Troca de suspensão do Xantia por Suspensão Fixa

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Jorge Imenes
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Jun 16, 2014 1:18 am
Nome: jorge imenes

#1

Mensagem por Jorge Imenes » Seg Ago 11, 2014 9:53 pm

Amigos, boa noite! Estou querendo acabar com o problema de esferas, e suspensão no meu carro, um Xantia 1996 1.8 e queria saber se é possível colocar suspensão fixa, com amortecedor e mola! Alguém sabe dizer se é possível?


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Ter Ago 12, 2014 3:05 am

Fala Jorge, bem vindo ao fórum.

Temos um tópico falando disso por ai.
Mas vou te dar um resumo, não vale a pena...
1- custo
2- vc vai ter que adaptar além da suspensão, um sistema de freio (cilindro mestre, servo freio, tomada de vácuo e tubulação) a direção hidráulica (bomba, reservatório e tubulação). Pois neste carro é tudo um sistema só.

Na Susp vai, adaptação dos batentes, na traseira não tem lugar para colocar mola nem amortecedor, vai ter q soldar todos os suportes e soldar num lugar que não foi desenvolvido para suportar as forças desse novo sistema.

Além do mais uma esfera nova, original e com 2 anos de garantia custa menos que qualquer amortecedor.

Solução: da uma lida nos tópicos, tem muita informação de como resolver todos os problemas dessa suspensão. A sua ainda é a mais simples de todas pois não tem eletrônica e são somente 6 esferas.

As mais complexas tem 8 ou 10 esferas com um módulo dedicado só para a Susp, sensores espalhados por todo o carro, eletro válvulas, atuadores etc... essas sim são chatas de mexer.

Boa sorte
Jorge Imenes
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Jun 16, 2014 1:18 am
Nome: jorge imenes

#3

Mensagem por Jorge Imenes » Ter Ago 12, 2014 7:15 am

[quote name='Munhoz' date='Aug 12 2014, 03:05 AM' post='25495']
Fala Jorge, bem vindo ao fórum.

Temos um tópico falando disso por ai.
Mas vou te dar um resumo, não vale a pena...
1- custo
2- vc vai ter que adaptar além da suspensão, um sistema de freio (cilindro mestre, servo freio, tomada de vácuo e tubulação) a direção hidráulica (bomba, reservatório e tubulação). Pois neste carro é tudo um sistema só.

Na Susp vai, adaptação dos batentes, na traseira não tem lugar para colocar mola nem amortecedor, vai ter q soldar todos os suportes e soldar num lugar que não foi desenvolvido para suportar as forças desse novo sistema.

Além do mais uma esfera nova, original e com 2 anos de garantia custa menos que qualquer amortecedor.

Solução: da uma lida nos tópicos, tem muita informação de como resolver todos os problemas dessa suspensão. A sua ainda é a mais simples de todas pois não tem eletrônica e são somente 6 esferas.

As mais complexas tem 8 ou 10 esferas com um módulo dedicado só para a Susp, sensores espalhados por todo o carro, eletro válvulas, atuadores etc... essas sim são chatas de mexer.

Boa sorte
[/quote]

Eu já procurei esse tópico e não consegui encontrar, o problema maior nesse caso, já que a suspensão é maravilhosa, se dá por conta da dificuldade de achar peças de reposição (esferas e etc), para vc ver, troquei bieletas, pivôs, buchas de balança e o meu carro subiu a dianteira e não descia por nada, tive que levar na oficina do Francês, em Ramos, (que por sinal não mexe mais em Xantia) e não temos mecânicos habilitados aqui no RJ para mexer nesse carro que considero maravilhoso, sem contar com as mangueiras que custam caro, principalmente a polvo.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#4

Mensagem por Munhoz » Ter Ago 12, 2014 10:18 am

então foi em outro lugar que vi esse tópico.. rs

Bom mas estamos aqui para ajudar, afinal é um fórum..

As esferas tem um importador em SP que envia para todo o BR, chama Rolf. Elas custam em torno de 150 a 170 reais.

A sua suspensão subiu pois deve ter colocado as bieletas de tamanho diferente da original. Já passei por isso, era coisa de meio centímetro maior.. ai tive que regular a suspensão.

No RJ conheço (não pessoalmente) dois mecânicos feras em susp hidráulica. Um é o Domenech e o outro é o Marco Antônio. O Marco vende um kit de mangueiras pronto para cada versão do Xantia. Nesse kit TODAS as mangueiras são trocadas, ai você pode esquecer que elas existem.. rsrs não vai dar pau mais. Se não me engano gira em torno de 300 a 600 reais, depende da versão claro.

Parece que vc já trocou quase tudo, vale a pena gastar um pouco mais nas esferas e mangueiras e fica sossegado por bons anos ai.
Editado pela última vez por Munhoz em Ter Ago 12, 2014 10:24 am, em um total de 1 vez.
rikentanabe
Curioso
Mensagens: 168
Registrado em: Ter Jul 29, 2014 10:56 pm
Nome: Riken

#5

Mensagem por rikentanabe » Ter Ago 12, 2014 1:18 pm

Eu to marcando com o Renato Domenech de levar meu carro la...Ele tambem confecciona mangueiras e é uma referencia no RJ para mexer em Xantia. A oficina dele fica em Sao gonçalo. Da uma ligada pra ele se for o caso....os telefones sao: 967071331 e 994496420. Bate um papo com ele e ve se vale a pena pra vc...acredito que valha! Nao sei se ele cobra caro pela mao de obra, vou descobrir na terça feira que vem rsrs....mas sei que ele é um cara competente e sabe tudo de Xantia. Ele teve um Xantia por 8 anos, ou seja, ja deve ter virado o carro do avesso rsrs.
Jorge Imenes
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Jun 16, 2014 1:18 am
Nome: jorge imenes

#6

Mensagem por Jorge Imenes » Qua Ago 13, 2014 2:20 pm

[quote name='Riken' date='Aug 12 2014, 01:18 PM' post='25505']
Eu to marcando com o Renato Domenech de levar meu carro la...Ele tambem confecciona mangueiras e é uma referencia no RJ para mexer em Xantia. A oficina dele fica em Sao gonçalo. Da uma ligada pra ele se for o caso....os telefones sao: 967071331 e 994496420. Bate um papo com ele e ve se vale a pena pra vc...acredito que valha! Nao sei se ele cobra caro pela mao de obra, vou descobrir na terça feira que vem rsrs....mas sei que ele é um cara competente e sabe tudo de Xantia. Ele teve um Xantia por 8 anos, ou seja, ja deve ter virado o carro do avesso rsrs.
[/quote]


Obrigado pela dica, qq coisa que precisar pode contar comigo

[quote name='Munhoz' date='Aug 12 2014, 10:18 AM' post='25498']
então foi em outro lugar que vi esse tópico.. rs

Bom mas estamos aqui para ajudar, afinal é um fórum..

As esferas tem um importador em SP que envia para todo o BR, chama Rolf. Elas custam em torno de 150 a 170 reais.

A sua suspensão subiu pois deve ter colocado as bieletas de tamanho diferente da original. Já passei por isso, era coisa de meio centímetro maior.. ai tive que regular a suspensão.

No RJ conheço (não pessoalmente) dois mecânicos feras em susp hidráulica. Um é o Domenech e o outro é o Marco Antônio. O Marco vende um kit de mangueiras pronto para cada versão do Xantia. Nesse kit TODAS as mangueiras são trocadas, ai você pode esquecer que elas existem.. rsrs não vai dar pau mais. Se não me engano gira em torno de 300 a 600 reais, depende da versão claro.

Parece que vc já trocou quase tudo, vale a pena gastar um pouco mais nas esferas e mangueiras e fica sossegado por bons anos ai.
[/quote]

O. Marco Antonio conheço, comprei as esferas com ele, muito boa gente e realmente conhece de Xantia, mas Obrigado pela dica, qq coisa que precisar pode contar comigo
Responder