Xsara com GNV.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
viking
Habilitado
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 4:22 pm
Nome: viking

#1

Mensagem por viking » Qui Jan 29, 2009 6:57 pm

Tive a infelicidade de instalar o GNV no meu xsara, no início tudo correu bem, meu plano era apenas instalar o GNV que eu já possuia e rodar na gasolina, mas devido ao alto preço da nossa "ótima" gasolina resolvi tetar se o carro aceitava bem o GNV, nos dois primenros meses tudo ok, mas derrepente o carro começou a morrer na gasolina, levei no local onde instalaei o GNV e me informaram que era problema no emulador de sonda lambda, torquei a maldita peça e fiquei rodando para ver se a sonda ia "destravar", ocorreu perfeitamente e dois meses depois o problema voltoua a aparecer, levei em uma oficina de injeção eletrônica para passar o scanner e nem defeito foi apresentado, mas mesmo assim pedi para resetar o módulo e o defeito sumiu novamente...uma semana depois....tudo de novo!...alguém já passou por essa experiência e conseguiu resolver??...se alguém souber o que posso fazer para resolver postem aqui por favor....grande abraço!


dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#2

Mensagem por dbmdaniel » Qui Jan 29, 2009 11:43 pm

tira o kit gnv...rsrsrs...brincadeira

o servico do gnv nao foi feito direito...tem alguma coisa errada ai vc ta fazendo todo direitinho ?? trocando as velas com 15 mil...etc??
vc ta fazendo aquele esquema....de sempre dar partida na gasosa....e antes de desligar o carro tbm passar pra gasosa?? o gnv apesar de ser mais limpo...a queima dele nao é a ideal....esse um monte de caixinhas que tem em seu carro é para enganar a central..pode passar o scaner q nao vai acusar nada mesmo....

o carro ta dando backfire?? passa mais detalhes
vitorlouro
Habilitado
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 1:08 am
Nome: Vitor Neves
Localização: Rio de Janeiro

#3

Mensagem por vitorlouro » Sex Jan 30, 2009 11:07 pm

Tem variador de avanço ?

[]´s
viking
Habilitado
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 4:22 pm
Nome: viking

#4

Mensagem por viking » Sáb Jan 31, 2009 9:11 am

A manute~ção eu faço certinha...estou desconfiado q seja a sonda lambda ou o emulador dela...o que é backfire???

o carro tem variador de avanço sim...
dbmdaniel
Curioso
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Abr 15, 2008 12:04 am
Nome: Daniel

#5

Mensagem por dbmdaniel » Sáb Jan 31, 2009 9:51 am

aqueles estouros que dao qdo vc pisa fundo no acelerador...
viking
Habilitado
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 4:22 pm
Nome: viking

#6

Mensagem por viking » Seg Fev 02, 2009 10:05 am

não, ele não está dando backfire, o carro está ficando cada vez pior na gasolina, no GNV está perfeito...estou achando que seja o emulador da sonda ou a sonda mesmo...
evertonsabiann
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 10:25 pm
Nome: Ton

#7

Mensagem por evertonsabiann » Ter Fev 03, 2009 3:21 pm

[quote name='viking' post='4642' date='Feb 2 2009, 07:05 AM']
não, ele não está dando backfire, o carro está ficando cada vez pior na gasolina, no GNV está perfeito...estou achando que seja o emulador da sonda ou a sonda mesmo...
[/quote]
Boa a tarde a todos, sou novato aqui, meu nome é Everton e acabei de adiquirir meu xsara e ele também tem GNV, porém não tenho rodado no GNV porque meu carro não tem válvula de alívio no coletor. Soube que sem essa válvula o carro até anda no GNV, mais corre-se o risco de o coletor não aguentar de estourar, é verdade isso? Sobre o tópico o meu carro às vezes acontece de ele morrer na gasolina (aconteceu umas duas ou três vezes), normalmente com o carro frio. Fora isso não tive maiores problemas até agora e o carro tem dois anos de GNV instalado. Se alguém também puder me ajudar, desde já agradeço.
viking
Habilitado
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 4:22 pm
Nome: viking

#8

Mensagem por viking » Qua Fev 04, 2009 9:47 am

pelo que sei sobre a válvula de alívio, se o GNV estiver bem instalado e regulado, não tem problema de o coletor estourar, o meu por exemplo não tem válvula de alívio...vou te pedir um favor TON...verifica o modelo do seu emulador de sonda, é uma caixa de uns 7cm...estou desconfiado que esse emulador esteja ferrado...
evertonsabiann
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 10:25 pm
Nome: Ton

#9

Mensagem por evertonsabiann » Qua Fev 04, 2009 12:34 pm

Viking, meu redutor é BRC, Emulador é VERPTRO e variador TURY. Quanto a válvula o que me assusta é que sem ela a possibilidade de estourar o coletor se torna grande, fora que um novo custa um dinheirinho razoável. Então eu acho mais seguro instalar essa válvula, até porque acho que o carro não vai ter perda de rendimento.
Editado pela última vez por evertonsabiann em Qua Fev 04, 2009 12:38 pm, em um total de 1 vez.
vitorlouro
Habilitado
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 1:08 am
Nome: Vitor Neves
Localização: Rio de Janeiro

#10

Mensagem por vitorlouro » Qua Fev 04, 2009 12:47 pm

Viking,

Eu acho que teu problema está na bomba de combustível, dá uma verificada pq o meu chegou a acontecer isso e tb tenho GNV.

Ton,

O meu não tem válvula de alívio, também não tinha variador de avanço e assim que instalei ficou perfeito sem necessidade da válvula.

[]´s
evertonsabiann
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 10:25 pm
Nome: Ton

#11

Mensagem por evertonsabiann » Qua Fev 04, 2009 12:57 pm

Ton,

O meu não tem válvula de alívio, também não tinha variador de avanço e assim que instalei ficou perfeito sem necessidade da válvula.


Então Vitor, o meu carro tem o variador de avanço e li aqui na internet que é possível que aconteça esse problema no coletor de acordo com a pressão que o gás possa exercer. Me cobraram 80,00 pela peça e instalação. Não achei caro, a minha única dúvida é se vai ter alguma alteração de consumo ou mesmo rendimento.
vitorlouro
Habilitado
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 1:08 am
Nome: Vitor Neves
Localização: Rio de Janeiro

#12

Mensagem por vitorlouro » Qui Fev 05, 2009 3:02 am

Ton,

Não custa perguntar, se estiver com tempo pára em mais de uma loja especializada pra ouvir opiniões.

Se a maioria for a mesma opinião, vc terá certeza que pode acatar a esta solução.

abraço,
[]´s
evertonsabiann
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 10:25 pm
Nome: Ton

#13

Mensagem por evertonsabiann » Qui Fev 05, 2009 12:29 pm

[quote name='Vitor Neves' post='4718' date='Feb 5 2009, 12:02 AM']
Ton,

Não custa perguntar, se estiver com tempo pára em mais de uma loja especializada pra ouvir opiniões.

Se a maioria for a mesma opinião, vc terá certeza que pode acatar a esta solução.

abraço,
[]´s
[/quote]
Vou aproveitar minha folga e fazer isso amanhã! Tenho que ter tempo para testar o carro antes de viajar no carnaval. Abraço.
evertonsabiann
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 10:25 pm
Nome: Ton

#14

Mensagem por evertonsabiann » Ter Fev 17, 2009 11:51 pm

Passei em três instaladoras e conversei com os técnicos e os três me disseram que o Xsara não precisa de válvula de alívio e sim de um reforço no coletor, então decidi não instala-las e vou procurar não usar muito o gás. Me disseram também que o grande perigo de não ter o coletor reforçado é quando o carro começar a dar aqueles estouros, como se estivesse soluçando, como temos 4 carros 'a gás na família e nenhum apresentou este problema (que causado quando as velas ou os cabos de vela falham) estou atento, mais tranquilo.
Rodrigo Fernandes
Habilitado
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Mar 24, 2009 3:52 pm
Nome: Careca RJ

#15

Mensagem por Rodrigo Fernandes » Qui Mar 26, 2009 12:37 pm

Olá amigos,
Fui gerente de uma convertedora e sou proprietário de um Xsara 1.8 16v.

O que posso dizer é que o carro fica perfeito no gnv.

Mas vamos aos problemas:
Quanto ao nosso amigo que o carro não funciona legal na Gasolina, pode ser coisa simples como sujeira no tanque ou no sistema de injeção, pode ser o emulador de bicos que esteja intermitente e aí acontecem falhas, pode ser o variador de avanço (peça prá desligá-lo para teste), ou até o mais comum nesses casos: A maioria das convertedoras não "cortam" a bomba, assim qd vc passa pro gnv a bomba continua funcionando, isso desgasta prematuramente a bomba e o resto do sistema de injeção, pq aumenta a pressão e temperatura. Se vc for a um mecânico e pedir prá verificar a pressão da bomba, ele pode até perceber a falha, mas como o problema é inconstante, pode não ocorrer na oficina.

Com relação ao Coletor, o risco dele quebra num Backfire existe, porém não é certo que ocorra! Para evitar é só manter as velas e a bobina em ordem que não existirá backfire. As velas podem ser da NGK do modelo do Palio, regule para 0.6 e NUNCA use velas com mais de um eletrodo, é certeza de Backfire.

Espero ter Ajudado.
Responder