Valor Xantia 1998

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renan97ar
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Valor Xantia 1998

#1

Mensagem por renan97ar » Ter Out 11, 2016 10:21 pm

Boa noite galera!

Essa semana vi um Xantia 1998 estacionado em um supermercado aqui na cidade, e acabei batendo um papo com a dona do carro. Ela diz ter interesse em vender, porém está em dúvida do valor.

É um Xantia 1998, manual, 2.0 com 120 mil km. É um fase 1, porém notei que o motor dele parece ser mais moderno, tem um coletor de admissão na parte da frente, e não como nos mais antigos que tem uma mangueira que passa por cima do motor. Qual é esse motor? XU10?

Pelo que pude conversar com ela, o carro era de um senhor que utilizava muito pouco, porém o carro ficava no tempo. Ela é a segunda dona do carro. Por isso, tem algumas marcas na pintura (uma no capô, uma no paralama dianteiro e uma leve em uma porta traseira). Aparentemente, o carro nunca foi batido, tentei identificar alguma diferença de cor nas peças da carroceria e não consegui ver nada. Os faróis e lanternas são originais, em bom estado.

O interior está em muito bom estado. O único detalhe é no banco do motorista, a forração se soltou onde sentamos, mas parece ser de fácil reparo. A maioria das coisas funciona, o teclado de senha funciona normalmente, o comando da chave estava sem bateria então não sei se funciona, o rádio é o original Clarion (com alguns pontos do LCD apagados, mas funciona normalmente), o comando do ar responde normalmente, porém ao apertar a tecla do A/C, nada acontece. Ela não acende, o compressor não arma, nada (isso me deixou preocupado). No painel, a única luz que acendeu e ficou piscando é a do AirBag, isso também me preocupa.

Parte mecânica não notei nada errado. Motor sequinho, bati na chave e pegou sem hesitar. Mesmo estando parado por algumas horas, não fez barulho nenhum anormal, respondeu muito bem. A suspensão, pelo que conversei com ela, foi inteira revisada, e segundo ela trocou boa parte das mangueiras. Pude observar que as esferas são originais Citroen, prateadas com o logo da marca. A única coisa é a tampa do reservatório, que fica melada (uma nova tampa foi encomendada). Outro ponto que me preocupou um pouco foi que ela completou com ATF ao invés de LHM, e pelo pouco que li sobre, o ATF come borrachas e para deixar 100% precisaria sangrar todo o sistema.

No geral, gostei do carro. Mas a pergunta é: quanto vale um Xantia nesse estado? Na hora não falei nada, pois não tenho ideia do valor de um carro nesse estado e quanto gastaria para arrumar estes detalhes. Na OLX e MercadoLivre tem alguns, mas a grande maioria está toda depenada... Vou ver se passo qualquer hora no supermercado de novo e se estiver lá, tiro algumas fotos.


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#2

Mensagem por lenz.andré » Dom Out 23, 2016 7:48 pm

Eu pagaria uns 5 a 6 no carro...tem muita coisa pra resolver pelo que vc falou e vc acha xantia inteiro por 10 paus..então eu pagaria isso ai

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk
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#3

Mensagem por Munhoz » Seg Out 24, 2016 11:03 am

renan97ar, desculpe não ter respondido antes. Li seu post via celular e fiquei de responder quando estivesse no PC e acabou passando.

98 foi o ano de transição do fase 1 para o 2, então você encontra fase 1 com a mecânica do 2, ou quase. O Coletor de admissão desse é de alumínio e no fase 2 já é de plástico. Outra coisa que muda são os batentes da suspensão, existe um erro de projeto onde os batentes estouram e a carroceria desce. Por conta disso eu daria preferência pelo fase 2, foi corrigido e não acontece.
Imagem

O Xantia de 6 esferas é o melhor custo benefício, suspensão simples, sem eletrônica e bem fácil de resolver os problemas. Nos de 8 e 10 a coisa complica bastante, tem eletroválvulas, sensores, módulo dedicado a suspensão etc..
Esse motor 2.0 16v é um antes do da Picasso, com 135 cv. A manutenção é bem tranquila também.

Sobre o valor e esse que o André disse.
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#4

Mensagem por renan97ar » Ter Nov 08, 2016 9:16 pm

Valeu lenz.andré e Munhoz! Acabaram aparecendo outras prioridades, então o Xantia acabou ficando de lado.

Pra ajudar, um colega com um Xsara está pensando em pegar um Lounge, e vai vender o Xsara. Apesar de bem rodado (190 mil km), o carro é segundo dono, não tem detalhe nenhum de funilaria e o interior está inteiro, além do precinho camarada! Se for pra arrumar uma dor de cabeça, acho que vou nesse Xsara!
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#5

Mensagem por Munhoz » Qua Nov 09, 2016 3:56 am

rsrs o xsara é uma dor de cabeça bem menor! Qual ano, modelo e versão?
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#6

Mensagem por renan97ar » Sáb Nov 19, 2016 8:05 am

Então Munhoz, é um Xsara 2001 N6 2.0 16v Automático, que creio que seja o GLX (não tinha termômetro ali ao lado do relógio, nem comandos de som e só o retrovisor do carona é elétrico). A única coisa que me deixa meio com o pé atrás é o fato de ser automático e estar bem rodado. Creio que final de semana que vem o dono me empreste o carro para testar, aí tiro umas fotos e posto aqui!
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#7

Mensagem por Munhoz » Sáb Nov 19, 2016 8:09 pm

A versão GLX não tem sensor de chuva no parabrisa além dos itens que citou.
É claro que é uma questão de gosto mas eu gosto bastante da versão N7 com o motor 1.6. É bem econômico, fácil de peças e tem umas frescuras a mais na versão exclusive como acendimento automático dos faróis, aquecedor nos espelhos
Mesmo o GLX N7 tem limpador indexado a ré e o da frente diminui a velocidade quando pára o carro, liga o ar quando muda a saída para o parabrisa, acende a luz do teto quando tira a chave do contato etc. Como esse N6 é 2001 já deve ter BSI e acho que tem isso.
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#8

Mensagem por renan97ar » Seg Nov 28, 2016 12:17 am

Então Munhoz, gosto muito dos N7, mas pra mim o que mata é o motor 1.6. Não sei no Xsara, mas o TU5JP4 no C4 bebe similar ao EW10A (2.0), mas acho ele beeeem mais frouxo.

Esse fim de semana o dono do carro, um colega da família, deixou o carro comigo, entregou a chave e falou pra passar a semana com o carro. Isso já me passou uma confiança boa. Tá com o mesmo dono desde 2003, ele pegou o carro com 15 mil km na época...

Dirigi ele na pista e cidade, e responde muito bem. Apesar dos 190 mil km, que delícia de câmbio! Putz, esse 4HP14 faz a troca de marchas trocentas vezes mais macio que o AL4 e AT8, não tem aquele comportamento bobo de reduzir em qualquer situação, gostei pra caramba! De motor também está legal, só notei que ele baixa um pouco de óleo, mas pela km creio ser normal. Nem chega a sujar o cano de descarga. Correias já tão chegando na km de troca.

Interior do carro tá lindão. Tudo funciona; vidros elétricos sobem e descem numa boa, painel acende todo, A/C gelando pacas, travas elétricas 100%, tem um CD player antigo mas pra ouvir um rock de vez em quando tá mais que bom. Tem 3 detalhes, mas todos simples: a luz do airbag acesa (mas já vi que é por conta de um mal contato no chicote do airbag do banco do motorista), no banco traseiro a costura do encosto partiu (mas parece ser de fácil conserto) e a luz do porta luvas que não acende (troquei a lâmpada, mas na hora estava sem multímetro, então não sei se é algum defeito na luminária ou se não tá chegando os 12v).

Exterior também tá bacana. Tem uma repintura na lateral e parachoques, mas parece que foi só uma ralada. Foi feito num lugar que dizem ser bom aqui na cidade, então menos mal... Todos os vidros são originais, inclusive tem no vidro traseiro um adesivo que nunca tinha visto antes, com o símbolo do Xsara e o dizer "o importado mais vendido em 99".

De suspensão precisa de uma atenção. Tá fazendo um toc toc em irregularidades, na parte da frente do carro. Já imagino que um kit de amortecedores seja necessário.

Ele tá bem original. Dei uma olhada na elétrica, e nenhum sinal de instalações feitas por fora. As rodas são as Indianapolis de 15 polegadas, todas originais.

Sei lá, to bem inclinado a encarar esse bólido! Fui tirar umas fotos, mas o celular deixou na mão, só deu tempo de tirar uma:

Imagem
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#9

Mensagem por Munhoz » Seg Nov 28, 2016 11:09 am

Renan,
Uma coisa é importante:
renan97ar escreveu: to bem inclinado a encarar esse bólido!
kkkk

Se você gostou é o que importa e pelo que contou o dono conhece bem o carro, está com ele há um bom tempo, foi bem cuidado etc. Pro cara largar o carro uma semana na mão de outra pessoa, ele sabe exatamente como cuidou do carro!

Nunca dirigi o 4hp14, só o 4hp20 do Xantia e é bem suave também.
Sobre baixar óleo, enquanto estiver dentro dos limites, toca o pau. O Activa está com 212 mil km, entre uma troca e outra (a cada 7 mil km) vai quase 1l e também não suja o escape.
Usando um óleo bom o motor vai longe ainda.

O TU5 no Xsarinha vai bem, quando tinha o meu fazia 11 na cidade e em uma ocasião quase 17 km/l na pista. O C4 deve ser mais pesado, não sei..
Acho tanto o N6 quanto o N7 tem seu charme, o N6 tem a cara dos anos 90, essa frente em cunha, aerodinâmica.. rs acho bacana.
A capa do banco traseiro é de zíper e sai fácil para fazer o reparo na costura.

No mais ele parece muito bonito e se você sentiu confiança, vai fundo. Qualquer coisa estamos aqui para ajudar.
Essa foto dos três ficou show de bola!
Depois cria sua garagem com fotos deles.
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#10

Mensagem por renan97ar » Sáb Dez 03, 2016 1:29 am

Aproveitei o tempo livre e tirei umas fotos da criança:

http://imgur.com/a/udxRo

Passei o Lexia e nada preocupante apareceu. Tinham uns erros na injeção, mas quase tudo avaria fugidia. Depois de apagar, não voltou mais. Só um erro sobre o sensor do evaporador ou algo assim. O A/C está funcionando normalmente...

Pra variar, como 99% dos Xsaras, ele está com a luz dos AirBags acesa. Ao mexer no chicote embaixo do banco, a luz apaga. Então deve ser algum mal contato simples.

Mas a única coisa que notei e me deixou um tanto preocupado foi esse ruído do vídeo abaixo:

https://youtu.be/a0zMawK0mos

Em vários fóruns o pessoal comenta sobre o conversor de torque. Será que é algo simples? Uma revisão no conversor já adiantaria?

Essa é a única coisa que me deixa com o pé atrás. Câmbio automático aqui na região é complicado. O último que deu problema aqui, era um Focus. O "profiçional" que é considerado o melhor por aqui entregou o carro com câmbio vazando, trepidando, dando socos e com umas gambiarras na elétrica (isso que era só pra mexer no câmbio...).
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#11

Mensagem por Munhoz » Seg Dez 05, 2016 4:05 pm

kkkkk dei risada com o profiçional.
só conheço oficina em SP, tam as que são referência como Pat Pauliceia etc.. não sei dizer sobre o conversor de torque mas é bom ver antes de estragar outra coisa.
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#12

Mensagem por renan97ar » Ter Dez 06, 2016 3:50 pm

Putz Munhoz, saiu de SP a coisa fica tensa. Aqui só tem mexânico! No Focus que a gente tinha, em outra mecânica que todo mundo dizia ser boa aqui na cidade, o cara levantou o carro pela caixa de ar (Já dá pra imaginar o estrago que deu na lataria); um outro deixou o chicote do carro solto encostando no coletor de escape e derreteu tudo; outro perdeu o protetor de cárter, e por aí vai... Depois de tudo que aconteceu naquele carro, comecei a fazer as manutenções em casa mesmo.

Acho que antes de pegar esse carro, vou levar em um especialista (de preferência o mais longe dessa cidade). Acho que vou levar lá na PAT mesmo pra fazer um orçamento. São caros mas fazem um serviço legal.
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