Problema Freio

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
sidneipaixao
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Out 03, 2011 3:24 am
Nome: Sidnei - SP

#1

Mensagem por sidneipaixao » Qua Jan 30, 2013 1:03 pm

Olá, bom dia a todos!

Estou eu mais uma vez aqui... solicitando ajuda aos entendidos (porque mesmo depois de 4 anos ainda não entendo como esse carro é tão manhoso...)!
Pra facilitar a vida de todos, vou separar a mensagem em tópicos, tentar colocar o máximo de detalhes mas quem quiser pode ir direto aos "finalmentes" (vai direto no RESUMO):


DADOS DO CARRO
Xantia 2.0i
8 v
1995
Automático


PROBLEMA
O carro está totalmente sem freio.
Uma mangueira de ferro aparentemente "desconectou" do local.
Direção não está dura; suspensão agindo normalmente (sobe e desce).


COMO E QUANDO DETECTEI
Ocorreu de um momento para o outro, com o carro em curso inclusive (pará-lo foi uma tarefa hercúlea, pois estava perto dos 100 km/h - e digo perto pq o velocímetro está com umas esquisitices, mas depois falo disso).

Eu estava no Rodoanel, entrando no segundo túnel sentido Bandeirantes, quando o volante começou a tremer bastante. Achei que um dos pneus tivesse estourado mas não havia ouvido nenhum barulho, por isso achei bem estranho. De qualquer forma, fui encostar o carro e (que surpresa!) a luz STOP acendeu e o freio... que freio?
Joguei o carro no acostamento e fui tentado para-lo em ziguezague e com o freio de mão (pra quem conhece o lugar, é uma descida e a velocidade da pista é de 100km/h, que acredito estava muito próximo dela). Quando ele diminuiu bastante tentei auxiliar reduzindo a marcha (posicao D -> 3) e finalmente parei o carro.

Saí do carro e fui verificar os pneus e, pra minha surpresa, percebi o óleo escorrendo (muito) na dianteira do carro. Ao abrir o capo, a tampa estava completamente encharcada do LHM e uma peça que fica bem em cima, entre o reservatório de água e [acho que] o filtro de ar (em cima fica o controle do acelerador) estava jorrando o óleo - com bastante pressão, inclusive. A peça em questão está nas fotos abaixo, se ajudar.

Na hora não percebi (talvez porque o ódio súbito não tenha deixado eu pensar), mas uma mangueira de ferro aparentemente se soltou dessa peça, fazendo com que o carro ficasse sem freio de uma hora para outra, mas as outras funções controladas pelo mesmo óleo respondendo normalmente (direção NÃO está dura e suspensão atuando normalmente).

Enfim, continuei minha viagem a menos de 40km/h, com pisca-alerta ligado e fazendo sinais obscenos para os outros motoristas, segurando o carro no freio de mão e marcha. Está parado em casa desde então.


RESUMO
Ok, detalhei demais, não?
O carro ficou sem freio durante marcha, luz STOP acendeu repentinamente e freio parou de responder totalmente, detectei vazamento numa peça à frente do motor, perto do reservatório de água, uma peça com uma correia nela, aparentemente um cano metálico se desprendeu dela.


FOTOS

[attachmentid=624]
Uma foto mais de longe, não sei como é o nome dessa peça, seria uma bomba de óleo?

[attachmentid=625]
A parte com a seta vermelha estava expulsando o LHM com força para fora (não continuamente, mas como se fosse num ciclo - tipo, de 3 em 3 segundos); a parte com a seta verde eu só percebi depois, quando cheguei em casa.

[attachmentid=626]
Acredito que estava assim antes, apenas encostei a mangueira nessa peça.

Obs: tentei colocar as imagens aqui e não consegui, por isso estou anexando.



DÚVIDAS
- Qual o nome dessa peça grande? (sim, sou leigo; meu conhecimento de mecânica se limita a saber para que lado giro a chave de fenda quando vou apertar ou soltar...)
- Tenho de trocar a peça toda? Se sim,
a) consigo encontrá-la fora da CC?
b) alguém tem idéia do preço?
- Se eu encaixar essa mangueira metálica de volta resolvo o problema? Nesse caso,
a) essa mangueira é rosqueada, parafusada, encaixada, colada? Se colada, posso usar cuspe ou goma de mascar ou existe algum tipo específico de cola?
b) ela poderia ser "soldada" na peça maior?
c) existe algum tipo de reparo que custe menos de mil reais entre peça e mão de obra?
- Onde (ou quem) poderia fazer esse serviço, cobrando menos de quatro dígitos por hora?



Acho que é isso...
Não sei se essa é uma informação importante, mas recentemente começou a vazar óleo para dentro do carro, pelo pedal do freio, além de fazer um barulhinho de "ar" quando eu pisava no freio. Talvez tenha algo a ver. Ou talvez esse carro esteja apenas ficando gagá, mesmo.



Já agradecendo a atenção,
fico no aguardo de algumas dicas para solucionar o problema.

Sidnei
Editado pela última vez por sidneipaixao em Qua Jan 30, 2013 1:07 pm, em um total de 1 vez.


pauloilkiu
Habilitado
Mensagens: 132
Registrado em: Qua Nov 09, 2011 5:51 pm
Nome: pauloilkiu

#2

Mensagem por pauloilkiu » Qua Jan 30, 2013 4:43 pm

Olá, vou tentar te ajudar,
Primeiro você não esta com grandes problemas, vai ser simples resolver.
O nome da peça é bomba de alta pressão, ela manda óleo para a suspenção e freios e para a direção hidráulica. É o coração do sistema hidráulico.
Você terá de trocar apenas esse tubo de alumínio preto que quebrou, ele sai da bomba e entra na esfera conjuntora, que seria a esfera principal do carro.
Por isso você esta sem freio pois não esta indo óleo hidráulico para eles.
O meu tmb quebrou este tubo e custou R$ 50,00 na citroen e eu mesmo troquei.
Essa mangueira é rosqueada na bomba e se você seguir ela vai achar a outra ponta entrando na esfera conjuntora que também é rosqueada.
Não recomendo soldar a mangueira e dificilmente conseguira arrumar ela, o ideal é comprar uma nova na citroen.
Você pode comprar o tubo e levar em qualquer mecânica que eles trocam pra você, e acho que vão cobrar no máximo R$ 30,00 de mão de obra.
Possivelmente terá que compra óleo lhm tmb, pois acho que deve ter vazado quase tudo.
Me passa os números do chassis de seu carro que já informo o código do tubo para encomendar na citro, pois dificilmente terão em estoque.
Qualquer coisa é só perguntar até mais.
sidneipaixao
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Out 03, 2011 3:24 am
Nome: Sidnei - SP

#3

Mensagem por sidneipaixao » Qua Jan 30, 2013 5:47 pm

<!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->{Olá, vou tentar te ajudar,
Primeiro você não esta com grandes problemas, vai ser simples resolver.}<!--colorc--></span><!--/colorc-->


Que bom!
Qualquer coisa que tento fazer nesse carro, o mecânico olha pra minha cara e já diz "X mil reais".
Poucas vezes ele encostou na mecânica e precisei tirar menos de quatro dígitos do bolso... parece que as pecas são cotadas em múltiplos de R$ 500!



<!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->{O nome da peça é bomba de alta pressão, ela manda óleo para a suspenção e freios e para a direção hidráulica. É o coração do sistema hidráulico.}<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Ok, essa era a primeira dúvida: o nome da peça. Com isso, já conseguiria iniciar a pesquisa atrás do preço...


<!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->{Você terá de trocar apenas esse tubo de alumínio preto que quebrou, ele sai da bomba e entra na esfera conjuntora, que seria a esfera principal do carro.
Por isso você esta sem freio pois não esta indo óleo hidráulico para eles.
O meu tmb quebrou este tubo e custou R$ 50,00 na citroen e eu mesmo troquei.}<!--colorc--></span><!--/colorc-->


Comecei a ficar animado!
Não querendo abusar, mas você sabe dizer se esse tubo vem com aquela espécie de "porca" / "rosca" para encaixar? Porque não vejo como ele pode ser encaixado e ficar preso no lugar se não tiver algo que o prenda por dentro...
Não entendo nada de mecânica, mas não tenho problema nenhum em parafusar / desparafusar / encaixar e sujar um pouco as mãos de graxa.


<!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->{Essa mangueira é rosqueada na bomba e se você seguir ela vai achar a outra ponta entrando na esfera conjuntora que também é rosqueada.
Não recomendo soldar a mangueira e dificilmente conseguira arrumar ela, o ideal é comprar uma nova na citroen.
Você pode comprar o tubo e levar em qualquer mecânica que eles trocam pra você, e acho que vão cobrar no máximo R$ 30,00 de mão de obra.
Possivelmente terá que compra óleo lhm tmb, pois acho que deve ter vazado quase tudo.}<!--colorc--></span><!--/colorc-->


Você somente errou ao dizer "quase". O LHM praticamente zerou no trecho que ainda andei (mais ou menos 3km). Vão mais seis litros de ouro verde no sistema - e vou ter de escolher em qual dos cartões vou ficar devendo dessa vez... rs


<!--coloro:#3333FF--><span style="color:#3333FF"><!--/coloro-->{Me passa os números do chassis de seu carro que já informo o código do tubo para encomendar na citro, pois dificilmente terão em estoque.
Qualquer coisa é só perguntar até mais.}<!--colorc--></span><!--/colorc-->


Na mão: VF7X17B00R27B0427
Como eu disse, é um Xantia 2.0i automático, 1994/1995, 8v.


Desde já eu agradeço, de verdade; eu não tinha nem por onde começar sem o nome das peças...
E se o preço for esse mesmo que você me passou, tá ótimo! Pulos de alegria! Se estiver em São Paulo te pago até uma cerveja...

Abraço!
Sidnei
Editado pela última vez por sidneipaixao em Qua Jan 30, 2013 5:54 pm, em um total de 1 vez.
pauloilkiu
Habilitado
Mensagens: 132
Registrado em: Qua Nov 09, 2011 5:51 pm
Nome: pauloilkiu

#4

Mensagem por pauloilkiu » Qua Jan 30, 2013 8:51 pm

Olá, fico feliz em ajudar pois sofri muito com meu xantia tmb.
O código do tubo é 5270 88, que por sinal é o mesmo do meu que paguei R$ 50,00 na citroen.
É só chegar no setor de peças e encomendar por este número, que é o código do tubo, aproveita e compra o sangue verde tmb ok.
Há e eu sou do paraná, e aqui na minha cidade não existe nenhum outro xantia, então vc imagina o que eu passo por aqui.
Esqueci o tubo vem com conexão nas duas pontas sim, ela ficou presa na bomba e quebrou no pe da porca ok.
Quando chegar a nova vc vai entender melhor.
Mas blz, qualquer coisa pode perguntar.
Compre a peça que vamos tentar solucionar estes teus problemas ok.
sidneipaixao
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Out 03, 2011 3:24 am
Nome: Sidnei - SP

#5

Mensagem por sidneipaixao » Sex Abr 05, 2013 4:58 pm

Finalmente, a peça encomendada chegou!
Vou pegá-la e posto o resultado aqui...

Espero que ele não resolva quebrar outra coisa depois que eu trocar... oh carrinho sentimental esse aqui, viu?!?

Sidnei
gercino ramos
Habilitado
Mensagens: 134
Registrado em: Ter Abr 07, 2009 4:20 pm
Nome: gercino
Localização: Osasco
Contato:

#6

Mensagem por gercino ramos » Sex Abr 05, 2013 9:53 pm

caro amigo seu problema e simples e muito facil de consertar.fuja desses mmxanicos que cobram uma fortuna e muitas vezes nao sabem nem por onde comecar,afinal so estao acostumados a mexer em fuscxa s e brasilias e corceis.quando precisar de ajuda antes de ir na oficina da um grito aqui com a gente. e so complementando a resposta deo nosso amigo.o lhm dentro do carro e devido ao vazamento dos orings do freio e simples tambem de consertar.vc e de onde pois sou aqui de osasco e derepente podemos dar uma forca em alguma coisa.abracos
beto7182
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Dom Ago 24, 2014 10:56 am
Nome: roberto1987

#7

Mensagem por beto7182 » Seg Out 13, 2014 7:04 pm

[quote name='gercino' date='Apr 5 2013, 09:53 PM' post='21178']
caro amigo seu problema e simples e muito facil de consertar.fuja desses mmxanicos que cobram uma fortuna e muitas vezes nao sabem nem por onde comecar,afinal so estao acostumados a mexer em fuscxa s e brasilias e corceis.quando precisar de ajuda antes de ir na oficina da um grito aqui com a gente. e so complementando a resposta deo nosso amigo.o lhm dentro do carro e devido ao vazamento dos orings do freio e simples tambem de consertar.vc e de onde pois sou aqui de osasco e derepente podemos dar uma forca em alguma coisa.abracos
[/quote]



Gercino boa tarde , voce esta vivo meu amigo , ainda esta no forum ???
Responder