Picasso 2003/2004 com Motor desligando em movimento

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
luiz.coelho
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Jul 14, 2016 10:09 am

Picasso 2003/2004 com Motor desligando em movimento

#1

Mensagem por luiz.coelho » Ter Jan 14, 2020 6:54 pm

Olá, pessoas,

O meu Citroen Picasso 2004 2.0 está com o seguinte problema: As vezes "não sempre", quando estou de quarta ou quinta "ou até mesmo em ponto morto durante uma descida" o motor desliga seguido de um sinal sonoro e visual "problema no motor" e não pega nem no tranco. O painel se matem aceso, e quando tento dar novamente a partida o motor de arranque gira mas não liga. Sendo que somente apos uns 10 minutos ele retorna com a partida do motor e então posso seguir viagem. Alguém se arrisca no palpite?
Editado pela última vez por luiz.coelho em Qui Jan 16, 2020 12:21 pm, em um total de 3 vezes.


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Picasso 2003/2004 com Motor desligando em movimento

#2

Mensagem por Miau » Ter Jan 14, 2020 8:50 pm

Vamos entender melhor..

Ele desliga o motor como se você tivesse cortado na chave, ou vai morrendo aos poucos? Ou seja, desliga de uma vez a seco ou vai morrendo até desligar?

Chega a dar um apito na hora?

Quando você tenta dar partida logo após, chega a girar o arranque?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
sebastiao
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Fev 19, 2014 1:48 pm
Nome: sebastiao
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 GX 2005

Picasso 2003/2004 com Motor desligando em movimento

#3

Mensagem por sebastiao » Qua Jan 15, 2020 12:08 am

Eu arrisco a dizer que pode ser bomba de combustível. Quando ela está quente trava e para, logo após os 10m ela diminui a temperatura e volta.

Quando ligar o contato tente ouvir ela quando gira o segundo estágio da chave ( ela faz umbarulhunho tipo apitando), identifica ele. Se no momento que der a falha tente ouvir de novo.
Sebastião Silva Junior
Feliz proprietário Xsara Picasso 2.0 2005
Avatar do usuário
luiz.coelho
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Jul 14, 2016 10:09 am

Picasso 2003/2004 com Motor desligando em movimento

#4

Mensagem por luiz.coelho » Qui Jan 16, 2020 12:07 pm

Miau escreveu:
Ter Jan 14, 2020 8:50 pm
Ele desliga o motor como se você tivesse cortado na chave

Sim, e desliga repentinamente e não aos poucos, e logo que o motor desliga um sinal de alerta acende no painel "defeito motor" e ai mesmo tentando no tranco ele não liga antes dos 10 minutos de pausa
Quando você tenta dar partida logo após, chega a girar o arranque?

Sim, o motor de arranque gira!

Adicionado após 2 minutos 25 segundos:
sebastiao escreveu:
Qua Jan 15, 2020 12:08 am
Eu arrisco a dizer que pode ser bomba de combustível. Quando ela está quente trava e para, logo após os 10m ela diminui a temperatura e volta.

Quando ligar o contato tente ouvir ela quando gira o segundo estágio da chave ( ela faz umbarulhunho tipo apitando), identifica ele. Se no momento que der a falha tente ouvir de novo.
Joia, vou tentar perceber se o barulho da bomba aparece durante as tentativas de ligar novamente. Obrigado
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Picasso 2003/2004 com Motor desligando em movimento

#5

Mensagem por Miau » Qui Jan 16, 2020 1:17 pm

Certo.. Primeiramente, jamais tente forçar no tranco.. Se o motor foi cortado pela central, é justamente pra evitar danos.

Se aparece defeito motor, um erro foi gravado.. Use um scanner desses tipo elm327 pra anotar o código de erro e apontar uma direção, ao invés de ficar na tentativa/erro e adivinhações..

Mas ao que parece, algum sensor crucial está acusando dados errados depois de quente, e na consequência, a central corta a injeção pra evitar danos.

Um dos sensores que matam o motor e impedem a partida é o sensor da árvore de cames(sensor de fase)
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
luiz.coelho
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Jul 14, 2016 10:09 am

Picasso 2003/2004 com Motor desligando em movimento

#6

Mensagem por luiz.coelho » Qui Jan 16, 2020 7:50 pm

Miau escreveu:
Qui Jan 16, 2020 1:17 pm
Certo.. Primeiramente, jamais tente forçar no tranco.. Se o motor foi cortado pela central, é justamente pra evitar danos.

Se aparece defeito motor, um erro foi gravado.. Use um scanner desses tipo elm327 pra anotar o código de erro e apontar uma direção, ao invés de ficar na tentativa/erro e adivinhações..

Mas ao que parece, algum sensor crucial está acusando dados errados depois de quente, e na consequência, a central corta a injeção pra evitar danos.

Um dos sensores que matam o motor e impedem a partida é o sensor da árvore de cames(sensor de fase)
Valeu brother, agradeço as sugestões, vou comentar esses comentários com o mecânico! Você acredita que vela ruim ou bomba de combustível poderia provocar essas falhas? Outro fato interessante é que se eu rodar apenas no meu bairro, posso ficar o dia todo que ele não desliga. Só mesmo quando pego BR. E mesmo sem eu acelerar muito, tipo devagar e ainda sim ele corta.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Picasso 2003/2004 com Motor desligando em movimento

#7

Mensagem por giovane s » Qui Jan 16, 2020 8:47 pm

Vela e bomba não acusam erro em scanner, ao menos que eu saiba.
Para drenar o combustível do tanque, remover o tanque do carro e remover a bomba de combustível do Xsara Picasso ou o mecânico tem certeza do problema ou não tem a mínima idéia do que está fazendo.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Picasso 2003/2004 com Motor desligando em movimento

#8

Mensagem por Miau » Qui Jan 16, 2020 9:41 pm

Sobre a vela.. É o seguinte.. São 4

O motor funciona até com 2 cilindros.. Todo torto mas funciona.. Então você ter 4 velas ruins ao mesmo tempo e no mesmo timming.. Improvável.. Outra é que o motor falharia ao invés de cortar de uma vez

Sobre a bomba, quando falha, o sintoma é igual de pane seca... Vai ficando fraco até morrer..

No seu caso, o motor apaga como se tivesse desligado na chave
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder