Onde é o nível mínimo e máximo do reservatório de água?
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Galera, sou um feliz recente proprietário de um incrível xantia 2.0 16v aut. ano 2000
E estou desesperado para saber onde é o limite para colocar a água no reservatório... Agora coloquei água e não sei se é pouco ou muito...
E tenho que por enquanto sempre repor água pq está c uns vazamentos e o motor chega próximo dos 90 graus quase que facilmente.
Eu abri o reservatório e não encontrei a marca, nem no 'treco' que fica bem na entrada da água...
Se alguém poder dar a dica eu agradeço.
Valew!
E estou desesperado para saber onde é o limite para colocar a água no reservatório... Agora coloquei água e não sei se é pouco ou muito...
E tenho que por enquanto sempre repor água pq está c uns vazamentos e o motor chega próximo dos 90 graus quase que facilmente.
Eu abri o reservatório e não encontrei a marca, nem no 'treco' que fica bem na entrada da água...
Se alguém poder dar a dica eu agradeço.
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[quote name='fabinhovioleiro' date='Sep 20 2015, 07:54 PM' post='30803']
A marca de nível fica do lado de fora do reservatório.
[/quote]
Olá amigo, eu tentei achar essa marca mas não vi nada.
Segue uma imagem 'montagem' com as 4 fotos que tirei do reservatório aberto e fechado em volta dele.
Só faltou tirar do 'pino' interno que sai, que possui 4 rasgos.
O carro anda esquentando muito rápido até chegar próximo dos 90°, mal começo a andar e já chega a quase isso e já liga a segunda fase das ventoinhas, fazendo um baita barulho, parece um avião passando na rua...
Dai penso que seria uma 'falta' de líquido de refrigeração.
Aguardo orientação!
Valew ;) :613179:
A marca de nível fica do lado de fora do reservatório.
[/quote]
Olá amigo, eu tentei achar essa marca mas não vi nada.
Segue uma imagem 'montagem' com as 4 fotos que tirei do reservatório aberto e fechado em volta dele.
Só faltou tirar do 'pino' interno que sai, que possui 4 rasgos.
O carro anda esquentando muito rápido até chegar próximo dos 90°, mal começo a andar e já chega a quase isso e já liga a segunda fase das ventoinhas, fazendo um baita barulho, parece um avião passando na rua...
Dai penso que seria uma 'falta' de líquido de refrigeração.
Aguardo orientação!
Valew ;) :613179:
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Bem vindo ao clube.
a água está no nível e a temperatura normal de trabalho desse carro é 90°C. Se chega rápido a essa temperatura é porque a válvula termostática está funcionando certinha.
O que não é normal é a ventoinha acionar o segundo estágio. São dois, um com rotação mais baixa e outro com rotação alta.
Faz o teste, quando liga o ar condicionado a ventoinha tem que acionar no primeiro estágio (baixo).
Se não acionar pode ser problema nos relés ou sensor de temperatura.
Seu carro é automático e existe um trocador de calor entre o óleo do câmbio e a água do radiador. Nunca coloque água de torneira, o cloro corrói o alumínio furando esse trocador de calor.
Use aditivo + água desmineralizada
a água está no nível e a temperatura normal de trabalho desse carro é 90°C. Se chega rápido a essa temperatura é porque a válvula termostática está funcionando certinha.
O que não é normal é a ventoinha acionar o segundo estágio. São dois, um com rotação mais baixa e outro com rotação alta.
Faz o teste, quando liga o ar condicionado a ventoinha tem que acionar no primeiro estágio (baixo).
Se não acionar pode ser problema nos relés ou sensor de temperatura.
Seu carro é automático e existe um trocador de calor entre o óleo do câmbio e a água do radiador. Nunca coloque água de torneira, o cloro corrói o alumínio furando esse trocador de calor.
Use aditivo + água desmineralizada
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Fala amigo Munhoz, então, fiz o teste.
Se eu ligar o carro e logo depois ligar o Ar, o primeiro estágio das ventoinhas funcionam (as duas, em rotação normal).
Blz, dai eu desligo o Ar/ventilador e começo a andar com o carro, tipo pegar uma rodovia ou até mesmo andar aqui pela minha cidade. Passa uns 8 minutos e a temperatura está entre os 90º e a primeira barra abaixo dos 90º... (isso sem ter ligado o Ar nem o ventilador, apenas com as janelas abertas e andando devagar) nesse momento o segundo estágio das ventoinhas liga... eu fico parecendo um trator passando pela rua.
E antes não era assim, lembro que eu chegava na garagem de casa ao voltar do trampo (30km) e meus pais quase nem notavam o barulho do carro... agora da para notar eu chegando ao virar a esquina antes de casa... é mto alto mesmo!
No primeiro dia chegando com o carro com esse barulho minha mãe pensou que o carro ia explodir kkkkk
Será que é o líquido? Eu comecei a usar água normal de torneira. Não sei oque o cara usava antes.. mas sei que tirei uns 2 galões de 'água' do porta malas do carro.. não sei se era água ou água desmineralizada.
Aguardo a opinião de vcs.
Aliás, segue imagem anexa com o treco que fica dentro do reservatório do líquido do radiador. Vocês deixam em que parte a água? No rasgo inferior, entre os dois rasgos ou bem lá encima? No rasgo mais 'alto' do reservatório?
Valew!
[attachmentid=890]
Se eu ligar o carro e logo depois ligar o Ar, o primeiro estágio das ventoinhas funcionam (as duas, em rotação normal).
Blz, dai eu desligo o Ar/ventilador e começo a andar com o carro, tipo pegar uma rodovia ou até mesmo andar aqui pela minha cidade. Passa uns 8 minutos e a temperatura está entre os 90º e a primeira barra abaixo dos 90º... (isso sem ter ligado o Ar nem o ventilador, apenas com as janelas abertas e andando devagar) nesse momento o segundo estágio das ventoinhas liga... eu fico parecendo um trator passando pela rua.
E antes não era assim, lembro que eu chegava na garagem de casa ao voltar do trampo (30km) e meus pais quase nem notavam o barulho do carro... agora da para notar eu chegando ao virar a esquina antes de casa... é mto alto mesmo!
No primeiro dia chegando com o carro com esse barulho minha mãe pensou que o carro ia explodir kkkkk
Será que é o líquido? Eu comecei a usar água normal de torneira. Não sei oque o cara usava antes.. mas sei que tirei uns 2 galões de 'água' do porta malas do carro.. não sei se era água ou água desmineralizada.
Aguardo a opinião de vcs.
Aliás, segue imagem anexa com o treco que fica dentro do reservatório do líquido do radiador. Vocês deixam em que parte a água? No rasgo inferior, entre os dois rasgos ou bem lá encima? No rasgo mais 'alto' do reservatório?
Valew!
[attachmentid=890]
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[quote name='Munhoz' date='Sep 28 2015, 11:07 AM' post='30902']
eu deixava no rasgo em cima.
pelo que entendi você trocou a água do sistema certo?
Se sim pode ser ar, tenta fazer a sangria e ver o que muda. Abre todos os sangradores, vai colocando agua até sair um fio contínuo de agua neles e fecha do mais baixo para o mais alto.
[/quote]
Troquei água não, só completei... Falei dos galões de água pq.. tinham 3 garrafas d'água no porta malas e provavelmente ele completava (percebi que o nível cai quando uso mto ar condicionado, sem isso não cai o nível do líquido ali, provavelmente pq aquece mtoo o motor)
Poderia me falar melhor sobre esses sangradores do radiador? onde ficam, qual formato?
Valew.
eu deixava no rasgo em cima.
pelo que entendi você trocou a água do sistema certo?
Se sim pode ser ar, tenta fazer a sangria e ver o que muda. Abre todos os sangradores, vai colocando agua até sair um fio contínuo de agua neles e fecha do mais baixo para o mais alto.
[/quote]
Troquei água não, só completei... Falei dos galões de água pq.. tinham 3 garrafas d'água no porta malas e provavelmente ele completava (percebi que o nível cai quando uso mto ar condicionado, sem isso não cai o nível do líquido ali, provavelmente pq aquece mtoo o motor)
Poderia me falar melhor sobre esses sangradores do radiador? onde ficam, qual formato?
Valew.
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Olá galera!
Fui em um cara que entende de radiadores e até falou que já olhou outra vez um Xantia desse.
Ele falou que: O nível da água estando o máximo alto possível (no corte mais alto) está blz, não pode é faltar! Como tem uma saída de excesso então o próprio carro da conta se colocar demais.
E sobre o problema das ventoinhas, ele falou que é problema elétrico. Que estaria ligando o primeiro estágio em momento errado e ligando o segundo estágio quando deveria ligar o primeiro.
Irei levar no fim de semana ou na outra para resolver isso. E depois irei mandar fazer a limpeza do radiador.
Tendo novidades eu posto aqui para futuros proprietários de Xantias que tiverem problema parecido ;)
Obrigado a todos.
Fui em um cara que entende de radiadores e até falou que já olhou outra vez um Xantia desse.
Ele falou que: O nível da água estando o máximo alto possível (no corte mais alto) está blz, não pode é faltar! Como tem uma saída de excesso então o próprio carro da conta se colocar demais.
E sobre o problema das ventoinhas, ele falou que é problema elétrico. Que estaria ligando o primeiro estágio em momento errado e ligando o segundo estágio quando deveria ligar o primeiro.
Irei levar no fim de semana ou na outra para resolver isso. E depois irei mandar fazer a limpeza do radiador.
Tendo novidades eu posto aqui para futuros proprietários de Xantias que tiverem problema parecido ;)
Obrigado a todos.
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Problema resolvido, e não sei como resolveu... kkkkk
Seguinte, tive um problema com o motor de arranque. Fiquei na mão na rua e tive que arrumar a peça.
Dai, depois que instalou a peça funcionando, o problema de ventoinha ligando no momento errado parou.
Claro que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas, aconteceu isso kkkk
Algumas pessoas me falaram para olhar o sensor de temperatura do carro, e que possui 3.
Provavelmente, enquanto instalava o novo motor de arranque ele deve ter dado um 'peteleco' no sensor e ele meio que voltou ao normal.
Ainda não andei muito com o carro depois desse fato, mas a realidade é que ainda não ouvi a 'segunda fase' ligar.
Então o Xantia voltou a ser silencioso novamente kkkk
É isso, tendo novidades eu posto aqui galera. Mas fora isso agradeço a resposta de todos ;)
Seguinte, tive um problema com o motor de arranque. Fiquei na mão na rua e tive que arrumar a peça.
Dai, depois que instalou a peça funcionando, o problema de ventoinha ligando no momento errado parou.
Claro que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas, aconteceu isso kkkk
Algumas pessoas me falaram para olhar o sensor de temperatura do carro, e que possui 3.
Provavelmente, enquanto instalava o novo motor de arranque ele deve ter dado um 'peteleco' no sensor e ele meio que voltou ao normal.
Ainda não andei muito com o carro depois desse fato, mas a realidade é que ainda não ouvi a 'segunda fase' ligar.
Então o Xantia voltou a ser silencioso novamente kkkk
É isso, tendo novidades eu posto aqui galera. Mas fora isso agradeço a resposta de todos ;)