FILTRO RESERVATÓRIO LHM

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#1

Mensagem por RAFAEL » Qua Ago 30, 2006 6:49 pm

Esta matéria explica como fazer a troca do filtro que vai dentro do reservatório de expansão de óleo LHM do Xantia.

<a href="http://www.xantiaclub.cz/view.php?nazev ... 2005062001" target="_blank">Filtro Reservatório LHM</a>


O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
pprado
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Set 21, 2006 1:14 am
Nome: Pedro Prado

#2

Mensagem por pprado » Sáb Dez 30, 2006 2:47 pm

Quero chamar a atenção para o fato de que as mangueiras do reservatório estarem geralmente ressecadas e duras.

Isto é importante, pois como temos que torcê-las, devemos fazer com o maior cuidado possível pois o risco de rachadura é grande (experiência própria...), sendo fatal.

No meu caso, optei por soltar as mangueiras uma a uma e levantar o miolo verticalmente, pra evitar stress nas mangueiras.

Outro ponto importante é não permitir que a mangueira da tampa do reservatório dobre ou fique prensada pois uma mudança de pressão poderá fazer ela pular fora deixando o reservatório exposto à sujeira.

Pedro Prado
pprado
Sem Habilitação
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Set 21, 2006 1:14 am
Nome: Pedro Prado

#3

Mensagem por pprado » Sáb Dez 30, 2006 6:11 pm

Só pra incentivar a galera a fazer o trabalho...

Meu X estava estalando de 5 em 5 segundos. A cada estalo eu sentia uma dor no bolso do tamanho do preço de uma acumuladora. :-O

Quando bati o olho no tópico lembrei que deve fazer 1 ano que não limpo os filtros... Bom, já que não estou trabalhando por que não trabalhar né?

Sistema despressurizado pelo parafuso, limpei o reservatório e soltei as mangueiras, puxei a tampa e vi que os filtros de plástico haviam sido substituídos por outros feitos de fuligem e piche!

Trouxe pro tanque e mandei veja pra cima dos garotos. Fiz umas 3 lavagens, passando uma escova de dentes por dentro e por fora também. Após o enxague final, deixei uns 20 minutos na secadora direto na saída de ar quente pra eliminar a água.

Tive que fabricar um outro clip daquele metálico, pois eu consegui perder o meu quando tirei (maldito bueiro). Mas é bem fácil - se alguém precisar fazer, use um clip inoxidável.

Filtros instalados, resolvi pegar o anel de borracha da tampa e dar umas voltas de teflon na base dele (que fica escondida), pra ver se conseguia estancar a babada de LHM que sempre fica nos reservatórios dos Xantia. Pus o anel e quando a tampa entrou, entrou sob maior pressão, o que eu acredito que seja bom - deve melhorar a vedação.

Mangueira instaladas, parafuso despressurizador reapertado, uma boa lavada nas mãos... hora de ligar o bicho e ver se não tá jorrando LHM em nenhum lugar.

Bom, a primeira impressão que eu tive é que tinha montado algo errado, pois o sistema parou de estalar... mas depois de 1 minuto e meio veio a recompensa pelo trabalho :-)

Resumindo: a limpeza dos filtros de LHM é um item de manutenção obrigatória, a sua execução não tem custo algum, e a sua negligência faz o carro trabalhar com o sistema com baixa pressão, gerando desconforto nos hydractive II, endurecendo a direção (pois o fluxo de LHM é menor que o necessário), podendo prejudicar a frenagem (pouca pressão disponível na acumuladora).

É isso aí!
Pedro Prado
RAFAEL
Mestre Curioso
Mensagens: 796
Registrado em: Ter Ago 29, 2006 2:28 am
Nome: O Administrador

#4

Mensagem por RAFAEL » Sáb Jan 06, 2007 2:38 pm

É importante destacar que essas dicas não são dadas pelas concessionárias da marca. Sequer são mencionadas mesmo sabendo que 99% dos clientes não se meterá a fazer esse tipo de serviço.

Felizmente temos pessoas como o Pedro que tem um histórico de relacionamento com o seu carro só encontrados em sites europeus.

Vamos ver se da próxima vez que um trabalho dessa extensão for feito, podemos registra-lo e postar no fórum as respectivas imagens e históricos.

Parabéns Pedro, isso pode ter lhe dado o direito de receber uma camiseta e uma cartela com adesivos de vários tamanhos para você colar no seu carro e em vários outros lugares.

Oportunamente voltaremos ao assunto.

Abraço e muito obrigado pelo relato.
O Administrador
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->ccdob<!--colorc--></span><!--/colorc-->
\[EMAIL=webmaster@ccdob.com.br\]webmaster@ccdob.com.br\[/EMAIL\]
ehbastos
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 12:58 pm
Nome: Edu Bastos

#5

Mensagem por ehbastos » Dom Mar 30, 2008 1:54 pm

bom que tem muitas fotos, pq não da pra entender nada que ta escrito haha. Valeu
Cyclone
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Fev 28, 2008 11:42 am
Nome: Cyclone On Pallas

#6

Mensagem por Cyclone » Seg Mar 31, 2008 5:40 pm

[quote name='Edu Bastos' post='1188' date='Mar 30 2008, 01:54 PM']
bom que tem muitas fotos, pq não da pra entender nada que ta escrito haha. Valeu
[/quote]

Particularmente não consegui entender muito nem com as fotos.
Estamos precisando de um artigo urgente... com fotos ;/
Responder