo).

Abs
Leonardo


Caro SAWAMU,

Sim,
Todas as velas estão carbonizando. Acredito que não tenha haver com o ponto do carro pq foi antes de trocar a correia.
O carro não falha, porém não pega de primeira logo de manhã. (RARAMENTE A ROTAÇÃO OSCILA QUANDO PARO EM SINAIS, MAS É SÓ)

As velas que estavam no carro eram Bosch (quando comprei-o há dois meses), troquei por Wega (a princípio conferi o modelo e eram as velas indicadas).
O curioso é que tanto as que saíram quanto as que entraram apresentaram esta carbonização (parece carvão mesmo).

Abs
Leonardo
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SAWAMU
Curioso
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#4

Mensagem por SAWAMU » Qui Mai 21, 2009 5:14 pm

[quote name='LeoVieira' post='6048' date='May 21 2009, 10:41 AM']
Caro SAWAMU,

Sim,
Todas as velas estão carbonizando. Acredito que não tenha haver com o ponto do carro pq foi antes de trocar a correia.
O carro não falha, porém não pega de primeira logo de manhã. (RARAMENTE A ROTAÇÃO OSCILA QUANDO PARO EM SINAIS, MAS É SÓ)

As velas que estavam no carro eram Bosch (quando comprei-o há dois meses), troquei por Wega (a princípio conferi o modelo e eram as velas indicadas).
O curioso é que tanto as que saíram quanto as que entraram apresentaram esta carbonização (parece carvão mesmo).

Abs
Leonardo
Caro SAWAMU,

Sim,
Todas as velas estão carbonizando. Acredito que não tenha haver com o ponto do carro pq foi antes de trocar a correia.
O carro não falha, porém não pega de primeira logo de manhã. (RARAMENTE A ROTAÇÃO OSCILA QUANDO PARO EM SINAIS, MAS É SÓ)

As velas que estavam no carro eram Bosch (quando comprei-o há dois meses), troquei por Wega (a princípio conferi o modelo e eram as velas indicadas).
O curioso é que tanto as que saíram quanto as que entraram apresentaram esta carbonização (parece carvão mesmo).

Abs
Leonardo
[/quote]

Leonardo, blz?

Dê uma lida neste artigo a respeito das velas, pq elas carbonizam.
<a href="http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/dm-105.htm" target="_blank">http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/dm-105.htm</a>

Se existe um dificuldade para pegar, verificar o rotor do distribuidor, é uma peça barata que dificulta a partida qdo desgastada e está relacionada diretamente com as velas.
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
leovieira
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#5

Mensagem por leovieira » Sáb Mai 23, 2009 12:20 am

Vlw pela dica. Obrigado.

Vou verificar o rotor e checar a especificação das velas.

Leonardo
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