Diário de Bordo do Xantia 1997

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tumati
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#1

Mensagem por tumati » Sex Mai 24, 2013 10:13 am

Bom dia galera!

Sou novo no fórum, e sempre tive uma atração pelo Xantia! Aproveitei a troca de um carro e já coloquei o Xantia na garagem! :22062:


<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Características:<!--colorc--></span><!--/colorc-->

<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->1997/1997
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->2.0 16v sx1
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->93.851 Km rodados
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->Prata
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->Aquisição dia 17/05/2013

<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Notícias ruins:<!--colorc--></span><!--/colorc-->


<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->Amassados na traseira nas duas laterais;
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->Pintura arranhada;
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->Bancos descosturados;
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->Problema na esfera cumuladora dianteira;
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->Soco quando passa em sistuações irregulares;
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->Painel não marca odômetro de km;
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->Discos de freio empenados;
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->Volante batendo em irregularidades;
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->Luz do air-bag piscando direto;
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->Fumando quando ele liga;
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->Escapamento furado bem no começo fazendo dar cheiro ruim no carro;
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->Luzes dos botões queimadas;
<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->*<!--colorc--></span><!--/colorc-->Embreagem dura;


Espero que eu já saiba mais ou menos as notícias ruins desse carro, pois porca é pouco para a ex dona!

Sei que tenho uma batalha grande pela frente, que talvez o valor que sairá o final do carro será mais alto do que ter comprado um pronto... Mas quem gosta de carro, vai me entender que fazer ele da nossa maneira é muito mais gostoso e gratificante!


A medida vou postando as fotos para vocês aqui!


Abraços!





------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Dia 27/05/2013
<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Comecei a mecher no painel, nas luzes dos botões e alguns barulhos críticos. Botões todos acesos conforme as fotos abaixo, e o painel está no lugar, mas infelizmente possui motor e engrenagens quebradas.

O som será subistituido por um dvd retrátil da pionner, e será instalado uma moldura feito sobre molde em acrílico para dar acabamento perfeito no carro. O controle do volante será o segundo passo, para ser instalado uma interface ou ser modificado o sistema de ativação dos controles no volante.

Como o carro não possui alarme, será ganho junto de um, uma LV para subida e descida de todos os vidros direto pelo controle.


Segue abaixo algumas fotos de como está ficando o serviço:

<a href="http://imageshack.us/a/img189/7845/20130520163632.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img189/7845/2013 ... 632.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img534/1220/20130521135535.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img534/1220/2013 ... 535.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img823/4788/20130525171413.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img823/4788/2013 ... 413.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img854/4092/20130525150427.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img854/4092/2013 ... 427.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img14/8205/20130521135529.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img14/8205/20130521135529.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img843/185/20130520161040.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img843/185/20130520161040.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img96/7486/20130521083856.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img96/7486/20130521083856.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img812/9362/20130520210806.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img812/9362/2013 ... 806.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img594/1497/20130521140742.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img594/1497/2013 ... 742.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img844/8632/20130520210801.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img844/8632/2013 ... 801.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img824/6914/20130520161024.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img824/6914/2013 ... 024.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img850/7064/20130520161021.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img850/7064/2013 ... 021.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img600/538/20130525171550.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img600/538/20130525171550.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img6/4349/20130525171424.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img6/4349/20130525171424.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img96/1665/20130521140739.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img96/1665/20130521140739.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img18/3487/20130521135543.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img18/3487/20130521135543.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img801/6732/20130520163635.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img801/6732/2013 ... 635.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img189/7946/20130520163638.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img189/7946/2013 ... 638.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img20/5920/20130519210427.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img20/5920/20130519210427.jpg</a>
<a href="http://imageshack.us/a/img706/6876/20130519210415.jpg" target="_blank">http://imageshack.us/a/img706/6876/2013 ... 415.jpg</a>
Editado pela última vez por tumati em Seg Mai 27, 2013 8:19 pm, em um total de 1 vez.


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#2

Mensagem por Jeferson_jef » Sex Mai 24, 2013 9:08 pm

Olá Tumati!,

Gostei do seu Xantia e apesar de tudo o que você descreveu, ele ainda está bonitão na foto.
Desde março estou restaurando um XM 3.0 de 12 válvulas, que também possuía uma enorme lista de coisas pra fazer fora outras que foram aparecendo, srsrsrs, mas enfim, todos os problemas estão sendo corrigidos devagar e com calma. A ideia é deixar o carro rodando em boas condições.
Boa sorte com a máquina Xantia e caso precise de um Help, é só chamar.
Grande abraço.
:) :271534: :154740:
<!--sizeo:2--><span style="font-size:10pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->Citroen XM V6 3.0 12 válvulas, automático
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#3

Mensagem por tumati » Sáb Mai 25, 2013 2:01 pm

Obrigado por se dispor a ajudar!

Então, essa semana restaurei toda a iluminação de botões, desmontei o painel e tive a triste realidade de que o painel é elétrico, o motorzinho dele queimou e somente outro painel para substituição.

Já rodei para todo lado, olhei painel de sx e vsx e nenhum sem cabo. Achei dois no ML, mas o cara não sabe se funciona e não dá garantia do produto!

No meu mecânico que só meche com citroen aqui em bh - MG, ele tem um xm parado de cliente e ta inteiro! Poucas coisas para fazer, e por acaso tinha comentado que entregaria o carro para pagar dois ou três anos de docs por mais ou menos uns R$ 5.000,00. Achei o carro maravilhoso!


Agora estou encucado, o carro tem hora que não abaixa a traseira, você tem que mandar levantar de novo e depois abaixar para descer ele todo... Isso é problema na esfera cumuladora traseira?! :icon_smile_sad:

Abraços!
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#4

Mensagem por Jeferson_jef » Dom Mai 26, 2013 9:52 pm

Olá Tumati!,

Mostrei esse tópico pra um amigo e ele informou o seguinte:
qto ao painel, ele acha pra vender, mas não especificou q motorzinho é esse... se for do conta giros pode ser q precise refazer 2 soldas, defeito crônico em alguns xantias...
9:29 PM
qto a suspensão, xantia é indisciplinado mesmo. isso de não obedecer é comum, desde q esteja macio, abaixando e levantando no tempo certo... pode ser ar no sistema, pode se posição. tem q ficar no plano pra testar... e antes de tudo tem q trocar aquela esfera... atrás ele não tem acumuladora e sim anti-sink ou anti rebaixamento, mas é ao contrário. qd ela está ruim o carro desce.

Me passou também um post que está no orkut sobre as esferas que pode ser lido com mais detalhes em <a href="http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?c ... 9083891067" target="_blank">http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?c ... 3891067</a>

Acho que o que postei abaixo ja poderá te ajudar

FUNÇÕES DAS ESFERAS 1ª PARTE....
Galera, depois de ler vários tópicos e ver que muita gente ainda tem dúvidas quanto a função de cada esfera resolvi postar aqui a função e os sintomas de cada uma quando apresenta problema OK.

1º AS 4 ESFERAS LATERAIS "JUNTO AS RODAS"
>> Responsáveis pelo conforto do carro (molejo, macies) corresponde à um amortecedor convensional. Quando trocar???: qdo endurecer a suspensão, mesmo na posição normal pula feito cangurú com mal de parkinson "como andar com o carro todo baixo"

2º ACUMULADORA DIANTEIRA (ESFERA CENTRAL DIANTEIRA DE 62BAR)
>> Essa é a que mais tem pressão de todas as esferas, pois regula a pressão da parte dianteira do carro, por causa do peso do motor sua pressão é muito maior. Quando trocar???: primeiros sintomas: tec tec tec com bastante frequencia, após isso a dianteria vai começar a ficar louca, vai descer qdo desliga o carro, mesmo com o carro ligado ao parar ele as vezes a dianteira vai descer, logo em seguida vai subir "isso por causa do regulador automático de altura do xantia".. vai perdendo pressão até que o carro não vai mais levantar a dianteira. vale a dica de substituir a mesma qdo aparecer o primeiro sintoma.

3º ESFERA CENTRAL TRASEIRA (ANTI-SINK) ANTI-ABAIXAMENTO
>> Essa esfera é responsável pela estabilidade traseira do carro, mantendo-o na posição ideal em todas as situações "parecido com a acumuladora" atua em conjunto com o regulador de altura do xantia.. Quando trocar???: primeiros sintomas, ao ligar o carro a traseira senta no chão e logo em seguida devido ao regular de altura o carro sobe a posição normal, qdo vc parar o carro em uma subida ou descida "ligado" a traseira vai descer e logo em seguida irá subir novamente, vai ficar biruta porque não tem uma pressão constante no sistema.

:)
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#5

Mensagem por Jeferson_jef » Dom Mai 26, 2013 10:35 pm

Quanto ao XM, se ele estiver em bom estado, 3 anos de doc's mais R$5.000,00 compensaria sim na aquisição.
Grande abraço.
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#6

Mensagem por tumati » Seg Mai 27, 2013 7:55 pm

Então Jeferson, é justamente o motorzinho do velocimetro, mas ele quebrou algumas engrenagens também... Aí ferrou tudo! Esse amigo seu saberia me falar mais ou menos o valor que sairia esse painel?!



Dei uma boa lida naquele material que você me mostrou e adorei! Fiquei bastante informado e interessado no tipo de suspensão inteligente que esse carro possui...

Agora meu carro quando anda em calçamento, ele bate o volante, como se fosse um rolamento ali... Você sabe se existe tal rolamente, ou é um amortecedor como eu já ouvi falar sobre isso?!

Abraçoss!



1° Post atualizado!
Editado pela última vez por tumati em Seg Mai 27, 2013 8:21 pm, em um total de 1 vez.
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#7

Mensagem por scass » Ter Mai 28, 2013 1:09 pm

Ola amigo, caso vc precise de alguma peca tenho um amigo q esta desmanchando um xantia 95, inclusive ja comprei varias pecas, segue o contato dele ai...abs

TEL.: (22) 9864-2988 / 9909-6904
mendesturismonautico@gmail.com
Nome dele e Jorge
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#8

Mensagem por tumati » Qua Mai 29, 2013 8:53 am

Obrigado Scassiotti!

Estarei enviando agora mesmo um e-mail para ele ver se tem algumas peças que preciso!

Abraçoss!!
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#9

Mensagem por Jeferson_jef » Qui Mai 30, 2013 7:27 pm

Olá Tumati!

Desculpe a demora em responder, novamente abaixo segue a resposta do nosso amigo sobre as batidas no volante:


<!--coloro:#990000--><span style="color:#990000"><!--/coloro-->nesse caso, pode ser algo na suspensão q qq mecânico pode falar.
6:35 PM
ou é falta duma bucha no amortecedor de direção, q dá uma folga no volante (o meu tá com isso, mas tem q mandar fazer a bucha e ainda não fiz)...
6:36 PM
ou pode ser rolamento como ele mesmo fala, mas não creio...
6:37 PM
pode até mesmo ser a roda frouxa

aí tem q levantar e dar uma olhadinha. mas nesse caso pode falar pra ele levar em qq mecânico de suspensão q vai saber resolver o problema. fala pra ele levar, levantar o carro e tirar umas fotos das peças danificadas. lembrando q pra colocar o carro no elevador tem q deixar ele na altura máxima, senão dá problema e pra alinhar a suspensão fica no mínimo.<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Bom Tumati!, a dica por enquanto é essa, fica dificil diagnosticar assim a distância, mas vale verificar a dica e averiguar com calma os sintomas.

Sobre o painel, ja que você precisa somente do motorzinho, você pode estar adquirindo este painel no link abaixo:

<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ebrado-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ado-_JM</a>

O preço está bastante atraente e o único problema nele é a trinca no acrílico.
Para procura de peças, vale muito o contato que o Scassiotti deixou pra você acima e caso tenha dificuldade em encontrar alguma coisa, acho interessante você procurar com o Helio Pachini que trabalha em Santo André, ja comprei um lote de peças com ele, fora alguns miudos e fui pessoalmente ao local, ele tem peças a vontade.

Indico também pra você o site do carinha que me passou essas informações que encaminhei pra você, o nome dele é Ricardo e o site dele é dedicado ao Xantia, la você poderá encontrar muitos tutoriais com fotos, dicas e manuais da sua máquina pra baixar, segue: <a href="http://xfilesric.wix.com/mundox" target="_blank">http://xfilesric.wix.com/mundox</a>

No mais, desejo boa sorte e qualquer coisa da um grito ae.

Grande abraço! :) :154740: :271534: :613179:
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#10

Mensagem por tumati » Dom Jun 09, 2013 7:56 pm

Jeferson_jef obrigado por mais uma ajuda e desculpe pela demora para responder...

Essa semana notei que o carro estava vazando agua, e quando fui chegar a flange que liga o radiador de agua quente com a agua do motor estava trincada... Nao localizei para comprar de um cano so, e devido a isso tive de fazer uma super cola para poder soldar o cano... Agora ja descobri um lugar que faz o cano e irei mandar fazer de ferro.

Quanto a folga na direcao, parece que e uma bucha na ponta do setor de direcao mesmo que meu mecanico verificou...

**Fato esquisito: Estava fazendo uma curva um pouco rapdo, quando senti um soco de baixo do carro do lado esqeurdo e o carro perdeu um pouco da estabilidade dele.

Voce saberia me falar oq poderia ser?! Pois ja verifiquei e nao parece que tem nada solto, ou que tenha soltado algo nele.

** Esse painel que voce me mostrou, ele tem cabo nele... Ai o vendedor diz ter um sem cabo no qual estou aguardando as fotos para efetuar a compra dele.


**** Voce saberia me falar como soltar o volante dele?! Quero fazer uma ligacao do controle de som, mas ate agora nao tive coragem de retirar ele...

Abracos!!
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#11

Mensagem por Munhoz » Dom Jun 09, 2013 8:13 pm

será que não quebrou a bieleta? uma vez meu carro ficou bambo também, pra entrar em ladeiras de lado era um inferno pq um lado abaixva e o outro subia.. rsrs

e não fazia barulho.. dai levei na oficina e com o carro no alto vi que a bieleta estava quebrada.

Soltar o volante,

gire ele 90º e vai sentir um furo na parte de trás, chave torxs.. depois vire para o lado oposto..
esses dois parafuso prendem a capa do volante, cuidado para soltar o conector do airbag.

abs
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#12

Mensagem por Jeferson_jef » Seg Jun 10, 2013 1:27 pm

Olá Tumati!,
Relaxa quanto ao tempo de resposta, quanto as suas perguntas, o Munhoz já respondeu o que eu provavelmente iria te informar, pois estou sempre consultando um amigo meu e ai vou aprendendo uns truques hehehehe.
Vejo que você está animado e levando a sério, assim creio que logo logo seu carro ficará 100%.
Já o XM que estou restaurando, o processo está sendo devagar e sem pressa, pois como ainda estou tirando minha primeira habilitação, hehehehe, não tenho pressa e nem um prazo pra pegar o carro. O mecânico que é um Brother meu, disse que gostaria de ir resolvendo os problemas somente quando estivesse tempo, pra consertar as buchas com carinho e mais atenção hehehe.
A princípio, pretendo deixar o XM em excelente estado mecânico e o mais o mais apresentável possível.

No mais, boa sorte.
ABS!
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#13

Mensagem por tumati » Ter Jun 11, 2013 8:46 am

Munhoz e Jeferson_jef, obrigado pelas dicas.

Retirei o volante hoje do carro, e já estou fazendo as transformações para que o controle de som do volante trabelhe independente sem fio através de controle a longa distância... Em breve posto fotos do feito!


agora meu carro começou estranhamento com um barulho dianteiro do lado direito como se fosse um soco... Principalmente quando coloco na 2ª altura do carro para sair da garagem...

**Dúvida: Quantas alturas o carro tem original?! Chão, Meio alto, Alto e Altissimo?! Pois o meu tem 4 marcas e so fica em 3 alturas :| e a traseira tem hora que realmente teima em não descer...

To arrumando toodo o interior do carro para deixar ele com um visual bacana tb... O exterior amassado vai ser o ultimo passo...

**** Meu carro realmente está fumando, e baixando um pouco de oleo... Duvida: So o retentor de valvula resolve ou nao?!

Abraços amigos :271534: :613179:
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#14

Mensagem por Munhoz » Ter Jun 11, 2013 6:56 pm

as 4 alturas são:

1- baixo, somente manutenção
2- normal!
3- pouco acima do normal, para passar em alagamentos etc.. nessa altura a velocidade não deve ser maior do que 40 kmh e a susp ainda deve ficar macia
4- Só para medir o nível de óleo e trocar pneu


Para saber exaramente o problem de fumar tem que levar num mecanico e fazer o teste de vazamento de cilindro:

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tumati
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#15

Mensagem por tumati » Qua Jun 12, 2013 8:14 am

Opa Munhoz, me ajudando mais ainda!!

Então meu carro só ta funcionando três alturas, quando coloco na para passar um pouco mais alto ele da trancos e pulos a 1 km/h... E necessito sempre levantar para sair de casa com ele... E a quarta altura para mim não existe... O que será que pode está acontecendo com essa susp?! :|

Quanto ao motor, vou verificar isso semana que vem e já posto os resultados obtidos na oficina.


Abcss!
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