Ventilador interno e Ar condicionado - não liga

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wilmedeiro
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#1

Mensagem por wilmedeiro » Seg Ago 03, 2015 8:42 pm

Pessoal, comprei um Xantia recentemente e tem algumas coisinhas pra ajustar, mas vou por partes. Uma duvida é referente ao ventilador interno que não liga e o compressor do ar tb não arma quando aperta o botão do ar. Alguem sabe me indicar onde é o rele ou fusivel referente ao ventilador e ar ou me dar alguma dica de onde começar a olhar?


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#2

Mensagem por rikentanabe » Seg Ago 03, 2015 10:53 pm

O ventilador nao sei muito bem, mas pode ser na frente do carro. O compressor pode ser por recarga de gas. Se nao estiver com gas ele nao arma
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#3

Mensagem por fabinhovioleiro » Seg Ago 03, 2015 10:55 pm

Olá amigo, a principio o ventilador interno não interfere no compressor do a/c
o problema no ventilador pode ser fusível queimado, mal contato no plug do ventilador ou ate mesmo a resistência,
comece pelos fusíveis do carro.

Sobre o compressor ele pode não ligar caso não tenha gas no sistema,
ou pode ser problema elétrico fiação e rele, verifique também se ele esta coma correia.

Espero que te ajude a iniciar, abraço.
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#4

Mensagem por Edson Feitosa » Seg Ago 03, 2015 10:55 pm

Boa noite William,

Eu tive o mesmo problema com o ventilador do meu Xantia, eu consegui resolver o problema, verifiquei os conectores de força que estão conectados no próprio motor do ventilador, no meu caso estava com mal contato e estava dando um curto. Eu desmontei o conector e limpei, retirei o curto e pronto, montei e testei, funcinou muito bem e está até hoje funcionando.

Espero ter ajudado.

OBs. O motor do ventilador fica logo abaixo do porta-luvas.
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#5

Mensagem por wilmedeiro » Ter Ago 04, 2015 2:30 pm

[quote name='Edinho Filho' date='Aug 3 2015, 10:55 PM' post='30161']
Boa noite William,

Eu tive o mesmo problema com o ventilador do meu Xantia, eu consegui resolver o problema, verifiquei os conectores de força que estão conectados no próprio motor do ventilador, no meu caso estava com mal contato e estava dando um curto. Eu desmontei o conector e limpei, retirei o curto e pronto, montei e testei, funcinou muito bem e está até hoje funcionando.

Espero ter ajudado.

OBs. O motor do ventilador fica logo abaixo do porta-luvas.
[/quote]


Precisa tirar o porta luvas pra acessar o ventilador? e o botão dele, qual a posição que fica ligado e desligado? Qual é o fusivel dele?
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#6

Mensagem por gabriel_mupe » Ter Ago 04, 2015 7:22 pm

William, maior parte dos carros q conheço nao precisa remover o porta luvas pra acessar o motor, deve ter so um tapetinho embaixo dele.

vc pode começar pelo fusivel, mas se estiver queimado é pq alguma coisa o fez queimar.. ai pode ser o motor em curto ou a resistencia queimada

quanto ao compressor nao acionar, pode ser normal ja que o sistema tem alguma falha.. dps quer verificar o problema da ventilaçao interna e msm assim nao ligar o compressor, pode ser falta de gas.. mas nao esqueça de apertar o botao do a/c rsrsrsrs

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#7

Mensagem por Edson Feitosa » Qua Ago 05, 2015 12:48 am

William Medeiro, não precisa tirar o porta-luvas, é só vc olhar por baixo do porta-luvas que vc vai reparar que tem um acabamento tipo um tapete e esse tapete é fixado com uns três parafusos, é só vc desparafusar retirar o acabamento que vc vai logo ver o motor do ventilador e os conectores.
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#8

Mensagem por wilmedeiro » Qua Ago 05, 2015 3:14 pm

Blz, onde fica essa tal resistencia? outra coisa, o botão que aciona o ventilador no painel é meio estranho, pelo que entendi ele tem a posição auto, que deve ligar quando aciona o ar, e pode correr até o maximo onde aumenta a velocidade dele, porem não sei direito qual a posição desligado, pq não da nenhum click ou trava em alguma posição
Editado pela última vez por wilmedeiro em Qua Ago 05, 2015 3:16 pm, em um total de 1 vez.
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#9

Mensagem por wilmedeiro » Ter Ago 11, 2015 2:18 pm

Dei uma olhada e tava sem o fusivel, coloquei um de 10 e ligou mas logo queimou, depois coloquei um de 20 funcionou um tempo mas depois queimou tb, outra coisa é que o botão não desliga em nenhuma posição, fica sempre ligado e na mesma velocidade, que creio que seja na máxima. Porem com o ventilador ligado agora o compressor do ar arma ao ligar o botão, só não gela, mas acho que pode ser falta de gaz. Por que será que ta queimando o fusivel? e o problema de não desligar será que é o botão com defeito? onde fica a tal resistencia?
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#10

Mensagem por gabriel_mupe » Ter Ago 11, 2015 6:39 pm

William, o ventilador desliga quando o botao esta bem embaixo do simbolo das helices, da pra perceber um leve clic, bem sutil

Confirma no manual qual a corrente correta do fusivel e se mesmo assim queimar é pq tem alguma coisa errada mesmo
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#11

Mensagem por wilmedeiro » Qua Ago 12, 2015 9:42 pm

Deve ter algo errado mesmo, pois não desliga em nenhuma posição nem altera a veloidade, vou dar uma olhada quando tiver tempo se não ta ligado direto ou algo assim
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#12

Mensagem por gabriel_mupe » Ter Ago 18, 2015 6:18 pm

vc tentou regular a velocidade com o carro ligado ou so com o contato ligado?

se ela nao desliga pode ser a resistencia com defeito
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#13

Mensagem por Edson Feitosa » Qua Ago 19, 2015 9:09 am

Provavelmente está em curto, de uma olhada onde eu falei em baixo do porta luvas, o conector de força do ventilador pode até estar derretido.
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#14

Mensagem por wilmedeiro » Qui Ago 20, 2015 3:27 pm

Onde fica essa tal resistencia? é embaixo do painel tb?
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#15

Mensagem por Jairoferraz » Qua Out 14, 2015 8:35 pm

Boa noite pessoal sou novo aqui e estou no meu primeiro Xantia, tbm estava com problema no ventilador ai retirei o mesmo e vi q as escovas estavam bem gastas e os fios com muito mal contato, retirei tudo desmontei coloquei escovas novas e refiz uma solda na resistência q fica dentro do suporte do ventilador, agora esta funcionando mais ele está direto assim q ligo o motor o ventilador liga tbm numa só velocidade e não acontece nada quando mexo no comando vo ver se consigo desmontar o botão de liga e desliga pra ver se resolvo e passo aqui pra vcs.
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