Rodei 2 vezes

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#1

Mensagem por SAWAMU » Sex Mai 15, 2009 2:59 pm

Pessoal blz?

A estabilidade do xsara é inquestionável tanto pelas medidas de pneus e rodas como pelo CATT.

Porém o que tenho notado, é que apesar de ser um carro do tipo “hatch back”, o xsara se comporta como um seda, isto devido a grande tamanho e leveza da traseira.
Todo dia faço o mesmo percurso para o trabalho e no caminho existe uma pequena rotatória, como tem fabrica de cimento próximo, esta fica sempre com bastante poeira e quando chove vira um sabão.
Na primeira vez abusei, entrei na rotatória em terceira acelerando, a traseira saiu e rapidamente estercei o volante para o outro lado, o carro deu um pequeno “drift” e voltou para a pista.

Hoje no mesmo caminho, chovendo entrei na mesma, só que sem acelerar, apenas dei uma virada brusca no volante a 50 KM /H para sentir o comportamento do carro e.... rodei 90º, deslizou como se estivesse no gelo, muito fácil e rápido.

Isto já aconteceu com vcs?? Meus pneus traseiros estão ½ vida ... já fiz o mesmo percurso com carros menores e nada aconteceu.. teria o xsara uma traseira leve demais?


EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Rodrigo Fernandes
Habilitado
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Mar 24, 2009 3:52 pm
Nome: Careca RJ

#2

Mensagem por Rodrigo Fernandes » Sex Mai 15, 2009 5:17 pm

O que eu senti no meu, que tenho há 4 anos, é que ele é muito sensível aos pneus. Qd começam a gastar o carro perde MUITO na estabilidade. Além disso o meu tem gnv, o que faz a traseira ser mais pesada, portanto mais estável, mas como vc mesmo disse que sempre fica um sabão e vc deu uma abusadinha.

O que eu acho que aconteceu foi a soma de um piso escorregadio, pneus não tão novos, uma abusadinha e muito azar(ou seria sorte já que vc não bateu em ninguém nem nada?).

Mas isso acontece!

Abração
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#3

Mensagem por SAWAMU » Sáb Mai 16, 2009 8:19 am

[quote name='Careca RJ' post='5995' date='May 15 2009, 03:17 PM']
O que eu senti no meu, que tenho há 4 anos, é que ele é muito sensível aos pneus. Qd começam a gastar o carro perde MUITO na estabilidade. Além disso o meu tem gnv, o que faz a traseira ser mais pesada, portanto mais estável, mas como vc mesmo disse que sempre fica um sabão e vc deu uma abusadinha.

O que eu acho que aconteceu foi a soma de um piso escorregadio, pneus não tão novos, uma abusadinha e muito azar(ou seria sorte já que vc não bateu em ninguém nem nada?).

Mas isso acontece!

Abração
[/quote]


Por sorte não bati em ninguém e em nada, se bem que tinha tudo para rodar mesmo (lama+ pneu + abuso) .

O modelos "hatch" tem a tendencia de sair de frente, o xsara é uma exceção.

vc sentiu que com o peso do cilindro do GNV a traseira ficou mais estável, sinto isso qdo o carro está cheio, dá a impressão de melhor aderência. Isso me faz lembrar o pessoal que tinha opala e colocava um saco de cimento no prota malas pra aliviar estas saídas de traseira.

Enfim, é o comportamento de um sedã, é questão de costume, tenho que me adaptar a isso.

abraço!
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Rodrigo Fernandes
Habilitado
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Mar 24, 2009 3:52 pm
Nome: Careca RJ

#4

Mensagem por Rodrigo Fernandes » Seg Mai 18, 2009 6:20 pm

Não tive como comparar com e sem o gnv pq quando peguei o meu já tinha o Kit.

Mas acho que foi mais azar do que qq outra coisa mesmo.

O problema é que qd a dianteira sai ela diz: "vou sair" e a traseira diz: "fui".

Relaxa que não deve ser nada de mais sério não.

Abraços!
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#5

Mensagem por Ferrara » Qua Jun 17, 2009 9:29 am

Pessoal,

sei que voces estao falando do Xsara, mas o meu Xantia V6...no limite é claro....tambem é trazeiro, e muito mais se no meio da tendencia voce tirar o pe.....ah....ai a traseira vem com gosto...risos...o segredo é entrar na curva no limite da velocidade compativel....dai é só acelerar....a traçao faz o resto....
Abraços
Ferrara
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#6

Mensagem por Cirdan » Qua Jun 17, 2009 3:25 pm

Na verdade o q eu estou vendo aqui é um problema de não saber controlar o carro.

Carro com tração dianteira quando perde contato, vc tem q acelerar e não aliviar o acelerado. Aliviar, só em modelos com tração traseira.

Abraços a todos.
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#7

Mensagem por SAWAMU » Sex Jun 19, 2009 4:51 pm

Ao longo dos meus 17 anos de carta, é meio dificil não saber controlar um carro, rodar a 50 km/h é uma tarefa difícil.
Pra tira teima, troquei o pneus, entrei na mesma curva, mais forte e nada aconteceu...
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#8

Mensagem por Cirdan » Ter Jun 23, 2009 5:33 pm

Xsara tem tração dianteira... quando vc alivia o acelerador, acontece q isso demanda uma redução de velocidade... então o peso é jogado pra frente. Com isso a traseira fica realmente mais leve e tende a perder tração.

Carro com tração dianteira, vc precisa saber acelerar. Principalmente nosso carros q não tem o Controle de deslizamento limitado.

Abraços a todos.
Rodrigo Fernandes
Habilitado
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Mar 24, 2009 3:52 pm
Nome: Careca RJ

#9

Mensagem por Rodrigo Fernandes » Qui Jun 25, 2009 9:45 am

Amigo SAWAMU, Não te disse q o fato dos pneus tinha forte influência na rodada?. (Sem esqueçer dos outros fatores).

No Xsara eu senti uma enorme sensibilidade do carro com o desgaste dos pneus, pneu começou a gastar o carro perde bem.

Só uma coisa, nosso outro amigo dizer q falta perícia para controlar o carro. Ele te conheçe prá afirmar isso?

Cada uma!

Abraços
Editado pela última vez por Rodrigo Fernandes em Qui Jun 25, 2009 9:48 am, em um total de 1 vez.
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#10

Mensagem por SAWAMU » Qui Jun 25, 2009 4:23 pm

[quote name='Careca RJ' post='6388' date='Jun 25 2009, 07:45 AM']
Amigo SAWAMU, Não te disse q o fato dos pneus tinha forte influência na rodada?. (Sem esqueçer dos outros fatores).

No Xsara eu senti uma enorme sensibilidade do carro com o desgaste dos pneus, pneu começou a gastar o carro perde bem.

Só uma coisa, nosso outro amigo dizer q falta perícia para controlar o carro. Ele te conheçe prá afirmar isso?

Cada uma!

Abraços
[/quote]


Realmente tem alguns pneus talvez pela combinação da borracha que quando desgasta alguns milímetros, mesmo estando com mais de 1/2 vida perdem a aderência.

Qto á questão da "perícia" rsrsrs, o melhor piloto que já existiu (na minha opinião) AIRTON SENNA, morreu por acidente, prova mais clara que quando se trata de velocidade, nunca vai existir alguém que domine uma máquina 100%. Essa molecada que bate no peito e fala "eu piloto" são os primeiros a ser atendidos pelo resgate 911 na madrugada, preso nas ferragens.

abração!
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#11

Mensagem por Cirdan » Qui Jun 25, 2009 5:39 pm

Usaram o melhor exemplo. Ayrton Senna foi o melhor piloto q o Mundo já conheceu e morreu num acidente de carro. Até o Shummy já quase se foi numa batida... ninguem é de ferro.

O q comentei foi q em determinadas situações, carros com tração dianteira e traseira realmente mais leve tendem a perder a traseira mesmo.

Cansei de ver alguns carros rodando num trevo aqui na cidade. Normal mesmo.

Nenhum motorista sabe como seu carro pode se comportar. Até pq nos cursos de Auto-Escola o povo nos ensina a ser Idiota no volante. Não é? Alguem aqui aprendeu a ultrapassar? Aprendeu a fazer uma retomada com segurança? Ninguem... não é a toa q morre tanta gente nas rodovias nos feriados. Pq se achaa Piloto sem nem mesmo conhecer o proprio carro.

O q comentei, é q num limite de aderencia, soltar o acelerador pode ser a pior condição. Tudo pq a traseira tende a subir.
Como vc trocou os pneus, a aderencia do carro melhora e muito. Com isso esse efeito miniminiza. Por isso parou de rodar.

Meu Xantia quando estava com os dianteiros gastos, saia ligeiramente de frente. Agora com um jogo novo, ele se mantem na linha. Normal, problemas de aderencia.

Abraços a todos.
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#12

Mensagem por SAWAMU » Qui Jun 25, 2009 9:30 pm

[quote name='Cirdan' post='6394' date='Jun 25 2009, 03:39 PM']
Usaram o melhor exemplo. Ayrton Senna foi o melhor piloto q o Mundo já conheceu e morreu num acidente de carro. Até o Shummy já quase se foi numa batida... ninguem é de ferro.

O q comentei foi q em determinadas situações, carros com tração dianteira e traseira realmente mais leve tendem a perder a traseira mesmo.

Cansei de ver alguns carros rodando num trevo aqui na cidade. Normal mesmo.

Nenhum motorista sabe como seu carro pode se comportar. Até pq nos cursos de Auto-Escola o povo nos ensina a ser Idiota no volante. Não é? Alguem aqui aprendeu a ultrapassar? Aprendeu a fazer uma retomada com segurança? Ninguem... não é a toa q morre tanta gente nas rodovias nos feriados. Pq se achaa Piloto sem nem mesmo conhecer o proprio carro.

O q comentei, é q num limite de aderencia, soltar o acelerador pode ser a pior condição. Tudo pq a traseira tende a subir.
Como vc trocou os pneus, a aderencia do carro melhora e muito. Com isso esse efeito miniminiza. Por isso parou de rodar.

Meu Xantia quando estava com os dianteiros gastos, saia ligeiramente de frente. Agora com um jogo novo, ele se mantem na linha. Normal, problemas de aderencia.

Abraços a todos.
[/quote]

Porra galera...lembrando do SENNA eu não poderia deixar de postar este vídeo, talvez alguns já tenham visto, ele abandona a corrida pra salvar o cara que tinha se espatifado, além de piloto era uma cara nota 1000.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=1mSUIZ6JJIo" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=1mSUIZ6JJIo</a>
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#13

Mensagem por Cirdan » Sex Jun 26, 2009 9:54 am

O cara tava nem ai pra nada... ele acelerava e já era. Foi o melhor Piloto de todos os tempos. Ninguem nunca vai supera-lo.

Era outra F1... não essa droga de hj em dia.

Abraços a todos.
Rodrigo Fernandes
Habilitado
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Mar 24, 2009 3:52 pm
Nome: Careca RJ

#14

Mensagem por Rodrigo Fernandes » Sex Jun 26, 2009 10:09 am

Falar do Senna é sacanagem!

Temos q manter esse cara vivo!

Meu filho tem 7 anos, outro dia, vendo a corrida, ele disse que o Schummi era o melhor de todos, larguei a corrida e fui no youtube mostrar quem era o Senna, o moleque pirou com a primeira volta em Donnington Park 93 ( <a href="http://www.youtube.com/watch?v=sweH3Du9FhE" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=sweH3Du9FhE</a> ). O cara!

Devemos manter o Senna vivo!
Editado pela última vez por Rodrigo Fernandes em Sex Jun 26, 2009 10:12 am, em um total de 1 vez.
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#15

Mensagem por SAWAMU » Sex Jun 26, 2009 6:19 pm

[quote name='Careca RJ' post='6402' date='Jun 26 2009, 08:09 AM']
Falar do Senna é sacanagem!

Temos q manter esse cara vivo!

Meu filho tem 7 anos, outro dia, vendo a corrida, ele disse que o Schummi era o melhor de todos, larguei a corrida e fui no youtube mostrar quem era o Senna, o moleque pirou com a primeira volta em Donnington Park 93 ( <a href="http://www.youtube.com/watch?v=sweH3Du9FhE" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=sweH3Du9FhE</a> ). O cara!

Devemos manter o Senna vivo!
[/quote]


Putz CARECA, eu lembro dessa caraca...na chuva não tinha pra ninguém, aliás a gente sempre tinha certeza que ele ganhava, todo domingo.

hoje em dia dá até vergonha, tá loko!!
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Responder