DIÁRIO DE UM XM

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#1

Mensagem por rafael_xm » Ter Fev 26, 2008 7:15 pm

Depois da frustração que tive em querer restaurar um carro praticamente impossível de ser restaurado - estou falando do BX que pensei em comprar, mas que quando fui ver sequer dava para pensar nele andando novamente, resolvi descrever a saga do meu XM num diário eletrônico.

Acredito que já na próxima semana, tenha algum material para começar a monta-lo em ordem cronológica progressiva.


Ainda por aqui!
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#2

Mensagem por alexandre » Sáb Abr 19, 2008 12:34 am

E ai Rafael,

Esta semana sua esta meio longa hein... :lol:

Tambem continuo a saga do meu, a dificuldade em localizar as peças é grande e quem tem ou pede um valor abusivo ou quer vender o carro todo, assim fica dificil ;) , mas como todo citroenista sou persistente e tenho muuuuita paciencia, sei que vou conseguir!! :P

Um abraço... B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#3

Mensagem por rafael_xm » Dom Abr 20, 2008 4:23 am

Bos Alexandre.

A coisa deu uma complicada por aqui por conta de alguns problemas pessoais, mas espero resolver em breve.

Eu agaurdava com ansiedade que o carro saisse da pintura, para poder planejar o resto. A verdade é que o trabalho de pintura ficou uma bomba e o carro teve que voltar para a oficina para ser "reparado".

Apesar de não ter ficado um bom trabalho, acabei pegando o carro semana retrasada, mas só consegui sair com ele semana passada.

Preciso trocar o regulador centrifugo da direção porque ela não está retornando, e para isso vou tentar recorrer a uma pessoa que tem uma break parada há mais de um ano no interior.

Ainda não sei onde é, mas depois que for ver o carro, posso te dar um alô no que ele ainda tem de aproveitável.

Para completar a insanidade, ainda comprei outro igual ao meu neste final de semana. asté a cor é a mesma. A idéia é deixar um completamente mexido e o outro original. vamoa ver.

Estou sentindo uma certa facilidade na obtenção de peças atualmente. Uma parte das pessoas que não está conseguindo manter o carro, está justamente vendendo as peças.

Vamos ver se essa oferta cresce ainda mais.

Nos Falamos em breve.

Abraço!
Ainda por aqui!
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#4

Mensagem por alexandre » Seg Abr 21, 2008 1:36 pm

E ai Rafa,

Uma pena que voce esteja passando por tantos transtornos, mas com certeza voce vai sair de tudo misso mais forte, pode apostar :lol: .

Tambem estou pensando em dar um retoque na Enterprize, o medo é justamente que o tal pintor me quebre os acabamentos da barca, que com o passar do tempo e a exposição ao sol fica um tanto que fragil a intervenção.
Ja imaginou, se não esta passando por isso, um porta malas cheio de peças que não tem como ser repostas!! :o

Sobre o regulador centrifugo, ja esperimentou desmonta-lo? As vezes o mecanismo interno acumula sujeira e prende fechado, não direcionando o Lhm para a caixa de direção. Faça-o, não é complicado e vai te poupar de grande dores de cabeça, no caso de pegar um centrifugo no mesmo estado.

Sobre as peças, no geral eu tambem consigo, so que detalhes importantes e não usuais, estes ja me dão extrema dor de cabeça, para voce ter uma ideia, no console central me falta o descanso de braço, o teclado de segurança e o de controle de vidros, retrovisores e travas eletricas que me foi roubado...quebraram o vidro da porta e fizeram o rapa nesses itens, logico, por encomenda!! :angry:

O Xm que voce vai modificar não é aquele que estava em um patio no interior? Se for vai dar trabalho...


Um abraço... B)
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#5

Mensagem por rafael_xm » Qui Abr 24, 2008 9:58 pm

Boa Alexandre,

A break que o colega aqui do Fóru mestá vendendo, pelo menos visualmente, tem todas essas peças de que precisa.

Pelo menos pelas fotos que ele mandou, salvo pela frente que precisa de um belo trato, todo o resto da lataria está em boas condições para fornecer peças, incluindo vidros, máquinas dos vidros, travas e forros.

Talvez seja o caso de chamar o senhor Spoc para convencer o colega a usar a razão e vender o que ele tem o mais barato possível.

Meu carro 1 ficou bonito porque a pintura é toda nova e em duas cores, vermelho e cinza, mas o trabalho não ficou perfeito não. Mas...

O carro 2, pelo ao menos até agora, tem dado respostas satisfatórias. Mandei limpar os bicos e não precisei trocar nenhum. O motor está roncando alto e forte. Amanhã o pessoal da San Marino irá erguer a suspensão dele para que possamos pegar um vazamento numa ou mais das mangueiras de retorno, e então vermos o comportamento da suspensão.

Um preocupação é a caixa de câmbio que estava meio seca de óleo. Ainda não dá para saber se é pau na caixa ou um simples vazamento.

Na medida do possível eu vou tentar fazer um relatório fotográfico dos reparos.

Quanto a break a venda, você só precisaria arrumar um lugar para deixar o carro.

Abraço
Ainda por aqui!
XM92V6
Sem Habilitação
Mensagens: 27
Registrado em: Ter Out 09, 2007 6:41 pm
Nome: XM92V6

#6

Mensagem por XM92V6 » Sáb Abr 26, 2008 1:32 am

É eu tbém estou na saga de deixar meu XM funcionando, tive o azar de estourar o coxim dianteiro ele passou da carroceria levantando o capo por dentro, daí fiquei um mes procurando o coxim comprei um bom na Biroska (loja que só vende peças de carros franceses em Curitiba) paguei 250,00 só que chegando para montagem descubri que existem dois tipos de amortecedores um fino e outro mais grosso 2mm, daí mais um mesinho parado, mas felizmente achei dois coxins finos e foi possível colocá-los mas o carro apresenta um problema clica a bomba do hidráulico direto de 5 em cinco segundos e o carro apresenta um problema na reta o volante parece que quer guinar de um lado pro outro, vc saberia dizer qual é a esfera reguladora e para que serve e a acumuladora? Qual será que eu devo trocar?Alguém já teve um problema desse tipo?O meu xm é um verde automático 92, tenho um motor completo desmontado !Abraço aos que deixam essas relíquias vivas rodando por aí, pois aqui em SC só vi um XM rodando faz 15 anos qdo vinham muitos argentinos(ricos) pras praias.
alexandre
Habilitado
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 5:40 pm
Nome: alexandre
Localização: São Bernardo do Campo - SP

#7

Mensagem por alexandre » Sáb Abr 26, 2008 11:25 pm

Ola amigos,

Rafa,

Nem com uma intervenção intraneural do Spoc (rsrsrs) o cara vendeu peças em separado, é o carro todo ou nada, fazer o que! Vou continuar aguardando, afinal peças sempre aparecem (lembra nosso amigo pula-pula...). ;)

92,

Cara, eu ja passei pelas mesmas coisas que voce, então guarda ai:

Os estalos continuos da valvua acumuladora são porque a esfera acumuladora de pressão (a de 62 bar) não possui nitrogenio suficiente para criar o nivel de pressão necessaria para manter o sistema e precisa ser constantemente recarregada pela bomba, isto cria os estalos constantes, em casos mais graves como a perda total da pressão, a valvula estala como uma metralhadora e começa a danificar a tubulação de aço do sistema.

Troque a esfera e tudo volta ao normal... :P

Sobre o carro jogar para os lados, pode ser a caixa de direção: os terminais articulados dos braços da suspensão criam folga e deixam as rodas meio que livres para se movimentar lateralmente. Para detectar este problema voce deve levantar a frente ou um lado de cada vez que seja e movimentar as rodas com a mão, se sentir a folga pode ser estes terminais (ficam dentro da coifa da caixa) e é possivel retirar e trocar sem remover a caixa de direção do carro, o que da um baita trabalhão!!
Outras possibilidades são - Folga nos terminais de direção (na roda), folga nos eixos "pivot" (na extremidade do braço da suspensão, permite a roda virar para os lados), incompatibilidade do coxim (o que voce conseguiu pode estar desalinhando o veiculo), folga nos dispositivos de fixação do quadro da suspensão ou folga nos coxins do braço da suspensão (desgaste das borrachas).

Como voce pode ver, ha muito onde procurar, mas não vá nestas casas de alinhamento e balanceamento que trabalham em rede, eles condenam tudo o que não precisa no seu carro!
Sobre os coxins que voce conseguiu, o de maior espessura ja faz parte do modelo reformulado pela Citroen para evitar a ruptura que voce infelizmente teve a oportunidade de ver. Se voce puder, o melhor é conseguir os cilindros acionadores da suspensão dianteira tambem e voltar a colocar aqueles primeiros coxins.

Se tiver mais duvidas conte comigo!! :P



Um abraço a todos... B)
Editado pela última vez por alexandre em Sáb Abr 26, 2008 11:28 pm, em um total de 1 vez.
<!--coloro:#CC0000--><span style="color:#CC0000"><!--/coloro--><!--sizeo:3--><span style="font-size:12pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Alexandre<!--sizec--></span><!--/sizec--><!--colorc--></span><!--/colorc-->
Capitão da SS-Enterprise

Imagem
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#8

Mensagem por rafael_xm » Dom Abr 27, 2008 10:44 pm

Boa noite pessoal,

Eu tive esse problema de direção com o meu carro. Eu mandei fazer o embuchamento da caixa e depois de instalada, ela puxava para a direita, e quando mais se regulada o cabo para a esquerda, mais ela puxava para a direita.

A caixa foi desmontada e a rosca sem fim alinhada no centro do curso. Não adiantou porque a direção começou a puxar para a esquerda, e quanto mais para a direita se regulava, mais para a esquerda o carro ia.

Na terceira tentativa o pessoal da San Marino procurou saber se havia alguma orientação especifica para a montagem da caixa, e foram informados por um técnico que já havia feito algumas delas, que havia um gabarito para a instalação da cremalheira com o pinhão.

Depois disso ela voltou ao normal.

Podem ter tirado sua caixa de centro; se o carro joga para um dos lados. Se ele alterna esse desconforto, então pode ser o que o Alexandre mencionou; suspensão, torres, terminais, etc...

Abraço!
Editado pela última vez por rafael_xm em Ter Abr 29, 2008 12:00 am, em um total de 1 vez.
Ainda por aqui!
MAZA
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Qui Jul 24, 2008 11:29 pm
Nome: MAZA

#9

Mensagem por MAZA » Ter Set 02, 2008 12:51 am

Bom dia amigos..estou tentando restaurar um Xm 94 Turbo CT fiz a turbina e o bicho ja ronca mas como tudo nao é perfeito ele subiu so a traseira..desligamos eu e meu mecanico e ligamos de novo e pra surpresa nao levantou do lugar..rsss qual o procedimento correto a fazer alguem poderia me dar uma luz? ahh detalhe o carro tava lavado de oleo na dianteira abraço e todos
rafael_xm
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 10:21 am
Nome: rafael_xm
Localização: São Paulo - Capital
Contato:

#10

Mensagem por rafael_xm » Ter Set 02, 2008 10:20 am

Bom dia Maza,

Certamente seu carro tem um vazamento <_<

Minha sugestão:

Coloque esse carro num elevador e tire o quadro inferior, tomando os devidos cuidados, pois parte da tubulação, tanto rigida, quanto flexivel, está parcialmente fixada nele. Acesse os arquivos postados neste tópico, sobre hidráulica. este é um exemplo:

Imagem

Depois de imprimir o esquema que precisar, faça uma varredura minunciosa em busca de vazamentos, não só nos terminais e junções, mas também nas próprias mangueiras que pode apresentar ressecamento. Substitua o que for necessário por mangueiras utilizadas em sistemas hidráulicos de empinhadeiras e caminhões. Utilize junções metálicas ( aço, latão ou aluminio ), no lugar das junções danificadas.

Depois de tudo revisado, substitua o fluído hidráulico, tomando o cuidado de lavar o reservatório de LHM, e de limpar os filtros que estão lá dentro, antes de trocar o fluído é claro. :blink:

Aproveite que está tudo bem a mão, e lave toda a parte inferior do seu carro, isso te dará uma noção melhor quanto a permanência de possíveis vazamentos não detectados anteriormente.

Atenção especial aos compoentes (valvulas) existentes nas bases das esferas acumuladoras. Limpe-os! Se necessário, lave-os!

Depois de tudo isso, monte tudo com muito cuidado e ponha o carro para funcionar. Certamente algo irá acontecer e, dependendo do que isso significar, teremos que fazer este ou aquele procedimento, ou seja, só saberemos depois de chegarmos naquele ponto.

Boa sorte.
Editado pela última vez por rafael_xm em Ter Set 02, 2008 10:23 am, em um total de 1 vez.
Ainda por aqui!
MAZA
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Qui Jul 24, 2008 11:29 pm
Nome: MAZA

#11

Mensagem por MAZA » Qua Set 03, 2008 12:55 am

Bom dia Rafael ..sem palavras pra agradecer sua atençao amigo..sou do Interior de Sp e aqui nada é facil..apenas mecanicos que querem seu couro e espertinhos de plantao ..felizmente podemos contar com a ajuda dos amigos apaixonados pelos carros e nao se sentir só na jornada de arrumar um especie desses ..darei noticias da empreitada e agradeço de coraçao a ajuda do esquema com certeza de grande valia pra mim onde eu e meu mecanico estavamos as cegas..Forte abraço
Maza
Pillat
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Set 02, 2008 1:30 pm
Nome: Pillat

#12

Mensagem por Pillat » Qua Set 03, 2008 8:36 am

[quote name='rafael_xm' post='2478' date='Sep 2 2008, 10:20 AM']
Bom dia Maza,

Certamente seu carro tem um vazamento <_<

Minha sugestão:

Coloque esse carro num elevador e tire o quadro inferior, tomando os devidos cuidados, pois parte da tubulação, tanto rigida, quanto flexivel, está parcialmente fixada nele. Acesse os arquivos postados neste tópico, sobre hidráulica. este é um exemplo:

Imagem

Depois de imprimir o esquema que precisar, faça uma varredura minunciosa em busca de vazamentos, não só nos terminais e junções, mas também nas próprias mangueiras que pode apresentar ressecamento. Substitua o que for necessário por mangueiras utilizadas em sistemas hidráulicos de empinhadeiras e caminhões. Utilize junções metálicas ( aço, latão ou aluminio ), no lugar das junções danificadas.

Depois de tudo revisado, substitua o fluído hidráulico, tomando o cuidado de lavar o reservatório de LHM, e de limpar os filtros que estão lá dentro, antes de trocar o fluído é claro. :blink:

Aproveite que está tudo bem a mão, e lave toda a parte inferior do seu carro, isso te dará uma noção melhor quanto a permanência de possíveis vazamentos não detectados anteriormente.

Atenção especial aos compoentes (valvulas) existentes nas bases das esferas acumuladoras. Limpe-os! Se necessário, lave-os!

Depois de tudo isso, monte tudo com muito cuidado e ponha o carro para funcionar. Certamente algo irá acontecer e, dependendo do que isso significar, teremos que fazer este ou aquele procedimento, ou seja, só saberemos depois de chegarmos naquele ponto.

Boa sorte.
[/quote]


Se tiver realmente um vazamento, nosso colega está procedendo da melhor forma possível pra sanar estes problemas....

Parabéns pelas informações
Responder