Ventilador interno e Ar condicionado - não liga
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Pessoal, comprei um Xantia recentemente e tem algumas coisinhas pra ajustar, mas vou por partes. Uma duvida é referente ao ventilador interno que não liga e o compressor do ar tb não arma quando aperta o botão do ar. Alguem sabe me indicar onde é o rele ou fusivel referente ao ventilador e ar ou me dar alguma dica de onde começar a olhar?
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Olá amigo, a principio o ventilador interno não interfere no compressor do a/c
o problema no ventilador pode ser fusível queimado, mal contato no plug do ventilador ou ate mesmo a resistência,
comece pelos fusíveis do carro.
Sobre o compressor ele pode não ligar caso não tenha gas no sistema,
ou pode ser problema elétrico fiação e rele, verifique também se ele esta coma correia.
Espero que te ajude a iniciar, abraço.
o problema no ventilador pode ser fusível queimado, mal contato no plug do ventilador ou ate mesmo a resistência,
comece pelos fusíveis do carro.
Sobre o compressor ele pode não ligar caso não tenha gas no sistema,
ou pode ser problema elétrico fiação e rele, verifique também se ele esta coma correia.
Espero que te ajude a iniciar, abraço.
<!--coloro:#000066--><span style="color:#000066"><!--/coloro-->Citroen C5 Break - 2001 / Câmbio Manual<!--colorc--></span><!--/colorc-->
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Boa noite William,
Eu tive o mesmo problema com o ventilador do meu Xantia, eu consegui resolver o problema, verifiquei os conectores de força que estão conectados no próprio motor do ventilador, no meu caso estava com mal contato e estava dando um curto. Eu desmontei o conector e limpei, retirei o curto e pronto, montei e testei, funcinou muito bem e está até hoje funcionando.
Espero ter ajudado.
OBs. O motor do ventilador fica logo abaixo do porta-luvas.
Eu tive o mesmo problema com o ventilador do meu Xantia, eu consegui resolver o problema, verifiquei os conectores de força que estão conectados no próprio motor do ventilador, no meu caso estava com mal contato e estava dando um curto. Eu desmontei o conector e limpei, retirei o curto e pronto, montei e testei, funcinou muito bem e está até hoje funcionando.
Espero ter ajudado.
OBs. O motor do ventilador fica logo abaixo do porta-luvas.
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[quote name='Edinho Filho' date='Aug 3 2015, 10:55 PM' post='30161']
Boa noite William,
Eu tive o mesmo problema com o ventilador do meu Xantia, eu consegui resolver o problema, verifiquei os conectores de força que estão conectados no próprio motor do ventilador, no meu caso estava com mal contato e estava dando um curto. Eu desmontei o conector e limpei, retirei o curto e pronto, montei e testei, funcinou muito bem e está até hoje funcionando.
Espero ter ajudado.
OBs. O motor do ventilador fica logo abaixo do porta-luvas.
[/quote]
Precisa tirar o porta luvas pra acessar o ventilador? e o botão dele, qual a posição que fica ligado e desligado? Qual é o fusivel dele?
Boa noite William,
Eu tive o mesmo problema com o ventilador do meu Xantia, eu consegui resolver o problema, verifiquei os conectores de força que estão conectados no próprio motor do ventilador, no meu caso estava com mal contato e estava dando um curto. Eu desmontei o conector e limpei, retirei o curto e pronto, montei e testei, funcinou muito bem e está até hoje funcionando.
Espero ter ajudado.
OBs. O motor do ventilador fica logo abaixo do porta-luvas.
[/quote]
Precisa tirar o porta luvas pra acessar o ventilador? e o botão dele, qual a posição que fica ligado e desligado? Qual é o fusivel dele?
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William, maior parte dos carros q conheço nao precisa remover o porta luvas pra acessar o motor, deve ter so um tapetinho embaixo dele.
vc pode começar pelo fusivel, mas se estiver queimado é pq alguma coisa o fez queimar.. ai pode ser o motor em curto ou a resistencia queimada
quanto ao compressor nao acionar, pode ser normal ja que o sistema tem alguma falha.. dps quer verificar o problema da ventilaçao interna e msm assim nao ligar o compressor, pode ser falta de gas.. mas nao esqueça de apertar o botao do a/c rsrsrsrs
abs
vc pode começar pelo fusivel, mas se estiver queimado é pq alguma coisa o fez queimar.. ai pode ser o motor em curto ou a resistencia queimada
quanto ao compressor nao acionar, pode ser normal ja que o sistema tem alguma falha.. dps quer verificar o problema da ventilaçao interna e msm assim nao ligar o compressor, pode ser falta de gas.. mas nao esqueça de apertar o botao do a/c rsrsrsrs
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Blz, onde fica essa tal resistencia? outra coisa, o botão que aciona o ventilador no painel é meio estranho, pelo que entendi ele tem a posição auto, que deve ligar quando aciona o ar, e pode correr até o maximo onde aumenta a velocidade dele, porem não sei direito qual a posição desligado, pq não da nenhum click ou trava em alguma posição
Editado pela última vez por wilmedeiro em Qua Ago 05, 2015 3:16 pm, em um total de 1 vez.
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Dei uma olhada e tava sem o fusivel, coloquei um de 10 e ligou mas logo queimou, depois coloquei um de 20 funcionou um tempo mas depois queimou tb, outra coisa é que o botão não desliga em nenhuma posição, fica sempre ligado e na mesma velocidade, que creio que seja na máxima. Porem com o ventilador ligado agora o compressor do ar arma ao ligar o botão, só não gela, mas acho que pode ser falta de gaz. Por que será que ta queimando o fusivel? e o problema de não desligar será que é o botão com defeito? onde fica a tal resistencia?
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William, o ventilador desliga quando o botao esta bem embaixo do simbolo das helices, da pra perceber um leve clic, bem sutil
Confirma no manual qual a corrente correta do fusivel e se mesmo assim queimar é pq tem alguma coisa errada mesmo
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Boa noite pessoal sou novo aqui e estou no meu primeiro Xantia, tbm estava com problema no ventilador ai retirei o mesmo e vi q as escovas estavam bem gastas e os fios com muito mal contato, retirei tudo desmontei coloquei escovas novas e refiz uma solda na resistência q fica dentro do suporte do ventilador, agora esta funcionando mais ele está direto assim q ligo o motor o ventilador liga tbm numa só velocidade e não acontece nada quando mexo no comando vo ver se consigo desmontar o botão de liga e desliga pra ver se resolvo e passo aqui pra vcs.