Lavando motor do Xantia 2001 2.0 16V.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
SergioPB
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Out 30, 2008 5:11 pm
Nome: SergioPB

#1

Mensagem por SergioPB » Sex Mai 29, 2015 9:52 pm

Tenho um Xantia 2.0 16 V 2001 com o cambio AL4, que funcionava perfeito, sem trancos operando dentro das especificações.
Resolvi lavar o motor e após essa proeza o cambio começou a acender as duas luzes de advertência. Pensei que o problema podia ser água nos contatos dos diversos sensores desse cambio e comecei a limpá-los com limpa-contatos, inclusive a caixa seletora que estava molhada e consegui secar, o que dá um trabalho danado. Só faltavam duas tomadas que são de difícil acesso, que são a da seletora de marchas(aquela caixa que fica em cima e é ligada ao cabo da alavanca de mudanças, e o cabo da válvula de pressão que fica embaixo do cambio. O carro liga normalmente, tanto em P quanto em N, mas as duas luzes de advertência ficam piscando. Limpei todos os contatos da caixinha que fica embaixo do módulo ECU, do módulo ECU, do módulo que fica embaixo da bateria e o carro passou a se comportar da seguinte maneira:
1 – logo após essas intervenções ele passou a ligar normalmente, mas as luzes continuavam piscando em qualquer situação, mas não ficava travado em 3ª marcha. Em “D” ele saia normalmente e trocava marchas até a 3ª marcha, não passando para a 4ª;
2 – No dia seguinte, ele continuou ligando normalmente com as luzes piscando, porém se colocasse em 3ª, 2ª e Ré, as luzes paravam de piscar, voltando a piscar colocando em Neutro. Fazia tudo sem trancos;
3 – Dia 27/05, ligou normalmente e as luzes não piscaram em Neutro, Ré e as outras. Mas se colocasse em P elas voltavam a piscar, parando quando colocava em Neutro.
Parecia sintomas de mal contato de alguma dessas tomadas, inclusive essa da seletora com várias entradas. Dia-a-dia ela vai secando e o cambio voltando à normalidade.
Pedi ajuda ao EVERTON da Oficina DELMAG, situada aqui no RJ ( <a href="http://www.delmag.com.br/" target="_blank">http://www.delmag.com.br/</a> ) e ele me disse o seguinte:
"Boa noite, a principio pelo seu relato é umidade a falha, esses conectores são dificeis de acesso mesmo, o ideal é retirar todos os conectores e além de limpar contato ventilar com um soprador termico para eliminar de vez a umidade, após isso se persistir alguma falha entrar com o diagnóstico em busca de falhas eletricas ou eletrônicas, a chave seletora , aquela que fica em cima do cambio junto ao eixo seletor, costuma entrar agua e deixa a central perdida, de qualquer forma fico a disposição caso queira traze-lo para avaliar a falha, um grande abraço, paz e sucesso."
Dá pra notar que o cara é um gentleman.
Desde ontem, 28/05, o Xantia liga redondo, sem luzes de advertência piscando, passando todas as marchas sem trancos.
Então um conselho: cuidado ao lavar o motor, pois aqueles sensores e aquelas tomadas, além de serem difíceis de acessar, adoram reter água. A caixa seletora é mal vedada e fica encharcada.
O bom disso tudo, foi que dei uma geral em todas as tomadas com limpa-contato, limpei a caixa seletora e lubrifiquei, dei uma geral nos contatos da ECU, módulo da caixa e o módulo que fica abaixo da bateria, bem como, dei uma geral nos aterramentos.
Agradeço ao Everton da Delmag, aproveitando para indicá-lo, pois o cara manja muito de caixas automáticas.

Abraços à todos!

SergioPB


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Sex Mai 29, 2015 11:34 pm

Muito bom! E sim, ele foi muito prestativo.
Nesses carros parte elétrica em dia costuma fazer uma boa diferença.

Obrigado por compartilhar conosco.
Abraço
SergioPB
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Out 30, 2008 5:11 pm
Nome: SergioPB

#3

Mensagem por SergioPB » Dom Mai 31, 2015 9:14 pm

O Everton da DELMAG teve o cuidado de complementar as dicas para que o AL4 mantivesse o funcionamento perfeito. Abaixo as dicas me passadas por e-mail:

"Boa tarde Sergio, bom que resolveu, agora de muito leve sem excesso jogue um wd 40 sobre os terminais, tem que ser wd original ok, os outros sao apenas solvente, pode ser vaselina liquida 3m ou silicone também , para evitar que entre agua novamente, faça a preventiva de óleo se nunca fez e curta seu carro agora, grande abraço fico as ordens. "

Aproveitem essas dicas.

Abraços!

SergioPB
Responder