FILTRO RESERVATÓRIO LHM
Esta matéria explica como fazer a troca do filtro que vai dentro do reservatório de expansão de óleo LHM do Xantia.
<a href="http://www.xantiaclub.cz/view.php?nazev ... 2005062001" target="_blank">Filtro Reservatório LHM</a>
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O Administrador
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\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
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Quero chamar a atenção para o fato de que as mangueiras do reservatório estarem geralmente ressecadas e duras.
Isto é importante, pois como temos que torcê-las, devemos fazer com o maior cuidado possível pois o risco de rachadura é grande (experiência própria...), sendo fatal.
No meu caso, optei por soltar as mangueiras uma a uma e levantar o miolo verticalmente, pra evitar stress nas mangueiras.
Outro ponto importante é não permitir que a mangueira da tampa do reservatório dobre ou fique prensada pois uma mudança de pressão poderá fazer ela pular fora deixando o reservatório exposto à sujeira.
Pedro Prado
Isto é importante, pois como temos que torcê-las, devemos fazer com o maior cuidado possível pois o risco de rachadura é grande (experiência própria...), sendo fatal.
No meu caso, optei por soltar as mangueiras uma a uma e levantar o miolo verticalmente, pra evitar stress nas mangueiras.
Outro ponto importante é não permitir que a mangueira da tampa do reservatório dobre ou fique prensada pois uma mudança de pressão poderá fazer ela pular fora deixando o reservatório exposto à sujeira.
Pedro Prado
Só pra incentivar a galera a fazer o trabalho...
Meu X estava estalando de 5 em 5 segundos. A cada estalo eu sentia uma dor no bolso do tamanho do preço de uma acumuladora. :-O
Quando bati o olho no tópico lembrei que deve fazer 1 ano que não limpo os filtros... Bom, já que não estou trabalhando por que não trabalhar né?
Sistema despressurizado pelo parafuso, limpei o reservatório e soltei as mangueiras, puxei a tampa e vi que os filtros de plástico haviam sido substituídos por outros feitos de fuligem e piche!
Trouxe pro tanque e mandei veja pra cima dos garotos. Fiz umas 3 lavagens, passando uma escova de dentes por dentro e por fora também. Após o enxague final, deixei uns 20 minutos na secadora direto na saída de ar quente pra eliminar a água.
Tive que fabricar um outro clip daquele metálico, pois eu consegui perder o meu quando tirei (maldito bueiro). Mas é bem fácil - se alguém precisar fazer, use um clip inoxidável.
Filtros instalados, resolvi pegar o anel de borracha da tampa e dar umas voltas de teflon na base dele (que fica escondida), pra ver se conseguia estancar a babada de LHM que sempre fica nos reservatórios dos Xantia. Pus o anel e quando a tampa entrou, entrou sob maior pressão, o que eu acredito que seja bom - deve melhorar a vedação.
Mangueira instaladas, parafuso despressurizador reapertado, uma boa lavada nas mãos... hora de ligar o bicho e ver se não tá jorrando LHM em nenhum lugar.
Bom, a primeira impressão que eu tive é que tinha montado algo errado, pois o sistema parou de estalar... mas depois de 1 minuto e meio veio a recompensa pelo trabalho :-)
Resumindo: a limpeza dos filtros de LHM é um item de manutenção obrigatória, a sua execução não tem custo algum, e a sua negligência faz o carro trabalhar com o sistema com baixa pressão, gerando desconforto nos hydractive II, endurecendo a direção (pois o fluxo de LHM é menor que o necessário), podendo prejudicar a frenagem (pouca pressão disponível na acumuladora).
É isso aí!
Pedro Prado
Meu X estava estalando de 5 em 5 segundos. A cada estalo eu sentia uma dor no bolso do tamanho do preço de uma acumuladora. :-O
Quando bati o olho no tópico lembrei que deve fazer 1 ano que não limpo os filtros... Bom, já que não estou trabalhando por que não trabalhar né?
Sistema despressurizado pelo parafuso, limpei o reservatório e soltei as mangueiras, puxei a tampa e vi que os filtros de plástico haviam sido substituídos por outros feitos de fuligem e piche!
Trouxe pro tanque e mandei veja pra cima dos garotos. Fiz umas 3 lavagens, passando uma escova de dentes por dentro e por fora também. Após o enxague final, deixei uns 20 minutos na secadora direto na saída de ar quente pra eliminar a água.
Tive que fabricar um outro clip daquele metálico, pois eu consegui perder o meu quando tirei (maldito bueiro). Mas é bem fácil - se alguém precisar fazer, use um clip inoxidável.
Filtros instalados, resolvi pegar o anel de borracha da tampa e dar umas voltas de teflon na base dele (que fica escondida), pra ver se conseguia estancar a babada de LHM que sempre fica nos reservatórios dos Xantia. Pus o anel e quando a tampa entrou, entrou sob maior pressão, o que eu acredito que seja bom - deve melhorar a vedação.
Mangueira instaladas, parafuso despressurizador reapertado, uma boa lavada nas mãos... hora de ligar o bicho e ver se não tá jorrando LHM em nenhum lugar.
Bom, a primeira impressão que eu tive é que tinha montado algo errado, pois o sistema parou de estalar... mas depois de 1 minuto e meio veio a recompensa pelo trabalho :-)
Resumindo: a limpeza dos filtros de LHM é um item de manutenção obrigatória, a sua execução não tem custo algum, e a sua negligência faz o carro trabalhar com o sistema com baixa pressão, gerando desconforto nos hydractive II, endurecendo a direção (pois o fluxo de LHM é menor que o necessário), podendo prejudicar a frenagem (pouca pressão disponível na acumuladora).
É isso aí!
Pedro Prado
É importante destacar que essas dicas não são dadas pelas concessionárias da marca. Sequer são mencionadas mesmo sabendo que 99% dos clientes não se meterá a fazer esse tipo de serviço.
Felizmente temos pessoas como o Pedro que tem um histórico de relacionamento com o seu carro só encontrados em sites europeus.
Vamos ver se da próxima vez que um trabalho dessa extensão for feito, podemos registra-lo e postar no fórum as respectivas imagens e históricos.
Parabéns Pedro, isso pode ter lhe dado o direito de receber uma camiseta e uma cartela com adesivos de vários tamanhos para você colar no seu carro e em vários outros lugares.
Oportunamente voltaremos ao assunto.
Abraço e muito obrigado pelo relato.
Felizmente temos pessoas como o Pedro que tem um histórico de relacionamento com o seu carro só encontrados em sites europeus.
Vamos ver se da próxima vez que um trabalho dessa extensão for feito, podemos registra-lo e postar no fórum as respectivas imagens e históricos.
Parabéns Pedro, isso pode ter lhe dado o direito de receber uma camiseta e uma cartela com adesivos de vários tamanhos para você colar no seu carro e em vários outros lugares.
Oportunamente voltaremos ao assunto.
Abraço e muito obrigado pelo relato.
O Administrador
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