Citroen XM (Caixa de Direção Diravi)

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Jeferson_jef
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#46

Mensagem por Jeferson_jef » Dom Mai 19, 2013 9:35 pm

Olá Munhoz,
Quanto ao vazamento da caixa, ja foi eliminado, então não precisarei mais dos reparos (pelo menos por enquanto). Foi descoberto que havia um parafuso frouxo na Diraví, a princípio foi apertado, porém não resolveu o problema, então a caixa foi baixada novamente (um trabalhãoo) para retirada do parafuso e recoloca-lo em conjunto de uma arruela, após isso a caixa não apresentou mais vazamentos, porém o volante apesar de macio, ainda continua não centralizando.
Em paralelo foi descoberto que a esfera acumuladora de pressão “62 bar” não estava funcionando adequadamente, pois ouvíamos um tec, tec, tec na frente do motor, e segundo alguns documentos que encontrei, essa esfera trabalha para a Diraví, sendo assim, a princípio deduzimos que a esfera não está conseguindo fazer com que a caixa de direção atinja uma pressurização adequada.
Meu mecânico informou que durante os testes em torno do quarteirão com o XM, sentia uma leve batida no volante que aparentemente acompanhava as mesmas batidas tec, tec, tec causadas pela esfera acumuladora de 62 bar.

Visão geral de funcionamento da Diraví

[attachmentid=654]

Note que na ilustração acima, tem uma seta laranja apontando para a esfera de 62 bar.

Semana retrasada o mecânico não pode mexer no XM devido a outros serviços um pouco urgentes que apareceram, mas prometeu dar continuidade durante a semana passada e depois disso não entrei mais em contato com ele.
Assim que eu obtiver novidades sobre o caso, postarei aqui.
Grande abraço!
:154740: :271534: :613179:
Editado pela última vez por Jeferson_jef em Qui Jun 27, 2013 10:46 pm, em um total de 1 vez.


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#47

Mensagem por Munhoz » Qui Mai 23, 2013 5:11 pm

maravilha, estou torcendo para que tudo funcione de acordo!!

não sei se já tem esse doc, mas vale a pena postar novamente. Ele vale não somente para o XM mas para o Xantia também.

Nele tem uma descrição do funcionamento dessa direção (pag. 40) e tem o diagrama com a linha de centralização da direção.

<a href="http://citroen.tramontana.co.hu/system/ ... nGuide.pdf" target="_blank">http://citroen.tramontana.co.hu/system/ ... ide.pdf</a>

Boa sorte!
Editado pela última vez por Munhoz em Qui Mai 23, 2013 5:19 pm, em um total de 1 vez.
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#48

Mensagem por Jeferson_jef » Sex Mai 24, 2013 1:30 pm

Olá Munhoz,
Esse documento é familiar pra mim, acho que tenho ele sim, porém pesquisei tanto sobre a Diraví que fiquei um pouco perdido com o excesso de documentações e acabei esquecendo de conferir esse documento.
Conforme indicado por você, dei uma conferida na página 40 e achei a abordagem sobre a Diraví muito interessante, pois eu estava a procura de algum documento que também explicasse sobre a centralização da direção, porque desconfio que existe a possibilidade de a direção puxar continuamente pra direita ou esquerda após a total pressurização da caixa, então esse documento possivelmente poderia me auxiliar na correção de um problema assim.
Essa semana liguei pro mecânico, porém nenhuma novidade, ele disse que está ocupado fazendo o cambio de outros dois veículos, e como ele mesmo falou “pra mexer no XM tem que ser com tempo e carinho”, hehehehe.
Assim que ele reportar alguma novidade, eu posto aqui.
Obrigado pela força e grande abraço!

:icon_smile_approve:
Editado pela última vez por Jeferson_jef em Sex Mai 24, 2013 1:32 pm, em um total de 1 vez.
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#49

Mensagem por Jeferson_jef » Qui Jun 27, 2013 10:39 pm

Pessoal,

A Diraví do meu XM infelizmente morreu! Após o mecânico colocar a nova esfera acumuladora de 62 bar, a caixa simplesmente não aguentou a pressurização e começou a vazar LHM pelas laterais.
Por sorte eu tinha comprado uma outra Diraví pra deixar de reserva. O mecânico está retirando o motor do veículo pra efetuar a troca das juntas e aproveitará a oportunidade pra instalar a direção reserva.
No mais, veremos o que acontece! Boa sorte pra mim.

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