[RESOLVIDO] XM v6 12v Falhando

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Lincao
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Set 09, 2016 5:46 pm
Modelos Citroën: Xm & DS3

[RESOLVIDO] XM v6 12v Falhando

#1

Mensagem por Lincao » Seg Out 03, 2016 4:02 pm

Boa tarde amigos, tudo bem?

Meu carro (um XM 1994 v6 12v) tem apresentado alguns problemas e eu gostaria de saber se alguém aqui já passou por isso e pode me dar alguma luz por onde começar.

1º problema - motor falhando: o carro está hesitando ao acelerar, como se um ou mais cilindros estivessem falhando;

2º problema - depois de quente, o carro não pega: depois de rodar com o carro um bom tempo e desligar ele, ele não pega mais. Para pegar eu tive que, com um pano úmido, resfriar a bobina. Depois disso ele pegou normalmente.

Já foram trocadas as velas e os cabos de velas (antes dessa troca o carro estava falhando BEM mais, então eu suspeito que o problema esteja realmente relacionado à bobina e/ou o distribuidor).

Achei no eBay uma loja na Austrália que tem a bobina e o distribuidor mas antes de sair comprando (coisa que não vai sair muito barato), queria ver se alguém tem alguma sugestão de como eu posso testar a bobina e o distribuidor. Será que é possível recondicionar essas peças?

[]’s
Lincoln!
Editado pela última vez por Lincao em Seg Nov 28, 2016 7:56 pm, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

XM v6 12v Falhando

#2

Mensagem por gabriel_mupe » Seg Out 03, 2016 6:23 pm

Encontrar a bobina de qualidade pro 24v é dificil.. imagino pro 12v. rs

como é a bobina dele? vc pode ir tirando um cabo por vez e tentar descobrir qual é o cilindro que falha, fazer uma limpeza no distribuidor, etc

abs
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Avatar do usuário
Lincao
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Set 09, 2016 5:46 pm
Modelos Citroën: Xm & DS3

XM v6 12v Falhando

#3

Mensagem por Lincao » Seg Out 03, 2016 6:30 pm

Gabriel,

Pelo o que eu andei pesquisando, o cabo que eu tirar e não tiver alteração de rotação ou regime do motor indica o cilindro com falha, correto?

Ela é assim (esse conector todo mastigado está me incomodando bastante também :mad: )
DSC_0476.JPG
O anúncio do cara da Austrália: http://www.ebay.com/p/afi-c9404-ignitio ... 1042173009

[]'s
Lincoln!
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

XM v6 12v Falhando

#4

Mensagem por Munhoz » Seg Out 03, 2016 6:48 pm

Lincão, as vezes os dois problemas podem ser um só: bico.

1- Se a bobina interna do bico estiver ruim ele falha.
2- Bico gotejando, você liga o carro, roda e depois desliga, o bico fica pingando e afoga o motor.

É tudo chute, claro. Pode ser a bobina de ignição também como você suspeita.
Pelo que vi na internet a ECU do seu XM é a Fênix 3B. Neste documento de leitura dos códigos de falha mostra alguns valores:
http://rammstein.dfmk.hu/~phoenix/XMCD1 ... /diags.pdf

Na página 7 tem o valor de resistência dos bicos que é de 14 Ohm. É bom medir frio e depois de quente, se algum apresentar resistência maior que 14 ou não medir, está com problema.

Boa sorte
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

XM v6 12v Falhando

#5

Mensagem por Miau » Seg Out 03, 2016 6:52 pm

É uma bobina + distribuidor para todas as velas?

o distribuidor é do tipo mecânico ou eletrônico?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

XM v6 12v Falhando

#6

Mensagem por gabriel_mupe » Seg Out 03, 2016 11:27 pm

Correto, Lincon! Se remover um cabo e nao alterar o regime do motor, é nesse cilindro que vc precisa investigar.
Se remover um cabo e o carro piorar, não é ali! rs

Nossa, nunca vi uma bobina assim.. dois conectores

O esquema é medir a resistencia dos bicos, dos cabos, etc.. dar uma olhada no distribuidor tbm, os contatos vao oxidandoe perdendo eficiencia tbm

Qual a marca da sua bobina? Não encontra aqui no BR?
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Avatar do usuário
Lincao
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Set 09, 2016 5:46 pm
Modelos Citroën: Xm & DS3

XM v6 12v Falhando

#7

Mensagem por Lincao » Ter Out 04, 2016 9:28 am

Munhoz escreveu:Lincão, as vezes os dois problemas podem ser um só: bico.

1- Se a bobina interna do bico estiver ruim ele falha.
2- Bico gotejando, você liga o carro, roda e depois desliga, o bico fica pingando e afoga o motor.

É tudo chute, claro. Pode ser a bobina de ignição também como você suspeita.
Pelo que vi na internet a ECU do seu XM é a Fênix 3B. Neste documento de leitura dos códigos de falha mostra alguns valores:
http://rammstein.dfmk.hu/~phoenix/XMCD1 ... /diags.pdf

Na página 7 tem o valor de resistência dos bicos que é de 14 Ohm. É bom medir frio e depois de quente, se algum apresentar resistência maior que 14 ou não medir, está com problema.

Boa sorte
Valeu Munhoz. Esse PDF será de muita valia - irei investigar os bicos conforme sua sugestão - obrigado!
Miau escreveu:É uma bobina + distribuidor para todas as velas?

o distribuidor é do tipo mecânico ou eletrônico?
Sim Miau, uma para todas. Amanhã eu tento bater uma foto e posto aqui. Sobre ser mecânico ou eletrônico: não faço ideia..rsrsrs
gabriel_mupe escreveu: Correto, Lincon! Se remover um cabo e nao alterar o regime do motor, é nesse cilindro que vc precisa investigar.
Se remover um cabo e o carro piorar, não é ali! rs

Nossa, nunca vi uma bobina assim.. dois conectores

O esquema é medir a resistencia dos bicos, dos cabos, etc.. dar uma olhada no distribuidor tbm, os contatos vao oxidandoe perdendo eficiencia tbm

Qual a marca da sua bobina? Não encontra aqui no BR?
gabriel_mupe, a original é bosch. Entrei em contato com eles e ela parou de ser fabricada em 2014 :sad:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

XM v6 12v Falhando

#8

Mensagem por Miau » Ter Out 04, 2016 9:49 am

Então.. Pela lógica, se é uma bobina só, deveria falhar todas as velas caso fosse ela.

Maior suspeito é o distribuidor, seguindo de cabo e vela.

se o distribuidor for mecânico, pode estar dando mal contato na haste que deve tocar o contato referente a saída do cabo de vela.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

XM v6 12v Falhando

#9

Mensagem por gabriel_mupe » Ter Out 04, 2016 2:09 pm

O que o Andre disse faz sentido, se fosse bobina estaria falhando todos os cilindros por igual (no caso da centelha estar fraca, p ex)
Mas com o part number da bosch em maos vc consegue garimpar nas auto peças.. alguma deve ter.. e talvez seja a mesma bobina de outros carros, ja tentou na toulouse?

Vai seguindo o caminho dito: distribuidor, cabos, velas, bicos
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Avatar do usuário
Lincao
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Set 09, 2016 5:46 pm
Modelos Citroën: Xm & DS3

XM v6 12v Falhando

#10

Mensagem por Lincao » Sex Out 07, 2016 6:50 pm

Boa tarde pessoal,

Realizei alguns testes sugeridos por vocês e acho que identifique os cilindros preguiçosos.

O primeiro teste foi ver a resistência dos bicos com o multímetro e o resultado foi:
XM_Bicos.jpg
O documento que o Munhoz passou diz que a resistência deles deve ser 14 Ohm cada. Essa diferença nos quatro que deram 15,1 pode trazer algum problema?

O outro teste foi tirar os cabos de vela um por um para ver se o regime de rotação do motor se alterava - o resultado foi:
XM_Cil.jpg
Podemos dizer então que os grandes suspeitos são os dois que mantiveram o mesmo RPM? Esses cabos de vela são novos mas mesmo assim eu vou trocar esses dois de posição com um dos outros que não apresentou o problema (vou trocar o cabo de lugar mantendo a ordem, fiquem tranquilos ;P ) ou testar os cabos com um centelhador.

Um videozinho que eu fiz do teste. Infelizmente o audio não ficou muito bom a ponto de dar pra escutar nitidamente a alteração da rotação.
[bbvideo=560,315]https://youtu.be/Z1bXQBelNu0[/bbvideo]

Sobre o distribuidor ser mecânico ou não - segue uma foto dele:
xm_dists.jpg
[]'s
Lincão
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

XM v6 12v Falhando

#11

Mensagem por Munhoz » Sáb Out 08, 2016 3:29 pm

Você chegou a mandar para limpeza os bicos? Medir vazão etc?
Fuka68
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Abr 18, 2016 9:31 pm
Modelos Citroën: Xantia 2.0 16V 2001

XM v6 12v Falhando

#12

Mensagem por Fuka68 » Qui Out 13, 2016 9:21 pm

Se os bicos estiverem gotejando provocando o afogamento do motor, o óleo deve estar bem contaminado.
Dá uma verificada no óleo, pois o cheiro muda bastante.

Abraço!
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

XM v6 12v Falhando

#13

Mensagem por Miau » Qui Out 13, 2016 10:14 pm

Por acaso esse carro corta 2 cilindros quando ta em rotação baixa?

Tem carros que só acionam os 6 quando a rotação e mais alta.

Pra mim o problema deve estar no distribuidor.. Pelo que vi esse acho que é mecanico. La dentro tem um rotor que gira distribuindo a centelha da bobina para cada vela. Os terminais dentro do rotor que direciona a centelha para as velas desses cilindros devem estar com algum tipo de falha de contato. Veja se consegue desmontar o rotor

um exemplo

https://www.youtube.com/watch?v=q4Vaf9Wm3Yg
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
jefersonrodrigues
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Nov 05, 2016 6:12 pm

XM v6 12v Falhando

#14

Mensagem por jefersonrodrigues » Sáb Nov 05, 2016 6:57 pm

No item 2, existe a possibilidade de ser módulo de ignição. Meu carro teve um comportamento igual, problema estava no módulo de ignição da Bosch.
Quanto a bobina, você pode comprar outras no e-bay em caso de defeito constatado, existem muitos anúncios.
Avatar do usuário
Lincao
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Set 09, 2016 5:46 pm
Modelos Citroën: Xm & DS3

XM v6 12v Falhando

#15

Mensagem por Lincao » Seg Nov 28, 2016 7:55 pm

Bom pessoal, me desculpem a demora para responder.

Optei por começar a verificação dos possíveis motivos do carro estar falhando pelo distribuidor.

Demorei um pouco para encontrar e comprar o distribuidor.

O código Citroën do distribuidor é 594147. Depois de fazer uma extensa pesquisa de referências cruzadas, caí nesse site: https://partdetail.com/valeo-243890/

À partir dele, comecei a pesquisar por esses códigos no eBay e achei um vendedor da Alemanha com um anuncio do distribuidor da marca Bremi - http://www.ebay.co.uk/itm/252472960511

Total gasto: £ 80.21 - distribuidor + frete para a Áustria. Sim, Áustria porque o vendedor não enviava para o Brasil.

Não sei se vocês já ouviram falar num serviço chamado "Shipito" - é uma caixa postal que você contrata (você recebe cinco endereços: quatro nos EUA e um na Áustria). A vantagem desse serviço é que você pode comprar coisas que não são enviadas para o Brasil, consolidar pacotes (por exemplo, comprar vários itens de vários lugares diferentes e depois manda um pacote só para o Brasil) e o mais importante, você mesmo faz a sua declaração de produtos podendo colocar qualquer valor e descrição :-)

Depois de 25 dias da compra, o distribuidor novo chega em casa.

Hoje à tarde fui trocar ele - bem tranquila a operação. O mais importante foi ligar corretamente a ordem dos cabos de vela respeitando a ordem de ignição dos cilindros.

Algumas fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Como vocês podem ver na terceira foto, o "berecuteco" (não sei o nome) que fica "rodando" dentro do distribuidor estava BEM feio.

Resultado: SUCESSO!!! O CARRO PAROU DE FALHAR E VOLTOU À VIDA!!

Um videozinho:
[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=EIH_7iVzpA0[/bbvideo]

Outro presente que o carro ganhou foi uma nova vareta de óleo. A antiga estava sem o puxado de plástico.
Imagem

Ela eu comprei no site http://www.citroen-accessories.com/ pesquisando pelo código "117406", também mandei para o Shipito e consolidei para ser enviado como um pacote só com o distribuidor.

É isso aí pessoal,

Muito obrigado pela ajuda.

Confesso que estava BEM desanimado com o carro mas agora ESTOU FELIZ PRA CARALH*!!

[]'s
Lincão!
Responder