SUSPENSÃO DIANTEIRA ESTALANDO

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#1

Mensagem por SAWAMU » Sex Abr 17, 2009 12:47 pm

Pessoal, sei que a susp. dianteira do xsara tem alguns diferenciais, como todo carro francês faz uns barulhos, até mesmo pela ausência de batentes.

Acontece que ouço uns estalos do lado direitos quando passo em lombadas ou esterço o volante (em linha reta não faz)

Já levei em um mecânica e em uma rápida olhada ele já descartou a homocinética, o problema não está aí.

Em irregularidades sinto uns ploc ploc nas rodas, mas imagino que sejam os terminais de direção que se prendem á bandeja que estão com folga.

O que deixa encucado são estes estalos :icon_smile_8ball: já ouvi outros proprietários reclamarem da mesma coisa.

Seriam as bieletas? Quais são os sintomas quando chega a hora de trocar as tão faladas bieletas?


EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Drexter
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 12:19 am
Nome: Drexter

#2

Mensagem por Drexter » Sex Abr 17, 2009 11:03 pm

Amigo, tenho o N7 1.6 16v e tive um barulho idêntico ao seu e no mesmo lado (direito). Quase certo de ser pivo estorado. A merda é que no meu não posso trocar só o pivô. Troquei a balança completa, com buchas e pivô. Bieleta custa no máximo R$40,00.
Carlos Godoy
Habilitado
Mensagens: 146
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 10:51 pm
Nome: capiau2009

#3

Mensagem por Carlos Godoy » Sex Abr 17, 2009 11:31 pm

O meu N6, tinha um barulho parecido ao circular por ruas com piso irregulares, levei ao mecânico e ele constatou facilmente tratar-se das bieletas, que comprei na Citroen por R$70,00 o par e mais 30,00 de mão-de obra pela substituição. Agora mais estranho que o barulho na suspensão, é seu mecânico não ter constatado se o problema era nas bieletas, por ser um procedimento bem simples.
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#4

Mensagem por SAWAMU » Seg Abr 27, 2009 10:50 am

O Galera,

Fui verificar as possíveis folgas na suspensão e.......???? os barulhos eram do escapamento, intermediário e silencioso, vou ter de trocar tudo, parece um chocalho, tá cheio de ferrugem por dentro.
Já tem até buracos e trincas, isto fazia tb com que o carro falhasse às vezes, isto pq a injeção sequencial trabalha com as informações colhidas dos gases do escape, se o sistema está sem pressão e todo furado o sistema fica meio "louco".

abraços"
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Drexter
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 12:19 am
Nome: Drexter

#5

Mensagem por Drexter » Seg Abr 27, 2009 9:58 pm

Sorte, hein? Bandeja é caro pra cacete e sempre tem mais alguma coisa estourada para trocar. Escape é tranquilo e dá para adaptar quase que qualquer um no lugar do original.
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#6

Mensagem por SAWAMU » Ter Abr 28, 2009 3:21 pm

[quote name='Drexter' post='5816' date='Apr 27 2009, 07:58 PM']
Sorte, hein? Bandeja é caro pra cacete e sempre tem mais alguma coisa estourada para trocar. Escape é tranquilo e dá para adaptar quase que qualquer um no lugar do original.
[/quote]


Pois é, com base no que vc falou, realmente o pivo da bandeja do N7 é soldado na peça, não tem jeito, teria de comrpar a bandeja inteira (R$ 300,00), se bem que pra trocar o intermediario e o silencioso vai dar na mesa.
Pelo menos não vou pagar caro pelo vacilo no projeto do carro, talvez até seja proposital, de um dia para o outro os caras resolvem soldar o pivo na bandeja pra vender o conjunto.

De qualquel forma, estou cada dia mais feliz com o carro e triste com o interrompimento da fabricação, o dia em que trocá-lo vai ser difícil, pois não gosto da picasso.

abraço!
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Drexter
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Nov 13, 2008 12:19 am
Nome: Drexter

#7

Mensagem por Drexter » Qua Abr 29, 2009 7:52 pm

É isso ai. Dizem que a do ZX cabe no N7 e pode depois trocar pivô, que não é fixo. O problema é que acho que mudaria a cambagem. Li isso em uma entrvista com um cara de SP que só trabalha com PSA.

Abs
rafael_xm_C4
Curioso
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Jan 13, 2009 1:26 pm
Nome: Rafael_xm_C4
Localização: Guararema
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008
Contato:

#8

Mensagem por rafael_xm_C4 » Qui Abr 30, 2009 9:19 pm

Boa noite pessoal,

Eu já ouvi sobre essa questão do pivô em peça única nos Xsara, e sinceramente não acredito que essa configuração tenha sido fruto da necessidade da venda da peça toda, ao invés de uma ou de outra. Na pré série, pode ter sido verificado desgaste das peças em separado, justificando um eventual trabalho de solda nesse ponto. Desenvolver uma nova peça no final do projeto, poderia ser muito caro, além de demandar tempo.

São só conjecturas. A verdade nunca será do nosso conhecimento, assim como acontece com a composição do óleo LHM e sua compatibilidade com outros tipos de óleo para a mesma finalidade.

A GM na época do Opala, nem isso fez, e o resultado todo proprietário de Opala conhece bem.

As bieletas são fonte de barulho, mas tem papel fundamental nesse tipo de suspensão. Pelo baixo custo que apresentam, devem ser trocadas sempre que preciso. Um par de reserva pode melhorar as possibilidade de troca, afinal qualquer mecânico pode fazer um trabalho desses, até quem não é mecânico.

Abraço!

- BX 16S 1993 - XSARA GLX 1.8 16V 2000 - XANTIA GLX 2.0 16V MT 2001 - XM EXCLUSIVE 3.0 12V 1993
- PICASSO EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2006 - C4 PALLAS EXCLUSIVE 2.0 16V AT 2008 - GRAN C4 PICASSO 2.0 16V AT 2008
- C5 EXCLUSIVE 3.0 24V AT6 2006!
SAWAMU
Curioso
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Fev 23, 2009 11:36 am
Nome: SAWAMU

#9

Mensagem por SAWAMU » Sex Mai 01, 2009 8:57 am

[quote name='Rafael_xm_C4' post='5853' date='Apr 30 2009, 07:19 PM']
Boa noite pessoal,

Eu já ouvi sobre essa questão do pivô em peça única nos Xsara, e sinceramente não acredito que essa configuração tenha sido fruto da necessidade da venda da peça toda, ao invés de uma ou de outra. Na pré série, pode ter sido verificado desgaste das peças em separado, justificando um eventual trabalho de solda nesse ponto. Desenvolver uma nova peça no final do projeto, poderia ser muito caro, além de demandar tempo.

São só conjecturas. A verdade nunca será do nosso conhecimento, assim como acontece com a composição do óleo LHM e sua compatibilidade com outros tipos de óleo para a mesma finalidade.

A GM na época do Opala, nem isso fez, e o resultado todo proprietário de Opala conhece bem.

As bieletas são fonte de barulho, mas tem papel fundamental nesse tipo de suspensão. Pelo baixo custo que apresentam, devem ser trocadas sempre que preciso. Um par de reserva pode melhorar as possibilidade de troca, afinal qualquer mecânico pode fazer um trabalho desses, até quem não é mecânico.

Abraço!
[/quote]

Realmente a alteração de um projeto, quando para melhora, incide em aumento no custo. A exemplo, meu carro tem 8 anos de uso, bandeja+pivo originais. Levei esta semana para uma revisão e nada de folgas.
Isto é uma característica dos importados, peças demaior durabilidade.

Soldar o pivo seria a pior ideia, uma solda sempre vai ser uma solda, a peça em si já é soldada, porém passa por um processo de solda bem superior que um mecânico poderia fazer. Pois estes só tem acesso à 2 tipos de solda: oxi acetileno e elétrica. Ambas são frágeis para confiá-las na suspensão de um carro, principalmente em um pivo, o ideal seria solda MIG, aquelas que utilizam uma máquina elétrica + gás (argônio + CO2) + arame, o mesmo tipo de solda utilizado na fábrica.

abraço!
EX XSARA N7 2001 PRATA GLX 1.6 16V
EX: Marea HLX 2.0 20V verde musgo - 142 pocotós
ATUAIS:
MAREA SX 1.8 16 - DOURADO BADBOY132 POCOTÓS
CORSA CLASSIC PRATA 00 POCOTÓS
XT 600 45 POCOTÓS
Responder