Troca total de LHM
Pessoal, pretendo fazer a troca de todo LHM de meu Xantia, o procedimento está praticamente entendido, porém, fiquei com dúvida em como fazer o descarte do óleo velho conforme o descrito abaixo em procedimento retirado deste forum.
O velho deve sair pela conjuntora após aliviar a pressão ou pela sangria nos freios? Ou de outra forma?
-Baixar no minimo;
-Deligar motor;
-Aliviar toda pressao na conjuntora;
-Dar umas bombadas no freio;
-Virar a direçao de batente a batente umas duas ou tres vezes (vc vai
ouvir um tsssssssss tsssssssssssssss bem audivel);
-Retirar deposito e filtros;
-Limpe tudo com gasoroba; (meu ja havia feito isto e estava tudo limpo);
-Seque bem;
Agora:
-Monte o reservatorio, coloque 3 litros de LHM novo;
-Ligue somente a mangueira que abastece a bomba;
-A mangueira de retorno, imende uma outra mangueira qquer e coloque em
uma garrafa PET;
-Nao se importe com as outras mangueiras, nao eh bom ficar torcendo
muito, praticamente nao saira oleo ao funcionar o motor, so apare com
um pano velho;
-Aperte o parafuso da conjuntora;
Ao ligar o motor vc ficara espantado com o oleo que vai surgir na PET,
cerca de 1,2 litros de LHM mais espuma suja;
-Desligue o motor e jogue isto fora;
-Coloque mais 1 litro de LHM no reservatorio;
-Retome o processo e vc verar jorrar o LHM novinho;
-Desligue o motor;
-Complete o LHM ate o marcador vermelho coincidir entre as duas marcas;
-Religue todas as mangueiras novamente ao filtro;
-Ligue o motor;
_Vire a direçao de batente a batente umas 3 vezes e pague algumas
flexoes;
-Por fim sangre os freios na ordem DD, DE, TD E TE.
No final foram gastos exatos 5 litros de LHM, sendo que cerca de 1.5
litros de LHM sujo ficariam no circuito se vc nao fizer este
procedimento, ou seja, praticamente 1/3 de oleo sujo ficaria no metodo
tradicional.
Agradeço a ajuda e disposição de vocês!!!
O velho deve sair pela conjuntora após aliviar a pressão ou pela sangria nos freios? Ou de outra forma?
-Baixar no minimo;
-Deligar motor;
-Aliviar toda pressao na conjuntora;
-Dar umas bombadas no freio;
-Virar a direçao de batente a batente umas duas ou tres vezes (vc vai
ouvir um tsssssssss tsssssssssssssss bem audivel);
-Retirar deposito e filtros;
-Limpe tudo com gasoroba; (meu ja havia feito isto e estava tudo limpo);
-Seque bem;
Agora:
-Monte o reservatorio, coloque 3 litros de LHM novo;
-Ligue somente a mangueira que abastece a bomba;
-A mangueira de retorno, imende uma outra mangueira qquer e coloque em
uma garrafa PET;
-Nao se importe com as outras mangueiras, nao eh bom ficar torcendo
muito, praticamente nao saira oleo ao funcionar o motor, so apare com
um pano velho;
-Aperte o parafuso da conjuntora;
Ao ligar o motor vc ficara espantado com o oleo que vai surgir na PET,
cerca de 1,2 litros de LHM mais espuma suja;
-Desligue o motor e jogue isto fora;
-Coloque mais 1 litro de LHM no reservatorio;
-Retome o processo e vc verar jorrar o LHM novinho;
-Desligue o motor;
-Complete o LHM ate o marcador vermelho coincidir entre as duas marcas;
-Religue todas as mangueiras novamente ao filtro;
-Ligue o motor;
_Vire a direçao de batente a batente umas 3 vezes e pague algumas
flexoes;
-Por fim sangre os freios na ordem DD, DE, TD E TE.
No final foram gastos exatos 5 litros de LHM, sendo que cerca de 1.5
litros de LHM sujo ficariam no circuito se vc nao fizer este
procedimento, ou seja, praticamente 1/3 de oleo sujo ficaria no metodo
tradicional.
Agradeço a ajuda e disposição de vocês!!!
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
vai sair pela sangria dos freios e pelo retorno na garrafa pet. O descarte é só levar em qualquer posto de gasolina e fala que vc quer descartar o óleo.
só afrouxe o parafuso da conjuntora, NÃO! tire ele fora, existe uma esfera de aço muito pequena que se vc perder seu carro não levanta mais.
só acho que vai ser meio difícil virar o volante com o carro desligado e ele no chão
só afrouxe o parafuso da conjuntora, NÃO! tire ele fora, existe uma esfera de aço muito pequena que se vc perder seu carro não levanta mais.
só acho que vai ser meio difícil virar o volante com o carro desligado e ele no chão
-
- Curioso
- Mensagens: 168
- Registrado em: Ter Jul 29, 2014 10:56 pm
- Nome: Riken
[quote name='Munhoz' date='Sep 9 2014, 10:04 PM' post='25931']
vai sair pela sangria dos freios e pelo retorno na garrafa pet. O descarte é só levar em qualquer posto de gasolina e fala que vc quer descartar o óleo.
só afrouxe o parafuso da conjuntora, NÃO! tire ele fora, existe uma esfera de aço muito pequena que se vc perder seu carro não levanta mais.
só acho que vai ser meio difícil virar o volante com o carro desligado e ele no chão
[/quote]
Então, veja se eu entendi direito, antes de bombar freio e virar o volante eu tenho que fazer a sangria, correto?
Desculpem a insistência, mas surgiu outra dúvida, se o carro está no chão, como eu faço a sangria? Como tiro as rodas?
Valeu!!!
vai sair pela sangria dos freios e pelo retorno na garrafa pet. O descarte é só levar em qualquer posto de gasolina e fala que vc quer descartar o óleo.
só afrouxe o parafuso da conjuntora, NÃO! tire ele fora, existe uma esfera de aço muito pequena que se vc perder seu carro não levanta mais.
só acho que vai ser meio difícil virar o volante com o carro desligado e ele no chão
[/quote]
Então, veja se eu entendi direito, antes de bombar freio e virar o volante eu tenho que fazer a sangria, correto?
Desculpem a insistência, mas surgiu outra dúvida, se o carro está no chão, como eu faço a sangria? Como tiro as rodas?
Valeu!!!
Bom, acabei descobrindo como se faz a retirada pesquisando em alguns fóruns internacionais. O procedimento está todo correto, só faltou um ponto.
Para se retirar o LHM deve-se usar uma bomba manual e retirar diretamente do reservatório após o carro abaixado e com a pressão aliviada. Depois, mais um pouco (1,5 l) vai sair pela garrafa PET e pela sangria ao final saem apenas vestígios de óleo velho até ficar apenas com o novo.
Realmente desta maneira fica muito pouco óleo velho no sistema. Quando eu fizer posto aqui como foi e se deu certo! Se der alguma coisa errada, também posto aqui, kkkk.
Para se retirar o LHM deve-se usar uma bomba manual e retirar diretamente do reservatório após o carro abaixado e com a pressão aliviada. Depois, mais um pouco (1,5 l) vai sair pela garrafa PET e pela sangria ao final saem apenas vestígios de óleo velho até ficar apenas com o novo.
Realmente desta maneira fica muito pouco óleo velho no sistema. Quando eu fizer posto aqui como foi e se deu certo! Se der alguma coisa errada, também posto aqui, kkkk.