Troca Caixa AL4 por outra atualizada

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RafaelPSA
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Troca Caixa AL4 por outra atualizada

#1

Mensagem por RafaelPSA » Ter Mai 10, 2022 12:08 pm

Bom dia pessoal!
Atualmente estou com dois modelos bem distantes da Citroën: Uma C4 Picasso 2012 e um Xsara GLX 2001 (N2).
Ainda que tenham como diferença mecânica, apenas os motores - um com EW10A 2.0, e o outro com um TU5JP4 1.6, ambos contam com caixa automática AL4 - até onde pude levantar, ao menos no Brasil, este foi o primeiro modelo a utilizar essa caixa, que muito embora seja "a mesma", possui aprimoramentos nas versões a partir de 2012, posteriormente passando para o modelo AT8.
Já utilizei essa caixa em uma C8, em um 307, em um C4 Pallas, em uma Xsara Picasso, na atual C4 Picasso, e Xsara Hatch, e talvez em algum modelo que não esteja me ocorrendo neste momento.
A questão que coloco é: Ainda que as caixas sejam "as mesmas", há compatibilidade nos demais componentes, mais especificamente em relação ao circuito elétrico?
Na caixa do Xsara que estou usando hoje, por exemplo, há apenas um sensor de rotação - nas atuais, dois!
Considerando que o chicote sai do bloco de válvulas e vai até a central, é correto dizer que basta ter uma central também atualizada para que a instalação da nova caixa seja realizada sem problema?
Espero com isso esclarecer um debate que é bastante frequente em relação as caixas AL4, que ainda que alguns não gostem, é uma das mais acessíveis, e de funcionamento e manutenção mais simples que conheço.


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Re: Troca Caixa AL4 por outra atualizada

#2

Mensagem por Munhoz » Qua Mai 11, 2022 3:37 pm

Fala Rafael, quanto tempo.

O AL4 está aqui desde o Xantia 2.0. Há alguns anos eu fiz uma caixa do Xsara e o módulo não conversava com as eletroválvulas novas, o módulo do Xsara não tem atualização de software para as elas. Precisou trocar o módulo do câmbio, usamos do C3 1.6.
Só precisa ficar atento pois não sei se altera a KM do carro.
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Re: Troca Caixa AL4 por outra atualizada

#3

Mensagem por RafaelPSA » Qui Mai 12, 2022 10:41 am

Grande Munhoz!
Voltando a levantar questionamentos como nos velhos tempos. O povo parece que está um pouco parado, então vamos colocar lenha nas fogueiras das discussões.
Levantei essa discussão porque a PSA vendeu milhares e milhares de carros com essa caixa, e ao longo da sua existência várias modificações foram feitas buscando a melhoria no seu funcionamento.
A caixa que está no meu carro por exemplo (Xsara GLX 1.6 16V TU5JP4), apesar de contar com controle eletrônico das eletroválvulas, a sua interferência no funcionamento da caixa se limita e manter o modo de emergência em decorrência da perda ou diferença de pressão. Tanto que ao contrário do que você encontra nos modelos mais atuais, basta desligar a ignição para que ele volte a funcionar normalmente, e isso pode ser feito indefinidas vezes. Nos modelos atuais, alguns erros se mantém mesmo após desligar a ignição.
troquei recentemente a seletora e as marchas estão sendo definidas com mais precisão. A que estava no carro sequer permitia a regulagem no multímetro.
Eu poderia dar várias outras ocorrências aqui, mas isso tornaria o texto ainda mais chato do que já está. Portanto, vamos ao ponto!
Nos primórdios da PSA no Brasil, as peças era buscadas em microfichas, evoluindo para o sistema digital que existe hoje. Contudo, as literaturas sobre os circuitos dos carros da marca são escassas. Procurei algo a respeito da estrutura da instalação para ver compatibilidade de fiação elétrica, e não encontrei absolutamente nada.
Recentemente tive a oportunidade de comprar uma caixa de C5 X7, e só não comprei porque fiquei na dúvida em relação ao módulo. Quer dizer, basta você colocar a carga em um fio errado que o prejuízo é grande. Por isso o interesse neste tipo de discussão.

Adicionado após 1 hora 35 minutos 45 segundos:
Em uma rápida pesquisa consegui identificar dois módulos: SV-BVA_TA_2000_CEMO e SV-BVA_TA_2005_CEMO, que também podem ser identificadas como TA 2000 e TA 2005.
Os fabricantes que encontrei são Siemens-VDO e Continental.
Penso que precisamos casar esses - outros módulos que eventualmente possamos identificar, com as caixas oferecidas desde 2000, o que certamente irá mudar a visão que as pessoas tem desse câmbio.
Os anúncios que pude acompanhar não fazem distinção sobre ano/modelo dos carros, sendo comum oferecer o mesmo módulo para C4, C4 Picasso, C5, C3, 307, 207, 206, C8, etc. Isso significa que é grande a possibilidade de trocar módulo ou caixa, e o componente adquirido ser incompatível com o existente.
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