DUVIDA 4HP20

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Azul V6
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 3:11 pm
Nome: Azul V6

#1

Mensagem por Azul V6 » Sex Mar 30, 2012 2:56 pm

ESTOU PESQUISANDO SOBRE MINHA CAIXA (4HP20) PQ TEREI Q FAZER A MESMA. PORÉM ENCONTREI NO ML UMA EMPRESA ANUNCIANDO UMA CAIXA AUTOMATICA 4HP20 COMO SENDO DE UM XANTIA 2.0 16V 99/00.
ATÉ ENTÃO ACHAVA EU QUE APENAS O V6 3.0 UTILIZAVA ESSA CAIXA E QUE O MODELO 2.0 CITADO USAVA A CAIXA AL4.
ALGUEM PODE ESCLARECER SOBRE.
ESTÁ CORRETO O ANUNCIO?PODE A 4HP20 SER DO XANTIA 2.0 16 V 99/00 ?


vagnerricardo
Curioso
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 6:49 pm
Nome: Vagner Ricardo
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

#2

Mensagem por vagnerricardo » Sex Mar 30, 2012 3:31 pm

V6 usa 4h20
4 cilindros usa al4 e 4hp19
não tenta que vai dar merda.
Proxy Brasil Soluções LTDA
Vagner Ricardo dos Santos
Network Administrator
MCP 2003/2008 certified
CCNA Certified
PMP Qualified
Microsoft Registered & Professional Partner


vagner@proxybrasil.com.br
Ferrara
Curioso
Mensagens: 182
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 7:01 am
Nome: Ferrara
Localização: São Paulo - SP

#3

Mensagem por Ferrara » Qua Abr 11, 2012 9:06 pm

Caro amigo,

o cambio do seu V6 é um 4HP20 da ZF, cuja autorizada em São Paulo é a PatPauliceia.

Um conserto na PatPauliceia no seu cambio fica uns R 8.000,00, porem o cambio sai zerado.

Esse cambio tem vida util de aproximadamente 150.000 km. O meu deu problema com 126.000 km, e foi a bucha da bomba hidraulica que rodou na carcaça, o resto estava perfeito, porem, abriu, troca tudo.

Veja a quilometragem do seu carro e nao se desespere nem gaste dinheiro agora. Guarde seu dinheiro, quando quebrar de vez, bota numa plataforma, manda para PatPauliceia e pronto....seu cambio novo de novo para mais 100.000 ou mais quilometros. Qualquer outro dinheiro que gaste palhativamente sera so prejuizo.

Abraços,

Ferrara
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#4

Mensagem por Malonne » Ter Jun 19, 2012 12:36 am

Bom dia Galerinha,

Vou reativar o tópico...

Verifiquei o nível da minha caixa hoje e não fiquei muito satisfeito com o que vi. Segundo o manual de manutenção da caixa, o nível deve ser verificado com a caixa a +/- 80°C (temperatura de trabalho). Como já estou com mais de 158.000km, acredito que nada deve ter sido feito no câmbio a muito tempo. Não tenho problemas graves com a caixa, apenas ela não engata quando está quente, somente quando dou uma leve acelerada. Verifiquei o nível de óleo e não fiquei muito convencido.

Existe alguma forma de completar o óleo da caixa? Pretendo levar numa oficina especializada em câmbio automático que conheço por aki. O problema é que não quero forçar o câmbio do jeito que ele está, pois até em algumas ladeiras tenho que deixar ele levemente acelerado pra segurar o carro parado no aclive.
Quem souber onde completa o nível (se é que é possível) fala ae...

Grande abraço a todos!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Azul V6
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 3:11 pm
Nome: Azul V6

#5

Mensagem por Azul V6 » Ter Jun 19, 2012 9:51 am

MEU AMIGO,PARA VC MEDIR O NIVEL DO OLEO DA CAIXA E TBM COMPLETAR É MUITO SIMPLES. ESSA CAIXA É UMA DAS UNICAS QUE POSSUEM VARETA DE MEDIÇAO,NAO SEI SE JA CHEGOU A VE-LA.
SE NAO...É SO RETIRAR O FILTRO DE AR E LOGO A BAIXO DELE,VAI VERIFICAR A VARETA,IDEM AS DE NIVEL DE OLEO DO MOTOR. LIGUE O CARRO,DEIXE DAR UMA AQUECIDA E PONHA O CAMBIO EM POSIÇAO `D`COM FREIO DE MAO BEM PUXADO É CLARO...AÍ SIM VC VAI FAZER A CORRETA MEDIÇAO DO NIVEL DE OLEO DA CAIXA...RETIRE A VARETA E LIMPE-A,E ENTAO INTRODIUZA A MESMA NOVAMENTE NA CAIXA E AI SIM AO RETIRA-LA NOVAMENTE VC SABERÁ O REAL NIVEL DO OLEO DA MESMA....SE O NIVEL NAO ESTIVER ENTREO O NORMAL E O MAXIMO,COMPLETE.SUGIRO QUE COMPRE UMA MANGUEIRINHA DE ESPESSURA PRA FILTRO DE AGUA E PRENDA A MESMA NA SAIDA DE UM FUINIL...FACILITA A VIDA...POE A MANGUEIRA DENTRO DA SAIDA DO FUNIL UNS 2 DEDOS PRA DENTRO E PASSE FITA ISOLANTE,OU DUREX NA JUNÇAO DA MANGUEIRA COM O FUNIL,PRA NAO ESCORRER OLEO PELA LATERAL...FICA FACIL COMPLETAR...COMPLETE COM O CARRO DESLIGADO...
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#6

Mensagem por Malonne » Ter Jun 19, 2012 11:01 pm

Meu Caro,

Ai é que está o engano... Olhei no manual de manutenção do câmbio e nele diz o seguinte (vou colocar as partes principais):

VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DE ÓLEO
Verifique o nível de óleo a cada km 60000.
Condições prévias:
• motor (temperatura de transmissão: cerca de 80 ° C) quente,
• pé no freio, para efetuar a mudança de todas as engrenagens,
• veículo numa superfície horizontal,
• alavanca seletora na posição P / N,
• motor em marcha lenta, verifique o nível do óleo.

O nível de óleo na vareta deve estar entre o min (A) e (B) max.
Diferença entre mínima e máxima da vareta de medição: 0,5 litro (s).
Importante: O nível do óleo não deve em caso algum ser superior ao máximo
marca (B).

V - DRENAGEM - ENCHIMENTO DE TRANSMISSÃO

A - DRENAGEM durante a manutenção
Pré-requisitos:
• transmissão de ser drenado quando quente para remover as impurezas no
suspensão no óleo.
A drenagem é apenas parcial, já que o conversor não pode ser totalmente drenado.
A capacidade total da transmissão:
• mínimo: 7.7 litros,
• máxima: 8,3 litros.
Quando em drenagem, cerca de 3 litros são removidos.

O tampão de drenagem (1).
B - PREENCHIMENTO
Óleo é preenchido através do BUJÃO DE ENCHIMENTO (não sei onde fica).
Utilizar um funil com um filtro muito fino (mm de malha de 0,15).
Quantidade de óleo a ser adicionado após a drenagem (aproximadamente) de 3 litros.
Concluir a operação, verificando a vareta com o motor ligado
(marcha lenta).

Fica a dica!!

Se alguém souber onde fica o bendito bujão informa ai...

Amplexos!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Azul V6
Sem Habilitação
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Ago 09, 2011 3:11 pm
Nome: Azul V6

#7

Mensagem por Azul V6 » Qua Jun 20, 2012 9:51 am

É MALONNE,SÓ QUE QUEM ME PASSOU QUE ERA COMO EU TE FALEI O PROCEDIMENTO,FORAM DUAS PESSOAS QUE SÃO BEM CONCEITUADAS NA AREA AUTOMOTIVA,PRINCIPALMENTE EM XANTIAS, uma foi o MARCOS ANTONIO,QUE ACHO QUE VOCE JA TROCOU INFORMAÇÕES,E A OUTRA SERIA O RENATO DOMENECH,SUPER CONCEITUADO EM XANTIAS AQUI NO RIO DE JANEIRO.
TAMBÉM LEVEI EM UMA OFICINA ESPECIALIZADA EM CAIXAS AUTOMATICAS E O RESPONSAVEL FEZ A MEDIÇÃO EXATAMENTE COMO TE FALEI.
AÍ COMEÇA A CONFUNDIR A NOSSA CABEÇA.
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#8

Mensagem por Malonne » Qua Jun 27, 2012 11:01 am

Bom dia Xanteiros,

Estou futucando meu bólido aos poucos e quero deixar ele todo afinadinho, funcionando o máximo de coisas possíveis, bem próximo do original.

Verifiquei que a minha caixa não está bloqueando a movimentação da manopla. Vi no manual que o câmbio só sai do P (Park) com o pedal do freio acionado.

Alguém sabe como faço pra reativar esse dispositivo?

Grande abraço!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#9

Mensagem por Munhoz » Qua Jun 27, 2012 11:16 am

já viu se a luz de freio acende quando pisa no pedal?

pode ser também problema na trava, deu branco e não lembro o nome disso.. rs mas é um componente elétrico que empurra um pino e trava a alavanca.

faz o seguinte teste, desmonte até achar a trava, tire o conector e ligue um multimetro nos contatos, dai pise no freio, se tiver tensão quando pisar no freio significa que chega o comando para travar, então o problema é na trava.

Se não tiver tensão, pode ser muitas outras coisas e você pode testar a trava fora do carro também.
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#10

Mensagem por Malonne » Qua Jun 27, 2012 2:40 pm

Blz Munhoz,

Se é um componente elétrico que empurra deve ser alguma solenoide. O problema em testar, é justamente conseguir tirar o console central pra ter acesso ao comando do câmbio. Lembro que caiu uma chave de fenda pequena ali dentro e tentei tirar mas tá difícil. Estou achando que ela vai ficar lá pra sempre, rsrsrs....

Vou ver se acho algum esquema pra retirar o console ou desmontar essa parte da manopla.

Vlw!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#11

Mensagem por Munhoz » Qua Jun 27, 2012 2:43 pm

isso mesmo, é solenoide o nome.. rs valeu.

se não estou enganado, tirando o porta treco na frente da alavanca da pra ver uns parafusos ou porcas que prendem o console, tem mais na parte de tras tirando o cinzeiro.
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#12

Mensagem por Malonne » Qua Jun 27, 2012 4:14 pm

OK meu velho!!

Tentarei fazer isso até o final de semana e com certeza postarei aki os resultados.

A propósito, estou montando uma solução também para a lâmpada do console do câmbio que está queimada, a que mostra as inscrições (P-R-N-D-3-2-1). Vou colocar dois LEDs com resistor variável (pra variar a luminosidade) e postar quando ficar show!!

Grande abraço!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Malonne
Habilitado
Mensagens: 73
Registrado em: Qua Out 05, 2011 2:26 pm
Nome: Malonne
Localização: Salvador

#13

Mensagem por Malonne » Sex Ago 31, 2012 9:59 am

Bom dia Xanteiros de plantão!

Estive verificando o nível do meu câmbio pois pretendo levá-lo numa oficina especializada e constatei o seguinte:

Meu câmbio quando está frio as marchas engatam que é uma beleza. Porém quando esquenta tenho que dar uma leve acelerada. Como me incomodo muito com mau funcionamento, deixei o motor esquentar e fui verificar o nível do óleo com o câmbio engatado "D". Pra minha surpresa, não consigo precisar o nível do óleo na vareta, pois ele se apresenta meio espumado "melecando" os dois níveis "MAX. E MIN." da vareta. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Preciso saber disso pois como quero levar o carro na oficina não quero correr o risco de ferrar a caixa já que o local fica numa ladeira bem íngreme e o carro não se sustenta sozinho, além do percurso até lá. Se essa "espumadinha" for falta de óleo posso comprar pelo menos 1L do fluido recomendado.

Quem souber de algo me avise!

Grande abraço!!
Xantia Exclusive V6 3.0i
Responder