Xantia 98/99 Aut - Luzes do painel "Neve" e "Sport" piscando!
- fernandoferrari
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Xantia 98/99 Aut - Luzes do painel "Neve" e "Sport" piscando!
Fala galera, tudo beleza?
Gostaria de dicas em uma questão: Estou negociando um Citröen Xantia 2.0 Exclusive 98/99 automático. O carro está impecável, merecia uma placa de colecionador, não é exagero, o carro está impecável! Tudo funcionando, manual e até mesmo a nota fiscal de compra, rs.
Somente uma coisa me perturba: As luzes de Neve e de Sport no painel estão piscando intermitentemente juntas (O que segundo o manual aponta que o câmbio está em modo de emergência) e o carro está sem arrancada nenhuma, como se fosse arrancar de segunda marcha ou terceira. Notei alguns pequenos trancos na troca entre D - N - R.
Enfim; em alguns tópicos sobre o assunto, o pessoal disse para retirar o filtro de ar, e acessar uma peça pequena e preta, logo acima do câmbio, abrir ela e verificar se ela estava contaminada, realizar uma limpeza com Wd40 e tudo mais.
Pois bem...
Realizado isso as luzes continuam acessas no painel, e o carro continua uma "tartaruga".
O que me dizem sobre isso???
Desde já agradeço a vocês!
Att,
Fernando Ferrari
(34) 9-9160-6159
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Gostaria de dicas em uma questão: Estou negociando um Citröen Xantia 2.0 Exclusive 98/99 automático. O carro está impecável, merecia uma placa de colecionador, não é exagero, o carro está impecável! Tudo funcionando, manual e até mesmo a nota fiscal de compra, rs.
Somente uma coisa me perturba: As luzes de Neve e de Sport no painel estão piscando intermitentemente juntas (O que segundo o manual aponta que o câmbio está em modo de emergência) e o carro está sem arrancada nenhuma, como se fosse arrancar de segunda marcha ou terceira. Notei alguns pequenos trancos na troca entre D - N - R.
Enfim; em alguns tópicos sobre o assunto, o pessoal disse para retirar o filtro de ar, e acessar uma peça pequena e preta, logo acima do câmbio, abrir ela e verificar se ela estava contaminada, realizar uma limpeza com Wd40 e tudo mais.
Pois bem...
Realizado isso as luzes continuam acessas no painel, e o carro continua uma "tartaruga".
O que me dizem sobre isso???
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Fernando Ferrari.
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Que belo carro hein!
Tem dois tópicos aqui que tratam desse câmbio mas como você está negociando o carro eu partiría do pior caso que é fazer a caixa toda.
Gasta em torno de 4 a 6 mil reais dependendo de quem faça, não é um câmbio ruim, eu particularmente gosto bastante. Pra você ter uma ideia esse câmbio foi usado até 2011 nos carros da PSA.
O Xantia é um carro fantástico, a suspensão é fora de série. Se ele foi bem cuidado vale a pena.
Sua ideia é usá-lo diariamente ou é um segundo carro?
viewtopic.php?f=29&t=866
viewtopic.php?f=19&t=3909
Tem dois tópicos aqui que tratam desse câmbio mas como você está negociando o carro eu partiría do pior caso que é fazer a caixa toda.
Gasta em torno de 4 a 6 mil reais dependendo de quem faça, não é um câmbio ruim, eu particularmente gosto bastante. Pra você ter uma ideia esse câmbio foi usado até 2011 nos carros da PSA.
O Xantia é um carro fantástico, a suspensão é fora de série. Se ele foi bem cuidado vale a pena.
Sua ideia é usá-lo diariamente ou é um segundo carro?
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- fernandoferrari
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Fala Munhoz!
Sim, muito belo, to fissurado nele. Andei nele mesmo "ruinzinho" e curti demais.
Esse é um carro secundário. Na garagem de casa temos um Corolla, porém eu pretendo usar o Xantia para Faculdade e fins de semana. Pelo estado de conservação, aposto que ele aguenta o tranco, além do fato de eu ser um motorista cuidadoso.
Mas voltando ao problema, sendo sincero, não sei se tenho ânimo para comprar nesse carro, pensando na pior hipótese! rs. Eu estava esperando ouvir algo como Solenoides ou lubrificação nova do cambio.
Todavia, levando em conta a pior hipótese, não seria melhor procurar uma AL4 em algum desmanche ou algo do tipo, caso seja necessário?
Outra duvida, qual o melhor óleo para esse câmbio?
Grato desde já pela dedicação!
Sim, muito belo, to fissurado nele. Andei nele mesmo "ruinzinho" e curti demais.
Esse é um carro secundário. Na garagem de casa temos um Corolla, porém eu pretendo usar o Xantia para Faculdade e fins de semana. Pelo estado de conservação, aposto que ele aguenta o tranco, além do fato de eu ser um motorista cuidadoso.
Mas voltando ao problema, sendo sincero, não sei se tenho ânimo para comprar nesse carro, pensando na pior hipótese! rs. Eu estava esperando ouvir algo como Solenoides ou lubrificação nova do cambio.
Todavia, levando em conta a pior hipótese, não seria melhor procurar uma AL4 em algum desmanche ou algo do tipo, caso seja necessário?
Outra duvida, qual o melhor óleo para esse câmbio?
Grato desde já pela dedicação!
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Fernando Ferrari.
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- gabriel_mupe
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Fernando, muito bonito o carro, show!
É dificil dizer ao certo qual o problema do cambio, mas como vc disse que ele ta patinando pra andar é bem provavel que tenha que abrir pra refazer.
Se vc comprar um cambio num desmanche pode ser que tenha um cambio bom, como pode nao ter.. e pra arriscar comprar um cambio zuado, compensa mandar arrumar o que ja está no carro
Boa sorte
Abs
É dificil dizer ao certo qual o problema do cambio, mas como vc disse que ele ta patinando pra andar é bem provavel que tenha que abrir pra refazer.
Se vc comprar um cambio num desmanche pode ser que tenha um cambio bom, como pode nao ter.. e pra arriscar comprar um cambio zuado, compensa mandar arrumar o que ja está no carro
Boa sorte
Abs
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O carro parece estar inteiro, eu iria sem medo! Negocia o valor do carro, dá uma chorada e fica com ele... O problema de acender as luzes dá assim que liga? Ou após algum tempo andando?
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Então, as solenoides e o óleo é um primeiro passo sim. Não pode esquecer de reiniciar os parâmetros auto adaptativos.
Como é um segundo carro, faz como disse o Renan e vai sem medo.
Como é um segundo carro, faz como disse o Renan e vai sem medo.
- fernandoferrari
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Fernando, muito bonito o carro, show!
É dificil dizer ao certo qual o problema do cambio, mas como vc disse que ele ta patinando pra andar é bem provavel que tenha que abrir pra refazer.
Se vc comprar um cambio num desmanche pode ser que tenha um cambio bom, como pode nao ter.. e pra arriscar comprar um cambio zuado, compensa mandar arrumar o que ja está no carro
Boa sorte
Abs
Valeu a dica Gabriel!
O carro parece estar inteiro, eu iria sem medo! Negocia o valor do carro, dá uma chorada e fica com ele... O problema de acender as luzes dá assim que liga? Ou após algum tempo andando?
Renan, as luzes ficam acesas sempre, desde a partida. Quando à arrancada, não sei se fui claro... ele tá mais pra um carro que arranca de Segunda ou Terceira, do que patinando... talvez eu não esteja dando real valor ao problema também, visto que gostei demais do carro! hahaha.
Vou verificar solenoides, óleo de cambio e passar um scanner. Se eu resolver ficar com o carro, volto aqui e conto pra vocês!
Valeu galera, comunidade super engajada! Show! Abraços.
É dificil dizer ao certo qual o problema do cambio, mas como vc disse que ele ta patinando pra andar é bem provavel que tenha que abrir pra refazer.
Se vc comprar um cambio num desmanche pode ser que tenha um cambio bom, como pode nao ter.. e pra arriscar comprar um cambio zuado, compensa mandar arrumar o que ja está no carro
Boa sorte
Abs
Valeu a dica Gabriel!
O carro parece estar inteiro, eu iria sem medo! Negocia o valor do carro, dá uma chorada e fica com ele... O problema de acender as luzes dá assim que liga? Ou após algum tempo andando?
Renan, as luzes ficam acesas sempre, desde a partida. Quando à arrancada, não sei se fui claro... ele tá mais pra um carro que arranca de Segunda ou Terceira, do que patinando... talvez eu não esteja dando real valor ao problema também, visto que gostei demais do carro! hahaha.
Vou verificar solenoides, óleo de cambio e passar um scanner. Se eu resolver ficar com o carro, volto aqui e conto pra vocês!
Valeu galera, comunidade super engajada! Show! Abraços.
Att,
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Quando o câmbio entra em emergência fica travado na terceira marcha mesmo, sua impressão não está errada.
Qual a KM do carro?
Qual a KM do carro?
- fernandoferrari
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120.000km que pelo estado de conservação me parecem originais Munhoz!
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Amigo,
Me permita algumas considerações baseadas em minha experiência com esse problema no meu Xantia 2001:
1 - O sintoma que aparece e você disse é que, com as luzes de neve e "s" piscando, o câmbio entra em modo de emergência e o carro parte em 2ª e vai até a 3ª somente. Ele fica lento realmente;
2 - Tive esse problema várias vezes e, em todas, o problema era do seletor de marchas, aquela caixa que você mencionou;
3 - Recentemente o meu Xantia não pegava e o problema era o módulo com a CI queimada, tendo sido resolvido com a substituição da mesma;
4 - Após a substituição do módulo, o carro funcionou, mas as tais luzes ficavam piscando entrando em modo de emergência;
5 - A pessoa que me vendeu o módulo, me disse que era por causa do módulo que era de carro manual e não de automático, e que o problema seria resolvido assim que ele consertasse o meu módulo original;
6 - Fiquei por 3 semanas andando com o carro entre 60 e 70 km/h, para não forçar o motor e câmbio;
7 - No último sábado, ao voltar da vistoria no Detran/RJ, meu sobrinho que me acompanhava, dirigia o carro para mim, quando numa parada para uma conversão, o câmbio reduziu com freio motor(uma característica do AL4). Levei um susto e procurei as luzes no painel. Elas não estavam piscando. Pedi para ele acelerar mais e o carro passou todas as marchas e ficou normal, até desligar e ligar de novo, quando as luzes voltaram a piscar;
8 - O problema não estava no módulo, pensei! Lembrei-me de problemas passados quando lavava o motor e tinha que secar a caixa seletora de marchas;
9 - Abri a caixa e estava toda cheia de zinabre. Fiz uma limpeza com limpa contatos e o problema continuou, mas de forma intermitente, ou seja, às vezes ficava bom com trancos e às vezes não;
10 - Como fiz a limpeza com a caixa no lugar, retirando apenas a tampa, resolvi retirá-la do lugar e promover uma limpeza mais criteriosa. Mais limpa-contatos e borracha de lápis nas trilhas, como fazem nos contatos das placas de computadores. Olhando mais atentamente, verifiquei que nesta caixa existe uma barra que se movimenta sobre esse contatos e debaixo dela quatro peças que entram em contato com as trilhas e , com uma lixa fina, fiz a devida limpeza(a lixa apenas nessas peças, nunca nas trilhas - é só encaixar a lixa com a parte porosa para cima, entre a barra e a trilha e movimentá-la, e você verá que sai muita sujeira desses contatos)
11 - Coloquei no lugar e funcionou 90% com as luzes às vezes apagadas e às vezes acendendo. Lembrei-me que essa caixa é fixada na carcaça da caixa por dois parafusos e existe espaço na seletora para movimentá-la, ajustando o melhor ângulo em relação à barra que movimenta o eixo. Fui ajustando esse ângulo até conseguir uma posição em que a caixa ficou perfeita. Funcionando sem trancos.
Desculpe o texto extenso, mas estamos aqui para ajudar os amigos.
Faça isso primeiro antes de condenar a caixa. Com sorte ela vai ficar boa.
Boa sorte amigo!
Me permita algumas considerações baseadas em minha experiência com esse problema no meu Xantia 2001:
1 - O sintoma que aparece e você disse é que, com as luzes de neve e "s" piscando, o câmbio entra em modo de emergência e o carro parte em 2ª e vai até a 3ª somente. Ele fica lento realmente;
2 - Tive esse problema várias vezes e, em todas, o problema era do seletor de marchas, aquela caixa que você mencionou;
3 - Recentemente o meu Xantia não pegava e o problema era o módulo com a CI queimada, tendo sido resolvido com a substituição da mesma;
4 - Após a substituição do módulo, o carro funcionou, mas as tais luzes ficavam piscando entrando em modo de emergência;
5 - A pessoa que me vendeu o módulo, me disse que era por causa do módulo que era de carro manual e não de automático, e que o problema seria resolvido assim que ele consertasse o meu módulo original;
6 - Fiquei por 3 semanas andando com o carro entre 60 e 70 km/h, para não forçar o motor e câmbio;
7 - No último sábado, ao voltar da vistoria no Detran/RJ, meu sobrinho que me acompanhava, dirigia o carro para mim, quando numa parada para uma conversão, o câmbio reduziu com freio motor(uma característica do AL4). Levei um susto e procurei as luzes no painel. Elas não estavam piscando. Pedi para ele acelerar mais e o carro passou todas as marchas e ficou normal, até desligar e ligar de novo, quando as luzes voltaram a piscar;
8 - O problema não estava no módulo, pensei! Lembrei-me de problemas passados quando lavava o motor e tinha que secar a caixa seletora de marchas;
9 - Abri a caixa e estava toda cheia de zinabre. Fiz uma limpeza com limpa contatos e o problema continuou, mas de forma intermitente, ou seja, às vezes ficava bom com trancos e às vezes não;
10 - Como fiz a limpeza com a caixa no lugar, retirando apenas a tampa, resolvi retirá-la do lugar e promover uma limpeza mais criteriosa. Mais limpa-contatos e borracha de lápis nas trilhas, como fazem nos contatos das placas de computadores. Olhando mais atentamente, verifiquei que nesta caixa existe uma barra que se movimenta sobre esse contatos e debaixo dela quatro peças que entram em contato com as trilhas e , com uma lixa fina, fiz a devida limpeza(a lixa apenas nessas peças, nunca nas trilhas - é só encaixar a lixa com a parte porosa para cima, entre a barra e a trilha e movimentá-la, e você verá que sai muita sujeira desses contatos)
11 - Coloquei no lugar e funcionou 90% com as luzes às vezes apagadas e às vezes acendendo. Lembrei-me que essa caixa é fixada na carcaça da caixa por dois parafusos e existe espaço na seletora para movimentá-la, ajustando o melhor ângulo em relação à barra que movimenta o eixo. Fui ajustando esse ângulo até conseguir uma posição em que a caixa ficou perfeita. Funcionando sem trancos.
Desculpe o texto extenso, mas estamos aqui para ajudar os amigos.
Faça isso primeiro antes de condenar a caixa. Com sorte ela vai ficar boa.
Boa sorte amigo!
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Fuka68,
Aqui tem o procedimento para regular a caixa seletora certinho viewtopic.php?p=23303#p23303
Abraço
Aqui tem o procedimento para regular a caixa seletora certinho viewtopic.php?p=23303#p23303
Abraço
- luk62
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Fuka68 e Munhoz, as dicas foram ótimas!
Parabéns!
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Valeu Munhoz!
Ótimas dicas.
Abraços!
Ótimas dicas.
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- fernandoferrari
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Faaaala galera!! Demorei mas voltei!!
E voltei com boas notícias, pelo menos pra mim... rsrs. Após negociar com o dono, o mesmo levou a "nave" para a oficina especializada, na cidade de Uberlândia-MG. Nessa oficina foram trocadas todas as solenoides de câmbio, algumas fiações, a caixinha seletora de cima do câmbio e também foi feito o remapeamento de toda parte de troca de marchas, nivelamento de suspensão e acionamento do ABS (este apresentou defeito de configuração quando o computador fez as leituras pré-desmontagem). Enfim, tudo ficou por + ou - 1 mil reais.
Ficou quase um mês nessa oficina, mas o resultado foi bom. Andei nele ontem, e ao que me parece está tudo em perfeitas condições. Amanhã, faremos uma revisão geral no carro pra troca de óleos e filtros, conferir um furinho no escapamento e daí é só partir pro abraço. Assim que ele estiver lavado e polido, posto as fotos pra galera ver como ficou.
No mais, só tenho a agradecer a todos que gastaram um pouco de seu tempo e experiência com meu problema. Ótimo dia a todos!
E voltei com boas notícias, pelo menos pra mim... rsrs. Após negociar com o dono, o mesmo levou a "nave" para a oficina especializada, na cidade de Uberlândia-MG. Nessa oficina foram trocadas todas as solenoides de câmbio, algumas fiações, a caixinha seletora de cima do câmbio e também foi feito o remapeamento de toda parte de troca de marchas, nivelamento de suspensão e acionamento do ABS (este apresentou defeito de configuração quando o computador fez as leituras pré-desmontagem). Enfim, tudo ficou por + ou - 1 mil reais.
Ficou quase um mês nessa oficina, mas o resultado foi bom. Andei nele ontem, e ao que me parece está tudo em perfeitas condições. Amanhã, faremos uma revisão geral no carro pra troca de óleos e filtros, conferir um furinho no escapamento e daí é só partir pro abraço. Assim que ele estiver lavado e polido, posto as fotos pra galera ver como ficou.
No mais, só tenho a agradecer a todos que gastaram um pouco de seu tempo e experiência com meu problema. Ótimo dia a todos!
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Saiu bem barato. O importante é resolver e ficar um serviço bem feito.
Depois compartilha a oficina com a gente.
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