Relé do AR ou Ventoinha.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Edson Feitosa
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Abr 09, 2014 8:40 pm
Nome: Edinho Filho

#1

Mensagem por Edson Feitosa » Seg Jan 26, 2015 3:24 pm

Boa tarde.

Fala ae pessoal, eu estou meio sumido pois esse final e começo de ano no meu trabalho foi osso!

Vamos lá, a duas semanas atrás eu notei que o meu AR não estava gelando, embora o meu compressor esteja armando normalmente. Eu reparei que quando eu apertava o botão do AR para ligar o mesmo, a ventoinha não ligava mas se eu desse um peteleco na hélice a ventoinha começava a rodar mas muito fraca não sendo o suficiente para o AR gelar, foi onde eu achei que o problema estivesse em algum fusível, assim que eu achei o fusível e reparei que o mesmo está OK. Eu eliminei o Compressor pois o mesmo está armando, eliminei o fusível pois o mesmo está ok, então parti para o relé, foi quando começou a minha luta pois pra chegar no relé eu tive que desmontar a frente do meu Xantia toda retirei a grade e para-choque. Chagando no relé olha como o mesmo está:

Estou na dificuldade de achar esse Relé! Alguém poderia me informar onde posso achar ou se tem alguma coisa que eu possa fazer para substituí-lo? Existe alguma Relé paralelo a esse? Eu achei um universal mas a amperagem é de 30 a 40 e esse que queimou vai até 25A.

Valeu.


rikentanabe
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Ter Jul 29, 2014 10:56 pm
Nome: Riken

#2

Mensagem por rikentanabe » Seg Jan 26, 2015 11:00 pm

O meu ar tb nao está funcionando. Será que é esse relé tb? A diferença é que meu carro ficou um tempo parado e eu ja peguei ele sem o ar funcionar. Talvez possa ser gas tb. Vou verificar isso. Mas de qq forma boa sorte em encontrar o relé e se achar avise pra gente onde. Abraços
Edson Feitosa
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Abr 09, 2014 8:40 pm
Nome: Edinho Filho

#3

Mensagem por Edson Feitosa » Seg Jan 26, 2015 11:35 pm

Boa noite,

Tudo bem? Eu já até comprei o relé no ebay, mas só vai chegar lá para o meiado de Fevereiro.

Sobre o seu, você já testou o seu Compressor? Viu se ele está armando? De uma olhada também nos fusíveis, verifica se a sua ventoinha está armando assim que você aperta o botão do AR.

Valeu e boa sorte.
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

#4

Mensagem por gabriel_mupe » Ter Jan 27, 2015 12:11 am

Edinho, esse rele é comum.. acredito que muitas auto peças e auto eletricas devem ter!
So precisa seguir o esquema e as especificações certinho, pois tem muitos reles que sao parecidos
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#5

Mensagem por Munhoz » Ter Jan 27, 2015 10:47 am

O relé derreteu por que está passando mais corrente do que ele suporta. O motivo disso é motor da ventoinha cansado.

No Xsara tive que mandar fazer o motor, saiu 150 já balanceado, tem que mandar a hélice junto pra balancear.

Esse relé parece ser comum mesmo, leva ele numa auto peça e pede um igual.
Edson Filho
Sem Habilitação
Mensagens: 35
Registrado em: Ter Abr 22, 2014 11:42 pm
Nome: Edson Xantia

#6

Mensagem por Edson Filho » Ter Jan 27, 2015 7:54 pm

Boa noite.

Tudo bem com vocês, Gabriel Munhoz Pereira e Munhoz?

Rapaz eu já procurei em todas as lojas de onde eu moro, eu sou do RJ e aqui no município de Nova Iguaçu tem um polo automotivo onde eu costumo comprar as peças que preciso, só que dessa vez eu me arrebentei, ninguém aqui tem esse relé. O jeito foi eu comprar na internet no site ebay, só que vai demorar muito a chegar e eu estou com o carro desmontado por causa desse relé que fica em um lugar bem difícil de tirar tendo que desmontar a frente do carro toda pra poder tirar ele.

Eu reparei que de onde eu tirei esse relé tem mais dois no total de três e só queimou um!

Se um de vocês souberem onde posso comprar que chegue mais rápido me falem ai por favor!!!!

Abração pra vocês.
Edson Feitosa
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Abr 09, 2014 8:40 pm
Nome: Edinho Filho

#7

Mensagem por Edson Feitosa » Ter Jan 27, 2015 8:40 pm

Boa noite.

Tudo bem com vocês, Gabriel Munhoz Pereira e Munhoz?

Rapaz eu já procurei em todas as lojas de onde eu moro, eu sou do RJ e aqui no município de Nova Iguaçu tem um polo automotivo onde eu costumo comprar as peças que preciso, só que dessa vez eu me arrebentei, ninguém aqui tem esse relé. O jeito foi eu comprar na internet no site ebay, só que vai demorar muito a chegar e eu estou com o carro desmontado por causa desse relé que fica em um lugar bem difícil de tirar tendo que desmontar a frente do carro toda pra poder tirar ele.

Eu reparei que de onde eu tirei esse relé tem mais dois no total de três e só queimou um!

Se um de vocês souberem onde posso comprar que chegue mais rápido me falem ai por favor!!!! :rolleyes:

Abração pra vocês.

Eu tenho duas conta aqui no fórum e eu não sabia :)
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

#8

Mensagem por gabriel_mupe » Ter Jan 27, 2015 9:12 pm

tentou na cc?!
bem estranho vc n encontrar, pois acredito que todos os carros usem reles semelhantes

o que vc pode fazer provisoriamente é colocar o rele de 30A ate chegar o outro, mas tem q conferir a pinagem e o esquema do rele

Abs
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Edson Feitosa
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Abr 09, 2014 8:40 pm
Nome: Edinho Filho

#9

Mensagem por Edson Feitosa » Ter Jan 27, 2015 9:28 pm

Boa noite.

Opa, eu posso usar provisoriamente um de 30A? Eu tenho achado muito por ai é o Relé universal de 30A a 40A!
Como assim o mesmo esquema?

Valeu, obrigadão

O que é cc?
rikentanabe
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Ter Jul 29, 2014 10:56 pm
Nome: Riken

#10

Mensagem por rikentanabe » Ter Jan 27, 2015 10:35 pm

Po meu ar nao está gelando. O compressor parece que tenta armar e nao consegue. Será que pode ser problema no rele tb? ou é o compressor mesmo?
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#11

Mensagem por Munhoz » Qua Jan 28, 2015 11:34 am

CC é concessionária

o esquema do relé é aquele desenho da primeira foto que você postou, se o universal tiver o mesmo desenho e com os mesmos pinos pode colocar o de 30A.

Mas como disse antes, é possível que seja o motor da ventoinha cansado.

pra tirar o relé não é só desmontar o bigodinho? é aquela grade onde vai o símbolo da citroen
pauloilkiu
Habilitado
Mensagens: 132
Registrado em: Qua Nov 09, 2011 5:51 pm
Nome: pauloilkiu

#12

Mensagem por pauloilkiu » Qua Jan 28, 2015 1:52 pm

Olá, pode usar este aqui sem problema no meu uso este e ficou perfeito.
<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tra-_JM</a>
Edson Feitosa
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Abr 09, 2014 8:40 pm
Nome: Edinho Filho

#13

Mensagem por Edson Feitosa » Qua Jan 28, 2015 3:56 pm

Boa tarde.

Opa obrigado pela dica pauloilkiu, irei amanhã comprar um desse já que de corsa devo achar mais fácil.
Munhoz, eu acabei desmontando tudo pois eu queria retirar o condensador para verificar, mas acabei achando por acaso o relé queimado nessa caixa.

Gente valeu pela dica, irei testar e postarei aqui o resultado.
Edson Feitosa
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Abr 09, 2014 8:40 pm
Nome: Edinho Filho

#14

Mensagem por Edson Feitosa » Sex Jan 30, 2015 8:34 pm

Boa noite. :icon_smile_kisses:

Pessoal, consegui comprar o tal do relé e original em uma loja especializada em Relés próximo a cidade de onde eu moro, no domingo estarei testando o mesmo e postarei o resultado.

Abração. :icon_smile_kisses:
Edson Feitosa
Habilitado
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Abr 09, 2014 8:40 pm
Nome: Edinho Filho

#15

Mensagem por Edson Feitosa » Dom Fev 01, 2015 4:28 pm

:998348: Boa tarde.

Pessoal, nada feito, eu instalei o Relé hoje mais cedo coloquei o radiador no lugar e assim que eu acabei de montar, claro que antes de virar o motor eu enchi o radiador de água e quando fui testar a ventoinha ligando o AR, a ventoinha não armou, mas quando dou um peteleco na hélice a ventoinha arma mas fica bem lenta.
Abaixo segue a foto do relé que queimou e de onde eu tirei ele e tem também a frente do meu carro.;

Será que pode ser ventoinha? A ventoinha já era?

Alguém teria uma boa dica para me dar?

Abração gente e obrigado.
Responder